O Ministério da Defesa do Japão confirmou que seis navios de guerra chineses, incluindo o porta-aviões Liaoning, navegaram para o norte através das águas entre a ilha principal de Okinawa e a ilha de Miyako, seguindo para o Mar da China Oriental.

As Forças de Autodefesa do Japão acompanharam e fotografaram os navios chineses, como é de praxe.

Um helicóptero de Alerta Aéreo Antecipado Z-18J, pertencente ao grupo aéreo do Liaoning, também foi fotografado pelos japoneses.

Um destróier classe Arleigh Burke da Marinha dos EUA também acompanhou o porta-aviões chinês Liaoning desde domingo (25), conforme imagens de satélite divulgadas por canais de OSINT no Twitter.

Rota do porta-aviões Liaoning, 10 a 25 de abril
Navios da Marinha Chinesa fotografados por satélite. Aparece também um destróier da US Navy

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Os chineses não estão brincando em serviço.

Antoniokings

kkkkkk

Wellington R. Soares'

Fiquei preocupado com essas fotos, será que eles monitoram nossa poderosa esquadra também ?

Cleber

Kkkkkk Qual nossa esquadra ? Aonde ?

João

Nossa esquadra terrestre de 80 mil homens rsrsrs

Alem

Realmente!! é muita gente pra monitorar rs

Andrigo

Se este for o caso você também pode espionar nossa esquadra, só usar o Google Maps e focar na baía de Guanabara, nossa esquadra vai estar quase toda por ali…

sergio

kkkkkkkkkkkkkk verdade kkkkkkkkkk

Felipe Morais

Claro. Eles e o restante da internet, visto que nossa poderosa Esquadra só existe na Estratégia Nacional de Defesa, publicada na rede.

Carlos Campos

é só eles olharem o baía de guanabara quando o satélite passa, o que importa tá por ali

Wellington R. Soares

E olha o que importa não é muita coisa rsrr. Brincadeiras a parte, é lamentável a situação da nossa MB.
Na minha opinião deveriam encerrar ela e se transformar apenas em uma guarda costeira, parando de gastar dinheiro com tantos navios velhos e manutenções, focando na compra de caças, defesas antiaérea, etc….

Pedro Bó

Que esquadra?

igortepe

A ex-esquadra. E pensar o Brasil teve a quarta mais poderosa marinha de guerra do mundo quando Dom Pedro II era imperador.

Pedro Bó

Fontes? De preferência com ISBN.

Emmanuel

O porta aviões chinês é só um alvo grande.
Não é assim que se diz?

Felipe Morais

é sim.
Só falta combinar essa fala com os chineses. Considerando o quanto eles tem investido e se dedicado em projetos militares e de tecnologia, creio que eles não pensem o mesmo.

Termo1

Quem decidir atacar a marinha chinesa ali no seu quintal deve saber que ali tá todinho coberto pelos mísseis DF 21 e 26.

Antoniokings

Alvo grande vc vai ver quando um DF-21 atingir um Gerald Ford.
Será uma grande explosão.

Carlos Campos

o engraçado é que no inicio dos anos 10 desse século, a Rússia ainda era a principal rival a China tava mais calada e crescendo sua economia, os Russófilos diziam que PA era alvo flutuante, agora são alguns americanófilos que dizem isso.

paulino

Os porta-aviões chineses navegam e treinam livremente em alto mar, Os japoneses precisam se preocupar com alguma coisa? A marinha chinesa não atacará o Japão, O Japão é um país insular, Carece de recursos, É também um país sujeito a terremotos e tsunamis, A China não tem interesse em invadir o Japão, A China não vingará o Japão, As forças de autodefesa japonesas interferem com o treinamento naval chinês, Eles exageraram.

Last edited 2 anos atrás by paulino
Felipe Morais

rum. Queria que nós, brasileiros, “exagerássemos” também, com o cuidado e zelo por nosso território. Os japoneses sabem que, independente de qualquer coisa que se digam, não podem cochilar tendo os chineses a poucos kms de seu território. Dormindo eternamente em berço esplêndido só nós mesmos.

Alison

Se os Japoneses tem medo e pq tem memoria e sabe o que fizeram né? kkkkkkk

Termo1

O Japão está entre a cruz e a espada. Ser um eterno vassalo dos EUA ou seguir com as proprias pernas e ser esmagado pela China.

No final das contas, eu também não acho que a China queira se vingar do Japão, eu vejo esse ódio contra japoneses mais por parte dos coreanos, porém em caso de guerra a China ocuparia o Japão sim, sem a menor duvida.

Carlos Campos

invadir eu não sei, mas que os Chineses iam ter que destruir o escudo antimísseis do Japão, para que os Japas não avisem sobre o lançamento de ICBM eles precisam.

Jacinto

Os japoneses têm o maior estoque de plutônio do mundo e tecnologia mais do que suficiente. Se a coisa esquentar de verdade eles têm como empatar as coisas.

paulino

O Japão foi um país derrotado na Segunda Guerra Mundial, Ainda está sob ocupação dos militares americanos, Os Estados Unidos têm uma grande guarnição no Japão, O Japão é um vassalo dos Estados Unidos, Nem mesmo é um país independente, O Japão sonha em fazer armas nucleares? Você acha que os Estados Unidos estão dispostos a abrir mão do controle do Japão? Os Estados Unidos serão os primeiros a se opor à posse de armas nucleares pelo Japão.

Jacinto

Se os americanos não quisessem que o Japão tenha capacidade nuclear latente eles simplesmente impediriam-no de ter o maior estoque de plutônio do mundo, suficiente para fazer 6 mil ogivas nucleares. A capacidade nuclear latente do Japão e bem conhecida por todos. Alias, a principal guarnição americana na Japão está em Okinawa e os japoneses das ilhas principais nem consideram Okinawa parte do Japão “de verdade” ja que ate 1880 Okinawa era um estado vassalo (literalmente) da China, com uma cultura substancialmente diferente do arquipélagos principal. A rigor, parte do que é o territorio de Okinawa é pleiteado pela China… Read more »

paulino

O Japão não tem chance de desenvolver armas nucleares, Se o Japão desenvolver armas nucleares, A China destruirá as instalações nucleares do Japão, E sofreu sanções econômicas das Nações Unidas, A China também imporá sanções comerciais ao Japão, O Japão é um pequeno país insular, Não pode resistir a uma guerra nuclear, Em 1945, duas pequenas bombas atômicas americanas atingiram o Japão, O Japão decidiu se render imediatamente, Você acha que o Japão tem coragem de iniciar uma guerra nuclear com a China? O Japão será completamente destruído sob o ataque da bomba de hidrogênio chinesa, É melhor o Japão… Read more »

Jacinto

Que país resiste a um ataque nuclear?

igortepe

Nem a China resiste. Se a China atacar o japão com artefatos nucleares, pode ter certeza que vai chover misseis nucleares na cabeça dos comedores de cachorro, e não serão somente misseis americanos.

paulino

Haha, um terremoto ocorreu no Japão em 2011 e desencadeou um tsunami. Levou a um vazamento nuclear na Usina Nuclear de Fukushima, Afetou a saúde de 390.000 crianças em Fukushima, Japão, Faz com que 159 pessoas sofram de câncer, A segurança dos vegetais e da pesca em Fukushima, Japão, é afetada, O acidente nuclear produziu uma grande quantidade de águas residuais nucleares, O Japão não conseguiu tratar as águas residuais nucleares até agora, O Japão ficou constrangido com um pequeno acidente nuclear, Japão e China comparam suas capacidades de ogivas nucleares? A China tem um território de 9,6 milhões de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by paulino
Jacinto

Qual relação que um acidente numa usina nuclear civil tem com ogivas nucleares?

paulino

O governo japonês é o regime fantoche dos Estados Unidos. Não tem soberania diplomática independente. Quando o Secretário de Defesa dos EUA / Secretário de Estado dos EUA visita o Japão. O primeiro-ministro do Japão precisa se curvar a eles. Você dificilmente pode imaginar que a China e a Rússia sucumbirão aos Estados Unidos … Por favor, olhe a cena em que o primeiro-ministro japonês se curvou ao secretário de defesa dos EUA.

Chico Tripa

Bom dia! Acho que o senhor se enganou no comentário à respeito do gesto do japonês, que se curvou ante a autoridade americana durante o cumprimento e a cerimônia. Esse gesto não reflete exatamente subserviência do 1. ministro japonês. Trata-se de tradição/cultura oriental. Sinal de profundo respeito. E esse “curvar-se” de um japonês diante de outra pessoa, será pra todos….americano, francês, brasileiro, boliviano, congolês, equatoriano e etc. Um oriental e principalmente um japonês jamais dará ao senhor ou outra pessoa, qualquer coisa com a mão esquerda…..ou direita……será sempre com as duas mãos, em sinal de respeito. Assim como não receberá… Read more »

paulino

Por décadas, Nunca vi líderes do Vietnã / Filipinas / Cingapura / Malásia / Indonésia / Tailândia / Coréia do Sul / China se curvarem aos políticos americanos, Curvar-se nunca foi a cultura dos países do Leste Asiático.

Jacinto

Acho que vc ficaria enormemente surpreso de saber que o Japão tem uma cultura própria, marcadamente distinta da dos paises citados. Mas parece que exibir a ignorância se tornou motivo de orgulho.

paulino

Aos olhos de Trump. A posição do Japão não é tão boa quanto a da relativamente fraca Coreia do Sul. Há uma lacuna no tratamento de Trump ao dar as boas-vindas aos líderes sul-coreanos / japoneses para visitar os Estados Unidos. O presidente sul-coreano está parado no meio do tapete vermelho. O primeiro-ministro japonês só pode ficar na beira do tapete vermelho. Esta foto mostra que os Estados Unidos não respeitarão o estado vassalo.

Jacinto

Agora vamos fingir que curvar-se não é a forma de cumprimento japonês? Acho sua ignorância sobre o Japão chocante.

XFF

Não é só Japão que é fantoche, a União Europeia também é fantoche do Titio sam. Fazem o que titio sam manda sem questionar.

paulino

O controle dos Estados Unidos sobre o Japão é abrangente. Os Estados Unidos lideraram a formulação da constituição de paz. Os Estados Unidos estabeleceram o tamanho da Força de Autodefesa Japonesa. Os americanos nunca deram aos líderes japoneses respeito suficiente. Antes do primeiro-ministro Shinzo Abe. É difícil para o primeiro-ministro japonês completar seu mandato. O primeiro-ministro japonês freqüentemente renunciava ao cargo sob a interferência dos Estados Unidos. Muitas pessoas irão deixar o cargo dentro de 1 a 3 anos. Quando os Estados Unidos estiverem insatisfeitos com o Japão, isso interferirá nos assuntos internos do Japão … Por favor, olhe para… Read more »

sj1

Cara, vc cismou com o Japão ein… os EUA realmente tem Estados-fantoche ou lacaios que vivem sob o seu guarda-chuvas, porém o Japão seria o menor deles, se é que é mesmo. Canadá, Israel, GB, são bons exemplos.

Vinícius da Silva

O Canadá foi(e continua sendo) um importante Estado tampão entre os EUA e a Rússia, assim como a Bielorrússia e a Ucraniana são pra a Rússia

Last edited 2 anos atrás by Vinícius da Silva
sj1

O Japão, se quiser, faz a bomba quase que da noite pro dia, uma situação que nós tbm deveríamos estar, mas não temos projeto de nação.

Jacinto

Assim como o Japão a Alemanha e Taiwan são potências nucleares latentes, que dominam o conhecimento técnico necessários ao desenvolvimento de uma arma nuclear. Taiwan tinha um programa de armas nucleares, mas ele foi interrompido da década de 70, quando o projeto já estava quase pronto, faltando apenas montar a ogiva.

paulino

Taiwan tinha planos de desenvolver armas nucleares durante o governo de Chiang Kai-shek, Os Estados Unidos ordenaram que Taiwan não desenvolvesse armas nucleares, Sob a coerção dos Estados Unidos, Os Estados Unidos desativaram as instalações nucleares de Taiwan, Porque os Estados Unidos sabem que a China e Taiwan estão em perigo de guerra a qualquer momento, A posse de armas nucleares por Taiwan arrastará os Estados Unidos para uma guerra nuclear, Os Estados Unidos nunca permitirão que Taiwan e o Japão possuam armas nucleares.

Vinícius da Silva

Tinha aparecido aí uma história que o titio Biden apoia que o Japão tenha armas nucleares, só não sei se isso é realmente verdade, se alguém tem mais informações, fica a vontade em responder

Jacinto

Era o Trump que se dizia aberto à possibilidade de a Coreia do Sul e o Japão desenvolverem suas próprias armas nucleares. A lógica dele é de que o guarda chuva nuclear dos EUA deveria servir para proteger os EUA e não seus aliados, que deveriam ter seus próprios meios de defesa.

paulino

Os Estados Unidos implantaram ogivas nucleares em bases militares em Guam / Japão / Coréia do Sul. Os Estados Unidos disseram ao Japão / Coréia, Nossas ogivas nucleares americanas são suficientes para proteger sua segurança. Você acha que os Estados Unidos permitirão que o irmão mais novo desenvolva armas nucleares? Dê ao estado vassalo o direito de fabricar armas nucleares, A energia nuclear apenas aumentará o perigo de guerra. A proliferação nuclear arrastará os Estados Unidos e o mundo para uma guerra nuclear. A Coreia do Norte possui armas nucleares, A situação da segurança no Nordeste da Ásia é caótica,… Read more »

Jacinto

OS EUA não tem armas nucleares no Japão desde 1972…

paulino

Submarinos nucleares americanos podem ser ancorados em bases militares japonesas, Os submarinos nucleares carregam ogivas nucleares o tempo todo. Portanto, a retirada das armas nucleares dos EUA do Japão é uma notícia falsa, Os submarinos nucleares dos EUA também podem atracar livremente nas bases militares da Coreia do Sul / Guam. Lembre-se de que os Estados Unidos dominam a base militar japonesa de Okinawa, O poder dos militares dos EUA é enorme, Enquanto existir a constituição pacífica, Enquanto a guarnição existir, O Japão sempre será um vassalo dos Estados Unidos.

Jacinto

Pela lei internacional, navios e avioes militares são territórios soberanos dos paises de origem… ou seja, um slbm dentro de um submarino esta sempre em território do seu pais, mesmo se estiver ancorado em outro pais.

Vinícius da Silva

Sobre a Constituição Pacífica, o próprio EUA já demonstrou apoio ao Japão na reformulação da Constituição pra que o país deixe de ter forças apenas defensivas para também ofensivas para que em caso de conflito, o Japão possa entrar de forma direta, o negócio é, será que a China que realmente um conflito? Acabei de ver uma notícia de que o Japão assinou o maior acordo de livre comércio do mundo https://br.sputniknews.com/amp/asia_oceania/2021042817423249-japao-assina-o-maior-acordo-de-livre-comercio-do-mundo/ encabeçado pela China, o acordo possui vários países da Ásia e Oceania, a verdade é que cada vez mais o EUA perde espaço no mundo e isso já… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Vinícius da Silva
paulino

Os Estados Unidos não permitirão que o Japão revogue a constituição de paz. Por que o Japão não foi capaz de abolir a Constituição de Paz? A influência dos Estados Unidos no Japão é enorme. Sem o consentimento dos Estados Unidos, o Japão nunca poderá obter direitos independentes. A Constituição de Paz estipula que o Japão tem apenas o direito de se defender. Não tem o direito de fazer guerra. Japão e Estados Unidos dissolvem sua aliança? Não há apoio dos militares dos EUA. O Japão não pode enfrentar uma China poderosa de forma independente. Os poderosos Estados Unidos não… Read more »

Vinícius da Silva

Em termos de potencia militar, EUA, China e Rússia realmente são potências absolutas, já em economia é só EUA e China mesmo, até o Japão tem uma enconomia mais forte que a Rússia tanto em PIB com em PPC

Last edited 2 anos atrás by Vinícius da Silva
Jacinto

Constituição é um pedaço de papel, que não resiste nem a um palito de fósforo aceso. Vai resistir ao calor de uma guerra? Se o Japão sentir que uma guerra é inevitável, eles vão fazer armas nucleares, seja para evitar a guerra pelo MAD, seja para usá-las. Ninguém tem o maior estoque de plutónio do mundo (45-50 toneladas) – um material que só tem serventia como ogiva nuclear ou combustível nuclear – à toa.

Vinícius da Silva

Quando se trata de Plutônio, o maior uso é em armas mesmo, não conheço um reator nuclear que use Plutônio como combustível, imensas reservas de um elemento tão poderoso não é atoa, só não sei se no caso do Japão, eles chegaram a esses números pq eles não sabem o que fazer, já que Plutônio não se joga fora e nem se vende, ou pq eles possuem algo em mente como um possível uso bélico

Jacinto

Os reatores japoneses usam plutônio. Eles poderiam reciclar o plutônio, mas preferem estocar… o que eu considero sintomático.

Alison

Empatar… kkkkkkkkkkkkkk

Todo mundo discutindo a disputa entre China e EUA e o cara acha que Japão e adversário… kkkkkkkkkkkkkkk

Jacinto

Conhece o conceito de Mutua Destruição Assegurada, ou seu acrônimo em iglês MAD? A idéia por trás dele é a de um empate, já que garantiria a completa destruição dos dois países.

Alison

Ai a China que tem um arsenal muito maior que o Japonês e vai esperar eles atacarem antes ne?

Melhor: A China tem um arsenal e o Japão um arsenal latente como diz vc…

Ai o Japão vaio é diz, “pera, deixa eu terminar de fazer minhas bombas”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jacinto

Você é realmente muito ingênuo se acha que uma crise que culminaria numa guerra desta escala se desenvolve em menos de um ano e o Japão não precisa de um ano para construir um arsenal nuclear.

Vinicius

Eles não precisam invadir, podem simplesmente cortar as rotas marítimas e/ou bloquear o comércio. Essa não seria a primeira vez que um governo continental tenta subjulgar o Japão, Dinastias Tang, Yuan e Qing já tentaram.

Chico Tripa

Pelo “bigode” e “esteira”, nota-se que esses caras estão navegando no mínimo com 18 nós de “veloc”. Unidades “zeradas” e armadas até os dentes. Aos invejosos de plantão (rsrsrsr) cuidado. Pelo outro vídeo (o do míssil hipersonico impactando um navio-alvo), acho que ninguém viu “pecinhas soltando”. Essa é mais uma lorota dos invejosos rsrsrsrs. O que vimos foi um impacto certeiro e destruidor, acho que no través de bombordo, quase na linha d’água, ou seja ….foi um impacto mortal, sem chance de salvação da unidade atingida. Não teria a menor chance de “flutuar, combater e navegar”. Aos sobreviventes a única… Read more »

sj1

Data venia aos outros, eu também sigo o relator.

Last edited 2 anos atrás by sj1
SG MB T 2004

Sou militar a 16 anos…melhora isso aí, prioridade do comando: combater, flutuar e navegar!!..deixa o flutuar pro cav

Guizmo

Mas tbm vou te falar viu….olha o mapa. O sujeito passa a rebentação da onda já tá no quintal do outro

João das Botas

Alvos identificados.

Alex Barreto Cypriano

Excelente oportunidade pra alguém comentar sobre satélites de vigilância oceanica, seja aqueles com radares de abertura sintética, de inteligencia de sinais eletrônicos, com sensores infravermelho ou com sensores eletro-oticos de media ou alta resolução, como os que a China e os EUA têm passando por ali em intervalos de poucas horas, e relacionando isso com o sistemas ISR das potências concernidas. Tô com preguiça, não vou fazer isso; prefiro relaxar lendo os guris pirando sobre evento cinético e trocas nucleares…