144 personalidades receberão a medalha da Ordem do Mérito da Defesa este ano

8

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participa nesta terça-feira, na Base Aérea de Brasília, da cerimônia de entrega da medalha da Ordem do Mérito da Defesa. A medalha será concedida pelo Ministério da Defesa a 144 personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil. Cerca de 500 pessoas devem prestigiar a cerimônia.

Entre os agraciados estão os embaixadores dos Estados Unidos, Clifford Michael Sobel, da França, Antoine Pouillieute, e Rússia, Vladimir Lvovitch Tyurdenev; o ministro da Defesa da Bolívia, Walker San Miguel Rodrigues; os presidentes do Senado, Garibaldi Alves, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins. E ainda os senadores Pedro Simon (PMDB/RS) e Francisco Dornelles (PP/RJ), os deputados do PT de São Paulo, José Genoíno e Carlos Zarattini, e o deputado Raul Jungmann (PPS/PE).

Entre os 144 agraciados, três são instituições: o Comando do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, sediado em Salvador (BA), o 9° Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro e a Base Aérea de Manaus.

A Ordem do Mérito da Defesa se divide nos quadros ordinário e suplementar. No primeiro, encaixam-se os oficiais da ativa das Forças Armadas. Todos os demais como os civis, oficiais da reserva e oficiais reformados recebem a medalha pelo quadro suplementar. E a Ordem do Mérito se divide em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A medalha da Ordem do Mérito da Defesa foi criada em junho de 2002, por meio do decreto 4.263 e, desde então, anualmente, personalidades, organizações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras são homenageados com a medalha.

Fonte: JB Online

NOTA DO BLOG 1: DECRETO Nº 4.263, DE 10 DE JUNHO DE 2002. Art. 2o A Ordem do Mérito da Defesa poderá ser conferida aos militares das Forças Armadas, aos civis nacionais e aos militares e civis estrangeiros, aos integrantes das Forças Auxiliares e às organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil como um todo ou a uma Força Singular de per si, com reflexos em benefício das demais. (grifos nossos)

NOTA DO BLOG 2: O número de agraciados nesta mesma época do ano em 2007 foi superior (169 personalidades) ao atual (144 desde ano). Por um lado é um fato positivo, pois o gasto com medalha diminuiu. Mas por outro lado menos pessoas estão prestando “relevantes serviços às Forças Armadas do Brasil”. Somente para refrescar a memória dos leitores, em novembro do ano passado foram agraciados, dentre outros, a ministra do STF Ellen Gracie Northfleet, os ministros da Justiça, Tarso Genro, da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, o ministro de Estado da Defesa do Paraguai (porque só o ministro da Defesa da Bolívia pode receber?), Roberto Eudez Segovia, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, Joaquim Benedito Barbosa Gomes e Carlos Alberto Menezes Direito, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João-Curitiba

Desta lista, a homenagem ao ministro Mangabeira foi merecida. Quanto aos demais, realmente desconheço. O Blog não saberia dizer? Parece que encontraram mais uma forma de fazer “agrados” com finalidade meramente política. Muitos aí pode-se dizer que é um insulto à memória de Caxias, Osório, Tamandaré, Marcílio Dias e muitos outros.
Banalizou-se a condecoração.

Hornet

Não sei se os amigos conhecem um compositor francês chamado Erik Satie…bem, esse compositor, que tinha uma língua afiadíssima e um espírito crítico ainda mais afiado, disse certa vez: “Durante toda a Grande Guerra (I Guerra), Maurice Ravel (o autor do “Bolero”) foi observador das observações observadas por observação nos observatórios dos observadores onde se observa ao rés do chão. Ele prestou grandes serviços ao país”. Pois bem, o comentário serve pra gigantesca maioria dos “medalhistas” aí da matéria. Todos foram observadores das observações observadas por observação nos observatórios dos observadores onde se observa ao rés do chão. Portanto, todos… Read more »

Bruno

Bom dia! É com muita indignação que, por meio deste, venho mostrar o que hoje penso das nossas forças aramadas. Sou filho de militar e por 5 anos servi ao Corpo de Fuzileiros Navais, tenho somente orgulho da última unidade que servi, que foi na TROPA DE REFORÇO DA ILHA DAS FLORES, mas antes de ir para esta unidade, sofri 4 anos no Grupamento de Fuzileiros Navaisdo Rio de Janeiro, na época uma tremenda desorganização, mas era tanta que a maior parte da minha turma (2001) ficou lá e nunca sairam de soldados, hoje todos já em casa. O único… Read more »

Nimitz

Tanta medalha, as Forças Armadas sucateadas e até sem dinheiro para rancho.

João-Curitiba

A Rádio Band News FM está apresentando esta semana matéria diária sobre defesa. A de ontem aconteceu meio-dia e meia. Mas devem ter repetido mais vezes, como sempre fazem.
O relato foi muito preciso, dando a entender que aí tem o dedo do Ministério da Defesa. Falaram da idade dos equipamentos, chamaram o Exército de “Museu de Armas” e alertaram para o fato de que 60% do orçamento das FAs vai para salários, pensões e afins.
Por estas e por outros é que a Rede Bandeirantes é quem deveria receber a tal medalha da Ordem do Mérito da Defesa.

claudio
Lince Arpoador

O que estes “ilustres” fizeram pelas nossas FA’s, para merecerem esta medalha?
Agora, é um absurdo um guerrilheiro covarde e traidor como o genoíno (com letra minuscula mesmo) receber algo do tipo!
Simplesmente revoltante.

LUIZ BRAZIL  DT

Caro Bruno e demais “nautas”,

Eu bem sei como isso funciona. Se és amigo do “Rei”, isso basta. Entretanto, se és indiferente um prato de lentilhas já é de bom tamanho. Agora, se não rezas pelo “catecismo” do “Papa” ai então estás fuuuuuuuuu. O Zé, meu grande amigo Zé, sabe do que eu estou falando. Já teve até ladrão do dinheiro público condecorado com as tais medalhas. Indig nação, já! Eu não ia comentar, mas não me contive.