O 5° Distrito Naval realizou na manhã de ontem, 9, a troca de comando do Esquadrão HU-5. O capitão-de-corveta Maurício Morgado Pedrosa é o novo comandante da Organização Militar que conta com cerca de 70 militares, entre eles 10 oficiais. O Esquadrão HU-5 tem como missão prover meio aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e, secundariamente, aos demais órgãos militares da Marinha do Brasil, a fim de contribuir para aplicação do poder naval na área de jurisdição do 5° DN. Dentre as diversas missões cumpridas pela organização, destacam-se os serviços de busca e salvamento no mar; resgate por maca; inspeção naval; reconhecimento aéreo; operações especiais com fuzileiros navais; evacuação aeromédica; apoio em manutenção de faróis e sinais náuticos; transporte administrativo e missões de misericórdia em apoio a comunidade civil.

A cerimônia de troca de comando aconteceu às 10h30min na Ilha de Terra Pleno do Leste, onde fica localizado o Esquadrão e foi presidida pelo vice-almirante, Arthur Pires Ramos, comandante do 5° DN. Deixou o comando o capitão-de-corveta, Carlos Eduardo Rolla Pereira, que ficou à frente da Organização Militar durante um ano e meio.

FONTE: Jornal Agora

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Mas e a troca dos helos, por algum outro realmente adequado as missões desta unidade???
Pq fazer SAR c/ um helo que se o ventro sopra atravessado não pode voar o fiel, se o resgate é “a 2 quarteirões” do heliponto não pode voar o médico, sem radar, sem flir e sem holofote, fica dificíl!!!
E pega mal devido aos compromissos assumidos, perante a comunidade internacional!!!

Edgard

Parebéns ao Comandante Carlos Eduardo pelo excelente comando realizado à frente do “Albatroz”. Desejo ao Comandante Morgado muito sucesso e realizações à frente de tão glorioso Esquadrão, já que competência não lhe falta. Infelizmente amigo Maurício R., a troca dos Helos, como você colocou, não depende da vontade desses Comandantes, a missão deles de prover meio aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e, secundariamente, aos demais órgãos militares da Marinha do Brasil, a fim de contribuir para aplicação do poder naval na área de jurisdição do 5° DN tem de ser realizada com os meios que… Read more »

Paulo Steffano

o problema é que o hu-5 parece mais com um avião civilnada de metralhadora externa com mira automática, nada de misseis helfire guiados a laser, nem ao menos um hidra, não tem nem metralhadora embutida, em incrivelmente fraco e só não é inutil em operações de guerra porque dá para transportar soldados, e não tem minina possibilidade de apoiar tropas em situações reais pois algumas metralhadas acabam com ele a tropa que ia ter que defender ele porque ele se mostra incapaz disso esse é o grande problema do brasil o dinheiro de verdade fica no bolso dos politicos e… Read more »

Paulo Steffano

agora comparem um helicoptero de baixa qualidade e fraco com oque realmente deveria ser utilizado pelo 5° DN.
Albatroz “Fraco”
http://www.spotter.com.br/esquadroes/hu5_albatroz_03.htm
AH_64 Apache
http://www.militarypower.com.br/frame4-armas7.htm