Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã rejeitam o mais recente mapa chinês do Mar do Sul da China

39

31 de agosto (Reuters) – Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã rejeitaram como infundado um mapa divulgado pela China que denota suas reivindicações de soberania, inclusive no Mar do Sul da China, e que Pequim disse nesta quinta-feira que deveria ser visto de forma racional e objetiva.

A China divulgou na segunda-feira o mapa de sua famosa linha em forma de U que cobre cerca de 90% do Mar do Sul da China, uma fonte de muitas das disputas em uma das vias navegáveis mais disputadas do mundo, por onde passam mais de 3 trilhões de dólares em comércio a cada ano.

As Filipinas apelaram na quinta-feira à China para “agir de forma responsável e cumprir as suas obrigações” ao abrigo do direito internacional e de uma decisão arbitral de 2016 que declarou que a linha não tinha fundamentos legais.

A Malásia disse ter apresentado um protesto diplomático sobre o mapa.

A China diz que a linha é baseada em seus mapas históricos. Não ficou imediatamente claro se o mapa mais recente denota alguma nova reivindicação de território.

A linha em forma de U da China percorre até 1.500 km (932 milhas) ao sul da ilha de Hainan e corta as zonas econômicas exclusivas (ZEE) do Vietnã, Filipinas, Malásia, Brunei e Indonésia.

“Esta última tentativa de legitimar a suposta soberania e jurisdição da China sobre as características e zonas marítimas das Filipinas não tem base no direito internacional”, disse o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas.

Novo mapa divulgado pela China mostra uma linha de 10 traços denotando suas reivindicações no Mar da China Meridional
mar do sul da China.png
Mapa anterior, com a linha de nove traços

O seu homólogo malaio, num comunicado, disse que o novo mapa não tem autoridade vinculativa sobre a Malásia, que “também vê o Mar da China Meridional como um assunto complexo e sensível”.

O mapa era diferente de uma versão mais restrita apresentada pela China às Nações Unidas em 2009 do Mar da China Meridional, que incluía a chamada “linha de nove traços”.

O mapa mais recente era de uma área geográfica mais ampla e tinha uma linha com 10 traços que incluía Taiwan governada democraticamente, semelhante a um mapa da China de 1948. A China também publicou um mapa com o décimo traço em 2013.

Questionado sobre o mapa mais recente, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, Jeff Liu, disse que Taiwan “absolutamente não faz parte da República Popular da China”.

“Não importa o quanto o governo chinês distorça a sua posição sobre a soberania de Taiwan, ele não pode mudar o facto objetivo da existência do nosso país”, disse ele numa conferência de imprensa.

A China está atualmente realizando uma “semana nacional de publicidade para conscientização de mapas”, informou a emissora estatal China Central Television na terça-feira.

Questionado sobre por que a China divulgou o mapa mais recente com 10 traços em comparação com um com nove traços, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, disse que Pequim foi inequívoca sobre seu território.

“A posição da China sobre a questão do Mar do Sul da China sempre foi clara. As autoridades competentes da China atualizam e divulgam regularmente vários tipos de mapas padrão todos os anos”, disse ele em um briefing regular.

“Esperamos que as partes relevantes possam ver isto de uma forma objetiva e racional.”

Na noite de quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Vietnã disse que as reivindicações da China baseadas no mapa não têm valor e violam as leis vietnamitas e internacionais.

O Vietnã “rejeita resolutamente quaisquer reivindicações da China no Mar do Leste que se baseiem na linha tracejada”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Pham Thu Hang, num comunicado, referindo-se ao Mar do Sul da China.

Separadamente, Hang disse que as autoridades vietnamitas estão a tentar esclarecer uma alegação de pescadores vietnamitas de que um navio chinês atacou o seu barco de pesca com canhões de água no início desta semana no Mar do Sul da China, ferindo dois deles.

“O Vietnã opõe-se ao uso da força contra barcos de pesca vietnamitas que operam normalmente no mar”, disse ela num comunicado enviado à Reuters.

A Índia disse na terça-feira que apresentou um forte protesto à China sobre um novo mapa que reivindica o território indiano, o mais recente irritante nos laços tensos entre os gigantes asiáticos.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Talvez antes de Taiwan, a China se envolva em uma confusão belicosa nessa região…

Wagner

So tem um problema, treino é treino e jogo é jogo. Por mais que os EUA estão em declínio. Eles tem expertise na arte da guerra moderna, a China precisa passar pelo batismo de fogo. Que aliás, são muito burros, eles deveriam ser amistosos com os vizinhos, ter seu vizinho com medo de ser escravo não é legal pra própria China.

jean

nao vejo os eua em declinio , nao sei em que isso se basea , qual parametro voce usou

Fernando Vieira

Não chega a ser um declínio mas a perda da hegemonia. Os EUA estão deixando de ser as maiores forças armadas, a maior economia, a referência mundial. Vários países hoje vem costurando blocos e acordos para que seu comércio não passe mais pelo dólar.

Nesse momento ainda não vejo ninguém capaz de desafiar os EUA, nem mesmo a China, mas esse é o objetivo chinês: Tirar dos EUA todas as hegemonias.

E eu acho que a pior coisa que pode acontecer para a China nesse plano é uma guerra com os EUA.

Allan Lemos

Basta olhar os mapas que indicam que décadas atrás, a maioria dos países do globo tinham os EUA como os principais parceiros comerciais, hoje a maioria tem a China ocupando esse papel.

Atualmente, a China se prepara para estabelecer bases na África e atrai europeus para iniciativas como o “one belt one road”.

Tudo isso evidencia o claro declínio dos EUA como superpotência dominante, fora a tragédia no campo social doméstico, o que evidentemente já cobra e continuará cobrando o seu preço.

Matheus

Até entendo a reclamação dos países que estão no Mar do Sul da China reclamarem.
Mas ao mesmo tempo essas ADIZ Vietnamita e Filipina não se ajudam tambem.

comment image

Mars

Concordo, a ADIZ desses países acabam se sobrepondo e criando motivo para disputa. Mas as reivindicações chinesas são o ápice da cara pau. kkk
A linha chinesa quase engloba Natuna Islands que tem como ponto mais próximo da China a ilha de Hainan Dao, uma distância maior do que a extensão das Filipinas. rs
Eu não me recordo dos americanos ou qualquer outro país terem sido tão cara de pau assim. kkk

Leandro Costa

Vocês estão confundindo ADIZ com ZEE ou é impressão minha?

WSilva

As ilhas no pacifico ocupadas pelos EUA mandam um abraço.

jean

melhor ser ocupada pelos americano do que chineses

deadeye

Essas ilhas em diversas ocasiões, tiveram referendos/plebiscitos por independência dos EUA, e sempre preferiram ficar associadas aos EUA. Tente de novo.

WSilva

O Tribunal Internacional já julgou que essas ilhas não pertecem aos EUA e Inglaterra e que devem ser devolvidas aos nativos.

Tentei e ganhei de novo.

Carlos Campos

mas se eles não querem se separar pq tu quer separar eles, e a Livre Determinação dos Povos. como fica

WSilva

”mas se eles não querem se separar pq tu quer separar eles”

Não querem se separar? Você acreditou em fake news.

Eles já foram separados, quer dizer expulsos do arquipélago de Chagos pelos EUA e Inglaterra e até hoje tentam voltar mas são impedidos.

A derrota da Inglaterra e EUA na Assembleia da ONU foi tão acachapante que até mesmo aliados votaram a favor dos povos de Chagos enquanto outros aliados preferiram se abster ao votar a favor da Inglaterra.

Allan Lemos

Essa Corte não tem jurisdição compulsória sobre os estados membros a menos que estes assim o determinem. Então essa decisão é letra morta.

WSilva

”Essa Corte não tem jurisdição compulsória sobre os estados membros a menos que estes assim o determinem. Então essa decisão é letra morta.”

Nenhuma corte tem e mesmo se tivesse nada aconteceria pois estamos falando de uma ordem dominada pelos EUA/Inglaterra.

Agora não reclame quando China, Russia e outros também respeitarem decisões de tribunais.

WSilva

A mesma conversa fiada de sempre, disputa entre China x outros países.

Convenientemente esquecem de mencionar que a maioria desses países aí tem disputas entre eles mesmos fora a China. rs

Glasquis7

Esse tipo de disputa existe em vários lugares do mundo. No sul, no Mar de Drake frente à Antártica, Inglaterra, Argentina e Chile tem disputas semelhantes.

https://www.a24.com/politica/nuevo-conflicto-limites-maritimos-argentina-y-chile-el-pais-vecino-se-adjudica-5000-km-espacio-argentino-n1202804

Carlos Campos

ADIZ é tranquilo, mas ZEF aí é outra coisa,

Marcelo

A única maneira de barrar a china vai ser pelo meio militar.
Em quanto os países usa o meio diplomático para reclamar os chineses vai estendendo seus tentáculos militares por todo globo.

Rui Mendes

E é diplomaticamente que se reclama, para ficar enquadrado e apoiado pelas instâncias internacionais, agir conforme as leis internacionais nesse tipo de disputa, a China é uma Super-Potências, mas estão ali países que vão ser também potências regionais, como Vietnam e Indonésia, sendo que países como Filipinas, Malásia e Taiwan também importantes, mas então a disputa territorial com a Índia, essas não vão ter hipóteses nenhumas de ser resolvidas por meios que não sejam diplomáticos.

Rui Mendes

*Super-Potência

Glasquis7

Em quanto os países usa o meio diplomático para reclamar os chineses vai estendendo seus tentáculos militares por todo globo.”

As FA’s são o respaldo diplomático de qualquer nação.

Glasquis7

Não há diplomacia sem armas.

Dalton

Concordo, mas uma coisa são pendências entre Argentina e Chile, Chile e Peru Equador e Peru, etc, onde não há tanta disparidade entre as forças armadas desses países e/ou haveria mesmo dificuldade de manter um hipotético território em disputa ocupado por longo período de tempo, sem mencionar que tais pendências não afetariam o mundo como um todo.
.
A China é outra coisa bem diferente do ponto de vista econômico e militar e como explica o texto são mais de 3 trilhões de dólares que circulam por aquela área todo ano.

Carlos Campos

por isso os EUA investem tanto na marinha, várias toneladas de diplomacia no mundo inteiro

Macgaren

Estou enojado!

carlos mendes

Para mim já está ótimo porque o meu medo e eles colocarem Fernando de Noronha como deles.

Leandro Costa

Interessannte que os EUA não são signatários da UNCLOS, mas a China é, e a desrespeita toda hora.

Orivaldo

Deveríamos reeinvindicar a costa de Senegal Até a Namíbia segundo nossos mapas históricos

Carlos Campos

como país nascido de Portugal, vejo legitimidade para reivindicar Macau e Cantao na China

Carlos Crispim

É muita mas muita cara de pau da China!!!!!!!!!!!!!! Queria que alguém fizesse um mapa com a linha de 9 traços do “Mar do Sul do Brasil”, até as Falklands e a costa africana, é tudo do Brasil. kkkkkk

jean

ai o lobo em pele de cordeiro

jean

a china e uma nacao imprerialista que nao rrespeita nada , os brics e uma piada

C G

Se deixarem sai traço pra engolir até a Austrália, olho gordo termina com dor de barriga!

Zorann

Certa está a China. Quem pode mais chora menos.

O Brasil um dia vai aprender isso (o dia que perder parte de seu território)

Comenteiro

Segundo a revista americana Newsweek, esse mapa mostra que território da Rússia também faria parte dessa China histórica. O jornalista se espanta ao perceber que o Kremlin não comentou nada sobre essa reinvidicação.

Bruno Vinícius

Também passaram a reivindicar territórios que a Índia entende como seus.

Disse e repito, os chineses estão jogando os países do sudeste asiático (e a Índia) no colo dos EUA.

Luiz Trindade

Que a Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnam rejeitem a proposta da China é esperado. O que a China vai fazer com essa rejeição é que são elas. Creio que o óbvio, vai ignorar!