O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) embarca nesta quinta-feira (15) para a Antártica, integrando um grupo de deputados e senadores que ficará no continente até domingo, dia 18. A convite do comando da Marinha, os parlamentares vão conhecer as atividades de pesquisa realizadas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

A Marinha coordena um conjunto de ações que dão suporte às atividades brasileiras na Antártica. Atualmente acontece a 27ª edição da Operação Antártica (Operantar). O Navio de Apoio Oceanográfico – conhecido como Gigante Vermelho – partiu do Brasil em outubro e regressa ao Rio de Janeiro em abril próximo.

As atividades no continente antártico são regidas pelo Tratado da Antártica, ao qual o Brasil aderiu em 1975, sendo atualmente membro consultivo – condição facultada aos países que desenvolvem substanciais atividades consultivas na região. O tratado estabelece a ocupação da Antártica apenas para fins pacíficos e da cooperação internacional para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

FONTE: Bem Paraná

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GustavoB

Antártica era a rival da Brahma

Alte. Doenitz

Deve ser um tratado sobre cervejas! E olha que já tem mais de 30 anos e eu nem sabia. Vindo dos políticos tudo é possível.