sebastiao-caboto-9602875-PPOK--3800teusml-17-03-13-6 copy

Escalou pela primeira vez em Santos a mais nova unidade da Marinha Mercante nacional. Na chuvosa tarde de domingo, dia 17/03, atracou no Tecon 2 o porta container “Sebastião Caboto“, incorporado em 7 de janeiro em Shanghai, P.R.C., onde foi construído.

Primeira de uma série de quatro embarcações da mesma classe, sob encomenda do armador  Hamburg Sudamerikanische Dampfschifffahrts Gesellschaft KG, Hamburg, Alemanha ( Rudolf A Oetker KG, Hamburg, Alemanha) e transferidos para afretamento a casco nu para a sua subsidiária, Aliança Navegação e Logística Ltda., Rio de Janeiro.

sebastiao-caboto-9602875-PPOK--3800teusml-17-03-13-13 copy

A embarcação de 52,065 dwt, 228 m de comprimento e 37,2 m de boca tem capacidade para transportar .800 teus, incluindo 500 unidades frigoríficas e desenvolve velocidade de cruzeiro de 20,50 nós.

Originalmente de bandeira liberiana, recebeu o pavilhão e guarnição nacional em março de 2013 em Manaus/AM.

Para ver mais imagens e  mais informações sobre o navio:

sebastiao-caboto-9602875-PPOK--3800teusml-17-03-13-19 copy

Fotos: Marcelo ‘MO’ LOpes – 17/03/2013

Tags: ,

9 Comentários para “N/M ‘Sebastião Caboto’ / PPOK – O mais moderno navio nacional”

  1. MO 18 de março de 2013 at 20:17 #

    Maiis naval news em SSZ = Escala do NDCC Almte Sabóia agora a tarde e já suspende hoje a noite .(2130h) =

  2. http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/03/ndcc-almirante-saboia-g-25-pwsb-escala.html
  • luizblower 18 de março de 2013 at 20:28 #

    Não sabia que navios desse tamanho iam até Manaus

  • MO 18 de março de 2013 at 23:24 #

    Lembram-se do Atlantico Sul (G 40), olha ele aqu navegando como “Maestra Atlântico” http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d_IK1zU6JhU, tks Erica e blog Canal do Porto de Santos

  • Guilherme Poggio 19 de março de 2013 at 18:06 #

    Lembram-se do Atlantico Sul (G 40), olha ele aqu navegando como “Maestra Atlântico”

    Legal MO.

    Realmente eu não saiba que destino ele tinha tomado.

    Agora e torcer para a MB ter um ApLog de verdade.

  • Ozawa 19 de março de 2013 at 18:49 #

    Be-lís-si-mo !

  • luizblower 19 de março de 2013 at 20:27 #

    Poggio e Ostra, qual é a história desse “Atlântico Sul”? Vi no NGB que foi incorporado à MB em 2001 e dado baixa em 2005… não prestava nem como quebra galho?

  • MO 19 de março de 2013 at 22:03 #

    Eu particularmente acho que com as quantidades de cargas transportadas pela MB ele seria superdimencionado, ainda mais pela pouca utilização de carga conteinerizada. Se a MB / pais operasse com maior frequencia e transporte de carga word wide ou mesmo haiti, africa, ai sim …, em resumo era muito navio para pouca coisa

    Extraoficialmente o navio foi adquirido pela MB em uma transação não muito ortodoxa (ou pelo menos é o que rola sobre – digo as condições, como, interesse e preço e por ai vai …) para que entao a estatal Lloyd Brasileiro nao perdesse o navio via arresto judicial devido a problemas trabalhistas, ficou cozinhando na MB até que foi adquirido pela Norsul, virando Norsul Atlantico, mas tbm não fizeram praticamente nada com o navio, so trocando o AMRJ pela Baia de Guanabara, quando foi adquirido pela NTL Navegacao e Logistica SA (Maestra) que finalmente recondicionou o navio para voltar a operação e hoje ele navega pela maerstra afretado pela NYK de Tokyo fazendo a cabotagem das cargas deles

  • MO 19 de março de 2013 at 22:08 #

    meu amigo, eu me impressionei e olha que full container é o porta buneca dos de carga, muito bonito mesmo, qdo vc ver ele ai nos merrrrmao vc irá se impressionar !!!

  • MO 19 de março de 2013 at 22:15 #

    Oi DDC, nós ja sabiamos desde os tramitews para Norsul Atlântico, ve ai:

  • http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/10/nm-maestra-atlantico-pp9252-nossos.html
  • Deixe um comentário

    É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

    AHTS ‘BOS Turquesa’ / PPTZ – Um ótimo NPaOc?

    bos-turquesa-9329966-PPTZ-3628grt-ml-03-09-15-11 copy

    Atracou na tarde de hoje, 03/09/2015, em sua primeira escala no terminal Saipem 1, no Guarujá/SP o AHTS  (Anchor Handling […]

    Testes de mar com Sonar Nacional Passivo são finalizados pelo Instituto de Pesquisas da Marinha

    sonar-underwater_view

    Com o objetivo de possibilitar o monitoramento acústico do tráfego das barcas Rio-Niterói e dos navios que demandam o Porto […]

    Veja como será o cockpit do avião KC-2 Turbo Trader da Marinha do Brasil

    KC-2 Cockpit

    A imagem mostra como deve ficar o novo “glass cockpit” dos futuros KC-2 da Aviação Naval da Marinha do Brasil. […]

    Modelo campeão do Contratorpedeiro ‘Santa Catarina’ (D32)

    3

    Por Marcus Silva, em 29 de agosto de 2015 Modelo Contratorpedeiro “Santa Catarina” D32 Escala : 1/144 Caro Galante: Conforme […]

    Porta-aviões USS Ronald Reagan segue para o Japão, depois da troca de tripulação com o USS George Washington

    USS George Washington (CVN-73) e USS Ronald Reagan (CVN-76) em 2 de agosto, pouco antes da troca de tripulações

      O navio-aeródromo da classe “Nimitz” USS Ronald Reagan (CVN-76) deixou ontem a base de San Diego na Califórnia para o […]