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Com o recente informe dos três finalistas do processo de aquisição de um novo caça para a FAB, algumas questões podem vir a influenciar a escolha do vencedor.
Uma delas é a possibilidade de que aeronave selecionada pela FAB também possa ser adquirida futuramente pela Marinha do Brasil, para substituir/complementar seus AF-1 Skyhawk.
As vantagens de ambas as Forças operarem a mesma aeronave são inúmeras, dentre as quais a redução do custo de aquisição, de manutenção e treinamento. Certamente esses fatores devem ser levados em conta pelo Ministério da Defesa.
Dois dos finalistas do F-X2 estão prontos para operar em navios-aeródromo, o F/A-18E Super Hornet e o Dassault Rafale.
O F/A-18E pode operar no NAe São Paulo, segundo informação do executivo da Boeing, Bob Gower, em entrevista à Alide.
O protótipo do Rafale já operou no navio, nos testes de qualificação iniciais da aeronave.
O peso máximo de operação suportado pelas catapultas e pelos elevadores do NAe São Paulo é de 20.000kg; o peso do F/A-18E e do Rafale, configurados para missões de defesa aérea, é de 21.320kg e 21.000kg, respectivamente. Ou seja, uma tonelada acima do permitido.
Para diminuir o peso dos aviões até o limite do São Paulo, é possível fazê-los decolar com menos combustível ou armamento, como foi feito com o Rafale nos testes a bordo do navio.
Tendo em vista que o NAe São Paulo deve operar na MB até o ano 2025, a aquisição do mesmo caça pela FAB e pela Marinha seria uma boa forma de aproveitar o potencial do navio na defesa dos interesses brasileiros no Atlântico Sul.

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edilson

SUgiro ao galante por em discussão a possibilidade da nossa marinha comprar o projeto de Gaule e desenvolver uma versão não nuclear????
seria mais viável que a compra de um projeto como o CVF ou outros?????

CorsarioDF

Com o Rafale sim teríamos algum poder sobre ele. Pois os EUA não iam liberar os códigos fontes do F/A-18 para nós.
Edilson – muito boa sua idéia, mas já que temos o mais difícil (reator nuclear) porque não realizarmos um Nuclear de uma vez? Pois eles não passam é a tecnologia do reator, as demais não são tão sensíveis assim (para os Franceses, e exclusivamente no nosso caso. Tio Sam nem em pesadelo pensaria isso). Sds.

Clausewitz

Sim, já foi discutido neste blog. Inclusive existe a possibilidade de recalibração das catapultas do Opalão para usarmos o Rafale. Gosto muito do F-18, mas, sem os códigos fontes, no way..!

edilson

Caro Corsário, tambéma acho qeu poderíamos desenvolver um reator nuclear porém acho que 2 ou 3 navios seram mais viáveis que um nuclear cujo preço subiria alá para as nuvens. tenho um blog no qual sugeri isto mas não o divulgarei aqui por respeito aos colegas do Blog naval. no mais nem falei dos propulsores nucleares pois a idéia era apenas gerar a discussão e sei que vão aparecer uns ai com sindrome do ” obrasil não precisa disso pois não está do lado da Russia, ou ainda e o dinheiro para isto??? ou ainda será que vai haver cérebros… Read more »

Cinquini

Rafale na cabeça!!!
Esse será o grande vencedor!!!

BRAVO ZULU!!!

FALCON

Dos tres certamente o melhor é o f/a-18 mas como disse o Clausewitz sem os codigos fonte nem pensar,então , bem vindo RAFALE.

wiltgen

Vale lembrar que em 1989, quando do atraso da entrada em operação do Rafale M na Marinha Francesa, foram oferecidos 40 F-18 como um tipo de “operação tampão”. Especialistas da Marinha Francesa e da Northrop, concluíram que pequenas modificações seriam necessárias, principalmete nas catapultas e seus defletores e que os elevadores eram totalmente compatívis com o Hornet (versão disponível à epóca). Testes de compatibilidade foram planejados para durante a missão Capsele, porém, tanto o Foch quanto o Clemenceau retornaram sem que houvesse nenhum toque no convés de vôo dos dois. O possível contrato de arrendamento foi duramente criticado pela Marcel… Read more »

Clausewitz

Falcon

O F-18 não é melhor que o Rafale, nem o Rafale é melhor do que o F-18. Depende dos avionicos. Eu acho o Rafale com um desenho melhor e assinatura radar menor, um projeto mais limpo, mais harmonioso. Mas, depende dos “recheios”. Como os americanos só vendem o avião seco, o RAFALE já ganhou. O Gripen NG é ótimo, mas, para um pais menor!

Coralsea

Como entendo pouco ou quase nada do assunto; alguém poderia me explicar por gentileza o que significa os “códigos fontes” ??

Wilson Johann

Não tem a ver com essa matéria, mas leiam o que foi publicado pelo DEFESANET, dando conta de que o governo brasileiro quer comprar mais 15 Black Hawks (abaixo parte do texto que fala dos equipamentos): “The Government of Brazil has requested a possible sale of 15 UH-60L BLACK HAWK helicopters with 30 T-700-GE-701C engines, 2 spare T-700-GE-701C engines, external and internal fuel tanks, warranty, internal and external hoist kits, weather radar, spare and repair parts, tools and support equipment, publications and technical data, personnel training and training equipment, contractor engineering and technical support services and other related elements of… Read more »

Galante

Wilson, tem um artigo sobre essa notícia no Blog do Poder Aéreo:

http://www.aereo.jor.br

Mahan

A opinião é que foi acertada a aquisição do São Paulo para fazer renascer a asa fixa embarcada na MB. Mas operá-lo até 2025?? Já não se aguenta hoje! Imagina com com mais de 60 anos! Não vai passar d’uma ridícula sucata flutuante! Deveria ser substituido já em 2015 a 2018.Os nosso amigos franceses não estão pensando no PA 2? Porque não acompanhá-los?

Rodrigo

Sem duvida tudo caminha pra isso, Uma unica aeronave para as duas forças: gosto muito do Hornet.
Mas acredito que o vencedor no FX2 será o RAFALE, que tem muito potencial ainda pra evoluir e devido a transferencia de tecnologia.
O Gripen NG corre por fora como azarão… (mesmo porque ainda não tem uma versão naval)

direto do fundo do mar

Segundo o VC da Boeing, o que a FAB quer de abertura de códigos fonte, ela terá. A MB já conseguiu com a LM/Raytheon a mesma coisa na modernização dos Tupis, portanto esse papo de que a Boeing ou os EUA não vão liberar é papo furado, senão o F18 jamais teria entrado no short list. Espero que não role $$$$$$$ por causa de eleições e coisa e tal. Espero que seja uma disputa transparente e que vença o melhor. Que para mim, é o F18 disparado, pois o seu radar AESA funciona e está operativo, enquantos os outros ainda… Read more »

Guilherme Poggio

wiltgen

O Galante postou uma notícia sobre este assunto em junho. Veja em:

http://www.naval.com.br/blog/?p=302

Leandro Furlan

Pior é a idéia de modernizar o A-4KU.. A Marinha parece acertar por um lado e ir contra a maré em outro. O A-4 Skyhawk é o pior avião antigo para se modernizar. Estamos com os nossos caças em condições péssimas, e não porque falta dinheiro, mas porque não há peças. Nenhum país importante utiliza o Skyhawk e nem tem excedentes da aeronave. Além disso, um A-4KU modernizado, para poder defender a frota a uma distância considerável, terá que levantar vôo com 3 tanques sob as asas, o que deixa uma impressionante gama de 2 (DOIS) pilones para os armamentos.… Read more »

Hornet

Hoje estou me sentindo o máximo!!!rs…

Quero agradecer a todos os que votaram em mim, prometo cuidar da educação, da saúde, da habitação, do transporte…mas quero já ir avisando que meu chefe (Tio Sam) não vai deixar eu trabalhar com todos os meus potenciais…

Sendo assim, o meu voto é no Rafale!!!

um abraço a todos e um especial abraço nos meus “cabos eleitorais” (rs.rs.rs.)

Walderson

boa Hornet. Rs

Walderson

Galante,
se possível me explique a questão das catapultas e do elevador. Eles podem ser recalibrados para suportar um peso maior ou deve-se colocar outros. Outra coisa, as dimensões dos dois aviões são compatíveis com a dimensão do elevador? Penso que nem o Rafale é compatível com a dimensão dele.
Obrigado.

ronaldo de souza gonçalves

Não acho nem um nen outro podemos ir para o su naval e qto ao avioes americanos vem cheio de restriçao e isto de escolher apenas um tipo so por economia taticamente acho que varis tipos incomoda mais um provavel inimigo. Na Fab os pilotos gostam mais do Su-35. lembrem do novo caça de 5* geração que o Brasil poderia participaracho que vamos fazer um acordo com os franceses no respeito aos submarinos e fragatas devemos fechar com os russos nos seus aviões.Padronização e bom para industria mas forças armadas Quanto menos conhecer a tecnologia do oponente melhor.

tailhooker

Ainda tem gente que acredita no papo furado dos franceses de que ELES vão transferir tecnologia. BALELA ! Nunca o fizeram para ninguem e não vão fazer agora. Como podem acreditar nisso? Tecnologia, códigos fontes, isso NÃO SE PASSA. Precisam entender isso. Esse papo faz parte do Lobby francês. O Americano pelo menos é honesto e joga limpo. Não passa e pronto. O que está envolvido são interesses estratégicos, políticos e econômicos. Conversa fiada. E para aqueles que sempre comentam que o Chile, quando comprou os F-16 Block 50/52, comprou e não levou os AIM-120, estão enganados, levou SIM, acreditem.… Read more »

tailhooker

O problema do Rhino para a MB seria a sua adequabilidade em relação ao A-12. As modificações estruturais requeridas para receber a aeronave em condições de limitacão de peso aceitáveis seriam enormes, não sendo viáveis economicamente. Já era assim com os F/A-18 A/B/C/D. O peso máximo do Rhino chega a 87000 libras. Só como comparação, o peso máximo de um AF-1 para recolhimento em Nae é de 14500 libras. Comparem. O Rafale já operou, porém de forma tão limitada em peso, que ,operacionalmente, é inviável. Como a MB está amarrada , por decreto, a operar aeronaves de asa fixa que… Read more »

tailhooker

Não sou profeta, mas prestem a atenção no que eu vou escrever aqui agora e guardem para o futuro.
Esqueçam Super Hornet, Rafale e Gripen NG. O que vamos ter como FX-2:

Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos (de segunda mão).

Pode parecer delírio, mas NÃO ESQUEÇAM
OUTRA COISA PARA ESQUECER DE VEZ :

NÃO EXISTE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E CÓDIGOS-FONTE. NINGUEM QUE POSSUI TECNOLOGIA ENTREGA NUMA VENDA !! NÃO SE ILUDAM, CAROS. Negócios na área de DEFESA envolve “coisas” que não imaginam.

Baschera

Caro Walderson,
Os elevadores do Opalão tem 16 x 12 mts. Suportam até 15 Ton.
A catapulta de vante tem limite de alavancagem de 20 ton e recalibra-la para até 24 ton, colocaria a mesma no limite máximo de segurança e diminuiria em muito seu tempo de utilização (estima-se para um terço do previsto). Em CNTP num NAe, como deves saber, não é bom que se opere no limite, pois compromete-se em muito a segurança, do NAe, do avião e do piloto.
Sds.

Kelp

ola amigos
caro leandro lembro ao amigo que nenhum avião que for comprado agora vai ser entregue agora.

tailhooker

Que venha o Rhino. Seria uma excelente aquisição, se fosse verdade. operacionalmente, muitas portas iriam se abrir, principlamente em relação a treinamento e operação conjunta. Se for via FMS então, facilitaria muito. A estrutura já está toda montada. Treinamento, simuladores, Depot Level facilities. Essa é uma vantagem comercial boa. A aeronave está em plena vida operacional. Em relação aos pilotos, os intercâmbios com a US NAvy seriam possíveis e freqüentes. A MB poderia pegar carona nessa aquisição, mesmo operando com restrições no A-12. A Austrália recentemente adquiriu 24 F/A-18F. Acho que, no caso da FAB, viria o Echo e para… Read more »

Rodrigo

Será que o GRIPEN pode ser utilizado embarcado?

Igor

A verdade é que a MB precisa de um nae novo! Nem adianta se for operar de forma limitada!

edilson

Acho que independente do navio que viesse substituir o SAMPA, este poderia continuar em operação de forma a prover o treinamento de pilotos. quem sabe uma operção conjunta com a frança ou india de forma a ratear os custos operacionais. ao meu ver a capacidade dissuasiva do SAMPA infelizmente foi por água abaixo com o descaso e atrazo nos programas que visavam sua recuperação. entrará na próxima década já desatualizado e seria bom substituí-lo já em 2015, no entanto o velho SAMPA poderia e prestaria invejáveis serviços se fosse utilizado como plataforma de treinamento para pilotos. aíndia até tem os… Read more »

Roberto

Acho que o Brasil poderia procurar uma parceria com o Japão, que esta desenvolvendo um NAe de dimensões parecidas do São Paulo, construir 3 e manter o SP como treinador ou porta helicópteros… o que acham ?

João-Curitiba

O Charles de Gaulle está operacional? A última notícia que tive dele é que tinha voltado pro estaleiro, pois apresentara um problema de projeto.

Tiago Jeronimo

Se é pra sonhar vamos sonhar com um porta-aviões novo igual ao que a frança está construindo. Vamos vender o opalão e comprar algo de futuro pra marinha.

Coralsea

O Charles de Gaulle está no momento fazendo uma revisão/manutenção.
Também acho que o melhor seria se a MB se unisse a França e a Inglaterra e encomendasse um desses que está sendo construído na Inglaterra…..aí sim poderíamos vir a comprar Rafale, F18 ou qualquer outro…e só usar o SP como treinamento ou porta-helicópteros.

João-Curitiba

Prezado Coralsea
Já que você está por dentro, eu li que o De Gaulle teria ficado 3 metros mais curto e porisso teve de sofrer adaptações. Você sabe de algo?

LEANDRO FURLAN

“NÃO EXISTE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E CÓDIGOS-FONTE. NINGUEM QUE POSSUI TECNOLOGIA ENTREGA NUMA VENDA !! NÃO SE ILUDAM, CAROS. Negócios na área de DEFESA envolve “coisas” que não imaginam.” Cara, infelizmente você não entende muito do assunto. Se não existisse transferência de tecnologia, você saberia me explicar como o Brasil aprendeu a fabricar o submarino IKL ou o caça AMX?!?! Só falta você me dizer que baixamos na internet o projeto e montamos aqui… É claro que existe transferência de tecnologia, e existe para qualquer produto militar; o que definirá se isso irá aconecer é o país que cede a… Read more »

Coralsea

Oi João_Curitiba
O CDG no momento já deixou a doca seca de Toulon onde estava desde setembro de 2007 e está fazendo os usuais teste de mar…
Não sei nada dele ter encolhido 3 metros; o que eu sei é ele teve o reator reabastecido e ganhou novos hélices…além de modificações nos depósitos de munição, upgrades nos sistmas de comunicação e algumas mudanças em função da breve entrega do Rafale 3

Tailhooker

Pera aí: O brasil fabricou ILK 209 ?? Se quer dizer que montou aqui, posso até concordar contigo. Produzir sob licença não significa adquirir tecnologia. Me cita um exemplo de tecnologia “sensível” que a Embraer adquiriu com o AMX. Se você me diz que conseguimos dominar a tecnologia do sistema Pitot-Estático, poderia concordar com você e admitir que não entendo nada do assunto. Me cita algum exemplo de fornecimento de códigos fonte de software de integração ou CFD adquiridos da Aviação militar pelo Brasil. Essa tecnologia a que você se refere não é a sensível, se refere a tecnologias na… Read more »

Tailhooker

Como o amigo já confirmou, o CDG está voltando após uma parada prevista para realizar uma série de serviços previstos (abastecimento, e etc) e também para alguns não tão previstos assim. Mexeram muito no sistema de ar condicionado do navio. Houve modificações estruturais em função da operação do E-2C, principalmente em relação à envergadura do avião, que, se não chegava a comprometer, reduzia bastante as margens de segurança da operação. O navio é excelente, muito operacional, um excelente projeto, porém, o Governo Francês injeta uma dose brutal de recursos para mantê-lo. É o preço que se paga quando se quer… Read more »

Roberto

Por falar no De Gaulle, resolveram o problema da radiação ?? em alguns posts atrás falaram que ele não podia atingir sua máxima velocidade por não terem construído um sistema de isolamento adequado no reator. Alguém tem noticias ?

Coralsea

Agora depois desse período parado, ele atinge 27 knots!

Walderson

Caro Baschera,
obrigado pelo esclarecimento. Outra perguntinha: seria possível trocar esses sistemas: elevadores, catapultas e sistema de paradas? Isso para acomodarem o F-18 ou o Rafale? Ou teríamos que pensar no avião indiano? Rs.
Um abraço, amigo. E obrigado mais uma vez.

Douglas

Ha meses o comandante da MB deu o norte, Subs e patrulhas…. ninguem deu a importancia devida e agora surgiu a noticia dos subs como passo seguinte da MB. Vamos prestar mais a atenção nas declarações das autoridades militares. reparem, de forma discreta estão querendo padronizar o Blackhawk no EB e MB em determinadas funções. É uma realidade bem distante de alguns que chegaram a afirmar que o EC 725 seria padrão pra qualquer operção de helo de porte medio. Vamos passar a prestaar mas atenção nas autoridades militares. ainda acredito no Rafale como vencedor, mas se a boing contratar… Read more »

Douglas

Sobre o SP, ele está tomando um tempo enorme dos tecnicos do arsenal para voltar a ficar em condição razoavel. Mas ve-lo carregando F 18/Rafale, acho meio fantasioso.

EMERSON FULLY

FUI MILITAR POR VÁRIOS ANOS NA MB,E PUDI VIVER NA PELE,TODOS PROBLEMAS CITADOS POR NOSSOS COLEGAS DE BLOG.FALTAM MEIOS OPERATIVOS EM TODOS SETORES POSSIVEIS,E IMAGINAVEIS! QUANDO VEJO UM COLEGA ACHAR ALGO DE BOM EM UM EQUIPAMENTO NOVO LANÇADO NO MERCADO,OU ENTÃO AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO MODERNO PORÉM DE SEGUNDA MÃO.FICO TRISTE EM AFIRMAR COM TODA CERTEZA,QUE JAMAIS TEREMOS TAIS EQUIPAMENTOS.SIMPLESMENTE,POR TRES MOTIVOS: # SOMOS UMA NAÇÃO POBRE(SEM GRANA); # A NOSSA DEFESA,NÃO É, E NUNCA SERÁ,PRIORIDADE DESSES POLITICOS CORRUPTOS. QUE SÓ NOS PROCURAM COM SEGUNDAS INTENÇÕES; # FALTA CULTURA AO POVO BRASILEIRO,PRA SABER QUE FORÇA ARMADA,NÃO É SÓ PRA DESFILE EM… Read more »

Tailhooker

Muito pertinente o seu comentário. Infelizmente, tenho que assinar em baixo, Emerson. Como já disse em outro Post. Político não lê forum de entusiastas.

Baschera

Caro Walderson, Em resposta as suas perguntas, as quais volta e meia, alguém as faz, volto a resposnder, modestamente : No NAe São Paulo, trocar elevadores, sistemas de parada e principalmente catapultas, cujo preço seria lá pelos Us$ 20 milhas, é algo impensável, quando não tecnicamente difícil e absurdamente caro. Não vale a pena retrofitar uma nave com esta idade. O que já está sendo feito, aos poucos, já vai dar um caldo !! Este NAe foi comprado (junto com os A-4 SkyHawk) para que desenvolvessemos uma doutrina própria de aviação de asa fixa no ambiente naval. Não temos pretenção… Read more »

Coralsea

Oi Baschera
Só um detalhe; os próximos CVN da USN serão o CVN 77 USS George Bush e depois o CVN 78 USS Gerald Ford.
Já existe um SSN 23 USS Jimmy Carter.

EMERSON FULLY

TOMARA QUE A FAB,JUNTAMENTE COM A MB.POSSAM ADQUIRIR JUNTAMENTE,O RAFALE.POIS SERIA UMA EXELENTE FORMA DE OTIMIZARMOS OS CUSTOS-BENEFÍCIOS DE AQUISIÇÃO DESTE CAÇA,LEVANDO EM CONTA SUAS LIMITAÇÕES,COMO CAÇA DE SUPERIORIDADE AÉREA PARA A FAB.POREM A INTEGRAÇÃO DOS PILOTOS DAS DUAS FORÇAS,SERIA ALGO EXTRAORDINÁRIO E MUITO PROVEITOSO.
PARA A MB SERIA A MELHOR MANEIRA DE DEFENDER A FROTA,E DAR UM APOIO DE FOGO CONSIDERÁVEL AOS FUZILEIROS EM MISSÕES DE ATAQUE A FORÇAS TERRESTRES.
ESSE CONCEITO DE UNIFICAR OS MEIOS OPERACIONAIS~,É A MELHOR MANEIRA DE SE OTIMIZAR CUSTOS!

Guilherme Poggio

Muito justa a homenagem ao presidente Jimmy Carter, único presidente dos EUA que foi submarininsta. O USS Jimmy Carter foi o terceiro e último submarino classe Seawolf.

Walderson

Amigo Baschera,

Valeu mesmo pelo esclarecimento. Não entendo nada da água. Eu sou da turma do aviãozinho. De vez em quando venho bober um pouco aqui tb. Mas obrigado pela paciência.

Um abraço, amigo.