Chevalier_Paul_2

Chevalier_Paul_3

Chevalier_Paul_4

Chevalier Paul_01

Chevalier_Paul_6

Nota do Blog: Ensaio fotográfico da fragata francesa Chevalier Paul (D621), da classe  Horizon, navegando a 31 nós durante testes de Potência Máxima de Propulsão.

Fotos: Philip Plisson.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
welington

Queria estar lá, show de bola.

Nunão

Também queria, mas não na proa, tipo Leonardo di Caprio…

KURITA

Não seria possível fazer uma proa mais elevada para as inhaúmas?

welington

Nunão=Também queria, mas não na proa, tipo Leonardo di Caprio…
kkkkkkkkkk, boa Nunão, mas pensando bem é uma ótima maneira de se tomar banho sem ter que esfregar kkkkk.
Um abração.

Marcelo Martins

Enquanto isso o Opalão (como vocês costumam chamar) já atingiu quanto e por quanto tempo sem antes explodir as caldeiras?

Castor

Isso é um navio ou um espanador de água? Olha que o mar está bem calmo.

Mauro Lima

É verdade… o mar parece bem calmo… provavelmente houve uma cálculo inadequado no desenho do casco para altas velocidades… É possível que ele tenda a levantar a proa quando isto acontece, e não conseguindo manter o “pitch” (tá certo galante!??) ele desequilibra o navio… a popa empurra a proa para cima, a gravidade fala “tô aqui”, e a proa puxa a popa para cima depois… vira uma gangorra! Pior que este “caturro” serve como freio quando o navio mergulha a proa… diminuido a eficiência da propulsão, já que aumenta o volume de água que o navio tem que cortar, brincando… Read more »

Castor

Muito bem Mauro Lima.
Achei que não era o foro para comentar o que acontece, mas você entende o que acontece. Esse fenômeno é um tipo de instabilidade que ocorre em planeio e semi-planeio, chamado porpoising. Isso ocorre quando, com o aumento da velocidade e o trim que o navio vai adquirindo, o centro de pressão no casco passa para ré do centro de gravidade. O mergulho é inevitável e vira uma navegação igual a das baleias, talvez daí venha o nome de porpoising. O erro não é no desenho do casco, mas na distribuição dos equipamentos a bordo.

McNamara

Será que o mar está calmo assim como vocês pensam? As aparencias podem enganar bastante. O Projeto Fragata Horizon não é essa porcaria que vocês estão pensando não hein.
A propósito, esse fotógrafo Philip Plisson, oficial da reserva da Marine Nationale já editou vários livros a respeito do mar, em um deles, “MER”, há fotos sensacionais da fragata La Germinale, da Duguay Trouin e do então porta-aviões Foch.

Castor

MacNamara, o mar está calmo, não está nem fazendo carneirinho. Repare que a água (onda) vem do meio navio para vante. É o navio quem está produzindo aquela onda.

Mauro Lima

Também lembrem dos “carneiros” para ver se o mar estava realmente calmo…

Quanto ao comentário da estabilidade das nossas fragatas… elas têm estabilizadores (ao menos a União tem)… talvez isto faça com que elas consigam melhor resultado na máxima veloc operacional!

Se este navio aí tem… talvez não esteja ligado, em vista de outros testes… talvez eles estivessem criando este “caturro” propositalmente para ver as reações do navio…

Já participei de exercícios de desempenho… são legaizinhos!