Você sabe o que é uma URA? São as “Unidades de Refrigeração de Água”, peças chave no sistema de refrigeração da maioria dos navios, militares ou não. Muito pouco se sabe sobre elas  e o Poder Naval tentará mostrar um pouco sobre a modernização das mesmas no NAe São Paulo.

Matéria completa visível somente para assinantes. (Se você ainda não é assinante, acesse os botões do PagSeguro e do PayPal da coluna à direita do Blog para efetuar sua assinatura).

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Darkman

Belo trabalho Padilha nosso opalão vai durar ainda um bom tempo.
Mas espero que não seja por muito tempo e que possamos ter uma nova Nae.

Abs.

Luiz Padilha

Ele vai durar muito ainda pq ele é muito forte e temos um belo casco.

Guilherme Poggio

Padilha

Parabéns por mostrar mais esta pequena parte da enorme reforma que o SP recebeu e que poucos conhecem.

O Padilha conhece cada meandro do São Paulo!

cfsharm

Como faço para ler a matéria exclusiva? Já estou logado e a matéria é a mesma do blog para não assinantes.

Agradeço as orientações antecipadamente,.

Luiz Padilha

Bom, se vc está logado, basta ir descendo pq a primeira que aparece é apenas a chamada. Se vc descer mais o scroll, vc irá vê-la.

Antonio M

Bela matéria mesmo.

Mas a URA estava nesse estado quando o São Paulo foi entregue a MB ? Se foi, eu creio que os franceses pecaram na sua manutenção, considero desleixo mesmo.

Fica um sentimento de “está explicado” o motivo de ocorrer aquela explosão e, infelizmente, com vítimas aqui no Brasil…..

daltonl

Padilha poderia escrever um livro sobre o “São Paulo” e com certeza sobre outros navios também mas, não iria vender. A maioria gosta mesmo é de “aviaozinhum”.

Navios são grandes e mesmo assim sempre parece haver falta de espaço, são complexos, dificeis de manter e esta matéria ajuda a compreender certos aspectos técnicos de maneira não cansativa.

Bravo Zulu !

Wiltgen

Padilha,

Mais uma matéria de primeira qualidade.

Poder Naval diretamente da BAeNSPA!

Abraços,

clubesaveiroturbo

Bravo Zulu! À MB e ao Padilha pelas excelentes imagens e por nos trazer mais uma curiosidade.

É uma pena, apenas, que o São Paulo não pareça ser uma prioridade para a MB, dado o extenso tempo de reforma e as postergações de previsões de retorno.

Luiz Padilha

Meu caro, a MB não posterga pq quer. O trabalho é árduo e esses artigos visam justamente trazer até vocês o quão dificil é manter um PA em cima. Tenha em mente que a MB prioriza o SP sim, mas ela não vai cometer loucuras para por ele no mar e correr o risco de ter dor de cabeça por não ter cumprido o tempo correto para as manutenções. A demora é justamente para que ele volte bem.

clubesaveiroturbo

Prezado Padilha, Não foi uma crítica à. Mesmo se tiver entendido assim, peço que encare-a como construtiva. Essa discussão é longa e interminável. Já houve outros posts a respeito do São Paulo – e mesmo de outros meios – e todos me levaram a crer que a obselescência da esquadra é um problema grave e que traz um ônus perigoso à MB, que precisa, não raramente, docar embarcações fora dos períodos de manutenção geral. Já houve casos em que passei pela ponte Rio-Niterói e observei uma dezena de navios no AMRJ, ao mesmo tempo, muitos deles sofrendo algum tipo de… Read more »

clubesaveiroturbo

Onde escrevi “Não foi uma crítica à.”, leia-se: “Não foi uma crítica à MB”.

daltonl

Caro Bronco…este seu novo nick é complicado não ? (rs) Lendo o que vc escreveu acima, vejo que concordamos que a marinha fez a coisa certa dez anos (+) atrás ao adquirir o A-12, afinal, existem planos para um futuro A-13. Se foi a decisão certa, ou se iremos ter um A-13 é outra estória ! Na época parecia o certo. Acredito que o A-12 seja uma prioridade ,mas vejo que o orçamento é muito pequeno e não se pode investi-lo todo no A-12 já que existem outras prioridades e compromissos assumidos, então, um trabalho que poderia ter sido feito… Read more »