Em homenagem a Joaquim Mitchel Z. Tavares, vá em paz!

19

tavares

Após uma luta contra o câncer, Joaquim Mitchel Z. Tavares, o “Xuxuzão/Galã de Funerária”, membro desde os primórdios da antiga Lista Naval (1996), que depois virou o site Poder Naval (1997) e por consequência os atuais três blogs Trilogia Forças de Defesa (a partir de 2008). Participante ativo e amigo pessoal dos criadores disto tudo, atendeu ao chamado do Criador e virou ‘aviãozinhum”, criando asas e entrando no Paraíso.

O ‘Joaca’, um cara extremamente divertido, entusiasta também de trens e engenheiro por formação, fará grande falta a seus amigos e familiares.

Segue abaixo reproduzida nota da família sobre o funeral:

“Em nome da família do Joaquim Mitchel, gostaria de informar que seu velório ocorrerá dia 28/06 a partir das 7 horas e o sepultamento as 10h30, no Cemitério São João Batista em Valinhos-SP, localizado na Av. Independência s/número.”

Joaca, vá em paz e que a Força esteja com você, seja onde estiver.

RELEMBRE ALGUNS COMENTÁRIOS DO “JOACA” AQUI NO PODER NAVAL:

“Senhores, Conheci o Poder Naval através de um artigo sobre o Mingão na internet, acho que era 96/97, contudo, entrei para a lista naval em 98 e aí fiz grandes amigos, Marcelo, Paulo Osso, Zé, Galante e outros que frequentavam este meio.
Me sinto feliz a acompanhar estes meninos a mais de 13 anos, eles realizaram o sonho de todos nós que um dia, lá pelos idos de 80, compraram uma S&D, T&D, Defesa Latina, Voar ou Flap.
Parabéns amigos
Joaca”

—————————

“Marcelão, naquela época os FRAM’s eram superiores em A/S as Mk10’s. Isto tudo por causa dos sonares, que mesmo analógicos (em comparação aos sistemas digitais Ferranti (que deixariam meu blackberry parecer um super computador). As Garcia, com aqueles belos sonares, estas deixaram saudades, apesar das caldeiras problemáticas e do único eixo. Vale lembrar, que nem aproveitaram os lançadores de ASROC quando estes foram descomissionados, sabendo que produzíamos mosteres destes aqui…”

—————————

“Marcelão, Galante, Zé, Doce de Coco, etc., ressucita o A-11 Minas gerais, Compre uns 8 S2E Traker com o sistema Julie/Jezebel e assim podemos rastrear este ssbn soviético.”

—————————

“Agora, todo mundo se preocupa com armamento e ninguém percebeu que estes patrulhas de 500ton são mais lentos que muito navio cargueiro ou porta boneco. Como vai diminuir a distancia para abordar se nem consegue chegar perto!”

—————————

“Tenho que concordar com o Marcelao. Tem dia que doi ler estes comentários.”

—————————

“Senhores, Não teremos escolta de 6000ton! Aposto uma nota de 25000 cruzeiros, das antigas, que o que teremos serão 6 mod Barroso. Não teremos dinheiro nem para os navios de apoio. PAEMB = Plano Aviltante Emganador de Marinheiro Bobo!”

—————————

“Caro Bosco, Há super rapid’s instalados sem penetração no casco. Um dos exemplos é a Type 22 Batch 2 Romena – F221 Regele Ferdinand. Neste navio, utilizou-se a instalação sem a penetração no casco, a desvantagem é a quantidade de munição e o ângulo máximo de elevação, ambos menores que o da versão com penetração no casco.”

—————————

“As niterói são como um maverique v8, ainda imponentes, mas bebem horrores, não são modernos e complicados de manter!”

—————————

“Senhores, O Sea Slug tinha capacidade limitada anti navio, e o Sea dart, ou poste telefônico, como chamavam os pilotos portenho este míssel, sim, conseguiu vários kils nas malvinas. As tipo 42 trabalhavam em conjunto com as 22, sendo que as 1as atuavam como zagueiros e as últimas como goleiros.
Vejam quantas 42 foram a pique, a razão era que operavam adiantadas a frota. Que falta fez armas de baixo calibre nelas!

—————————

“Senhores, entendo mesmo é de LOCOMOTIVAS, mas gostaria de opinar sobre o NAPAOC. Estes navios serão onde os novinhos treinarão para os navios maiores da armada. Pelo que li, a muito tempo atrás, deverão ter sistemas simples de ECM, ECCM e um SICOTA simplificado.
Serão muito úteis para patrulha, apoio a flotilha de Gururus e Macucus que estamos operando.
Armamento, senhores, pensem e avaliem a missão destes, o que vc coocaria para operar como guarda costeira, uma trapizonga de 5 polegadas ou um 40mm?
Marcelão, ignora os caras, nunca leram um livro!

—————————

“Senhores, os Kirov’s unem duas coisas, navios e ferrovias. Se vcs observarem é uma das poucas classe de navios que tem uma ferrovia incluída.

—————————

“Caro amigo Galante
Bravo Zulu! O Site do Poder Naval sendo convidado para uma bela faina é um marco! sobre os caça minas, ao meu ver é um navio que poderia ser contruído aqui…”

—————————

“senhores
Estou vendo, vai ser igual ao plano de 16 corvetas, quero dizer 12, ops 4+1 corvetas que construímos.
Só estando vivo para ver os navios.

—————————

“Senhores
Ao meu ver, um OHP, modernizada, seria muito bem vinda a MB. A questão seria: “Qual míssel colocar no locar do Mk13?”.
Minha opinião seria substituir lançador e paióis por mísseis de lançamento vertical sea Sparrow, ou Aspide.”

—————————

“Senhores
Me lembro de uma T&D da década de 80, lá pelos 84/85 que falava dos
CT’s da MB. O Santa Catarina sempre me impressionou, um desenho suave, bonito, um navio com cara e jeito de navio de combate.”

—————————

“Senhores
Os nomes dos novos submarinos brasileiros poderiam ser:
Classe L:
S-40 Louveira
S-41 Lindóia
S-42 Limeira
S-43 Ladário
E o sub nuclear, como serão 3, poderiam ser:
SN-1 Dom Pedro I
SN-2 Dom Pedro II
SN-3 Tamandaré”

—————————

“Senhores
Uma coisa que chama a atenção é o tamanho deste pesqueiro. Ao meu ver, este barco faz parte de uma flotilha que deve ter apoio de uma nau maior, uma nave mãe. assim, podemos desconfiar que nossos peixes estão sendo pescados por estrangeiros sem que estes paguem as taxas regulamentares.
Sim, a MB não viu, a FAB não viu. O que esperavam, com 3 Gururus e 5 P95 para patrulhar o nordeste Brasileiro?
Precisamos de mais navios patrulha sim e tb de mais aviões de esclarecimento marítimo. Não seria a oportunidade de converter aguns EMB-120 em E-120, onde teríamos um radar e pouco mais que isto, somente para a averiguação de nosso mar territorial?”

—————————

“Eu procurei o desfile de 7 de setembro na TV, foi triste. Que pátria temos?”

—————————

“Ao meu ver, temos que proibir tb a crítica aos seguintes itens:
– Tamanho dos navios do Marcelão
– Bolo de fubá da mãe do Zé
– O fato do Paulo Osso gostar de ônibus
– O Galante morar no rio e não em Santos
– A MB se chamara “Marinha do Brasil” e não “Brazilian Royal navy”
– qualquer coisa que comece com “E”

—————————

“O que me deixa triste é que praticamente nenhum couraçado da 2GG europeu sobrou como museu.”

—————————

“Senhores
Estes sempre foram os mais bonitos navios que uma marinha poderia ter! Um Gearing ou um Allen Sumner, vão ser sempre imponentes!”

—————————

“Concordo com o Marcelão, vamos nomear os novos patrulha com os nomes dos cacinhas…
E não vamos esquecer que primeiro vem os caça paus e depois os caça ferros.”

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Não tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente, mas eramos colegas de blogs e fóruns e na lista privada do “aviationonline”. Recentemente o Parodi nos comunicou de sua doença. Todos ficamos muito tristes. Ultima mensagem que recebi do Joaca foi de agradecimento por ter ajudado à divulgar sua nova atividade profissional. Vai em PAZ colega. Bons voos…. grandes navegações astrais.

Dê um grande abraço no Jackson Flores Jr.

Sds.

Lc

R.I.P.
Condolências à família e amigos.

Osvaldo Marcilio Junior

Meus sentimentos e que DEUS conforte a família!!

rENATO

também estou por aqui nestes grupos pelo menos desde o ano 2000 mas tive a oportunidade de conhecer o Joaquim pessoalmente uma vez. Foi um grande ser humano. Agora estará melhor no nível superior. bOA VIAGEM jOACA!

Sergio Prado

Que sua família sinta o conforto do Pai em seu lar e ilumine os caminhos deste filho….

Jorge Tadeu

Que descanse em paz!

corsario01 Padilha

R.I.P Joaca!

RL

Me lembro dele. Quando comecei a frequentar o Poder Naval Online ele já era uma referência nos debates, no chat enfim.
Que Deus conforte a família.

Jorge Knoll

Meus sinceros sentimentos a família do Joaquim M. Tavares, neste momento difícil de perda e dor.
Que Deus o tenha, e conforte seus familiares.

Campos Junior

Li todos os posts dele acima. Não o conheci. Mas me pareceu uma pessoa inteligente, de um humor que transita entre o sarcástico e o divertido e interessado no país e sua marinha. Realmente uma pena. Vá em paz e meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares.

Fernando Parodi

Bela homenagem. Muito obrigado. Conheci o Joaquim de outros grupos, iniciando-se pelo Aerofans, depois Air On Line e atualmente Aviation On Line, todos do servidor Yahoo Groups. Tive o prazer e o privilégio de conviver nestes grupos e de poder conhecê-lo pessoalmente. Nos falávamos ao telefone com frequência semanal. E quando podíamos nos visitávamos, já que ele morava em Jundiaí e eu tenho segunda residência em Campinas. No fim do ano passado, junto com dois outros amigos, montamos um grupo de Whatsapp, e trocávamos informações diariamente. Foi assim que acompanhamos os problemas de saúde dele desde o primeiro momento. Acompanhei… Read more »

theogatos

R.I.P.

Jacubão

Uma grande perda para a trilogia e para todos nós. Meus sinceros sentimento a todos e que Deus conforte o coração da família e dos amigos.

Dalton

“Fair winds and following seas” para alguém que não conheci mas compartilhava o gosto por
marinhas e navios.

Sinceros pêsames à família !

Airacobra

Descanse em paz, não tive o prazer de conhecê-lo, mas concordava com a grande maioria das ideias expressas em seus comentarios, que Deus traga conforto à família desse nobre companheiro.

CM

Boa noite a todos!

Macelão meu camarada, lamento a perda de seu parceiro, amigo e “irmão”. Lamento mesmo! Ainda que minha profissão exija que eu trate a morte como algo inerente a vida e raça humana, isto é dificil na pratica! Ainda mais quando pensamos na muitas ervas daninhas que poderiam ir em lugar de pessoas de bom coração como o Joaca.
Mas em fim, vamos seguir vivendo de uma maneira que possamos honrar nosso colega Tavares!
Que o Deus Todo Poderoso conforte os familiares e aos amigos.

CM

Leo Barreiro

Que Deus o tenha!!

Meus pêsames aos familiares.

Fernando "Nunão" De Martini

Cheguei tarde ao post, mas ficam aqui meus sentimentos aos familiares e amigos próximos.
.
Joaca fará muita falta por aqui, pessoa com ótimo senso de humor, coisa cada vez mais rara.
.
Aproveitando para relembrar antigos comentários, vale destacar que foi ele um dos primeiros a perceber a natureza da brincadeira que fizemos no post abaixo, escrevendo a pérola de comentário que o Marcelão destacou na lista mais acima (é quarto comentário de cima para baixo). Realmente, um senso de humor dos melhores. Descanse em paz.
.
http://www.naval.com.br/blog/2009/09/02/proposta-de-nova-diretriz-para-o-blog/

marcos morais

Não o conheci, mas sei que está com o Pai.