Os mais novos podem apreciar dois navios da Força Aérea Brasileira, no NGB – Navios de Guerra Brasileiros.

Os dois navios, no caso os navios-tanque Raza (G 19) e Rijo (G 18) e pertenciam a classe “Mettawee”/Tipo T1-M-A1, norte-americana, especializada no transporte de produtos claros como gasolina. Eram guarnecidos por pessoal da Marinha, da Força Aérea e civis.

Vale como curiosidade, já que muitos falam de F-X prá lá e F-X pra cá, mas pouco conhecem sobre essas historinhas da sua Marinha e da sua Força Aérea.

Veja nos links:

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GUPPY

Surpreso. Sempre achei que o relacionamento entre a Marinha e a Força Aérea, principalmente com o advento do NAel Minas Gerais não fosse possível esse tipo de compartilhamento(ou acordo).
Abs

eduardo

é isso mesmo,eu fiquei conhecendo essa historia da nossa fab.pela revista asas,la eu obtive esse conhecimento da fab ter comprado esses navios;bem legal essa materia que vcs[srs] postaram p/ nos,parabens e continuem nos deliciando c/essas postagens.

Dalton

O velho Jane´s só menciona a classe “Patapsco” de AOGs…aprendi mais duas com vocês , classe Mettawee e que dois deles vieram para a MB e devidamente procedi com anotação a lápis no meu Jane´s…coisa de “profissional” :<)

E aquele "link" para o NMB ??

abraços

vassili

Dessa eu não sabia. Mas, se formos pensar um pouco sério, o fato de a FAB ter adquirido esse sdois transportes de combustível de aviação.

Imaginem como era difícil, nas décadas de 50 e 60 transportar querosene de aviação diretamente para as bases aéreas. Falo isso pq, mesmo hoje, muitas de nossas estradas são péssimas, se formos imaginar a situação 60 anos atrás, percebemos que o fato é perfeitamente aceitável.

compra essa efetuada pela extrema necessidade logística. Agora, a velocidade dos navios é que me surpreendeu: apenas 10 knots…….

Que falta que uma LM-2500 fazia………………

abraços.

MO

4 coments .. .e navio do aviaozinhum …

em latim (dos meus kachorros)

Historium dominium publuicus est

Navium Aviaozinhums, Gostum et meio perdidus ests .. Qe sera temem coisum

Um dium Um dium pacienciae est

Santum Expeditum, cadest voceum estarium, socorrum precisariae

XXV.IV.MX – Domingus

MO

vassili

Sepol,

Agora, o sr. virou Matusalem?????????????

Afinal, deixar escapar 1000 anos da conta final………….. rsrsrsrsrsrsss….

abraços.

MO

não Ovi

isso fazia parte da piada …

To azedo hoje 🙁

MO

MO

to não, fiquei ….

mas nada a ver com vc Ovi

opor umm conjunto de fatores, um deles fatos dos logs, mas tbm nao so isso, hoje aconteceu muita coisa ruim comigo .. , mas isso sao outros 500, hoje fiquei Enxu Tranquera

:-/

MO

jsilva

Dalton,

Vc diz o link na pagina inicial do site do Poder Naval, aquele site do Brog do Poder Aéreo?

Eu e o MO ou melhoro o MO e eu devemos começar a movimentar as coisas por lá essa semana depois de um devido downgrade na forma de fazer a paginas. Só espero que a b#@$ louca do MO não me invente de perder outra pata e fique bonzinho porque senão eu não vou ter piedade nenhuma de tirar o doce da boquinha da criança.

Afinal quem manda nessa !@#$! sou EU hohohohohoh
Abração mano

Bronco

Caramba, sensacional! Eu não sei de muita coisa, mas essa realmente foi uma surpresa! E que falta fazia uma refinaria de petróleo no país, hein? Alguém citou o problema da velocidade… o MO certamente pode dar uma resposta melhor do que eu, um NT não necessariamente precisa ser veloz. Um NT moderno têm velocidade de cruzeiro em torno de 15 nós. Compatível, aliás, com a grande maioria das rotas marítimas. A missão que ele cumpria também era diferente da função de um NT para a marinha. Pelo pouco que li a respeito depois do post, esses navios da FAB traziam… Read more »

Dalton

Exatamente JSilva!!

Acho importante o link para o NGB, o que considero o nosso equivalente ao NavSource. Estando visivel, facilita o acesso a nossa Historia Naval
principalmente pelos novos participantes.

È claro que se houvesse um link para um site semelhante para o pessoal dos “aviaozinhum” haveria maior procura…mas…fazer o que?

grande abraço!

jsilva

Dalton,

Os links do NMB e do NGB estão na pagina inicial do Poder Naval – http://www.naval.com.br , mas o problema é depois que apareceram os blogs a site do Poder Naval de matriz virou filial do Poder Aéreo por exemplo, infelizmente um exemplo bem verdadeiro.

Vou pedir (mandar) para o Kim ops!, quer dizer o Galante colocar baners laterais pelo menos aqui no Blog do Naval.

O biquinho da hungara ai do lado até que é bunitinho mas ela corre o risco de rodar hehehhe

MO

oi Broncofogo

so vi agora

Aditando que em NM sua veloc de cruzeiro é praticamente sua veloc maxima em marcha continua, seja daqui para araraquara, via Niteroi ou para o Japao, via ilha de lango lango

Os NT comerciais, acho pouco provavel ter algum com veloc acima dos 16 nós

Abs
MO

vassili

Eu falei da velocidade de “apenas” 10 knots pq, sempre que se fala em Embarcações do tipo NT, cargueiros, a velocidade usual fica na casa dos 14 knots.

abraços.