A Marinha da Rússia negou que um artefato militar encontrado numa praia da Criméia na semana passada represente qualquer risco à população local ou ao meio ambiente. A acusação foi feita pelo governo da Ucrânia, apontando como provável origem as forças russas do Mar Negro. Um porta-voz da frota do Mar Negro disse que o dispositivo encontrado é de exercício e inerte.

Segundo explicações da Ucrânia, o artefato perdido pelos russos foi encontrado no distrito de Alushta (Criméia) pela Guarda Costeira local no dia 26 de abril. Ainda de acordo com autoridades daquele país, trata-se de um “míssil disparado do ar para atingir submarinos”. O disparo ocorreu no dia 15 de April, durante a realização de testes militares. Segundo acordos assinados pelas duas nações em 1997, todo e qualquer teste com armas que ocorrer no Mar Negro deve ser avisado com antecedência para o outro país.

A Rússia paga anualmente para a Ucrânia 93 milhões de dólares (convertidos em energia) para utilizar as instalações navais da Criméia, base da frota do Mar Negro.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] NOTA DO BLOG: Ver também fato curioso no “post” do dia 8 de maio. […]