Por H I Sutton

Enquanto a Marinha dos EUA lança um punhado de destróieres AEGIS a cada ano, esta única imagem mostra 9 navios de guerra chineses recém-construídos. A Marinha da China, conhecida como PLAN (Marinha do Exército de Libertação Popular), está se modernizando a um ritmo impressionante. E em grande escala. Um ingrediente chave é a construção de uma frota de grandes destróieres, navios de guerra anfíbios e porta-aviões. A foto acima, tirada de uma janela de avião em 13 de dezembro e compartilhada nas mídias sociais, captura a vasta escala dessa construção.

Mais perto da câmera, uma linha de quatro destróieres recém-construídos captura a luz do sol. Dois são destróieres de defesa aérea Type 052D, geralmente equivalentes aos destróieres AEGIS classe “Arleigh Burke” da Marinha dos EUA. Estes deslocam 7.500 toneladas e podem transportar 64 grandes mísseis, incluindo mísseis superfície-ar de longo alcance (SAMs) e mísseis de cruzeiro. Os outros dois são maiores da classe Type 055. Eles também são descritos como destróieres de defesa aérea, mas estão chegando aos cruzadores em termos de tamanho e adequação. São cerca de duas vezes o deslocamento e transportam mais de 100 grandes mísseis.

Atrás deles está o estaleiro, com sua massa de áreas de construção e guindastes. Na bacia onde os navios mais novos estão atracados após o lançamento, existem outros quatro destróieres. Novamente, existem os navios Type 052D e Type 055. Juntamente com outro Type 055 em construção à esquerda da imagem, isso eleva o número total de grandes destróieres visíveis a 9. Para colocar isso em contexto, toda a frota de destróieres da Marinha Real Britânica é de apenas 6 navios. E este estaleiro é apenas parte de um programa de construção muito maior.

Type 052D
Type 055

Existem também alguns hovercraft que serão transportados a bordo da frota em expansão da PLAN de navios de guerra anfíbios. Eles serão usados ​​para o transporte de tanques e suprimentos do navio para a costa. Geralmente, são semelhantes aos Landing Craft Air Cushion da Marinha dos EUA (LCAC).

Ao lado da bacia, em uma doca seca, está um enorme navio da classe Yuan Wang de rastreamento de mísseis. Este é o tipo de navio que parece um navio de passageiros, mas com uma série de gigantescas antenas parabólicas apontando para o céu. Quando concluído, poderá ser usado para suportar testes de mísseis.

Mas o navio mais impressionante está escondido na névoa de fundo, quase imperceptível aos olhos destreinados. Abaixo de vários guindastes de pórtico maciços em uma área de construção específica, está o porta-aviões de próxima geração da China. A China já tem dois porta-aviões em serviço, mas espera-se que este novo porta-aviões seja significativamente diferente. Conhecido como o Type 003, acredita-se que tenha catapultas eletromagnéticas, como o mais recente porta-aviões da classe Ford da Marinha dos EUA. Não se espera que seja lançado logo.

Outros desenvolvimentos não são visíveis na foto. É o mesmo estaleiro em que o misterioso submarino sem vela da China foi construído. Embora esse submarino não seja claramente aparente na fotografia, ele pode estar presente na bacia.

Esta imagem mostra uma imagem interessante da modernização naval chinesa. No entanto, o maior argumento é que este estaleiro não está sozinho. Existem muitos estaleiros na China que são igualmente impressionantes. A Marinha Chinesa de hoje e do futuro está além de qualquer reconhecimento da Marinha Chinesa do passado. O equilíbrio naval mundial está mudando.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

158 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano Madureira

QUE INVEJA DO CACETE???‼️ Enquanto uns se armam na defesa de seu país contra vizinhos que estão à nível nuclear assim como outro que acha que o mar da China é seu playground e sua piscina particular, outros descansam em berço explendido, e olham a defesa como um gasto para um país onde a última guerra foi a 155 anos atrás, e que vive em aparente harmonia com seus vizinhos, e que é um país amistoso. e não belicoso, é que como não tem inimigos na região, não necessita de tais investimentos na área. No dia que houver uma Terceira… Read more »

Esteves

Nos anos 1920/30 não existiam satélites nem internet. Para saber o que outro país fazia ou se estava deslocando para uma guerra, só com espiões. Getúlio achava que a Alemanha estabeleceria nova ordem mundial. Sequer desconfiava que o Japão avançava na Ásia e no Pacífico incluindo a América do Sul pelo Peru. Bancos e hospitais alemães em SP. Levamos 10 anos para descobrir a guerra. Nos anos 1960/70 precisava esperar imagens e fotografias de aviões espiões. Hoje? Daqui de casa sei quantos navios a China tem. Classes, tonelagens, quantidade, onde estão, poder de fogo. No more secrets. No dia que… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Getúlio achava que a Alemanha estabeleceria nova ordem mundial.”

Não

“Sequer desconfiava que o Japão avançava na Ásia e no Pacífico incluindo a América do Sul pelo Peru.”

Não era o foco.

“Bancos e hospitais alemães em SP.”

Sabia

“Levamos 10 anos para descobrir a guerra.”

Não, a preocupação com ela vem de pelo menos 5 anos antes

Esteves

Tá.

Mas Getúlio apostou nos dois. Nazistas preferencialmente. Uma vela ao diabo outra ao santo.

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, Não dá pra falar em “nazistas preferencialmente”. A história nesse caso, como já te falei mais de uma vez, é muito mais complexa que isso. O governo Vargas apostou nos dois, mas a preferência era por quem oferecia mais vantagens, a cada momento, no comércio e nas iniciativas relacionadas à indústria pesada e reequipamento militar, para conseguir melhor posição para negociar com o outro lado. Havia partidários de um e de outro lado no governo, eram duros em suas posições para tentar fazer prevalecer suas opiniões, mas a história mostrou não eram totalmente inflexíveis, e se renderam ao pragmatismo.… Read more »

Esteves

Historiadores, doutores e mestres devem ter paciência. Benevolência. “A sua Excelência e Senhor Adolf Hitler, Grande e Bom amigo, Recebi a carta pela qual Vossa Excelência houve por bem participar-me que, tendo resolvido chamar o Senhor Doutor Schmidt-Elskop, deu por finda a Missão que ele desempenhava no Brasil, na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Alemanha. Posso assegurar a Vossa Excelência que o Senhor Doutor Arthur Schmidt Elskop, durante a permanência aqui soube, pelas suas distintas qualidades, grandecer a estima, e simpatia do governo e do Povo brasileiro, processando sempre manter e estreitar, cada vez mais, as relações de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves,
Uma andorinha não faz verão, uma carta sozinha raramente faz história.

Esteves

Ave, Mestre.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, andorinha é ave.

Esteves

Mestre Fernando, Qual o título do doutorado? Quando estará disponível para leigos? Não existia internet. Quando os aliados chegaram aos campos alemães obrigaram as populações das cidades a enterraram o que foi deixado como lixo. Não podiam usar luvas nem tapar os narizes. Tiveram que sentir o cheiro. Não precisa ser psicopata para matar. Pode matar porque alguém mandou matar. Pode matar porque seguiu ordens ou porque a burocracia seguia mandando matar. Vargas não escreveu cartas aos americanos. Vargas não se referia aos americanos de forma admirativamente admirável. Sem a internet…Vargas não tinha idéia clara do que de fato era… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Qual o título do doutorado? Quando estará disponível para leigos?” Esteves, O assunto é a construção naval militar brasileira nos anos 30 a 50. O título eu direi quando for defendido etc. Deverá estar disponível em pdf após a defesa e o prazo para as correções subsequentes por volta de maio / junho de 2020. Obrigado pelo interesse! “Vargas não escreveu cartas aos americanos. Vargas não se referia aos americanos de forma admirativamente admirável.” Escreveu sim, Esteves. Comunicava-se com frequência com Roosevelt e seus secretários, seja diretamente, seja por meio de Oswaldo Aranha, embaixador brasileiro nos EUA. E em termos… Read more »

Esteves

Cartas.

Cartas econômicas. Não cartas de admiração.

“…Também foram importantes as mensagens trocadas entre Vargas e o Presidente dos EUA, Franklin Delano Roo- sevelt, buscando resolver pontos básicos das questões comerciais, econômicas e militares em um só conjunto…”

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, Sem ler as cartas, não dá pra intuir se foram só econômicas ou também corteses etc. Mas como eu li certa quantidade delas, posso dizer que Vargas e Roosevelt se entendiam muito bem e expressavam admiração mútua. E também chegaram a conversar pessoalmente, com muitas risadas (uma delas até foi capturada em foto bem famosa, com risos gerais após uma piada de Roosevelt sobre o almirante Ingram, ali ao lado). Roosevelt falava espanhol, Vargas entendia. Conversavam. No diário pessoal de Vargas (dica de documento mais fácil de acessar do que cartas em arquivos, pois foi publicado em dois volumes)… Read more »

ADRIANO MADUREIRA

Em uma hipotética WW3,o primeiro sinal de que algo está errado é a queda total ou parcial da internet e comunicações… Assisti um documentário da BBC muito bom,talvez um pouco dramático sobre um conflito mundial,chamado : Terceira Guerra Mundial: Dentro da Sala de Guerra Sinopse: Após a crise na Ucrânia e o envolvimento da Rússia na Síria, o mundo está mais próximo do confronto das superpotências do que em qualquer outro momento desde o final da Guerra Fria. Agora, uma sala de guerra de ex-figuras militares e diplomáticas britânicas se reúne para disputar uma hipotética “guerra quente” no leste da… Read more »

ADAIR HAMES

Alguém não acha estranho Elon musk implantar uma rede de satélites, milhares…só para oferecer internet à todos os cantos da terra???? Ou é paranóia?????

Mgtow

A minha inveja (do bem) é monstra tambem meu caro Adriano.
E pensar que temos um potencial gigantesco de sermos um mega potencia, mas por conta de lacaísmo desse sujeito que ocupa a presidencia e seu grupo de rentistas parasitários temos que nos conformar em ser cãozinho de guarda dos EUA apreendendo navios com alimentos de um de nossos maiores clientes só para agradar o presidente americano…é dose cara.
Um nacionalista da classe de Geisel como eu pira bonito bicho..kkkk
saudações

ADRIANO MADUREIRA

Indiferente do ser que senta ou estará sentado na cadeira do planalto caro Mgtow,sinceramente acho que presidente não manda em nada,muito menos tem poder,o congresso sim tem o poder,e caso o presidente não dance a música deles,levará um belo chute na bunda. São eles que podem ou não soltar grana para o MD,ou contingenciar a defesa,já cansei de ver conversas,conversas e conversas na CRE&DN,onde nossos militares alertam,apresentam números e falam da prioridade de recursos financeiros para a defesa. Você vê um bando de velhos conversando,no celular ou no PC,muitas vezes mostrando seu desrespeito e desinteresse com os militares que apresentam… Read more »

Saldanha da Gama

Meu caro, nossa forma de governo é presidencialista, mas na realidade quem realmente manda, são os parlamentares seguidos do judiciário, só para exemplificar, o executivo hoje nem pode mais determinar o número de ministérios e por onde anda a independência dos poderes? Presidente do executivo é mera rainha da inglaterra, só realiza o que os verdadeiros gestores do país permitirem. Eu não votei para sistema parlamentarista, eu votei no sistema monarquista, mas o presidencialista saiu vencedor e que está em curso ou deveria estar…. Sinceramente… para mim é um tipo de golpe.

VovozaoR Bozo

16/16/2019 – segunda-feira, btarde, mgtow, não se preocupa, temos uma MB, em estado de “”COMA””, não sabemos como sairemos, uns acham que ainda podemos nos recuperar, outros acham que estamos chegando a “”MORTE””, cabe as nossas autoridades: GF, MD, COMANDANTES DA MB, decidirem, vamos sobreviver ou morrer?????? Com estas sucatas que temos nossa MB será extinta brevemente. Não vejo a curto prazo nenhuma surpresa, nossos comandantes parecem que estão em estado de sonambulismo, aceitam e acreditam que ainda temos uma marinha, é, ainda existem pessoas que acham que devíamos nos espelhar nos chineses. Como????? CHINESES lançam 8/9 navios de guerra… Read more »

Pedro Bó

No dia em que estourar uma 3ª GM, ela acabará em poucas horas com a total aniquilação da vida no planeta. Pouco adiantará termos 36 ou 3600 Gripens.

Control

Jovem Adriano
Uma pequena correção: o país do berço esplendido participou de sua última guerra há 7 décadas.
Sds

ADRIANO MADUREIRA

Não,mas eu estou falando da nossa própria guerra,a do Paraguai…

Brunow

A Marinha Chinesa quer ultrapassar a US Navy na “Ignorância”, tipo Usain Bolt na reta de chegada, vamos ver quando estes navios começarem a navegar de verdade, como faz os da Marinha Americana hoje, só assim saberemos a qualidade dos mesmos…

Luiz Mendes

Brunow,

Difícil; muito difícil. Os NAes. e a força de submarinos de ataque (Hunter killers), como também submarinos os estratégicos (SLBMs.), da US Navy, são numericamente superiores, e qualitativamente inigualáveis. Nem a Rússia consegue chegar perto.

A China durante a próxima década , ainda será uma brown water navy.

Luiz Mendes

Discordo totalmente. Uma marinha de águas azuis pode projetar poder e combater em diferentes oceanos. A marinha chinesa não possui nem volume, nem poder de fôgo e muito menos experiência naval.

O máximo que os chineses podem fazer é intimidar o Japão, e olhe lá.

Rprosa

Este seu desdem quando se fala de potencial chinês ou russo deve ter alguma causa psicológica, não é preciso um grande esforço intelectual para perceber que a China pode navegar em qualquer mar ou oceano sem que haja oposição, com exceção da USNAVY, não há outra marinha no mundo que possa se opor a chinesa, nem a tão poderosa Royal Navy, pode-se ate mesmo arriscar que daqui a uns 5 anos a num cenário hipotético a PLANAVY poderia impor um bloqueio naval a EUROPA ou mesmo ao Mar da China e sema formação de uma grande aliança naval não haveria… Read more »

RAFAEL DOS SANTOS GIORGIS

Lamento frusta-lo, mas nenhum de seus vizinhos esta parado. O japão reativou total, apenas o Japão sozinho igual a frota de submarinos da China, e detalhe dentre os mais silenciosos do mundo estão no Japão.

Dalton

Rafael…
.
a marinha japonesa planeja manter uma força de cerca de 22 grandes submarinos convencionais, o que já será um grande salto dos 16 históricos além de 2 exclusivos para treinamento o que denota grande profissionalismo e sem dúvida o equipamento japonês é de primeira ordem.
.
Só que do lado chinês há o dobro de convencionais, mesmo que relativamente inferiores, ainda há vários “nucleares” incluindo alguns equipados com mísseis intercontinentais.

Top Gun Sea

Esses americanófilos têm que estarem sempre promovendo autoafirmaçao surreal como terapia ou então terão que tomar rivotril na potência máxima.

Esteves

Experiência naval…

Experiência é coisa de gente velha desempregada.

A China vai sair. E vai sair com centenas de navios.

Luís Henrique

Luiz Mendes, então sua definição de marinhas de águas azuis é a Us Navy?
Ou seja, só existe 1 marinha de águas azuis no mundo?
Está apelando colega. A Marinha Chinesa é a Segunda mais poderosa do Mundo. Pare com brincadeiras.

Tadeu Mendes

Luís Henrique,

Rússia, França e Inglaterra.

Rprosa

Caro Tadeu Mendes Vossa Senhoria como sempre de forma jocosa, submete a todos o seu crivo preconceituoso, de forma a apenas enaltecer os americanos e seus poodles amestrados da OTAN. Apenas para esclarecer, considera-se marinha de águas azuis aquela força naval que pode proceder operações em alto-mar, bem como executar expedições de longo alcance, enquanto as denominadas marinhas de águas marrons são voltadas para patrulhar as águas rasas de seu litoral ou para a guerra ribeirinha, sendo que ainda há um meio termo as denominadas marinhas de águas verdes, que condensam ambas capacidades, porém face ao diminuto poder naval se… Read more »

Ersn

Agora que foi mencionado a frota de submarinos nucleares deles parece que não acompanha o ritmo do crescimento da frota de superfície, construir SSN deve ser bem difícil mesmo para os chineses.

ADRIANO MADUREIRA

Daqui a 15 anos eles terão 300 SUBs…

ADRIANO MADUREIRA

Corrigindo Ersn:

Se manter os números atuais de produção,a china poderia ter 430 navios de superfície e 100 submarinos…

Pretensão chinesa para 2025:
comment image

ADRIANO MADUREIRA

comment image

ADRIANO MADUREIRA

comment image

Vinicius Momesso

Uma vez um general da marinha norte americana disse: “Our subs are better but not by much.”

Brunow

Neste exato momento, tem navio americano no Atlântico, Báltico, Mediterrâneo, Mar negro, Golfo Pérsico, Índico, Pacífico, Mar do Japão etc..
É isso que queria dizer em “navegar”, navios chineses não vão muito longe, excerto mar do sul da China, Índico, e algumas vezes na costa africana…

Space Jockey

Cara, esse monte de belonaves não resiste a uma chuva de mísseis, do que adianta mandá-los pro mar Negro, vão dar proteção pra uma cabeça de ponte lá ? Tem PA americano sendo filmado por drones em Ormuz, duvido que sairia ilesos por ali em caso de guerra, c ctza ficariam a uns mil km para mandarem seus caças.

Cristiano de Aquino Campos

Missil que dá em Chico dá em francisco, space Jockey.
O pessoal critica a China por copiar as Forças armadas americanas, más esquece que justamente por isso, tem as mesmas capacidades.

Space Jockey

Mas o que vc acha mais fácil, caças americanos embarcados atingirem uma potencia como Rússia ou China ou os(ou apenas um) mísseis dos defensores alcançarem o navio ? Lembrando que a distancia máxima é mil KM pra menos que esses vasos tem de estarem.

Rprosa

Achina não precisa largar sua área de atuação, os planos chineses são de conseguir a dominância de áreas como o Mar da China, o Oceano Indico, a costa da África, dominado estas áreas os chineses terão dominado cerca de 3/4 do comercio mundial, basta ver uma mapa da nova rota da seda, os chineses não querem o Atlântico ou o Mediterrâneo, nem tampouco querem ocupar o lugar de xerife do mundo.

Chen

Os EUA só navegam pelo mundo porque tem 1.000 bases espalhadas pelo mundo pra reabastecimento . Se vc exige isso de uma marinha só os EUA tem marinha de águas azuis. Os russos e chineses navegam fora da china de forma silenciosa . O governo não vai divulgar isso .

Space Jockey

Em submarinos a Rússia está igual ou melhor.

Jonatan

Em questão de silêncio, os submarinos russos estão uma década atrás dos EUA, já os chineses duas!

Luís Henrique

Quem fez estes testes? Um povo alienígena sequestrou o melhor sub americano, o melhor sub russo e o melhor sub chinês, fez os testes e depois te abduziu e implantou os resultados no seu cérebro?

Jonatan

Não meu caro gafanhoto! Os melhores aparelhos de escuta submarina foram utilizados para chegar a tal conclusão, ou acha que a URSS construía caríssimos submarinos de casco duplo a toa? Porquê acha que a China não aumenta sua frota de submarinos, na mesma proporção que sua armada de superfície? Análise os fatos,em vez de fazer torcida!

Space Jockey

Kkkk

MMerlin

Antes de entrar na WW2, a marinha americana não estava entre as 5 a nível de equipamento e não estava entre as 7 a nível de treinamento. O nível técnico da marinha japonesa era muito superior. Subestimaram, assim, os EUA. Não esperavam o parque industrial de construção americano. Os números foram impressionantes. Do outro lado, depois do ataque a PH, a motivação foi as alturas, o nível de alistamento subiu exponencialmente. Soldado motivado vale por dois. Some isso a mudanças de comando bem sucedidas e mais uma pitada ou outra de sorte ( o que de longe tira o mérito),… Read more »

Dalton

MMerlin,.. . a US Navy e a Royal Navy eram as duas maiores marinhas em 1939, a marinha imperial japonesa vinha na sequência seguida de longe pelas marinhas francesa e italiana. . Os britânicos ficaram para trás quando comparados com americanos e japoneses em matéria de NAes e aeronaves navais e os NAes americanos eram superiores, só poucos meses antes do ataque a Pearl Harbor, foram comissionados dois , Shokaku” e “Zuikaku”que de fato rivalizavam com os da classe “Yorktown”e foram apressadamente incluídos no ataque ao Havaí. . Para quem interessar possa vale a pena a leitura do livro “Sunburst”… Read more »

Ersn

Os japoneses adotavam o conceito de “batalha desisiva” para enfrentar a USN e RN ,nessa tática o poder de choque era mais importante que capacidade de aguentar uma guerra naval de atrito e sobrevivência de meios:aviões navais não tinha blindagem para aumentar alcance e carga de bombas ,pilotos usavam táticas agressivas que sacrificavam a sobrevivência de grupos aereos embarcados para aumentar a efetividade dos ataques,navios combatentes de superfície tinham treinamento para lutar mesmo a noite e com baixa visibilidade para perseguir unidades em retirada mas pouca atenção era dada aos treinamentos de evacuação e controle de avarias ,submarinos eram treinados… Read more »

Gordo

Impressionante, mas o que preocupa mesmo os EUA é a marinha Mercante Chinesa. Dinheiro, fundos de financiamento entre outros abrem muitas portas, principalmemte em Paises de terceiro Mundo.

Luiz Mendes

Gordo,

Não se pode permitir que um país comunista e ao mesmo capitalista selvagem como a China venham monopolizar o comércio marítimo internacional.

O ideal seria decapitar a China agora, antes que seja tarde de mais.

Alex Barreto Cypriano

Já é muito tarde. E quem acha que a China não vai barbarizar seu séquito de colônias e protetorados simplesmente desconhece o charme do revanchismo e a primata natureza humana. Hold on, kitty.

Luiz Mendes

Ainda não é tarde não, mas a ofensiva tem quer pesada, a nível de combate convencional, ou nuclear usando os SLBMs, o quais a China não tem como responder imediatamente.

Washington Menezes

Ha ha ha neu deu conta nem da Coréia do Norte, por medo de um artefato nuclear, vai peitar a China chega ser ridículo.

Saldanha da Gama

Ou seja meu caro, o início da 3a WW e o fim do mundo como o conhecemos….

Antoniokings

Não há como confrontar um País com 1,5 bilhão de habitantes, altamente patriotas e motivados, armados com todos os tipos de armas modernas e com a maior base industrial do Planeta.

Vinicius Momesso

Vai lá! Manda uma “cartinha” para o Trump “descer o porrete nuclear” nos chinocas para “impedi-los” de dominar o mundo e escravisar os tão pacifistas povos ocidentais.

Marcos10

Em parte Trump já fez isso ao declarar uma guerra comercial aos chineses. De crescimento de 12% aa, a expectativa é que feche esse ano abaixo dos 6% aa, com algo em torno de 5% aa para 2020.

Rprosa

Você só esqueceu de falar que a economia americana corre o severo risco de entrar em recessão, assim como a economia européia, ou seja podemos sim estar vendo uma diminuição do poder econômico na china, mas a contra golpe vemos a crise se demonstrar muito mais grave nas chamadas potencias ocidentais, estamos a presenciar o início do fim da hegemonia do dólar, e tal fato será significativo na diplomacia do século XXI

Antoniokings

O crescimento americano voltou para a casa dos 2,1% e isso com enormes gastos militares que estão corroendo seu orçamento.

Luiz Mendes

Vinícius,

Quem você acha que vai desaparecer do mapa em menos de 10 minutos?

Você sabe aonde estão posicionados os SLBMs. da USN ?

Vinicius Momesso

Isso é segredo de estado. Cuidado, assim coma a China “desaparecia do mapa em apenas 10 minutos” a cidade onde você mora, poderia padecer do mesmo fim.

Tadeu Mendes

Vinicius,

Minha cidade está fora de alcance dos ICBMs. chineses.

Vou repetir pela milésima vêz aqui no blog: somente a Rússia pode acabar com os EUA.

Cristiano de Aquino Campos

Sua cidade esta fora do alcance de misseis intercontinentais. Tu mora em marte?
Mesmo que a sua cidade não seja o alvo, as cidades americanas são, e que não tiver a sorte de morrer no cogumelo, vai morrer lentamente pela radiação, incluso você na sua cidade.

Rprosa

Desculpe lhe contrariar mas a China pode sim atacar os EUA, talvez não com o impacto e poder destrutivo de um ataque russo, mas pode infligir pesadas baixas. Vale lembrar que o DF-5 tem um alcance estimado de 12.000 a 15.000 km, o DF-31 lançado por submarino tem um alcance estimado de 5.000/8.000 km e o DF-41 além de possuir um alcance de cerca de 15.000 km, pode carregar até 10 MIRVs e engôdos, podendo alcançar qualquer parte do globo. Cabe ainda ressaltar que a China nunca divulgou o numero de suas ogivas, havendo tão e apenas estimativas, havendo a… Read more »

Alison Lene

Falou quem sabe… kkkkkkkkkkkkkkk

Fred Cesar

Acho que você não entende muito das consequências de um conflito nuclear mesmo que limitado. Há alguns anos, foi levantado o que ocorreria se India e Paquistão se atacassem mutuamente. Estamos falando de duas potências médias com arsenal limitado. Os modelos apontavam que as cinzas das grandes cidades destruídas destes dois países já teria o potencial de deflagar um inverno nuclear em todo planeta. Ou seja, quebra de safras, fome, doenças em escala global. Imagina destruir cidades Chinesas e sua infraestrutura? Americanos sabem disso, Chineses também. Não há chances de isso acontecer. A briga ali se dará pela economia (o… Read more »

Rprosa

Estranho você defende colocar um fim da dominância capitalista/comunista chinesa. mas ao mesmo tempo defende a manutenção da dominação capitalista americana, não seria mais inteligente defender viver num mundo onde todos fossem iguais e que uma país não pudesse atacar o outro apenas para satisfação dos deus interesses pessoais, e antes que se fale que isso e ufanismo, basta lembrar que a criação da ONU foi com base neste sentimento, ate ser prostituída pelos interesses do clube do megaton.

MMerlin

Se fosse uma iniciativa isolada, seria um custo político altíssimo para os EUA.
O que vemos ainda, é o claro apetite expansionista chines, principalmente relacionado ao Mar da China e Taiwan.
Teremos um noção da tolerância mundial em relação a China quando, e se, esta vontade se confirmar.

Delfim

Incluindo os hiper-cargueiros Valemax que eram da Vale e os chineses apertaram até que lhes foram vendidos.

ANTONIO CRUZ

Vejo comentários mas o que as pessoas não se dão conta é que na vida real se tem dois oponentes de peso há o maiori risco de haver um conflito de peso… E isso significa milhões de mportes e ta na cara que a China num ta se armando pra se defender mas pra atacar… A China num tá enchendo o país de defesas tá construindo navios pra ataque à longas distancias, quem seriam seus alvos? Rússia? Coreia do Norte? Cuba? Venezuela? NÃO ! O único país que é suficientemente forte pra impedir a expansão do império chines, do império… Read more »

Mgtow

kkkkk…que balela.
Muito paises da Africa que fazem parceria (ganha-ganha) com a China vão indo muito bem, obrigado. Não se vê ninguem escravizado. Ja o que as potencias ocidentais fizeram com os mesmos…..

ANTONIO CRUZ

Vc não vê países escravisdados ou vc concorda com o que acontece na Coreia do Norte, na Nicarágua, Cuba, Venezuela ? A China se armando e muito não é pra se defender isso tá claro e a China estando de igual pra igual com a maior potência bélica vc acha que e os chinas vão pedir com licença pra dominar países menos armados como o Brasil ? SE LIGA…

RAFAEL DOS SANTOS GIORGIS

Até negarem suas condições, depois o pau canta!

Antoniokings

É isso Mgtow.

Percebe-se claramente que a China está trazendo desenvolvimento ao Continente Africano e, inclusive, as guerras por lá diminuíram bastante.
Novos tempos!

leonidas

Na verdade a China é paciente e quer estar pronta para que na hora que perceber que pode dar um soco forte, virar a mesa. Não vejo anseio de atacar os EUA, a China precisa deles vivos e bem e no tocante aos americanos no meu ver a China deseja manter eles fora de sua vizinhança através da cooptação do regime das nações vizinhas, seja por apoio a politico amistosos a Pequim seja (havendo contexto internacional para tanto) através da deposição pura e simples via apoio militar ou mesmo intervenção. As pessoas não devem se enganar com os Chineses, eles… Read more »

ANTONIO CRUZ

Talvez a China não queria atacar o EUA mas a China bem armada o EUA não vai ataca a China pra defender seus páises aliados… E comunistas não gostam de comprar preferem tomar o poder, as nações e transforma-las em colônias como a antiga URSS.

Luiz Mendes

Leonidas,

Pergunta ao Vietnam e ao Japão querem cooperação com a China.

Cristiano de Aquino Campos

O Vietnan, acho que sim, pois foi com apoio Chines que não viraram mais um estado americano.
Quanto ao Japão, eles dizimaram milhões de Chineses por puro capricho durante a segunda guerra mundial, acho dificil.
Históricamente, ao longo de milhares de anos de história da Asia, a China nunca invadiu outros paises, eles sempre agiram de forma defensiva, a grande muralha esta ai para provar. Ali quem mais invadiu e pilhou foi o Japão.

Control

Jovem Antonio
China e EUA são potências nucleares e, portanto, é improvável um conflito convencional entre elas.
A destinação mais provável para a marinha chinesa é o seu uso para mostrar a bandeira e “convencer” países sem poder nuclear a se adequar aos interesses do império chinês (papel que a RN fazia nos tempos áureos do império britânico). É para quando houver a necessidade de convencer países como o nosso a se comportar e seguir direitinho os ditames chineses.
Sds

Renan

Gostaria muito de saber o valor de cada uma destas embarcação para exportação
Assim ter uma idéia se é viável ou não para o Brasil

Mauro

Eu já me fiz essa pergunta também. Minha ideia seria de comprar duas fragatas, dependendo do preço, para aguentar até que as Tamandaré sejam concluídas, seria uma mudança radical, pois estes barcos usam equipamentos não ocidentais, exceto se o Brasil conseguisse convencê-los a adotar outros recheios, o que se tratando da China, é pouco provável. Mas há um outro fator, os “protestos” dos já impacientes EUA com a presença dos chineses na América do Sul… isso existe e é real, nunca vi ninguém comprar nada desse porte na América do Sul. Mas dependendo do preço e de como se negociar,… Read more »

Peter nine nine

Adoptar equipamento ocidental iria inviabilizar a principal potencial vantagem, o preço.

Renania

Imagina tudo que for possível do mercado nacional isso poder ser útil ao Brasil

Mgtow

Rapaz!! Isso é brutal!
A minha admiração pelos chinas só aumenta. Um país totalmente agrário ha menos de 50 anos atrás, e que foi constantemente agredido no passado, tirou valiosissimas lições. E hoje passa o rolo compressor e bota a pic…na mesa numa beligerância necessaria. Com esses abutres invasores e escravagistas do ocidente só se dialoga com um porrete na mão.
Uma salva de palmas para a China. Deslikes de fanboy histéricos não mudam a realidade do fatos.

Mgtow

Exatamente Galante

Miguel

Perfeito

Luiz Mendes

Mgtow,

A China comprou uma empresa chamada Corona, lá na Colômbia, e quando completou 1 ano, os chineses exigiram dobrar a produção e ao mesmo tempo reduzir a carga horária semanal.

Boa sorte aos países que se tornam prêsos aos tentáculos chineses.

Rprosa

Vamos falar de capitalismo selvagem então, que lucro teve a Letonia, Estonia e Lituânia em se adequar as normas da UE, que lucro tiveram países como Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Bulgária, Albânia. Macedônia, etc em se adequar as politicas econômica se fiscais da UE, hoje estes países são meramente exportadores de mão de obra, suas empresa nacionais foram tomadas pela multinacionais estrangeiras, vivem na berlinda da comunidade européia, assim como grande boa arte da indústria de base foi sucateada, exempla claro e incontroverso é da Ucrânia onde industrias como de aviação, metalúrgica, mineração, química e naval estão sucateadas e em… Read more »

Jonatan

Rprosa, a maioria desses países tiveram um salto em qualidade de vida nos últimos vinte anos, com aumento do IDH e renda per capita! Muitos desses países eram totalmente desendustrializados, apenas exportação carvão para a URSS, e dependiam da indústria soviética para tudo. Muitas das empresas que você cita, eram estatais ineficientes fadadas a desaparecer com a queda do comunismo, e assim se deu! Muitos aqui nesse fórum se dividem em torcer contra ou a favor dos EUA ou China! Ninguém se atém a realidade!

Alison Lene

Acabou de mostrar que desconhece a realidade do Baltico…

Jonatan

Os países bálticos são os mais desenvolvidos entre as ex repúblicas soviéticas! Vá pesquisar em vez de se doer por um estado extinto!

Jota Ká

Neste aspecto em particular, acho que os chineses estão fazendo exatamente (copiando?) os que os capitalistas brasileiros da 3G capital fazem há décadas.
Me refiro aos financistas Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles, e Carlos Alberto Sicupira, especializados em comprar empresas (no Brasil, depois no mundo) e adotarem seus modelos de gestão, com corte violento de custos e metas ultraambiciosas.

Pedro

Na verdade, para eles, eles estão retomando o poder que eles acham que possuem “abaixo do céu”, só a China.

Miguel

Nação. Não entrega suas riquezas. Militares Nacionalistas. Presença e planejamento estatal. Chefes de Estado que não batem continência para outras bandeiras. Tai o resultado!!

Leonardo Costa da Fonte

Igualzinho a Argentina e Venezuela…estaí o resultado kkkk. Mude para lá. Vamos ver a Argentina, em 6 meses. Ela já está quebrada. O novo governo promete quebrar ainda mais….

Mgtow

Igualzinho Venezuela? Não minion, não jogue fumaça. Vc sabe exatamente quem entregou a sua base de lançamento de foguetes ao Tio Sam. Vc sabe exatamente quem abriu mão dos privilegios que o seu pais tinha na OMC para agradar o Tio Sam. Vc sabe exatamente quem abriu mão de vistos para turistas americanos transformarem aqui num paraiso sexual culckoldizando sujeitos como vc. Essa inversão de retórica para proteger o reizinho de vcs não cola mais. Adote outra tática.

Jonatan

Mgtow, quantos satélites foram lançados durante o governo PT? Quantos avanços houve no projeto Brasileiro de lançar um sistema próprio de GPS, colocar uma sonda nacional em Marte, ou colocar com nossos próprios foguetes um homem no espaço ou na Lua? Nada. O governo PT em nada mudou a política medíocre de FHC, e continuamos a ser o país colônia e tecnologicamente atrasado que sempre fomos! Lembre-se disso quando for defender qualquer governante destepaiz!

EduardoSP

Essa é a vantagem da democracia. O povo argentino escolheu um caminho há 4 anos, agora resolveu mudar. O mesmo aqui. Por 14 anos os brasileiros esvolheram um caminho, depois de um interregno, escolheram outro.
E cada um que sofra as consequências das duas escolhas.

Rprosa

Me desculpe a ignorância mas explica para um um leigo como eu o que a China tem a ver com a crise venezuelana e argentina?

Miguel

Quem quebrou a Argentina foi o neoliberal do Macri. Aliás foi cantado em prosa e verso quando eleito por aqui.

Fernando

Claro. Antes do Macri a Argentina era um país de primeiro mundo.

Mauro

O que foi roubado em 14 anos, aqui dentro e via BNDES lá pra fora doado a ditadores amigos, daria para fazer o dobro disso aí, não esqueça disso… fora o que foi dado para a imprensa, apenas uma rede de TV, recebeu apenas em propaganda, só uma em propaganda segundo dados oficiais, mais da metade da previdência do Paulo Guedes… não quebramos porque somos grandes demais, até mesmo para os 14 anos de pilhagem.

Antoniokings

Ih!!!!
Que papo furado.

Miguel

O país que mais recebeu financiamentos do BNDES foram os EUA.

Fernando

“bater” continência

Burgos

Enquanto isso no Brasil !!!
Uma briga danada pra construir 4 Corvetas !!!?‍♂️

Alex Barreto Cypriano

Não eram Navios Classe Tamandaré, depois de toda a celeuma em torno da classificação -se corvetas ou fragatas? Uma coisa é certa: não é um navio baseado em projeto existente – não existe MeKo A-100 de 3500 toneladas com capacidades de combate de fragata. Devíamos chamá-la classe grande ornitorrinco…

Flavio H.M.CO

É uma verdadeira mistura de projeto é algo entre a A-100, que muitos dizia que era pequena , e a A-200 (sonhos de muitos aqui, na própria apresentação da MB falou que eram baseada na A-200.
A mistura se dá basicamente por se adotar a “simplicidade” da A-100 no casco da A-200. As Tamandarés é um meio termo.

caio

nada de novo! compramos mais um projeto, daqui a pouco compraremos um projeto de tanque, um projeto de heli de ataque, um projeto de porta aviões,e por ai vai… afinal ainda um projeto de nação.

Francisco Herês

Lá não tem democracia, o partido comunista decide e pronto, o povo não opina em nada, a maioria vive ainda em condições feudais. Diferentemente daqui, que até para extinguir impostos o judiciário não deixa, não tem nem comparação, governar com mão-de-aço é uma coisa, já outra bem diferente é governar com um monte de parlamentares ladrões e um judiciário parasita.

Oiseau de Proie

Todos os pedidos de abertura de processos contra os integrantes da quadrilha da helicoca são sempre negadas ou arquivadas até prescreverem neste pais…na Política brazileira o réu não precisa provar sua inocência…basta ter foro que é inocentado…fatos…gravações…denuncias…tudo isso é irrelevante…e quando vai preso passa um mês na cela e sai pelas portas da frente com uma tornozeleira de brinquedo…os ladrões do país estão disseminados em todos os partidos políticos e a maioria ainda se encontra no comando do país…alguns a justiça manda prender…mas tem juiz que manda soltar…afinal a justiça não é igual para todos…nem todos são iguais perante a… Read more »

ADRIANO MADUREIRA

Perguntinha inocente de leigo:

Valeria a pena comprar navios chineses(ou de outro país) só no osso,talvez apenas com a motorização para equiparmos com equipamentos ocidentais ou nacionais?

ainda mais vendo que o ritmo de entrega deles é rápido,já que os chineses conseguiram até entregar até 20 destroyers type 052D em apenas sete anos,construiu e entregou desde 2012, 60 corvetas type056(Classe Jiangdao) num ritmo formidável,mais de oito navios em média…
O valor unitário de cada navio é estipulado entre €85-90MI de euros…

comment image

ADRIANO MADUREIRA

comment image

ADRIANO MADUREIRA

Type 052D

comment image

Fernando "Nunão" De Martini

Adriano,
Os preços de navios de guerra chineses são mais baixos, de fato, mas não absurdamente baixos, como mostra essa matéria:
https://www.naval.com.br/blog/2017/08/18/quanto-custa-um-navio-de-guerra-feito-na-china/

ADRIANO MADUREIRA

Mas digamos que hipoteticamente fosse possível adquirir só os navios “crus”,sem recheio,seria vantajoso?

Ou apesar dos valores meus não estarem corretos,valeria a pena comprar umas poucas 056 como complemento?

Marcos10

O que custa caro é justamente o recheio. Então na haveria muitos ganhos.

carvalho2008

Numa regra genérica afirma-se que 40% do total é a eletrônica e armas

ADRIANO MADUREIRA

Obrigado Fernando…

Top Gun Sea

Tio San não deixa!!! Essa negação está incluso quando um presidente de outra nação bate continência para a bandeira USA.

Luís Henrique

Para mim, sempre valerá a pena a construção de equipamentos militares aqui mesmo, no nosso país. Por mais que possa demorar um pouco mais a entrega ou que possa custar um pouco mais. Traz benefícios gigantescos, gera empregos, renda, tecnologias, etc.

α Tau

Os eua estão sendo ameaçados pelos Chineses em quase todas as áreas…E isso vai dar mer@#$…Tenho muita pena de quem presenciar a próxima grande guerra, vai ser muito estrago…Não poderemos correr, nem se esconder…

Jonatan

Já é fato que o fim da história é um erro, e que os EUA não serão a única superpotência. Terão que medir forças com a China pelo controle do mundo, e correr muito se quiserem se manter como a principal potência Mundial! Os EUA devem se modernizar rapidamente e se projetar para um conflito em larga escala com Rússia e China se quiserem manter seus aliados na Europa e na Ásia! Nessas horas preferências políticas e nacionais falam alto, mas devemos analisar objetivamente a capacidade de cada umam destas potencias! Há um equilíbrio de forças, não uma superioridade real… Read more »

alexandre

Os chineses estão se preparando pra guerra, são expansionistas, quando tiverem condiçoes de encarar a marinha americana, vão invadir Taiwan e a guerra vai começar igual Hitler..

Jonatan

Esse é meu receio! Só o tempo dirá até onde o expansionismo chinês nós levará!

Peter nine nine

So não sejamos hipócritas quando se referir expansionismo…. Expansionismo chinês é tão legítimo quanto qualquer tipo de expansionismo de outro país, inclusive o americano e, por consequência, dos seus aliados.

Jonatan

Se você acha que uma ditadura totalitária mandando Strike groups para intimidar democracias, é o mesmo que a maior democracia do planeta fazendo o mesmo com tiranos do oriente médio, tenho certeza de que vive em um país livre!

Contribuinte.

Eu sinceramente espero que nossos líderes mesmo sendo uns merdas não ignore os novos desafios e invista em poder de persuasão para quê caso no futuro se iniciar uma conflito o Brasil consiga se manter de forma neutra sem se envolver Mas para que isso aconteça temos que ter capacidade de defesa e persuasão e independência acima de tudo para não repetir os erros da primeira e segunda guerra Mundial. O risco de ser usado e arrastado para lutar uma guerra que não temos interesses pelo simples fato de não possuir capacidade de defender a nossa soberania não é descartada…… Read more »

Wellington

De um chefe de estado que bate continência à bandeira norte-americana e solta um “I love you” não correspondido não dá pra esperar neutralidade

Fernando

meu deus do céu. você não sabe nem que a diferença entre “bater” e “prestar” continência, fala dessa fake de “i love you” e ainda quer comentar?

Eduardo

E aqui os militares estão mais preocupados e com a aposentadoria

SmokingSnake ?

Só se constrói nesse ritmo quem pretende iniciar uma guerra logo, que nem a Alemanha fez. A China já disse várias vezes que vai anexar Taiwan e Hong Kong nem que seja por meio da força, muitos não acreditam, ainda tem todo aquele mar e costas de outros países que eles já tem tomado. Capaz de sobrar até para a Austrália e Nova Zelândia, ops esse último os entreguistas de esqu.erda já entregaram o país praticamente todo para a China. A Austrália é riquíssima em minerais, tem vastas terras e uma população muito pequena que não daria conta de se… Read more »

100nick-Elâ

Hong Kong já é da China; se quer fazer seus comentários idiotas e ideológicos, pelo menos estude e fale com propriedade, pelo menos suas baboseiras não se transformam em estrume.

sub urbano

A China é um país pacífico. Um gigante gentil.

α Tau

“sub urbano A China é um país pacífico. Um gigante gentil” Vc tá de gozação né?!…Na invasão ao Tibete mais de 6000 templos foram destruídos…O povo do Tibete teve sua cultura vandalizada e seu povo massacrado…20% da população tibetana(1,1 milhão de pessoas) morreram em consequência de assassinatos, fome ou de más condições de trabalho… Na invasão, dos 6.268 monastérios tibetanos(a maior parte composta de todo um patrimônio sócio cultural de construções seculares) apenas 14 continuaram de pé e a conta apresentava ainda 100 mil tibetanos em campos de trabalhos forçados… Hoje as cidades estão totalmente tomadas, seja economicamente, em arquitetura,… Read more »

Delfim

Se o Ocidente entraria em guerra com a China por uma Ásia distante ? A Europa entrou por uma Polônia e resultou numa guerra de 6 anos. E a China apesar dos pesares não chega junto do monstro nazista. Algo a se considerar.

Luís Henrique

O Brasil não pode competir com a China, são 1,2 bi de homens a mais e uma economia 8x maior. Mas podemos começar a fazer um bom trabalho. Com as políticas certas, aumentos sucessivos no orçamento de defesa, redução dos gastos com pessoal e a previdência militar controlada e reformada, o Brasil tem tudo para despontar como uma potência militar nas próximas décadas. Podemos atingir o poder militar de países como Japão, França, Reino Unido no curto para médio prazo. E em longo prazo podemos superar o poder militar destes países. Mas se continuarmos fazendo M… nunca chegaremos a lugar… Read more »

caio

Luis eu já acho que não e poder, mas sim permitirem o Brasil ter este poder. pois se nos pautarmos só na relação PIB/orçamento militar, temos os EUA gastando 3,5 do seu PIB em defesa o Brasil 1,5. Se elevássemos ao mesmo nível, teríamos pelo PIB de 2018: 70 bilhões de dólares, para despesas militares, isto seria um escândalo para: POLITICOS estrangeiristas e traíras, EMPRESARIOS estrangeirista e traíras, IMPRENSA estrangeirista traíra, INTELECTUAIS igualmente estrangeiristas e traíras DE TODOS OS LADOS. Estes apontariam todos os nossos problemas, para os quais melhor serveriam este dinheiro; do impossível contrario, bastaria pouco mais de… Read more »

Luís Henrique

Caio, concordo. Por isso eu defendo há anos que os militares deveriam se “livrar” do peso político que é o pagamento de “aposentadorias” e pensões dentro do orçamento da defesa. Este gasto representa 50% do total do orçamento. Caso fosse aprovada uma lei para transferir este pagamento para a Previdência social, o orçamento da defesa despencaram para 0,7% do PIB. Uma campanha de conscientização, demonstrando que 2% do PIB é o Mínimo da Otan e menos do que vários países investem, acredito que poderíamos atingir 2% após vários anos com sucessivos aumentos. Isto já seria suficiente para o Brasil se… Read more »

VovozaoR Bozo

……só para receber o soldo……e irão negativas tudo que postei….

Renato

Independente de política internacional, o Brasil tem que ter um programa de estado para o fortalecimento de suas forças armadas.
Isso é crucial para qualquer país.
Ninguém ataca ou intimida nação que tenha recursos de resposta militar.

Jonathan Pôrto

Outra República democrática Comunista com ardente desejo pela PAZ !!!

José

Vcs falam em terceira guerra mundial !! Se houver de fato não ficará se quer uma formiga viva na face da terra !!

Ronaldo

Impressionante a capacidade de entender o mundo que algumas pessoas possuem. Acreditam mesmo que a China está construindo esse poderio bélico apenas para se defender? Não entenderam nada da história da humanidade.

Amauri Soares

E não vai demorar MT não pra essa marinha ser a maior e mais poderosa do mundo , se seu inimigo tem 100 navios construa 300 .

Paulotd

Falando sério: precisamos de 72 Gripens e 8 Scorpenes para termos alguma capacidade de proteção significativa. FAB precisa comprar o RBS 15.

Luiz Camilo Francischinelli

Não se preocupem, quando a próxima guerra estourar, não vai dar tempo pra usar essas máquinas de guerra. Dois ou três mísseis balísticos de cada lado e um abraço. E se vai o mundo

Fabio Araujo

A Marinha Chinesa anunciou hoje que esta comissionando o Porta Aviões Shandong CV-17, a coisa lá é feita com tanto segredo que só hoje no dia do comissionamento é que o governo chinês anunciou o comissionamento e o nome do Porta Aviões!

Fernando

Essa foi a publicação que mais apareceu no “Artigos para você” dos esquerdistas. Um monte de comentário falando sobre “bater” continência, sobre a fake do presidente ter dito “i love you”, entreguista etc. Uma besteira maior que a outra.

LUIZ C M BRANDAO JR

Mesmo com todo o evidente e/ou inegável crescimento chinês em diversos aspectos, todos indubitáveis, à exceção de alguns que vão desde a realidade interna precária para a grande maioria da população do interior, que ainda vive nos anos 50 e de que sua industria e capacidade naval não pode se igualar com a capacidade ocidental em todos os sentidos. Muitos se esquecem ou ignoram a natureza “atlântica dos eurodescendentes” americanos, e nesse campo específico da operação de porta-aviões, a China ainda terá muitas dificuldades em alcançar os mais de 80 anos de experiência em operações aeronavais dos EUA e de… Read more »

LUIZ C M BRANDAO JR

CV-17 Shandong, considerado pr muitos como um “navio-escola”…