Imagens: Irã lança nova fragata, hovercrafts e submarinos leves

27

Em cerimônia realizada na última quarta-feira (28), na cidade litorânea de Bandar Abbas, no sul do Irã, a Marinha iraniana apresentou a fragata lançadora de mísseis Sina-7, dois hovercrafts Tondar e dois submarinos ligeiros da classe Qadir.  A cerimônia contou com a pesença do comandante da Marinha, contra-almirante Habibollah Sayyari. O Tondar (Raio) já havia sido apresentado em evento no começo deste mês. Produzido inteiramente dentro do país, o hovercraft será capaz de lançar mísseis e servirá como plataforma para drones.

FONTE: Agência de Notícias FARS via Naval Open Source Intelligence

FOTOS: Agência de Notícias FARS

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Ao longo da história o uso de mini-subs não tem sido lá proveitoso, até mesmo para os traficantes… Busquei pela memória e não consegui lembrar de nenhum grande feito, principalmente pelo lado dos japoneses…então fica a pergunta, no cenário tecnologico atual, tem serventia um mini sub?

Fernando "Nunão" De Martini
jcsleao

Giordani,
Imagino que os iranianos consideram que para operar em águas restitas como os golfos de Omã e Pérsico, mini-submarinos seriam mais vantajosos. Isto sem falar no estreito de Ormuz, mais restrito e raso ainda…

andreas

E quantos desses mini-submarinos o Irã já tem?

Fernando "Nunão" De Martini

Complementando meu comentário anterior, comparando com uma Mk.5 o que me chamou a atenção foi o pequeno tamanho do que parece ser a “gaiuta”, dando a entender que talvez a propulsão será diferente, quem sabe com um outro posicionamento das máquinas abaixo. Na Mk.5, a chaminé era deslocada mais para a ré, apesar de não poder dizer, sem ver um plano da Mk.5, se a gaiuta desta era na mesma posição que a da foto desse navio iraniano no estaleiro, o que levaria a tubulação de exaustão a fazer um curva considerável para trás, deixando mais retos apenas os tubos… Read more »

nunes neto

Giordani RS , se puder ajuda-lo : “O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou nesta sexta-feira a Coreia do Norte pelo afundamento da corveta sul-coreana “Cheonan” em março passado, no qual morreram 46 pessoas, e que considerou como uma “ameaça” à estabilidade regional do nordeste asiático …. foi determinado que o responsável pelo incidente foi um torpedo de um minisubmarino norte-coreano”. Fonte :http://www.ec.terra.com/imprime/0,,OI4555071-EI8143,00.html. Abçs

Alfredo Araujo

Quanto mais rasa é a água do mar, menores variações térmicas e variações de correntes marinhas, essa sofreria…. correto ?

Sem contar que devido ao pequeno tamanho de um mini-sub, os engenheiros teriam um menor espaço para soluções acústicas, para disfarçar o barulho do motor diesel… correto ?

Se as duas perguntas/afirmações acima forem verídicas, qual a esperança de sobrevivência de um mini-sub desses, diante da maior, e melhor equipada, marinha do mundo ?
Não seria melhor eles partirem para a solução de um torpedo suicida ?

Observador

Alfredo Araujo disse:
30 de novembro de 2012 às 16:45

Mas é exatamente o que estes mini-submarinos são: uma arma kamikaze.

Quem servir nestes aparelhos em batalha sabe que a chance de retornar é mínima.

Bom, gente maluca e disposta a morrer é o que não falta por aquelas bandas.

Giordani RS

nunes neto disse:
30 de novembro de 2012 às 16:06

Boa! Depois que postei lembrei de tal “incidente”…

**********

Alfredo Araujo disse:
30 de novembro de 2012 às 16:45

Exatamente! Esses mini devem ser como uma lâmpada acessa nas trevas para um operador de sonar!

Daglian

Chamo atenção para outro detalhe: a cor do mini-submarino da marinha iraniana. Existe algum estudo sério por parte da US Navy ou de outra marinha sobre esta cor de pintura de casco? Seria mais vantajosa esta pintura ao tradicional preto?

Sds.

nunes neto

Daglian, vou chutar, talvez em águas rasas nas quais esses mini subimarinos operam, a cor preta seja mais perceptivel a olho nú,a um piloto de avião ou helicoptero,tentei dar uma olhada em alguma foto das águas do estreito de Ormuz,aparentemente tem um tom de verde esmeralda , mais parecido com o tom do sub em segundo plano na penúltima foto,opa ele aparece na última também!

nunes neto

O tom de verde ( não sei essa variação de cor, homem não conhece muitas variações de cores, vou chamar de verde Emo) do mini submarino em primeiro plano na última foto,já foi testado em um navio da USN, no lugar daquela pintura vermelha e preta que fica abaixo da linha d’ água, isso já foi comentado aqui no blog ,creio que foi no post sobre os 40 anos das Type 21!Abçs

nunes neto

Voltando a um fato interessante, a marinha da Coreia do norte afundou uma corveta sul coreana matando 46 militares e o que aconteceu na prática contra eles?Nada, agora vai outro país sem armas nucleares fazer isso 🙂 , como eu já disse uma vez, alguns países podem fazer “travessuras bélicas” que não pega nada,!

wwolf22

eh possivel o mini sub ficar literalmente estacionado no fundo do mar a espera de embarcacoes inimigas ???

Comandante Supremo

Acho que um dos maiores feitos de um mini submarino foi aquele usada na Guerra de Secessão americana, quando a marinha da união fez um bloqueio naval aos confederados se não me engano a engenhoca confederada afundou uma fragata da união, usando uma bomba de gatilho amarrada a uma haste longa de ferro do mini Submarino, alguém sabe o nome aí que eu me esqueci.

Pergunta a alguma impossibilidade de se utilizar esses mini submarinos em rios caudalosos como o Amazonas ou não.

nunes neto

Comandante, foi o Hulney !O Turtle foi o primeiro submarino americano construido com finalidade bélica (era todo em madeira e movido a impluso braçal) chegou a colocor uma carga explosiva numa fragata inglesa,mas essa não chegou a afundar , existiu o Explorer, que entrou no fim da guerra…O primeiro link é muito bom.Saudações !

http://www.reebd.org/2011/07/programas-estrategicos-de-submarinos-e.html

http://danielpires93.blogspot.com.br/2011/06/invencoes-sub

http://historianovest.blogspot.com.br/2009/06/submarino-da-guerra-civil-o-prototipo.htmlmarino.html

Requena

Toda vez que eu vejo esses hovercrafts fico pensando… porque diabos nossas Forças Armadas não se interessam por eles?

daltonl

Submarinos israelenses também tem usado esta pintura esverdeada pois consideram mais adequada ao mediterraneo quando navegando a profundidade de periscopio, durante o dia, mas não há nenhuma similaridade com o fato da US Navy estar testando novas tintas anticorrosão de cores diferentes da tradicional vermelha para uso abaixo da linha d gua em navios de superficie.. Submarinos da US Navy são pretos e continuarão sendo já que consideram esta a cor ideal, ao menos para o que se pretende deles e cada marinha tem seus requisitos proprios. Bem lembrada a participação do CSS Hunley na Guerra da Secessão americana que… Read more »

nunes neto

O desenho do mastro da Fragata não combina, é da época de Cabral :), o navio menor na quarta foto, que aparentimente é um Patrulha (possivelmente será armado até os dentes),apresenta uma estrutura quadrada a ré,alguém saberia dizer do que se trata?

ernaniborges

O que eu não consigo entender é, como um país com a sua economia castigada com um embargo internacional e bloqueio ao acesso à tecnologia, em que é limitado o acesso à escola e tudo o mais, consegue desenvolver alguma coisa, se a 7ª ou 8ª economia mundial, com toda a sua liberdade comercial e parcerias estratégicas, livre acesso à educação em todos os níveis, bancos e instituições de fomento à pesquisa e financiamento farto ao empresariado, não consegue. E quando milagrosamente algum filho de Deus consegue criar algo de bom, acaba parando em mãos estrangeiras !?

Groo

Parece que a cor preta para submarinos é a cor que exige a menor profundidade para ele ficar totalmente invisível em mar aberto. Talvez a cor azul ou verde deixe o submarino não invisível, mas mais difícil de ser detectado em uma profundidade em que um sub preto ainda seria visível. A idéia do Irã com estes pequenos subs – o Irã pretende operar mais de 20 mini subs – é saturar as defesas de uma FT operando no Golfo Pérsico. Os subs operariam junto com fast boat crafts, aviação e mísseis antinavios baseados em terra. Os traficantes já estāo… Read more »

nunes neto

Ernaniborges, vou tentar ajudar : Embargo internacional em parte, por que a mãe Rússia, China, Coréia do Norte, Brasil e mais alguns amigos não embargaram nada, a Rússia pode muito bem repassar e repassa tecnologia, fora os outros países que o fazem por debaixo dos panos (se pagar bem, que mal tem?existem muitos exemplos disso, a clássica “suspeita” da ajuda Israelense na construção de caças na China), do mais o Irã é o segundo produtor de petróleo da OPEP e o segundo maior produtor de gás natural do mundo , tem a 25 PIB do mundo a frente da Argentina… Read more »

nunes neto

O Irã atualmente mantém relações diplomáticas plenas com 99 países do mundo.Algumas fontes como o FMI o colocam com 17 econômia mundial 🙂

Giordani RS

“ernaniborges disse:
1 de dezembro de 2012 às 20:27”

Necessidade…quem precisa trabalha e desenvolve localmente…quem precisa e não quer trabalhar, inventa ToT e constrói estádio de futebol…

aldoghisolfi

O efeito midiático é p’rá mero consumo e satisfação internos. Será que as autoridades do Irã estão tentando mandar algum recado desaforado? Tudo isso muitas vezes não resistem 48 horas ao embate com Israel; nem vale a pena comentar se o choque for com a USNAVY. Concordam?

Ozawa