Na ocasião foi anunciado a construção de mais um lote destes navios para a ‘Armada Espanhola’

O estaleiro espanhol Navantia entregou para a Armada Espanhola o segundo ‘Buque de Acción Marítima’ (BAM) Rayo , de uma série de quatro navios da mesma classe. O evento ocorreu no último dia 26 de outubro, na Base Naval de Rota.

O evento, presidido pelo Secretário de Estado da Defesa, Constantino Mendez, contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior almirante Manuel Rebollo, do diretor executivo da Navantia, Luis Cacho e do diretor da Nova Construção, Angel Recaman. O Secretário de Estado aproveitou o evento para anunciar a assinatura de um novo lote de navios BAM, que garantirá a continuação dos trabalhos pelos próximos 5 anos.

O “Rayo”, lançado em 18 de maio de 2010, é um navio de tamanho moderado (2500 t máxima) com alto desempenho e grande versatilidade em termos de missões. Ele também se beneficia de um alto grau de semelhança com outros navios da marinha espanhola e custo de aquisição reduzido.

Suas missões principais são: proteção e escolta de outros navios, controle de tráfego marítimo, controle e neutralização de atividades terroristas e pirataria; operações contra o tráfico de drogas e tráfico de seres humanos; busca e salvamento marítimo, apoio a crises e assistência humanitária, monitoramento e aplicação das leis pesqueiras, meio ambiente e ações anti-poluição.

As principais características do BAM são:

– Comprimento: 93,90 m
– Boca máxima: 14,20 m
– Deslocamento máximo: 2.575 t
– Calado: 4,4 m
– Velocidade máxima: 20,5 kts
– Autonomia (15 nós): 8.000 milhas
– Tripulação: 35 oficiais e avaliações
– Capacidade adicional: 35 passageiros

FONTE: Navantia

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cascaldi

Tá aí um navio de dar inveja! 😀

Ricardo Cascaldi

Tá aí um navio de dar inveja! 😀

Mauricio R.

Modernoso, a “Floreal” é melhor que esse aí, e não é pq é francesa.