185105078

Foi lançado nesta quinta-feira instalações do Admiralty Shipyards, em São Petesburgo, o Novorossiisk – primeiro de seis submarinos diesel-elétricos da classe Varshavyanka que devem ser entreguea à Marinha russa nos próximos dois anos. Os navio são um componente chave para a estratégia naval da Rússia no Mediterrâneo, para onde foi enviada recentemente uma força-tarefa de aproximadamente dez meios de superfície. A construção do Novorossiisk começou em agosto de 2010.

A classe Varshavyanka (Projeto 636) é uma versão modernizada da classe Kilo, e apresenta além de características stealth marcantes, maior alcance e capacidade para engajar alvos em terra, de superfície e submersos. Os submarinos têm como principal finalidade missões anti-navio e anti-submarinos em águas relativamente rasas.

Os navios acomodam 52 tripulantes, alcançam velocidade de até 20 nós e têm alcance de 400 milhas, além de serem capazes de realizar patrulhas por até 45 dias. Também são armados com 18 torpedos e 8 mísseis superfície-ar.

185105092

185105004

185105123

185105176

185105190

FONTE: RIA Novosti (texto do Poder Naval)

 

Tags: , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

2 Comentários para “Imagens: Lançamento do ‘Novorossiisk’”

  1. aldoghisolfi 30 de novembro de 2013 at 6:59 #

    Sinais dos tempos… quem diria, um padre ortodoxo abençoando o submarino!

  2. Wagner 30 de novembro de 2013 at 9:41 #

    Sim, a ideia é que a Igreja ortodoxa sirva como elo moral e espiritual entre os russos, substituindo a antiga ideologia comunista.

    Um belo submarino… é preciso muita tecnologia e know how para se fazer um desses.

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Ante a resistência dos peruanos, Bolívia acerta com Uruguai saída para o mar

MINOLTA DIGITAL CAMERA

As chancelarias da Bolívia e do Uruguai começaram a discutir os termos de um convênio que dê sentido prático ao […]

Nascido para dominar

USS Vincennes

A história da primeira expedição científica de circum-navegação dos Estados Unidos mostra que a jovem nação buscava um lugar no […]

O site histórico NGB – Navios de Guerra Brasileiros está de volta à ativa

ngbcapa2

O site NGB – Navios de Guerra Brasileiros, o maior registro histórico online de navios brasileiros, está de volta. O […]

ICN adquire duas homologações no âmbito do PROSUB

O primeiro submarino S-BR em construção em Itaguaí-RJ - Foto Ricardo Pereira

  Conquista é resultado da transferência de tecnologia com empresa francesa Rio de Janeiro, 2 de março – A Itaguaí […]

Cofundador da Microsoft diz ter achado destroços de navio japonês

Musashi via wikimedia

Navio seria o encouraçado com maior poder de fogo da História. Multimilionário publicou fotos e vídeos de partes do ‘Musashi’ – […]