Cronograma atualizado da entrega dos navios-patrulha classe ‘Macaé’

14

macae-gustavo-casto-29-06-13.2

Segue o cronograma atualizado dos NPa da Classe “Macaé” em construção no estaleiro EISA (RJ):

  • 3º NPa “Maracanã” (4ºDN) – JUN2015
  • 4º NPa “Mangaratiba” (1ºDN) – 2º SEM2015
  • 5º NPa “Miramar” (3ºDN) – 1º SEM2016
  • 6º NPa “Magé” (1ºDN) – 2º SEM2016
  • 7º NPa “Maragogipe” (2ºDN) – 1º SEM2017

O NPa Macaé (P70 – 1º DN) e NPa Macau (P71 – 3ºDN), ambos construídos no estaleiro INACE, em Fortaleza, já foram transferidos para o Setor Operativo.

napa500 - planos do navio

Navio-Patrulha Macaé

COLABOROU: Luiz Monteiro (LM)

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
luizblower

Se não conseguimos botar pra andar nem esse programa de construção em estaleiros privados (também não deu certo na década de 80 com as corvetas…), nem adianta sonhar em tocar nada maior…

MO
Ribeiro

Pelo jeito, a gloriosa Imperial Marinheiro vai ficar no serviço operativo até 2030…

MO

eh enquanto nao arrumarmos navios que a substitua em suas funções de Ap log … vai continuar e se der baixa, quem fara isso, NPa não faz esta função …

Luiz Monteiro

Prezados,

Estes prazos foram estabelecidos após reunião com a Diretoria do EISA. Desta forma, já estão previstos os problemas que estão sendo enfrentados pelo estaleiro.

Abraços

Mauricio R.

Sei não, mas tá parecendo praga de um certo estaleiro.
Se não é esse certo estaleiro a fazer, mais nenhum outro pode.

Wagner

Eu considero uma EXCELENTE NOTÍCIA ! Finalmente estamos produzindo nossos navios patrulha ! Um país desse tamanho, pelo menos Navios patrulha tem que fazer sozinho !!!! Ao menos evoluimos um pouco !! Parabens aos estaleiros e a todos os envolvidos ! Quem sabe o know how adquirido não nos capacite a fazer, depois desses , uma Corveta, derivada desse projeto, la pelos idos de 2020 ??? Claro que não precisa ser uma Stereguischy, que seja um navio derivado desse patrulha aí, um pouco maior, com algum sistema de misseis anti-navio. Nem precisa ser nada muuuito avançado. Conseguindo disparar um missil… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Wagner em 16/07/2014 as 9:52 Finalmente estamos produzindo nossos navios patrulha ! Um país desse tamanho, pelo menos Navios patrulha tem que fazer sozinho !!!! Ao menos evoluimos um pouco !!” Wagner, Em que pese o lado bom da notícia, acho precisamos ver um pouco a história. O “finalmente etamos produzindo”, na categoria de navios-patrulha, existe desde pelo menos o final da década de 1960, quando o AMRJ construiu os 6 pequenos navios da classe “Piratini” (versão de um navio-patrulha costeiro norte-americano de 100 toneladas), e depois na década de 1990, quando tanto o AMRJ quanto estaleiros privados construíram parte… Read more »

Wagner

Mas eu nao sabia de nada disso uai !

Eu sabia da Barroso, ora, mas então, a pergunta que faço a vc é

Pq nao continuamos a construir corvetas de 2000 toneladas ????

Pq paramos ???

Fernando "Nunão" De Martini

Paramos porque não se liberou o dinheiro para continuar a construir, no contexto das inúmeras crises geradas pela hiperinflação da década de 1980 e início da de 1990, que brecaram ou geraram cortes drásticos em diversos programas e projetos de reequipamento militar (incluindo o AMX, tema da revista Forças de Defesa 9). A ideia inicial, na virada da década de 1970 para a de 1980 era de construir 16 corvetas, número que logo caiu para 12 (quantidade exata para substituir 12 contratorpedeiros ex-USN, veteranos da Segunda Guerra e modernizados nos anos 60, que ainda equipavam a MB à época). Com… Read more »

Luiz Monteiro

Prezado Wagner,

Segue abaixo o link com todos os programas de reaparelhamento em andamento na Marinha do Brasil:

https://www.marinha.mil.br/programa-de-reaparelhamento

juarezmartinez

Como o tópico aqui é de Mururus, eu pergunto em especial ao nosso simpatico Com. LM:

Como está avaliação operacional dos Mururus, pois até agora não se teve nem um bizu na fonia aberta sobre o desempenho dos dito cujos, a não ser aquela merd…de canhão xing ling 40mm que colocara nele e pelo que se esctou por aí, é uma legítima de de uma bost…..

Grande abraço

MO

Bom saber que os Mururus são bem mais confortaveis que os gururus, ja fiquei impressionado qdo vi um Gururu por dentro, mas nunca vi um mururu (e acho que não verei … )

Luiz Monteiro

Prezado Juarez,

As condições marinheiras dos Navios-Patrulha Classe “Macaé” estão dentro do esperado pela MB. Sem dúvida, são melhores que as dos Navios-Patrulha Classe “Grajaú”.

Além disso, as condições das habitações são bem mais confortáveis para as suas tripulações.

Abraços