Aviso de Pesquisa ‘Aspirante Moura’ a caminho do Brasil

0

AvPq Aspirante Moura

Incorporado à Marinha do Brasil em 25 de janeiro de 2010, o Aviso de Pesquisa (AvPq) “Aspirante Moura” (U-14), deverá atracar no Rio de Janeiro no dia 1º de junho deste ano.

O navio, adquirido em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e que ficará futuramente subordinado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira – IEAPM, funcionará como “Laboratório Nacional Embarcado II”, contribuindo com as pesquisas de interesse da Marinha e da comunidade científica nacional.

O AvPq “Aspirante Moura” suspendeu de Sandefjord (Noruega) no dia 6 de abril e, até a presente data, visitou os portos de Rotterdam (Holanda), Brest (França) e Lisboa (Portugal), passando, neste último, a navegar em companhia do Rebocador de Alto-Mar (RbAM) Triunfo.

Até junho, sua derrota inclui atracações em Las Palmas (Ilhas Canárias), Praia (Cabo Verde) e, já no Brasil, em Natal (RN), Salvador (BA), Arraial do Cabo (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).

Comandado pelo Capitão-Tenente Cláudio Luis Estrella Pereira, possui mais 19 militares, entre Oficiais e Praças, que compõem o Grupo de Recebimento do navio.

Durante o período de recebimento, foram realizadas algumas obras de adequação do navio às necessidades da Marinha do Brasil, entre as quais destacam-se: instalação de um console GMDSS (Global Maritime Distress Safety System) e de um novo radar; integração dos equipamentos de pesquisa científica e aquisição de dois contêineres de 10 pés, já adaptados para serem utilizados como laboratórios seco e úmido. Após a chegada no Rio de Janeiro, será realizada uma Mostra de Armamento do navio e sua transferência ao IEAPM.

O AvPq “Aspirante Moura” incorpora, em sua estrutura, uma inovação na Marinha do Brasil, pois será o primeiro dos nossos navios a navegar sem o uso de leme, substituído por dois hélices azimutais, integrados a um sistema de piloto automático e cartas náuticas eletrônicas.

FONTE e FOTO: MB

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments