Home Operações Conjuntas Navios-patrulha do Brasil e da França em operação contra pesca ilegal

Navios-patrulha do Brasil e da França em operação contra pesca ilegal

1206
0

navios-patrulha da França e Brasil operando contra pesca ilegal - foto Min Def França

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França nesta segunda-feira, 20 de outubro, o navio-patrulha La Capricieuse da Marinha Francesa realizou operações em cooperação com navios  da Marinha do Brasil, em patrulhas conjuntas contra a pesca ilegal perto das fronteiras do Brasil com a Guiana Francesa.

Os navios-patrulha da Marinha do Brasil, que operaram em conjunto com o navio francês entre os dias 25 e 29 de setembro, foram o Bocaina e o Guarujá, e houve embarque de oficial de ligação da MB no La Capricieuse, reforçando a interoperabilidade.

A cooperação permitiu controlar e verbalizar sete navios, além de mudar a direção de dois outros, com o objetivo de previnir tentativas de pesca ilegal tanto em águas francesas quanto em reservas brasileiras. Pelo Brasil, o navio-patrulha Bocaina controlou oito navios em águas brasileiras, tendo um deles realizado pesca ilegal em águas francesas e sofrido as medidas cabíveis.

lanchas da MB e da Marinha Francesa em ação contra pesca ilegal - foto Min Def França

O La Capricieuse, assim como outro navio-patrulha, o La Gracieuse, são subordinados às Forças Armadas Francesas na Guiana, e realizam missões de vigilância do espaço marítimo, luta contra atividades ilícitas no mar (como pesca ilegal e narcotráfico), defesa da soberania da Zona Econômica Exclusiva francesa, cooperação regional, entre outras, a 7.000km da metrópole.

tripulantes de navios-patrulha da França e do Brasil em ação contra pesca ilegal - foto Min Def França

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: os dois navios-patrulha da MB citados são das classes “Grajaú” e “Bracuí“. Vale acrescentar que a classe “Macaé” de navios-patrulha de 500 toneladas da Marinha do Brasil, que tem duas unidades em serviço e outras cinco em construção, é um desenvolvimento da classe “P400” francesa, da qual faz parte o La Capricieuse e o  La Gracieuse. 

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of