A Capitania Fluvial do Rio Paraná, sediada em Foz do Iguaçu (PR), recebeu, no dia 2 de janeiro, uma Lancha de Ação Rápida (LAR) com características especiais, dentre elas, blindagem balística. Desde o dia 26 de julho, data em que a LAR realizou sua primeira missão, a embarcação tornou-se um importante instrumento da Marinha do Brasil na fiscalização das águas brasileiras no Rio Paraná e no Lago de Itaipu. A lancha contribui, também, com as ações de Inspeção Naval e apoio às operações dos Ministérios da Defesa e da Justiça, tais como a “Fronteira Sul”, “Ágata” e “Sentinela”.

A blindagem da embarcação oferece proteção aos militares e um maior poder dissuasório em ações de combate ao tráfego de drogas, contrabando, descaminho e outros ilícitos transfronteiriços.

A LAR foi construída pela Base Naval de Val-de-Cães, Organização Militar da Marinha do Brasil subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, sediada em Belém (PA). Embora as LAR sejam utilizadas na região Amazônica em Operações Ribeirinhas há mais de 10 anos, este modelo é a primeira versão com cabine e blindagem balística.

A aquisição deste novo meio vai ao encontro das Orientações do Comando da Marinha, voltadas para a segurança das fronteiras, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa e com o Plano Estratégico de Fronteiras.

FONTE: Nomar

VEJA TAMBÉM:

Tags:

Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

2 Comentários para “Lancha Blindada da Marinha do Brasil é utilizada em fiscalizações na fronteira”

  1. wallace 3 de agosto de 2012 at 11:24 #

    Caros
    Há algum armamento montado nessas embarcações? Ou há intenção de se fazer isso? Ou as lanchas apresentam capacidade para se fazer isso?

  2. wallace 3 de agosto de 2012 at 11:28 #

    Bom, consegui achar uma imagem que acho que responde parcialmente a minha dúvida…

    http://www.gazeta.inf.br/wp-content/uploads/2012/02/lancha.jpg

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

RbAM ‘Almirante Guillobel’ (R 25) – O ‘Hulk dos Mares’ em Santos

Imagens do RbAM ‘Almirante Guillobel’ (R 25) demandando o cais da Mortona, no pier da CPSP, no final da tarde […]

Petrobras deve cortar até R$ 30 bi em investimentos previstos para este ano

Plataforma de Piranema - Petrobras

Atropelado pelo rebaixamento de rating pela classificadora Moody’s, o novo comando da Petrobras trabalha numa “reconstrução” da imagem da companhia […]

Marinha argentina planeja ter navio de assalto anfíbio de 15.000 toneladas

Type 071 YUZHAO Jinggang Shan井冈 999 Kunlun Shan昆仑山 998 Amphibious Transport Dock LPD amphibious warfare ships of the People's Republic of China's People's Liberation Army Navy chinese (2)

  O Estado-Maior da Armada argentina tem prontas, para serem apresentadas em 2016 ao governo que sucederá o de Cristina […]

Novidades na Marinha Portuguesa

Submarino U-209PN classe Arpão

  Por Pedro Monteiro O responsável da pasta de Defesa português já discutiu com o seu homônimo francês a aquisição […]

Força de superfície da Marinha Indiana começará, este ano, a receber mísseis Barak-8

kolkata-04

  O destróier porta-mísseis INS Kolkata, navio de 7.500 toneladas construído pela indústria naval indiana com tecnologia stealth (furtiva), sob […]