HMS Forth

Marinha Real Britânica incorpora o primeiro de cinco OPVs classe River Batch 2

O HMS Forth, primeiro da próxima geração de navios de patrulha offshore da Royal Navy, foi formalmente comissionado na Frota.

Realizada em sua base de Portsmouth, a cerimônia de incorporação do HMS Forth representa o segundo navio a se juntar à Marinha Real em menos de seis meses.

Depois do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, em dezembro, o HMS Forth faz parte da próxima geração de navios de guerra a chegar como parte do plano de £ 178 bilhões do governo de fornecer às Forças Armadas com o equipamento necessário para a próxima década.

O HMS Forth é o primeiro de cinco novas embarcações de patrulhamento offshore (OPV) projetadas para atividades de combate à pirataria, combate ao contrabando, proteção da pesca, patrulhamento de fronteiras marítimas, combate ao terrorismo e defesa marítima.

O Comandante Bob Laverty disse: “É um privilégio ser o comandante do HMS Forth, o primeiro da classe dos novos Navios de Patrulhamento Offshore Batch 2.

“O trabalho que está sendo colocado pela tripulação do meu navio será refletido não apenas em um, mas em todas as cinco novas plataformas sendo entregues à RN e esses fantásticos navios serão uma boa adição à frota.

“Ele é um navio de guerra altamente capaz e versátil e eu estou imensamente orgulhoso do esforço e dos sacrifícios que todos fizeram que nos permitiram estar aqui hoje.”

A cerimônia de comissionamento durou pouco mais de uma hora e os convidados incluíram a Senhora Madrinha Rachel Johnstone-Burt, Primeiro Lorde Almirante Sir Philip Jones, Comandante da Frota, Vice-Almirante Ben Key e Chefe Assistente do Contra-Almirante Chris Gardner.

OPV classe River Batch 2

A nova classe River Batch 2

Classificados como OPV da classe River Batch 2, o HMS Forth e seus irmãos – HMS Trent, Medway, Tamar e Spey – são uma atualização significativa dos HMS Tyne, Severn, Mersey e Clyde, projetados e construídos há 15 anos. Com o HMS Forth entrando em serviço este ano, os quatro navios restantes deverão chegar a Portsmouth até 2020.

Eles se tornarão os olhos e ouvidos da Marinha Real em todo o Reino Unido, ajudando a proteger os estoques pesqueiros, tranquilizando e protegendo as Ilhas Falkland e sendo capazes de se posicionar no Mediterrâneo e no Caribe para proteger os interesses do Reino Unido em todo o mundo.

Paddy Clayton, vice-chefe da Equipe de Projetos do OPV do Defence Equipment and Support (DE&S), disse: “A equipe do DE&S está extremamente orgulhosa de ver o comissionamento do HMS Forth.

“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros de entrega em toda a indústria do Reino Unido e nossos clientes, enquanto os quatro navios restantes da nova frota são entregues ao serviço da Royal Navy.”

Maior autonomia e espaço para embarcar fuzileiros

Projetado para uma tripulação total de cerca de 58 militares, mas exigindo apenas 34 para ir ao mar, ele pode passar até 320 dias por ano em operações. A tripulação maior permite uma rotação de pessoal para garantir que eles passem o tempo em casa ou em treinamento.

Construídos pela BAE Systems em sua base no Clyde, os novos OPVs são quatro nós mais rápidos que seus antecessores a 24 nós, têm um alcance maior de 5.500 milhas náuticas, têm um canhão automático de 30mm como seu principal armamento em vez de uma arma de 20mm, duas Miniguns e estão equipados com dois barcos Pacific 24.

Cada navio possui um convés de voo estendido para operar até helicópteros do tamanho do Merlin e acomodações para até 50 marines reais embarcados para desembarque e operações de apoio em terra, se necessário.

Os novos OPVs serão apoiados na Base Naval de Portsmouth pela BAE Systems, inicialmente sob os termos do contrato de fabricação.

FONTE: Royal Navy

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunes-Neto

Coisa linda!

Mk48

Muito bonito mesmo. Só acho que o reparo da proa poderia ser de um calibre um pouco maior.

Otto Lima

Que tal um Bofors Mk4 de 40 mm?

Mk48

Boa !

Tallguiese

Que máquina!

dumont

O espaço para o Merlin, que é ilustrado com a cauda bem pra fora da popa, parece apertado…

Mercenário

Ao que parece o HMS Forth substituirá o HMS Clyde como o patrulheiro baseado nas Ilhas Falklands ainda neste ano.

henrique

quanto custa uma maquina dessa?

EduardoSP

Quem diria, a Royal Navy batendo bumbo por incorporar um simples OPV…
Vai mal a coisa pelos lados de la…

Alessandro H.

Olha gente, tem uma coisa para reflexão: “capaz de operar até 320 dias/ano”, isso quer dizer que, na pratica, são muito mais que as cinco unidades, pois elas se multiplicam dessa forma, pelo elevado nivel de disponibilidade.

Alex Barreto Cypriano

Armamento principal de 30 mm em vez de 20 mm. OK, estou impressionado. SQN.

_RR_

Sinceramente… O navio é realmente interessante, mas não me agrada a ausência de um hangar nessa classe…

Fora isso, belíssimo navio. Bem ao estilo dos ‘jacks’… 🙂

Humberto

Prezados, É um navio de patrulha, estar armado com um canhão de 30mm é bem mais do que o suficiente. É importante lembrar que não é um navio para combate (como as fragatas ou contra torpedeiros) MAS mesmo assim é uma bela maneira de mostrar bandeira. Mesmo que entre em um ambiente mais “quente” tem a sua validade pois quem atacar o mesmo sabe que estará atacando a marinha inglesa. É um navio mais em conta em adquirir e manter. Concordo em termos com o _RR_ sobre a ausência de um hangar, principalmente levando em conta a sua autonomia mas… Read more »

Mercenário

Humberto,

Vale lembrar que existe a versão modificada com hangar, que está em serviço na marinha tailandesa, a qual inclusive possui como armamento principal um 76mm.

Mercenário

Em tempo, uma correção parcial… o hangar somente no projeta da corveta derivado (Khareef).

Luiz Floriano Alves

Com este armamento a RV consagra o canhão de 30 mm. como arma mais adequada ao controle remoto/computadorizado e lança à responsabilidade do armamento do helicóptero qualquer ação que requeira armas mais pesadas.

Mk48

Luiz, concordo contigo quanto a função do helicóptero, mas como disse no meu post mais acima, acho que uma embarcação deste porte necessita de um canhão um pouco maior.

Marcelo

Entendo q existem pequenas diferenças em termos de sensores e armamentos entre os batch 2 e as Amazonas, mas foi feita alguma alteração estrutural no projeto da nave? Ou eles são basicamente idênticos por dentro tb?

MARCOV

Marcelo 17 de Abril de 2018 at 9:52

Bem diferentes, como li há um tempo atrás no site ThinkDefence.

Veja o artigo copiado a seguir:
https://www.thinkdefence.co.uk/2016/06/thoughts-batch-2-river-class/

marcelo

obrigado MARCOV, muito interessante o artigo, inclusive por reforçar aquele conceito q OPV não é vaso de guerra e q não tem condições de receber avarias de combate. inclusive ele cita textualmente que se as Amazonas fossem armadas com um canhão de 76mm, isso as transformaria em “death traps”, pois mesmo disparos de baixo calibre inimigos se atingissem os paióis do 76mm poderiam facilmente causar o afundamento do navio. e todo esse trabalho de reforço e controle de avarias e incêndio que não existe nas Amazonas foi feito (a um custo altíssimo é verdade) nas batch 2. interessante tb notar… Read more »

Diogo Lima

Não a necessidade para um canhão de maior calibre, para missões anti-pirataria e pesca ilegal.
No máximo encontrarão piratas somalis armados com Ak47’s.

Mk48

Você leu o post e viu as missões que serao atribuidas a este novo OPV antes de fazer sua afirmação, baseada em sei lá o que ?

Walfrido Strobel

No texto diz: “projetadas para atividades de combate à pirataria, combate ao contrabando, proteção da pesca, patrulhamento de fronteiras marítimas, combate ao terrorismo e defesa marítima.”.
Portanto se eles escolheram um canhão 30mm é porque da conta destas missões.
As Amazonas continuam com seus 30mm dando conta do recado.

Mk48

O texto também diz : “Eles se tornarão os olhos e ouvidos da Marinha Real em todo o Reino Unido, ajudando a proteger os estoques pesqueiros, tranquilizando e protegendo as Ilhas Falkland e sendo capazes de se posicionar no Mediterrâneo e no Caribe para proteger os interesses do Reino Unido em todo o mundo.”

Você leu esta parte do texto ?

JagderBand44

E qualquer coisa, é só embarcar uns Javelins a bordo.

Ronaldo de souza gonçalves

Mas poderiam ter um armamento antiaéreo,talvez um casulo de misseis de médio alcance o resto tá de bom tamanho.