Navio-patrulha francês ‘La Gracieuse’ apreende pesqueiro ilegal na Guiana Francesa

0

07BST250N051_PIERRE_FRANCOIS_WATRAS.jpg

Na manhã da última quinta-feira, 20 de fevereiro o navio-patrulha La Gracieuse (P 687) da Marinha Francesa interceptou um barco em ação de pesca ilegal ao largo da Guiana Francesa. A ação foi realizada ao longo de uma missão de policiamento da pesca.  O barco, com dois tripulantes e que não trazia pavilhão, foi surpreendido ao norte da ponta “Béhague le Jesu de Nazare”.

A equipe de visita do navio-patrulha encontrou mais de 200kg de pescado a bordo, incluindo 10kg só de nadadeiras, o que indicava uma atividade de pesca ainda maior. O barco foi levado à Base Naval de Dégrad-des-Cannes, e o produto da pesca foi rejeitado ao mar.

barco pesqueiro apreendido em 20 fev 2014 pelo La Gracieuse - foto Marinha Francesa

Essa proteção à pesca dá-se a 7.000 km da metrópole, com meios destacados especialmente para esse fim, e que formam as forças armadas na Guiana Francesa (forces armées en Guyane – FAG), que garantem a proteção do território e de seus recursos. Os desafios enfrentados pelas FAB são os 1.100 km de fronteiras terrestres do território, seu litoral difícil e sua floresta equatorial.

La Gracieuse - P 687 - navio-patrulha tipo P 400 - foto Marinha Francesa

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: A foto do meio, segundo a nota original, é do pesqueiro apreendido. As duas outras são de arquivo. O La Gracieuse, segundo a Marinha Francesa, é a sexta unidade de dez patrulheiros do tipo P 400 construídos, destinados à proteção das zonas econômicas exclusivas da França. Sua quilha foi batida em 26 de abril de 1984, com lançamento em 26 de março de 1985 e entrada em serviço em 17 de julho de 1987. Há cerca de dez anos, o navi0 estava baseado em Brest, na França, mas em 2009  passou a servir na Guiana.

Os navios-patrulha classe “Macaé” da Marinha do Brasil, de 500 toneladas, são derivados do projeto do tipo P 400. Nos links abaixo, você pode acessar imagens e informações referentes à classe “Macaé” e assuntos relacionados, incluindo o tipo P 400 francês em ações conjuntas com a Marinha do Brasil na Guiana.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments