Simpósio promovido pela Marinha Chinesa aprova código sobre encontros não-planejados no mar

1

Passex PLA Navy 825a

ClippingNEWS-PAChefes e representantes de Marinhas de 25 países começaram dia 22.04, na China, o 14º Simpósio de Marinhas do Oeste Pacífico. Na ocasião, os participantes aprovaram o Código sobre Encontros Não-Planejados no Mar, com o objetivo de reduzir desentendimentos e evitar conflitos desnecessários. Em seu discurso temático, o comandante da Marinha Chinesa, Wu Shengli, apontou que é preciso resolver as disputas marítimas por meios pacíficos e evitar ações de ameaça à segurança e estabilidade da região.

O Código sobre Encontros Não-Planejados no Mar define as condutas de navios e aeronaves militares para minimizar as intervenções recíprocas e facilitar as telecomunicações quando estes se encontrem em situações imprevistas no mar. Wu Shengli afirmou que a ratificação do documento tem um significado marcante na história do Simpósio e é essencial para reforçar os intercâmbios e reduzir o desentendimento entre as marinhas da região.

“Devemos aproveitar esta oportunidade para impulsionar os intercâmbios dos marinheiros e regular os comportamentos de ações militares marítimas. É preciso mostrar simpatia nos contatos. Também precisamos promover os diálogos bilaterais entre os diferentes países para aprimorar o Código e evitar incidentes no mar.”

Passex PLA Navy 332a

O Chefe das Operações Navais dos EUA, Jonathan Greenert, considera que o Código é muito importante e servirá como a base para as discussões de uma variedade de assuntos.

“Com este documento, podemos minimizar os incidentes. De fato, chefes das marinhas, norte-americana e chinesa haviam chegado a consensos para reduzir os desentendimentos. Acho que esta é uma boa iniciativa e precisamos estender esses intercâmbios para outros países.”

Os participantes do fórum também discutiram sobre as buscas do voo MH370, avião desaparecido da Malaysian Airlines. O almirante da Marinha malaia, Aziz Jaafar, agradeceu à China pelos esforços nas operações de resgate. Ele também elogiou a aprovação do Código.

“É um grande progresso selarmos tal documento básico sobre a intensificação de cooperações e redução de incidentes. A iniciativa mostra os êxitos de nossas colaborações.”

Wu Shengli destacou que a China persiste no desenvolvimento pacífico e defende a paz, o diálogo e o benefício mútuo nos assuntos regionais.

“É importante respeitar e aprender com a história. Devemos resolver os conflitos de maneiras pacíficas e evitar ações extremas. A Marinha chinesa vai seguir a política do país, que é a de desenvolvimento pacífico, e quer trabalhar junto com outras Marinhas da região para promover a paz e a estabilidade.”

FONTE: CRI Online

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Já que este post fala sobre encontros não planejados no mar, preparem-se p/ se encontrarem c/ o futuro cruzador chinês:

(http://china-defense.blogspot.com.br/2014/04/new-chinese-cruiser-updated-pics-from.html)

Lembrem-se, o porta-aviões começou do mesmo jeito.