Cerimonia de Passagem de Comando do 3º Distrito Naval

1

Ícaro Luiz Gomes

Na manhã da última sexta-feira, dia 20 de Abril, realizou se na Base naval de Natal a Cerimônia de Passagem de Comando do 3º Distrito Naval. Após dois anos sob o comando do Vice-Almirante Airton Texeira Pinho Filho o 3º Distrito Naval passou a ser comandado pelo Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni  Gambôa. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e personalidades da sociedade civil e militares.

O Almirante Gambôa, casado, natural do Rio de Janeiro, é Guarda-Marinha da turma de 74 da Escola Naval. É caracterizado como um homem esportista e do mar. Possui diversos cursos de carreira e ocupou importantes cargos entre os quais:

  • Comandante da Corveta “Jaceguai”
  • Adido Naval na Itália
  • Comandante do Navio-Veleiro “Cisne Branco”
  •  Diretor do Centro de Análise de Sistemas Navais
  • Presidente da Comissão Desportiva Militar

No cargo de Presidente da  Comissão Desportiva Militar, em Brasilia, o Almirante Gambôa organizou os 5º Jogos Mundiais Militares, em 2011, no Rio de Janeiro, no qual o Brasil sagrou-se campeão geral. Os 5º Jogos Mundiais Militares contou com mais de 20 modalidades esportivas, sendo considerado maior que os Jogos Pan Americanos, e contou com a participação de milhares de militares/desportistas de diversas nacionalidades.

 

A cerimônia começou às 10 horas, de sexta-feira (20.04), na Base Naval de Natal. Presidida pelo Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Comandante de Operações Navais, inciou-se com a recepção de autoridades e convidados, como a Governadora Rosalba Ciarlini, Presidente da Assembleia Dep. Ricardo Motta, assim como Major-Brigadeiro do Ar  Luiz Antonio Pinto Machado e de representantes do Exército. Posteriormente o Almirante Max passou em revista a tropa e deu-se o inicio aos outros protocolos cerimoniais, como a execução do Hino Nacional. Leu-se o decreto de exoneração do Vice-Almirante Airton e, em seguida, o mesmo fez um breve pronunciamento de despedida, onde agradeceu a hospitalidade do povo nordestino e fora desejada sorte ao companheiro de turma que irá substitui-lo.

Leu-se o decreto de assunção ao cargo de Comandante do 3º Distrito Naval, após houve a troca de comando e dos pavilhões de Vice-Almirante, realizou salva de 15 tiros e o Almirante Gambôa fez o pronunciamento de assunção. No discurso de assunção o Almirante Gambôa elencou o nordeste como celeiro de talentos desportivos, o histórico de íntima relação com mar e a Marinha do Brasil, e o lisonjeio de assumir o atual cargo.

Em seguida, o caverna-mestre do 3º Distrito Naval entregou o pavilhão de Vice-Almirante ao Almirante Airton. Sob a execução de Cisne-Branco pelos Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, a tropa desfilou saudando o novo Comandante do 3º Distrito Naval. Encerrada a cerimônia a Imprensa realizou entrevistas com os Almirantes Airton e Gambôa.

O Almirante Airton assumirá o importante cargo de Vice-Chefe de Estado-Maior da Armada, retornando à Brasilia.

NOTA DO AUTOR: BZ ao Almirante Airton pela sua passagem profícua no 3º DN e boa sorte ao Almirante Gambôa no seu Comando!

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

E “Bravo Zulu” para o Joker também pela cobertura exclusiva do evento