sebastiao-caboto-9602875-PPOK--3800teusml-17-03-13-6 copy

Escalou pela primeira vez em Santos a mais nova unidade da Marinha Mercante nacional. Na chuvosa tarde de domingo, dia 17/03, atracou no Tecon 2 o porta container “Sebastião Caboto“, incorporado em 7 de janeiro em Shanghai, P.R.C., onde foi construído.

Primeira de uma série de quatro embarcações da mesma classe, sob encomenda do armador  Hamburg Sudamerikanische Dampfschifffahrts Gesellschaft KG, Hamburg, Alemanha ( Rudolf A Oetker KG, Hamburg, Alemanha) e transferidos para afretamento a casco nu para a sua subsidiária, Aliança Navegação e Logística Ltda., Rio de Janeiro.

sebastiao-caboto-9602875-PPOK--3800teusml-17-03-13-13 copy

A embarcação de 52,065 dwt, 228 m de comprimento e 37,2 m de boca tem capacidade para transportar .800 teus, incluindo 500 unidades frigoríficas e desenvolve velocidade de cruzeiro de 20,50 nós.

Originalmente de bandeira liberiana, recebeu o pavilhão e guarnição nacional em março de 2013 em Manaus/AM.

Para ver mais imagens e  mais informações sobre o navio:

sebastiao-caboto-9602875-PPOK--3800teusml-17-03-13-19 copy

Fotos: Marcelo ‘MO’ LOpes – 17/03/2013

9 Comentários para “N/M ‘Sebastião Caboto’ / PPOK – O mais moderno navio nacional”

  1. MO 18 de março de 2013 at 20:17 #

    Maiis naval news em SSZ = Escala do NDCC Almte Sabóia agora a tarde e já suspende hoje a noite .(2130h) =

  2. http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/03/ndcc-almirante-saboia-g-25-pwsb-escala.html
  • luizblower 18 de março de 2013 at 20:28 #

    Não sabia que navios desse tamanho iam até Manaus

  • MO 18 de março de 2013 at 23:24 #

    Lembram-se do Atlantico Sul (G 40), olha ele aqu navegando como “Maestra Atlântico” http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d_IK1zU6JhU, tks Erica e blog Canal do Porto de Santos

  • Guilherme Poggio 19 de março de 2013 at 18:06 #

    Lembram-se do Atlantico Sul (G 40), olha ele aqu navegando como “Maestra Atlântico”

    Legal MO.

    Realmente eu não saiba que destino ele tinha tomado.

    Agora e torcer para a MB ter um ApLog de verdade.

  • Ozawa 19 de março de 2013 at 18:49 #

    Be-lís-si-mo !

  • luizblower 19 de março de 2013 at 20:27 #

    Poggio e Ostra, qual é a história desse “Atlântico Sul”? Vi no NGB que foi incorporado à MB em 2001 e dado baixa em 2005… não prestava nem como quebra galho?

  • MO 19 de março de 2013 at 22:03 #

    Eu particularmente acho que com as quantidades de cargas transportadas pela MB ele seria superdimencionado, ainda mais pela pouca utilização de carga conteinerizada. Se a MB / pais operasse com maior frequencia e transporte de carga word wide ou mesmo haiti, africa, ai sim …, em resumo era muito navio para pouca coisa

    Extraoficialmente o navio foi adquirido pela MB em uma transação não muito ortodoxa (ou pelo menos é o que rola sobre – digo as condições, como, interesse e preço e por ai vai …) para que entao a estatal Lloyd Brasileiro nao perdesse o navio via arresto judicial devido a problemas trabalhistas, ficou cozinhando na MB até que foi adquirido pela Norsul, virando Norsul Atlantico, mas tbm não fizeram praticamente nada com o navio, so trocando o AMRJ pela Baia de Guanabara, quando foi adquirido pela NTL Navegacao e Logistica SA (Maestra) que finalmente recondicionou o navio para voltar a operação e hoje ele navega pela maerstra afretado pela NYK de Tokyo fazendo a cabotagem das cargas deles

  • MO 19 de março de 2013 at 22:08 #

    meu amigo, eu me impressionei e olha que full container é o porta buneca dos de carga, muito bonito mesmo, qdo vc ver ele ai nos merrrrmao vc irá se impressionar !!!

  • MO 19 de março de 2013 at 22:15 #

    Oi DDC, nós ja sabiamos desde os tramitews para Norsul Atlântico, ve ai:

  • http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/10/nm-maestra-atlantico-pp9252-nossos.html
  • Deixe um comentário

    É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

    Suécia assina com Saab a encomenda de dois novos submarinos tipo A26

    Kockums A26 - imagem 2 Saab

    Empresa também modernizará dois exemplares da classe ‘Gotland’ em serviço na Marinha Sueca – Na última terça-feira, 30 de junho, […]

    Fabricação do primeiro submarino S-BR avança na ICN

    Reforços Externos #2

    Rio de Janeiro, 29 de junho de 2015 – A Itaguaí Construções Navais (ICN) avança na construção do primeiro submarino […]

    Prosuper receberá propostas da China e dos EUA

    Type 052B Guangzhou class Wuhan (170) guided missile destroyer

      O PROSUPER, programa da Marinha do Brasil (MB) que visa obter 5 navios escoltas, cinco navios-patrulha oceânicos (NPaOc) e […]

    Duas boas notícias da MB: assinados novos contratos do MANSUP e revogada a suspensão do contrato do NHoFlu

    NHoFlu Rio Branco - foto INACE

    Contrato relacionado ao NHoFlu Rio Branco, já entregue, é com o estaleiro Inace. Para o MANSUP,  foram assinados contratos com Avibras e Mectron, marcando […]

    Marinha dos EUA gasta US$ 9,1 milhões para manter Windows XP em PCs

    usnavy_625

    Ainda em processo de transição, marinha americana possui cerca de 100 mil computadores com o sistema operacional já obsoleto da […]