Clique na imagem para ampliar

As artes em 3D de autoria de 大包00, representam os navios de guerra de superfície da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) que estão na água, em construção ou “confirmados” para meados de 2020. Não estão incluídos os navios de apoio nem os submarinos.

O porta-aviões Type 003 que lidera a formatura é especulativo, seja no número da catapulta e número do elevadores. Este navio atualmente encontra-se em construção.

Nas ilustrações aparecem também os porta-aviões Liaoning e Type 001A (também referido como Type 002), três futuros porta-helicópteros Type 075, oito LPDs Type 071, destróieres Type 055, Type 052, fragatas Type 054A e no final as corvetas Type 056.

Na contagem de navios, aparecem menos fragatas Type 054A do que existem na vida real (30 navios) e também aparecem menos destróieres Type 055 do que o projetado para serem construídos nos próximos anos também.

Em 2009, a China tinha apenas 30 navios de superfície, em 2019 são 127 navios,  sem contar os submarinos e navios auxiliares.

Em 2017 a China lançou ao mar de 175 mil toneladas de navios de guerra e, em 2018, ultrapassou o ritmo de produção naval militar dos EUA.

Em 2009 a PLA Navy não tinha porta-aviões, em 2019 contará com duas unidades, uma delas totalmente construída na China.

Este ano será lançado o primeiro porta-helicópteros Type 075 e mais dois estão em construção.

A PLA Navy se tornará a quinta maior Marinha da história, com uma tonelagem total de mais de 2 milhões de toneladas. Também se tornará a segunda maior Marinha em termos de navios de superfície, atrás somente da Marinha dos EUA.

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ROBERTO CAMPOS FREIRE

Impressionante!

Wagner Figueiredo

Nossa!!! So isso..nossa!!! Hehehe

Leonardo

Parabéns China

Guilherme santos

Capitalismo indo ao colapso na 3 guerra mundial.

Luiz Floriano Alves

a China investe na conquista de mais territórios e riquezas naturais. Que outra forma para sustentar uma população de bilhões querendo consumir em nível de capitalismo? Apenas a força naval pode alcançar objetivos distantes, como o Atlântico Sul e suas riquezas em fauna e minerais. Não há marinha que se oponha nesta região. Ou fazem pactos, como o Uruguai ou partem para a repressão como fizeram na Argentina. Aliás os Argies bem que tem a pulga atras da orelha quanto a verdadeira causa do afundamento do submarino. Não se descarta que um torpedo AS o tenha afundado. Qualquer barco pode… Read more »

Dalton

O relatório final sobre a perda do “San Juan” já foi divulgado. Horas antes do naufrágio o submarino havia comunicado a entrada de água no compartimento das baterias, princípio de incêndio e eventualmente ocorreu
uma explosão.

Fabio Araujo

A China é muito mais capitalista que o Brasil, estão chamando de comunismo de mercado, se ela não tivesse aberto a economia para o capitalismo não conseguiria fazer tal planejamento!

Marcelo Andrade

Sim Fabio, inclusive o seu Ministro da Defesa esteve em um tour pela América do Sul, inclusive no Brasil. Acho ótimo conversarmos e termos acordos com eles em paralelo com os EUA.

Marcelo Andrade

Por exemplo, existe uma grande possibilidade da Hauwei investir na Oi que está em regime de recuperação judicial, assim como a AT&T tb estar na briga!

Esteves

Não cabem 4 empresas de telefonia móvel no país. O motivo da falência da Oi foi a quebra da telefonia fixa Telemar e BrTelecom. Sem as receitas da operação fixa e sem ter como competir com as gigantes Telefônica e Claro (sem falar na Tim), a Oi faliu. Passivo em torno de 100 bilhões.

A AT&T já esteve aqui através da BellSouth associada ao Banco Safra. Compraram a licença da Banda B em SP nos anos 1990. Faliram.

A internet liquidou o negócio de telecomunicações.

Podemos aprender com os chineses negócios novos. Indústrias novas. Coisas que não sabemos fazer.

Rigby Wilde

Mentira. A OI é a pior empresa de telefonia do país. Empresa mercenária e sempre querendo ganhar às custas do consumidor. Quero mesmo é que ela seja extinta da face da Terra

Cristiano de Aquino Campos

Pior e que há quem diga que a nossa economia e mais fechada que a deles.

Esteves

A Toyota anuncia investimentos de 1 bilhão para a planta de Sorocaba. Quanto disso sairá do bolso da Toyota? Nada. Nem 1 centavo. Incentivos fiscais, abonos fiscais, renúncia fiscal, substituição fiscal, planos fiscais… A Ford está negociando a fábrica de SBC com a CAOA. Incentivos fiscais, abonos fiscais, renúncia fiscal, substituição fiscal, planos fiscais. Não tem outro jeito de fazer negócio nesse país? Como os chineses fazem? Claro que usam os dólares dos investimentos para comprar matéria prima. Como aprenderam? Os programas de copy/cola e de reengenharia acabaram. Agora é navio chinês. Avião chinês. Mísseis chineses. Se foram russo-americanos no… Read more »

Biro Biro

A China é comunista no nome e fascista na prática. Lembrando que também houve uma guerra econômica contra os países do Eixo antes da guerra tradicional. Mas o Trump está certo do ponto de vista dos EUA. Quem quer perder a hegemonia? Mas vai ser dureza.

Wellington Rossi Kramer

A China é comunista, mas como desde 1923 ficou demonstrada a inviabilidade da economia comunista, o que se utiliza é a economia fascista, onde a empresa não é do estado, mas este á quem determina o que produzirá. Hoje em dia o comunismo controla tudo o mais, menos a economia.

Carlos Gallani

Hahahaha de onde que vc acha que vem o dinheiro da China meu colega?

ADRIANO BACCHI

E desde quando a China não é capitalista?

Luiz Trindade

Capitalismo indo ao colapso?!? Tu acha que a China conseguiu recursos como? Como Planejamento quinquenário proveniente do socialismo? Acho que o correto é: Usar a arma do inimigo para alcançar seus objetivos. Isso sim a China fez. Aprendeu a lição com desmantelamento da URSS e não repetiu o erro.

Leandro Costa

Luiz, inclusive eu acredito que era o objetivo do Gorbachev com a glasnost e a perestroika. Se o Exército Vermelho não tivesse tido ataque de pânico e o derrubado, é bem provável que a URSS estaria aí até hoje. A China aprendeu com isso.

J-20

Nenhum teórico criou um sistema que possa suplantar o capitalismo no séc XXI. Quem vai fazer isso? Você? Não me faça rir

Esteves

Esse mimimi que investimentos em Defesa são incompatíveis com combate à pobreza, desenvolvimento social, políticas de geração de emprego, distribuição de renda…e que o estado deve privilegiar educação: . O desemprego na China segue abaixo de 4% apesar do atual momento de queda de consumo e de atividade industrial . A China retira milhões de chineses da linha da pobreza todo ano . A China tem recebido bilhões de dólares capitalistas que são investidos em mais desenvolvimento e educação . O grande desafio chinês é erradicar a pobreza no campo. Não falta muito . Há emprego para mais de 1… Read more »

Marcelo Andrade

Perfeito Esteves, foi o que escrevi acima. Acho que a nossa posição é ótima para conversarmos e fazermos acordos com todos! O importante é trazer investimentos para o Brasil, gerando riquezas, empregos, etc. O governo há muito perdeu a capacidade de invenstimento em infraestrutura!!

Esteves

Sim. Parece que não foi muito bom no Equador. Mas nós não somos tolos em negócios. Sabemos fazer. O problema é esse país atrasado com gente antiquada com políticos querendo comprar helicóptero. Penso que ficaria caro trazer investimentos para cá. Eles sabem do que somos feitos. Corrupção. Sem criar legislação parecida com a Lei SOX americana que responsabiliza os gestores e administradores por atos como subornos e corrupção…estaremos sempre jogando a culpa no poder público. O que faria a China atravessar mares para investir em um país como o nosso? Penso (esse Esteves pensa muito) que é mais vantajoso investir… Read more »

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Esteves.

PAULO ANTONIO FERREIRA

Realmente isso tudo é fato . A lamentar que 4% de 1bilhão e trezentos milhões de pessoas é gente pra kcete. 52 milhões.

Joao

Lembre-se de um detalhe: na china a corrupção não é tolerada.
TDS países corruptos, assim como Brasil, não há prosperidade… infelizmente

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Esteves. Comentários bem resumidos Trinta anos. A China subiu i nosso país estagnou, quebraram-se a maioria das indústrias. ainda não se erradicou a pobreza , educação terrível , saúde, nem comentarei. Segurança não . judiciário moroso em aplicar as leis e quando se plica uma vergonha. Congresso , sem palavras, Defesa temos nada e sem perspectiva. Esperar um ano para avaliar o Executivo. “Tudo aqui, perfeita maravilha para os últimos 30 anos e ainda a nossa mídia podre culpa o atual governo por esses descalabros. e não me venham culpara a população que paga impostos .… Read more »

Helio Mello

Eu acredito que esse ritmo seja o efeito de dois fatores: aproveitar a redução das carteiras dos estaleiros para fazer os navios com prazo e custo menor, ao mesmo tempo em que se mantém a indústria naval local em operação. Pode-se ver, inclusive, que o boom aconteceu em 2009, logo após a crise de 2008. Com o reaquecimento das carteiras comerciais, o ritmo deve diminuir.
Pela velocidade construtiva, esses navios empregaram bastante simplificações que são mais usuais em navios comerciais. Vamos ver daqui a 10, 15 anos, como estarão esses navios.

Mercenário

As corvetas devem representar quase a metade dos meios de superfície. E nem mesmo a metade deve estar operacional ao mesmo tempo.

O ritmo de construção impressiona, mas estamos falando de um país que tem mais de 1 bilhão de habitantes e o Estado não precisa prestar contas ao povo.

Esteves

Presta. Tanto presta que estão ampliando benefícios sociais e adaptando a legislação trabalhista deles com o que se pratica inclusive no Brasil. Tanto presta que um dos programas sociais implantados recentemente oferece a primeira refeição do dia ao chinês. Tanto presta que a taxa desemprego é idêntico a dos EUA.

Tanto presta que virou um gigante.

Paulo

Não presta mesmo.

As legislações ambiental e trabalhista são muito frágeis, quando comparadas às dos principais países do Ocidente.

E parte significativa da população campesina no interior está longe, muito longe, do padrão da população urbana dos grandes centros.

Esteves

O desafio chinês tem sido chegar às populações distantes. Comparando com nosso esforço (vamos ficar com as estatísticas oficiais), o resultado chinês para abafar a miséria foi menor. Retiramos mais de 30 milhões de brasileiros da linha da miséria nos anos 2000. Proporcionalmente fizemos mais.

Mas nós paramos. A China seguiu. E seguiu a passos largos.

Eles serão a maior economia do mundo. E a população rural chinesa se beneficiará. Inclui a legislação trabalhista já bastante semelhante à nossa. Menos os sindicatos…é claro.

Peter nine nine

Ambientalistas…. Amigo, a China é o único país até à data que trabalha para, com sucesso, reflorestar desertos, sim, desertos… A China revolucionou os painéis solares, tornando os mais eficiente e, principalmente, baratos. A China, por número de habitante, não está nem perto do país que, por número de habitante, causa mais impacto ambiental (sim, só são os que mais poluem porque concentram o maior aglomerado populacional do planeta)

Cristiano de Aquino Campos

Não reclama das legialações trabalhistas e ambientais Chinesas não amigo. O nosso governo esta trabalhando para reduzir direitos trabalhistas e diminuirvo rigor da legislção ambiental. Aliás li que a China foi o primeiro a apoiar o Brasil contra o Macron depois veio os EUA.

Fabio Araujo

Realmente impressionante. Se conseguirem ou os EUA se mexem ou vão deixar de ser a maior marinha de guerra!

Ferreras

Acrecentando que quase 100% construído localmente com tecnologia própria.

Fabio Araujo

Muita desse tecnologia conseguida através de engenharia reversa e/ou espionagem. Hoje se você quiser armamentos padrão soviético a China produz, se você quiser padrão OTAN a China também produz, se você tem equipamentos padrão OTAN e quiser munição a China produz. O fato deles usarem engenharia reversa e espionagem não desmerecem o trabalho deles, no começo a qualidade era péssima, mas hoje eles já produzem equipamentos de excelente qualidade e depois de aprenderem copiando eles começaram a desenvolver tecnologia própria. Trabalhei por anos os primeiros equipamentos chineses não passavam de copias baratas e de qualidade inferior, hoje os equipamentos Huawei… Read more »

Gil

Poderiamos ter tudo isso, se fecharamos o congresso.

Marcelo Andrade

50% Gil, a sociedade, o nosso povo, tem que mudar a cultura do “primero eu e o resto que se dane!” Não adianta mudar Governo, em todas as esferas, e a nossa sociedade não ter um pingo de cidadania e pensar no coletivo, é assim na fila, no trânsito, nas repartições públicas, nos editais, etc

Esteves

Engraçado…há poucos semáforos e sinais luminosos de trânsito nos cruzamentos nas capitais chinesas. Veja no Tubo. Poucos. Perguntei a um chinês se isso não provoca confusão.

– Na China diminuímos a velocidade para o outro passar.

Educação não é somente sentar no banco da escola e comer merenda.

smichtt

Caro Esteves,

Infelizmente não é só a diminuição da velocidade. A frequência do uso da buzina no trânsito é inacreditável. A todo segundo você acha que sairá uma briga por conta disso.

Gordo

Que tal gastamos melhor nosso atual e bilionário orçamento que temos para a defesa? Também poderiamos reformar financeiramente nosso judiciário e mp, que não saem barato e entregam bem pouco para a população. Fechar o congresso é o caminho para autoritarismo e isso nunca acaba bem. Ruim com o congresso, muito pior sem ele.

Cristovão Ferreira da Silva

O Congresso Brasileiro é, de fato, o grande responsável pelo atraso no desenvolvimento industrial/tecnológico e social do Brasil!

Leandro Costa

Eu discordo disso apenas porque acho que o Congresso Brasileiro é um espelho do povo.

Adriano Madureira

Enquanto projetos como Gripen, KC390 e 14X entre outros sofrem perigo por falta de verba, mas dinheiro para os gordos e asquerosos senhores do nosso parlamento, e poder judiciário encherem o rabo de dinheiro e ainda chorarem miséria não falta…

Marcelo Andrade

Ah, gostaria de saber qual o custo destes meios? Sei que é difícil mas, será que há alguma previsão? Até para compararmos com os meio ocidentais: Software, hardware, sensores, casco, etc… Pois o ritmo de construção é alucinante para tempos de paz!!

Marcelo Andrade

Valeu, Galante! Acho que nesse dia “comi mosca!” kkkk. Interessante que sejam mais baratas que as ocidentais, certamente a escala de produção ajudou muito no preço final!! Interessante que eles usam propulsões ocidentais!

Cristiano de Aquino Campos

Eu nunca gostei de estimativa de investimento militar baseado no dolar. Isso só seria aceitavel se todos ganhacem em dolar e o salário fosse o mesmo nos EUA e aqui, na China, onde for.

sergio ribamar ferreira

Muito bom! Sr. Galante. Obrigado.

Paulo

Enquanto isso aqui tá difícil sair quatro míseras corvetas… Enquanto isso nossos congressistas mandando contra os interesses coletivos da nação…. E o povo como!?!? Assistindo jogo toda quarta-feira!

Dalton

Agora complicou ! Tenho assistido jogos em outros dias da semana também 🙁

Marcelo Andrade

Paulo, o Projeto está em fase de fechamento dos sensores e armamentos para assinatura do Contrato em Dezembro. Não sei como ficará depois do anúncio do contingenciamento.

Renan

O dinheiro já está com a engepron

Paulo

Marcelo, temos muito mais navios sendo descomissionados do que navios similares entrando na ativa. Infelizmente nem com a assinatura do contrato em dezembro vai dar para amenizar a situação… sem contar as questões políticas como a contestação do edital pelos sindicatos navais pernambucanos. Não tem como, só com o povo despertando!!! Só com o povo exigindo o fim dos privilégios públicos… os colegas tem noção quanto os nossos parlamentares gastam a título de benefícios?! Sabem quantos navios a mais a MB teria se tivessem o auxílio moradia?!?!

sergio ribamar ferreira

Sr. Paulo, concordo. Grande abraço.

sergio ribamar ferreira

Não é culpa do povo Sr. Paulo. Os legisladores anteriores como os atuais elaboram leis em benefício próprio e votam geralmente , de surpresa inclusive com complacência do Executivo. Isto já ocorreu no passado e se perpetua. Por que da obrigatoriedade do voto? essa obrigatoriedade como outras que ocorrem na chamada ‘jovem democracia” que emperra também nosso progresso. Tudo aqui tem obrigações e mais obrigações. Impostos em demasia. Obrigatório a criança estudar só na escola… obrigatório o serviço militar, obrigatório isso, aquilo. Observe que o congresso antese hoje possui mecanismos de se manter essas obrigatoriedades. e se anular uma lei,… Read more »

Tomcat

Pô China, não humilha!!!!

TeoB

Gostaria de ver um da MB, não para comparação claro, não tem nem sentido pois sabemos das dimensões das mesmas, mas sim por curiosidade… acho que seria legal tbm fica dia para quem tem tempo e conhecimento pra fazer uma arte dessas

Mafalda Paulino

Tantas semelhanças com o rumo da marinha imperial japonesa(queria paridade com a US navy e a royal navy) do período pós-I guerra mundial e todos sabemos no que deu, guerra mais do que provável com os norte-americanos, não agora mas talvez num futuro próximo infelizmente.

Machado

Eles querem ser os melhores. É uma obsessão pra eles.

Wagner Figueiredo

Semana q vem nosso presidente estara nos EUA..e vai dar uma passada no Texas, será que vem algo do deserto pra ficarmos felizes igual pinto no lixo???…hehehehehe ????✈

Leandro Costa

Você só confundiu os desertos, Wagner. O AMARG fica no Arizona 😛

Adriano Madureira

Chega de garimpar no lixo dos outros meu amigo, se for para investir que se invista em outra coisa o guarde os recursos até aparecer algo que valha a pena usar tal dinheiro.

Wellington

Vejo que em 10 anos a China cresceu e muito sua Força bélica, comprometimentos das autoridades politicas e das Forças Armadas. Por outro lado do mundo em águas do oceano Atlantico veremos mais navios pesqueiros chineses sobrepujarem navios brasileiros, isso se a MB não fizer vista grossa. O que vai ser da nossa MB? Será a mesma quantidade de Fragatas e Covetas dos anos passados? Será a mesma quantidade de militares ativos? As vezes acho que a MB é usada como cabide de emprego. O Governo Brasileiro não tem comprometimento com as Forças Armadas, a FAB perdeu oportunidades de vender… Read more »

Pavan

Se td isso realmente estiver bem armada, é uma marinha de muito respeito… Agora se for somente quantidade e não qualidade, não fará frente a marinha americana… Qto a nossa marinha estamos bem distantes disso !!

Renan

Ficaria muito feliz com as 30 Type 054A na MB.
Estou envergonhado com a incompetência de nossa marinha.

Everton Matheus Alves Martins

Alguém viu navio tanque?

Bueno

Esta no texto. Sem os Submarinos e navios auxiliares.
Abç

Diogo de Araujo

A diferença é que realmente vai sair da arte e virar realidade enquanto em brazilândia só ficamos no 3D… exemplo: MANSUP

Adriano Madureira

Verdade! Somos mestres em maquetes, imagens 3D e projetos acumulados que quase nunca vão para frente.

Furagelo.

Os peixinhos do fundo do mar agradecem.

Antunes 1980

E mais uma vez a Rússia ficando para trás no poderio militar. Índia também ficou milhares de km atrás da China.
Alguém tem uma lista do número aproximado do poder naval norte americano?

Matheus Santiago

Mesmo que a China passe os EUA em números de tonelagem e quantidade de navios, ainda sim os Estados Unidos têm cerca de 60 aliados e outros parceiros de segurança próximos da China. Ou seja, mesmo que a US Navy seja inferior à China, os parceiros dos EUA próximos dos chineses pesariam a balança a favor dos estadunidenses. Embora a China tenha (modestamente) mais navios marítimos do que os Estados Unidos, em média, o dos EUA são maiores – muito maiores. Isso é verdade mesmo agora que a China implantou dois porta-aviões de médio porte e vários destróieres impressionantes. Se… Read more »

Esteves

Muito bom.

60 aliados. Os chineses não poderão equiparar essa quantidade. Mas a qualidade de russos, coreanos e indecisos ajudaria.
“A arte da guerra nos ensina a não confiar na probabilidade de o inimigo não estar vindo, mas sim na nossa própria prontidão para recebê-lo; não sobre a possibilidade de ser atacado, mas sim no fato de que fizemos a nossa posição inatacável.”

Maior tonelagem>maior propulsão>sistemas maiores>mísseis maiores>mais engajamentos. Custos maiores.

Qualidade ou quantidade, a guerra começou.

Matheus Santiago

Apenas complementando o meu comentário, na época em que a energia nuclear estava sendo estudada para fins de aplicação militar com o Hyman Rickover na frente dessa ampla pesquisa estratégica-militar, alguns setores da US Navy eram contra essas iniciativas por considerar que o custo excessivo da aplicação nuclear para fins militares iria diminuir o número de navios da Marinha, o que certamente aconteceu durante a Guerra Fria como previu esses militares, porém a redução dos navios por conta da aplicabilidade nuclear, trouxe a US Navy uma capacidade estratégica operacional muito maior do que dezenas ou centenas de mais navios do… Read more »