Brasil e Nigéria firmam acordo de cooperação militar que prevê exploração mineral no Atlântico

13

Daniella Jinkings

O Brasil pretende desenvolver ações de exploração mineral no Oceano Atlântico em parceira com a Nigéria. O acordo de cooperação militar firmado nesta quinta-feira (22) entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ministro da Defesa da Nigéria, príncipe Adetokunbo Kayode, pretende aprofundar as relações entre os dois países.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Nigéria tem interesse em estreitar as relações com a Marinha brasileira, especialmente com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). Além disso, o país africano também demonstrou interesse pelas lanchas escolares desenvolvidas pela Marinha, que transportam crianças de áreas ribeirinhas para escolas públicas da Região Norte.

O ministério informou ainda que Jobim conversou com diversos países africanos sobre a necessidade de atuar em conjunto na Organização das Nações Unidas para evitar que, quando forem concedidos os direitos de mineração em águas internacionais do Oceano Atlântico, as rotas de navegação que ligam a América do Sul à África não sejam prejudicadas.

O principal temor, segundo o Ministério da Defesa, é que os países mineradores criem áreas de exclusão sobre as áreas de mineração e obriguem os navios mercantes a fazerem voltas desnecessárias, o que encareceria o frete e, consequentemente, o preço das mercadorias.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bulldog

E vcs acham que o Reino Unido não abre mão desse monte de ilhas que tem ao redor da AS e da África por que? Eles já estão em 2025.

Mauricio R.

Depois que venderam um exemplar da Barroso p/ um país que sequer marinha formalmente tem, fico até preocupado c/ o que pode sair deste acordo de cooperação.
Mas e a qntas vão:

Aradu,
Erinomi,
Enyimiri

A ferrugem já comeu???

Paulo

A única forma de manter desimpedida a navegação entre Brasil e África, conforme citado na matéria, é possuindo um Poder Naval que imponha medo. Só respeito não adianta.

Raptor
Fernando de Noronha

Meu Deus! Mais um acordo duvidoso que o Brasil está fazendo !
Com essa política de colaboração com ditaduras como o Irã, e agora a Nigéria, o Brasil nunca vai conseguir a tão desejada vaga no conselho de segurança da ONU!!!

E esse papo das lanchas escolares, só serve para desviar a atenção de outros detalhes do acordo. É lógico que a Nigéria está interesada nessa cooperação com o Brasil e a Emgepron. por que não consegue comprar armas e tecnologia militar em países como os EUA, França, Inglaterra, Alemanha ,etc…

Biel

Será que o acordo inclui a venda de navios patrulha?
Na verdade é muito bom ver a importância que o Brasil tem ganhado nestes últimos anos , temos aumentado consideravelmente nossa influencia no continente africano e em breve seremos uma importante peça no cenário internacional .

MVMB

mais um acordo de nada, sobre nada e que vai dar em….nada!

marlige

To contigo, MVMB.

Fábio Mayer

Mas…

…Não acho que acordos assim sejam maus, numa dessas, o Brasil consegue vender navio para eles, a Nigéria não é um país pobre, é um pís corrupto, mas longe de ser pobre!

Paulo Henrique

Fernando de Noronha

Quando o Brasil consegue fechar algum acordo com a possibilidade de exportação de armas, alguns cidadãos como senhor metem o pau por estarmos colaborando com ditaduras e bla bla bla… Ué, EUA, Alemanha, Reino Unido sempre venderam e vendem pra ditaduras…e daí?

No caso da Nigéria, se ela não compra de um, compra de outro…
Existem muitos outros fornecedores….

Vitor

Apesar de nao gostar de ditadores e etc. Sempre pensei na cooperacao com nacoes africanas para ter um controle maior sobre o atlantico sul. Nao podemos ignorar isso. Todas as nacoes do norte ja passearam pelo atlantico sul dominando paises e mares. Agora eh a nossa vez de impor nosso desejo sobre o mar mas com a diferenca de estar em cooperacao com as nacoes africanas. E se um ditator domina alguma dessas nacoes, o seu povo tem que lutar para se libertar, a outra opcao e fazer como os EUA fizeram no Iraque. Estaria o Brasil disposto a isso?

Paulo

A única forma dos países africanos poderem dizer não ao mau uso do Atlântico Sul por parte das potências do norte é tendo marinhas poderosas. Se o Brasil puder fornecer algum equipamento para isto, melhor ainda.

Wagner

Podemosn revender uns iates … ah ah ah !