O segundo destroyer Type 055 da China (classe Renhai na designação da OTAN) foi recentemente comissionado pela Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy ou PLAN). O navio tem o nome de Lhasa (拉萨), a capital do Tibete e recebeu o indicativo visual 102.

Imagens de satélite do Google Earth/Maxar Technologies de 27 de janeiro de 2021 mostram o navio com seu indicativo ‘102’ pintado no convoo. O navio estava atracado em uma instalação de desmagnetização na base naval de Yulin, na Ilha de Hainan.

O jornal tibetano Lhasa Daily relatou em 2 de março de 2021 que o Vice Prefeito de Lhasa viajou para uma base naval em Qingdao para visitar os oficiais e marinheiros do Lhasa. A estação de TV local Lhasa TV também publicou uma reportagem e foi autorizada a filmar o interior do destróier. No entanto, a data exata de comissionamento não foi informada.

Como o primeiro navio da classe, o Lhasa foi construído pelo Estaleiro Jiangnan Changxing em Xangai e se juntou ao 1º Destacamento de Destróieres da Frota do Mar do Norte da PLAN.

Os destróieres Type 055 são os maiores combatentes de superfície atualmente sendo construídos no mundo com um comprimento de 180 metros, uma boca de 20 metros e um calado de 6,6 metros para um deslocamento de carga total de cerca de 13.000 toneladas (em comparação com o cruzador da classe Ticonderoga e o destróier da classe Flight III Arleigh Burke da Marinha dos EUA, ambos com 9.800 toneladas ou o Type 45 da Royal Navy com cerca de 8.500 toneladas).

Sua designação oficial da PLAN é “destróier da classe de 10.000 toneladas”, enquanto o Departamento de Defesa dos EUA os chama de “cruzadores” desde 2017.

O primeiro navio da classe, Nanchang foi lançado em 28 de junho de 2017 no Estaleiro Jiangnan Changxing em Xangai e o segundo foi lançado em abril de 2018 no mesmo estaleiro. Mais dois Type 055 foram lançados em 2018, mais dois em 2019 e mais dois em 2020, elevando o total de cascos atualmente na água para oito unidades. O primeiro navio da classe, o Nanchang (101), foi comissionado em 12 de janeiro de 2020.

O primeiro Type 055, Nanchang (clique nas imagens para ampliar)

O sistema de armas atual do Type 055 inclui:

  • 1 x canhão principal H/PJ-38 de 130 mm
  • 112 VLS
  • 1 x CIWS AH/PJ-11 com uma taxa de 10.000 tiros/min
  • 1 x lançador de mísseis HQ-10 de curto alcance
  • Lançadores de chamarizes
  • Torpedos ASW

Os VLS são divididos em duas áreas: 64 células na proa e 48 células à ré, bem em frente ao hangar duplo do navio. Eles são do mesmo modelo que aqueles usados ​​no Type 052D, compatíveis com mísseis de lançamento a quente e a frio graças ao conceito de Lançador de Canister Concêntrico (CCL).

Segundo o site East Pendulum, todos os mísseis chineses cujo tamanho não ultrapasse 9 metros de comprimento e 0,85 metros de diâmetro podem ser lançados dessas células VLS, desde que o sistema de combate seja compatível.

A PLAN está definido para equipar seus primeiros Type 055 com mísseis antiaéreos HQ-9B com um alcance de 200 km, mísseis antinavio YJ-18A, um novo tipo de míssil antiaéreo de médio alcance e mísseis de cruzeiro de ataque terrestre com base na família YJ-18, ou seja, praticamente os mesmos já encontrados nos destróiers Type 052D. Também é provável que o novo míssil antisubmarino Yu-8A esteja entre as armas do navio.

Imagens do Lhasa

A última foto é bastante simbólica: uma nova geração de combatentes de superfície apoiados pelo rolo compressor econômico da China (representado pelo Distrito Financeiro de Lujiazui ao fundo)

FONTE: Naval News / East Pendulum

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

As “democracias” do ocidente estão caindo e os países menos democráticos estão indo com tudo, uma frase que eu gostei, é “o desmoronamento da democracia ocorre por dentro dela mesma” essa frase foi dita por um líder de Singapura país “liberal” onde todos esquecem que praticamente um partido domina tudo, punições com chicote e morte e homossexualidade é crime, kkkk é rir para não chorar…

China o país socialista mais capitalista do mundo…..

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
nonato

Nos Estados Unidos, donos de TVs, movimentos raciais, partido político que defende drogas e imigração ilegal estão destruindo o país…
Ou seja, destruição interna com o auxílio da China.
Trump tentou reverter a situação.
Mas não é fácil lidar com máfias…

João Vitor

Não cidadão…o Trump comandou um ataque físico a sede legislativa de seu país, é um líder talibã de peruca e bronzeado exótico.

O que mina as democracias ocidentais são os movimentos anti-politica, sem política sobra apenas a sociedade dos tiranos.

Ou aprendemos a defender nossa democracia ou a China vai nos ensinar o método dela de fazer política.

Defensor da liberdade

“partido político que defende drogas”

Veja os dados de antes e depois da criminalização das drogas, e tire suas próprias conclusões. Mesmo proibido os EUA estão enfrentando uma crise de opioides sem precedentes. Se é proibido e tem polícia na rua prendendo drogas, era para o consumo diminuir.

Mondelo

Os panacas defensores da liberação das drogas (em sua maioria tudo um bando de drogado) também são responsáveis pela decadência cultura da civilização Ocidental.

Defensor da liberdade

Sim, Friedman era um morador da cracolândia.

https://youtu.be/v9Y-n2PIR3I

Mondelo

“Defensor da liberdade” eu não escrevi que todos os panacas teriam que viver na cracolandia (afinal panacas podem ser encontrados em todos os lugares), falei que a maioria tem uma queda por entorpecentes.
São duas coisas muito diferentes, ok?

Last edited 3 anos atrás by Mondelo
zgtt

comment image

Allan Lemos

O conceito de democracia foi deturpado, hoje ela não passa de uma ilusão.

Rodrigo

Socrates, Platão, Solon e outros filósofos ja falavam o quão falho era a democracia, e me perdoem se alguém ficar ofendido, mas Mussolini estava certo, as democracias ocidentais são decadentes.

Karl Bonfim

Obs. Isso é capitalismo de Estado…

Adriano Madureira

Mas não pense que chineses são acomodados, eles sabem o valor do significado da palavra disciplina, assim como em muitos países asiáticos…

Matheus S

Exatamente.

Um bom vídeo sobre a missão no Golfo de Áden:

Mondelo

mk48, como a nossa marinha pode ser mais adestrada que a chinesa, se praticamente nem temos navios para adestrar?

Matheus S

Só nesta semana, se têm informações sobre exercícios navais, o PLAN realizou exercícios com três navios de contramedidas de minas Type 081 em uma área não revelada, os navios assim como um grupo de caça sob o Comando do Teatro do Norte do PLA. Uma fragata de mísseis guiados junto a uma flotilha do PLAN sob o comando do Comando do Teatro do Sul saiu para realizar uma missão de patrulha marítima e prontidão para o combate. A 36ª Força Tarefa de escolta naval chinesa retorna das missões, levando 184 dias para completar com sucesso as 38 missões de escolta… Read more »

filipe

A última vez que a China foi combater foi em 1975 na Guerra do Vietname , depois passou a ser um país pacífico e mais desenvolvido , mas os Chineses combateram com muita intensidade entre 1935 até 1975 (2 ª Guerra Mundial, Guerra Civil , Guerra com a URSS, Guerra com a Índia, Guerra da Coreia, Guerra do Laos , Guerra do Vietname) , pós 1975 talvez esse geração de Chineses nunca combateu , mas é um geração mais bem instruída e disciplinada.

Adriano Madureira

O primeiro navio da classe, Nanchang foi lançado em 28 de junho de 2017 no Estaleiro Jiangnan Changxing em Xangai e o segundo foi lançado em abril de 2018 no mesmo estaleiro. Mais dois Type 055 foram lançados em 2018, mais dois em 2019 e mais dois em 2020, elevando o total de cascos atualmente na água para oito unidades”.

Isso sim é eficiência !

Quem sabe o Estaleiro Jiangnan Changxing possa construir umas classe Tamanduas falsificadas para nós enquanto as verdadeiras não chegam…



Tiago Gimenes

não dá ideia, essas falsificadas seriam melhores que as originais a ponto das nossas se tornarem as genéricas kkk

Antoniokings

O Dragão está se preparando.

Adriano Madureira

Claro, tem um inimigo poderoso e que adora agir na surdina com golpes sujos usando a desculpa da democracia e liberdade, ou quando age abertamente ,prefere ir com seus asseclas o qual se dá o nome bonito de coalisão, realmente um belo nome, mais bonito do que jagunços ou capangas…
comment image

Ed Sanches

Agora eu sei como se sente um torcedor do Vasco da Gama assistindo o campeonato Brasileiro.

Fernando Veiria

Pelo menos os chineses fizeram o contrário do Brasil. Ambos os países pensaram em ampliar suas marinhas. Os chineses fizeram isso construindo navios e o pessoal era a parte mais fácil, afinal chinês é o que não falta no mundo.

Já o Brasil antes de aumentar seus meios, aumentou o pessoal. Deu no que deu.

Piassarollo

Entendi o que vc falou, o volume de navios não é compatível com o volume dos treinamentos. Pelo menos os treinamentos de maior envergadura. Mas provavelmente esse quadro vai mudar em pouco tempo face aos novos compromissos mundiais da PLAN

Mgtow

Meu amigo, vc acha que um investimento assombro desse e um nivel de planejamento nunca que os chineses estão fazendo não servirá de nada? Aonde vc quer chegar cara?

Washington Menezes

Cada vez que a China da um passo adiante vem sempre alguém aqui pra desmerecer o trabalho deles, sinceramente é pura inveja

carvalho2008

No primeiro mês….provavelmente voce vai apanhar pilotando… No segundo mês…voce ja aprendeu a passar as marchas…. Depois de um ano….voce já faz curvas perigosas de alta velocidade… Quantos anos em mar com o mesmo equipamento você acha que o marinheiro precisa? Não estão em terra….estão em mar….e com dinheiro para lá ficar….molhando os pés…e estão exercitando….qual a preocupação? saber como movimentar SSK e identifica-lo…eles tem mais de 40 deles para treinar…operações de convés? de hangaragem? isto já foi….ja estão no terceiro….neste momento ja estão melhores doutrinados que russos…sem interrupções por grana e manutenção… Doutrina para explorar seus equipamentos numa tecnica,… Read more »

carvalho2008

Mas eu não disse que não existiriam …uai….

Mondelo

Mas para aprender a pilotar uma Ferrari, você tem que ter uma pelo menos para poder praticar.

Fernando Veiria

Eu entendi o que você disse e sinceramente é um ponto que eu sempre pensei também. Não vejo notícias de onde a China forma tanto marinheiro. É um ponto interessante e vale a discussão. Pensando no caso da Ferrari, eu penso que eu vou aprender a pilotar uma Ferrari se eu tiver a chance de ter uma ou a oportunidade de pilotar uma. Imagino que os chineses estejam treinando seus pilotos de Felali (desculpa, é mais forte do que eu). O que eu quis dizer é que o Brasil treinou centenas de pilotos de Ferrari que nunca vão colocar as… Read more »

Agressor's

O exército chinês é extremamente treinado e disciplinado. É só prestarem atenção num desfile militar deles pra terem uma ideia. Ser militar na China é a carreira dos sonhos naquele país. Por isso, só os melhores dos melhores conseguem. A Rússia por sua vez tem mais experiência em conflitos. A Rússia tem e sempre terá um grande poder de fogo, mesmo em épocas bem ruins. Uma dentre outras virtudes destas nações é sempre fazer bem com bem menos recursos. Esse é o grande diferencial que faz destas potências uma ameaça real e direta ao poder hegemônico dos eua! O desejo… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Matheus S

Galante, eu sabia que você pegava algumas imagens chinesas de algum lugar da internet, entretanto, essa última foto assim como a descrição me mostrou exatamente onde você acompanha o desenvolvimento militar chinês. Fico feliz de saber que você acompanha nesse lugar exatamente. Porém, devo te avisar que existem muitos outros lugares onde você pode buscar informações sobre o mesmo tema e alguns sites até mesmo em chinês , alguns específicos como acompanhamento de treinamentos e outros mais politizados como debates geopolíticos onde muitos temas são debatidos. Isso seria uma melhoria incremental na qualidade de conteúdo da Trilogia Forças de Defesa.… Read more »

Matheus S

Entendi. Sutil, muito sutil.

Mgtow

Galante aqueles canais tv CGTN são muito bons tambem.Eu sei que vc deve assitir tambem.

CRSOV

Enquanto isso os 4 estrelas da Marinha Putênfiana felizes com suas mordomias e status social se conformam em comandar uma Marinha sucateadas com cacarecos !!

Andromeda1016

Os chineses precisam construir navios cada vez maiores pois ainda adotam motorização antiga com motores até 3 vezes maiores que os adotados pelas marinhas mais modernas mas que são muito menos eficientes e potentes.

filipe

Acho errado esse seu ponto de vista, os Chineses são a nação que mais se modernizou em tecnologias navais , principalmente nos motores , lembrando que a Alemanha transferiu bastante tecnologias para eles , através da nacionalização dos motores MTU.

Andromeda 1016

Nacionalização de motores velhos assim como no caso de turbinas para aviões. A China chegou até a se destacar na construção naval mundial assumindo por um breve período de tempo o posto de número 1 do mundo mas já perdeu este posto para a Coreia do Sul e hoje em dia continua produzindo muito em parte graças à demanda local e produzindo navios mais baratos como cargueiros.

nonato

Não é impressionante.
É perigoso.
A China é a maior ameaça à paz mundial.
São imperialistas.
Semelhantes à Alemanha e Japão das décadas de 1930 e 1940…
Ainda pior na verdade…

Caio

Por acaso eles querem fazer limpeza étnica como alemães e japoneses? Porque não procuram informações antes de escreverem abobrinhas.

Fernando Veiria

A regra é clara, nações ou são imperialistas ou são imperializadas.

Daniel

Quantos países esses imperialistas ocuparam nas ultimas décadas? Quantos governos derrubaram para impor seu modo de vida socialista? Onde financiou revoluções para derrubar algum ditador capitalista para por em seu lugar um nobre e honesto socialista? Há e em quais territórios aquartelou seus exércitos para em comluio com milícias locais roubar petróleo e recursos? Por favor me diga pois sou muito desinformado.

Allan Lemos

Belíssimo navio em todos os sentidos.

Marcelo

nha…nao gostei do tecido das cadeiras e sofas…

Michel

Então, no que diz respeito à sua argumentação, a MB poderia confrontá-los e vencê-los? Afinal de contas, inferindo do seu raciocínio, aparentemente a MB tem contato com outras Marinhas, então – supõe-se bem treinada!?; mas não tem “números” em equipamentos.

carvalho2008

Sob o tema de treinamento Chines, segue um material interessante:
https://www.usni.org/magazines/proceedings/2016/may/chinese-navy-trains-and-takes-risks

solipsi rai

e isso ai, a china é o modelo para nova ordem; mas algo pode acontecer como a união dos dois do norte.” ai vai entrar em pânico” e vai tomar um pau da US NAVY no pacifico.

Sincero Brasileiro da Silva

Isso só saberemos se ambos se enfrentarem! O resto é achismo!

Eduardo

Vai ver é o Brasil que tá adestrado né? Não conseguem nem manobrar um submarino no estaleiro sem fazer bobagem…

J-20

O nome até chega a ser de mau gosto, dado a situação que os tibetanos enfrentam nesses últimos 70 anos

max

You must can not read Chinese, you do get the first class data from China, but only can get the second hands with bias and guess of articals written by non-Chinese.

https://user.guancha.cn/main/content?id=477570&page=0

use google tranlate

max

Quando você olha para as cores dos assentos dos restaurantes, você pode ver que as pessoas responsáveis pelo projeto estão preocupadas com a especificação dos braços e as discrepâncias nas partes, mas não com as pequenas coisas como isso. Como resultado, as cores são deixadas aos caprichos dos armazenistas do contratante, que podem ou não ser esteticamente corretos, ou que podem ou não ter escolhido o mais barato.

Brasileiro

Democracia que confundiu liberdade com libertinagens conceituais e se corrompeu, se assoberbou. Está aí, morrendo no ocidente. Próximo candidato a potência global? Índia!