Após Comandante da Marinha, chefe de inteligência militar argentina renuncia

0

A chefe da inteligência militar da Argentina, Lourdes Puente Olivera, pediu demissão nesta quinta-feira, na sequência da apreensão de um navio de guerra por Gana por uma disputa envolvendo títulos não pagos, disse uma fonte do governo.

A fragata Liberdade, enviada ao país do Oeste Africano para uma missão de treinamento, foi apreendida pela Justiça de Gana no Porto de Tema, a pedido do fundo NML Capital, das Ilhas Cayman, O fundo reivindica o pagamento de uma dívida de cerca de US$ 370 milhões pela Argentina. A apreensão ocorreu no dia 2 de outubro.

A renúncia de Puente Olivera ocorre após outra demissão, a do comandante da Marinha argentina Carlos Alberto Paz, ocorrida na segunda-feira. Em um esforço para atenuar a crise, uma delegação composta pelo vice-secretário de Defesa, Alfredo Forti, e pelo vice-ministro do Exterior, Eduardo Zuain, foi enviada a Gana. A Argentina declarou um calote da dívida soberana há uma década e ainda enfrenta processos judiciais de detentores de títulos não pagos.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Nota do Editor: Notar que se trata da Fragata ARA Libertad e não “Liberdade”

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments