NApOc ‘Mearim’ realiza exercício com CTDIC: Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas

5

NapOc Mearim (G150)

A Marinha do Brasil (MB) informou que no dia 5 de fevereiro, na Estação Naval do Rio Grande (ENRG), foi realizado o embarque do Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas (CTDIC) a bordo do Navio de Apoio Oceânico (NApOc) Mearim, que estava atracado no cais do Porto Novo, com o intuito de realizar o exercício “INFLUENZA-EX-I”, em conjunto com a Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG).

Nas imagens acima, o embarque do CTDIC no NApOc Mearim (à esquerda) e a simulação de internação de paciente no interior do contêiner (à direita).

O CTDIC é um contêiner adaptado divido em três ambientes: antecâmara, enfermaria e banheiro. Ele possui um mecanismo especialmente desenvolvido para manter seu interior com pressão inferior ao meio externo, com o objetivo de dificultar a saída de micro-organismos patogênicos para o exterior. O contêiner foi projetado para a permanência de um paciente em seu interior por até quatro dias.

O exercício consistiu no acionamento pelo Comando do 5º Distrito Naval do Plano de Contingência da Pandemia de Influenza, que compõe a preparação e embarque do contêiner, a simulação do resgate em alto-mar de um paciente infectado e o adestramento das equipes de bordo, médicos e enfermeiros da PNRG às peculiaridades da operação do equipamento.

CTDIC foi monitorado por cinco dias, em pleno funcionamento de suas instalações elétricas e hidráulicas, possibilitando ao navio às demais organizações militares envolvidas incrementarem o adestramento para o cumprimento desse tipo de missão, em apoio aos órgãos de fiscalização sanitária do país.

FONTE / FOTOS: MB

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio

Tão um ponto favorável essa especialização em emergência, por que não dizer guerra biológica. Só queria saber quantos contêineres deste tipo, temos a disposição das forças.

JuggerBR

Exato, a quantidade de unidades assim é importante, porque em geral essas doenças se alastram rapidamente.

João Moro

Muito interessante termos esta capacidade. É nessas notícias que vemos que o brasil e suas FAs tem muito mais capacidade do que agente imagina.

Enes

Quando se comenta sobre 300 dentistas na MB, vem um monte de tecnocratas do teclado para criticar, no entanto a MB realiza muitos tipos de serviços médicos e odontológicos para populações aonde não existem hospitais ou postos de saúde. Dizer para os ribeirinhos que a MB não precisa de tantos dentistas e médicos é o mesmo que dizer a um recém nascido que ele não precisa do leite materno. Eis aí nesse exercício um exemplo de atividades prestadas pela MB que nossos comentaristas ou desconhecem ou fingem desconhecer.

Zorann

É uma solução interessante ter esta capacidade do tipo: eu carrego um container e estou preparado para a missão.

Ter outros sistemas que possam ser rapidamente embarcados em um navio deixando-o apto para determinada missão, pode ser algo econômico, mais prático e rápido do que ter um navio especializado para uma missão específica.

Vc embarca o equipamento e transforma um navio de patrulha, ou um rebocador, ou outro navio qualquer, num meio apto para cumprir uma missão.