HMS Ocean ruma para a Líbia, com helicópteros Apache

5

Informe divulgado pela Royal Navy (Marinha Real Britânica) na sexta-feira passada, 27 de maio, diz que o navio de assalto anfíbio HMS Ocean partiu para a Líbia, carregando helicópteros Apache para serem empregados em caso de necessidade. O navio recentemente realizou exercícios ao largo de Chipre, e embarcou quatro helicópteros Apache. Segundo o informe, trata-se da primeira vez que esse porta-helicópteros baseado em Devonport embarca o Apache para operações fora das costas britânicas.  

O Governo do Reino Unido decidiu que essas aeronaves poderiam ser utilizadas para apoiar a Operação “Unified Protector” , de modo a proteger cidadãos líbios ameaçados pelo regine de Gaddafi, aumentando a pressão sobre este último.

Embora o Apache seja comprovado em combate no Afeganistão, além de já ter realizado exercícios esporádicos com navios-aeródromo da Marinha Real ao longo da década passada, a aeronave nunca foi empregada oficialmente numa grupo-tarefa naval até o momento.

Para esse fim, os quatro helicópteros do 656º Esquadrão do Corpo Aéreo do Exército realizaram seus primeiros disparos sobre o mar há algumas semanas, numa área de exercício ao largo de Gibraltar. Foram disparados mais de 500 cartuchos de 30mm e nove mísseis antiblindagem Hellfire. Esses últimos teriam conseguido uma taxa de acerto de 100%.

O HMS Ocean vai se juntar a outros três navios da Marinha Real que apoiam a missão da OTAN no Golfo de Sirte. São eles o HMS Liverpool, que recentemente disparou contra uma bateria costeira após ter sido engajado por forças pró-Governo próximo a Misrata; o HMS Brocklesby, que neste mês explodiu uma mina deixada por marinheiros do regime de Gaddafi  ao largo de Misrata; E o HMS Triumph, submarino que está realizando seu segundo desdobramento para a Líbia, e que disparou mísseis de cruzeiro Tomahawk nas duas comissões – disparos mais recentes visaram instalações utilizadas pela polícia secreta do regime de Gaddafi, perto de Trípoli.

FONTE / FOTOS: Royal Navy

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Numa guerra que se quer limpa, humanitária, com mínimo dano colateral, esse é sem dúvida o armamento mais adequado.
O fato de ter alcance reduzido limita o uso de helicópteros de ataque nesse tipo de operação.
Está passando da hora de se desenvolver helicópteros compostos ou convertiplanos de ataque, com autonomia de aeronave de asa fixa, que poderiam levar esse tipo de operação a distâncias maiores, com as aeronaves operando “pairada”, oculta atrás do relevo e selecionando melhor seus alvos.
https://www.fiddlersgreen.net/aircraft/Ames-Dryden-AD1/IMAGES/Sikorsky-X-Wing.jpg

Desculpem-me pelo off-topic.

joseboscojr

Talvez essa foto seja mais ilustrativa.
Um brinquedinho futurístico desses seria bem interessante já que combinaria as funções de avião de caça com helicóptero, havendo até a possibilidade de ser supersônico.
https://i97.photobucket.com/albums/l206/Overkiller_2006/Vertically%20Challenged/sikorsky_x-wing_01.jpg

edcreek

Olá,

Somente quatro? o resto da força embarca consiste em que?
A França diz que enviará o Tonnerre com 17 Helis entre Tiger e NH90, sem duvida um numero mais condizente. Os Ingleses devem compor a força com outros Helis quem sabe….

daltonl

Muitas fontes indicam que o Tonnerre está transportando um total de 12 entre tigers e gazelles, mas serão os tigers e apaches que farão o show.

A maioria dos pilotos de apaches britanicos está comprometida no Afeganistão, parte em ação, parte treinando para futuro emprego, parte descansando.

Levando em conta os apaches que encontram-se em manutenção sendo usados para treinamento e compondo uma reserva, não é de admirar que apenas 4 estejam sendo enviados à Libia de um total de
cerca de 60 unidades.

Mauricio R.

Os Tiger sem armamento ATGW, vão voar escolta p/ os Gazelles armados de mísseis Hot.
A Aeronavale nem tem tantos NH-90 em serviço, p/ dispor deles na Líbia.