Tela do aplicativo Marine Traffic que localiza navios pelo AIS

Entusiastas navais estão twittando o que eles acreditam serem posições dos navios de guerra dos EUA depois que os comandantes ordenaram que os navios ativassem seus localizadores enquanto se encontrassem em águas congestionadas para evitar colisões.

A ordem para ativar os localizadores do Automatic Identification System (AIS), relatada pela National Public Radio (NPR) em 29 de setembro, ocorreu depois de uma série de colisões que mataram 17 marinheiros no Pacífico nos últimos meses.

No entanto, parece que o novo procedimento também está permitindo que pessoas rastreiem os navios de guerra online.

Um tweet publicado no domingo que mapeia a localização de um “US GOV VSL” que se aproxima de Hong Kong diz: “Razão para acreditar que este é USS Ronald Reagan (CVN 76)”.

O porta-aviões e o destróier de mísseis guiados USS Chafee ancoraram perto de Hong Kong na segunda-feira, segundo um comunicado da Frota do Pacífico.

A NPR informou que ainda não está claro se o USS Fitzgerald estava transmitindo com seu AIS no momento da colisão de junho que matou sete marinheiros ao largo da costa do Japão; no entanto, é sabido que o USS John S. McCain não estava transmitindo quando atingiu um navio mercante perto de Singapura dois meses depois, matando 10.

O vice-almirante aposentado William Douglas Crowder, ex-comandante da 7ª frota e ex-vice-chefe de operações navais, disse à NPR que os navios da Marinha normalmente usam localizadores normalmente no modo de recepção, o que lhes permite ver outras embarcações usando o sistema, mas não deixa que outros navios os vejam.

“É tudo sobre segurança operacional”, disse Crowder. “Nós não queremos transmitir nossa posição exata para todos”.

No entanto, Lyle Goldstein, professor associado do Instituto de Estudos Marítimos da China no US Naval War College em Newport, RI, disse em um e-mail que ele não acha que os adversários potenciais da América ganharão muito ao estudar os dados do AIS dos navios de guerra.

“O ISR chinês (inteligência, vigilância e reconhecimento) já teria uma noção bastante boa da localização de navios de superfície dos EUA a partir de uma variedade de fontes, incluindo monitoramento por satélite, Radar Skywave, a grande frota de pesca chinesa e frotas comerciais, bem como a enorme quantidade de navios chineses da Guarda Costeira e ativos de patrulha marítima relacionados”, disse ele.

FONTE: Star and Stripes

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Isso ainda vai dar m.

Israel

Bom, aonde está a 4ª Frota nesse momento? alguém sabe? sabe também dizer, quais são os navios que fazem parte da 4ª Frota? Valeu!

Nunao

Israel,
Vi agora a pouco que a Quarta Frota estava ao largo de Buenos Aires para ajudar a depor o Temer.
Mas acabaram de receber a informação de que a capital do Brasil não é Buenos Aires e desligaram seus AIS pra voltar a navegar em segredo, então não consigo mais rastrear…

MO

A nerdagem naval descobriu o AIS (E pelo marine trafic) … fazer isto por nada … powta coisa de tonto … ja basta os que plotamos para fotografar…. bocohzada … kkkk …, pelo menos plotamos para fazer alguma coisa … kkkk

Augusto

O que um PA americano faz na costa da China ?

Dalton

Augusto…
.
o “PA” em questão é o USS Ronald Reagan, que é baseado no Japão, fazendo sua segunda patrulha anual… não há nada de anormal nisso e ele inclusive entrou em Hong Kong para uma
visita.

Dalton

Israel… . não existem navios fixos para a IV Frota…o que existe é um “Quartel General” da IV Frota localizado em Mayport na Florida…e lá estão baseados navios que tem sido empregados em outras frotas…por exemplo…o grupo anfíbio do USS Iwo Jima foi enviado para a V Frota em 2015 e está se preparando agora para nova missão por lá no ano que vem. . Outro exemplo…o cruzador USS Philipinne Sea recém retornou de uma missão escoltando o NAe USS George Bush enviado para a V Frota também. . Hoje navios que estão auxiliando as vítimas dos furacões no Caribe… Read more »

Nunao

Falando sério agora: para saber mais da Quarta Frota, cujo comando está na Flórida, o site abaixo traz informações básicas (mas não sobre os navios atualmente empregados em operações sob o céu mand do USNAVSO/FOURTHFLT), mas há um e-mail para solicitar informações, para quem se interessar:
https://www.public.navy.mil/COMUSNAVSO-C4F/Pages/USNAVSO_4th%20Fleet.aspx

Nunao

Obs: maldito corretor de novo… ” céu mand” = comando

Dalton

Nunão…
.
só agora vi seu comentário acima das 21:19…estou rindo até agora 🙂

Fernando "Nunão" De Martini

Rsrsrs
Fora Quarta Frota!
Fora Quarta Frota!
Não ficou legal… muito comprido!

Agnelo

Dalton 5 de outubro de 2017 at 9:26
Se me permite, acredito q além do q vc disse, a IV Frota também veio por causa da ameaça assimétrica na costa oeste africana e crescente presença chinesa na África e América, se não, seria “mar pra burro” pra uma frota só.
Sds

Dalton

Agnelo…
.
caso você retorne…a costa africana é responsabilidade da “VI Frota”. A “IV Frota” limita-se ao
entorno da chamada América latina…até o México, cobrindo o Caribe. A maior parte do Atlântico
sul e norte e o Mediterrâneo é para a “VI Frota”.
.
abs

Agnelo

Obrigado
Eu tinha entendido diferente.