Um mockup do caça FC-31/J-31 apareceu em fotos no porta-aviões terrestre de testes da China.

O caça Shenyang FC-31, ou um derivado dele, está no porta-aviões simulado de tamanho real localizado em Wuhan, China, usado para avaliar aeronaves para uso potencial no mar.

O FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012. Desde então, apenas mais um protótipo foi confirmado, este apresentando uma série de melhorias em relação ao original, incluindo refinamentos aerodinâmicos, entre eles estabilizadores verticais menores “cortados” e enflechados, uma aparência geral menos angular e superfícies mais limpas.

Os motores RD-93 fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. Este segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

Embora não confirmado, foi dito que o novo caça pode receber motores chineses turbofan WS-19 e ter um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.

A aeronave também será adaptada para o lançamento por catapulta, com o projeto do porta-aviões Type 003 previsto para ser equipado com um sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves (EMALS), em vez de depender das rampas de “ski jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.

O porta-aviões terrestre de testes da China
O porta-aviões terrestre localizado em Wuhan é usado para testar e treinar as equipes de manobras das aeronaves
Imagens mais recentes do caça FC-31/J-31

Concepção artística do FC-31 naval voando ao lado do futuro porta-aviões Type 003
Concepção artística do FC-31 naval voando ao lado do futuro porta-aviões Type 003
Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,2

Exatamente meu caro e olha que ficou bacana a mistura viu.

Agressor's

É o filho roubado e perdido dos eua, que os chineses raptaram através da espionagem… 🙂

Agressor's

My baby:

Allan Lemos

Os chineses sempre muito criativos rsrs.

Antoniokings

A física é igual em todos os lugares do Planeta.
Todos os carros são parecidos.
Todos os aviões são parecidos.
Todos os trens são parecidos.
Todos os caças 5G são parecidos.
Todos os caças 6G serão parecidos.
E por aí vai.

carcara_br

É uma peça de um planejamento muito maior. Um momento impar, muito a ser estudado e compreendido..

SmokingSnake ?

Tudo cópias e fakes.

Régis

Sim, é verdade. Mas eles pelo menos fazem, já aqui…

E ideia genial esta de construir um “porta-aviões” terrestre, para treinamento. Deveríamos fazer algo assim para nossos pilotos manterem a doutrina, já que o São paulo acabou.

Allan Lemos

Um porta-aviões terrestre cairia como uma luva na MB, que já é uma marinha terrestre.

Inimigo do Estado

Essa foi boa kkkkkk aproveita e muda o nome para Terrinha do Brasil.

leandro

se fosse… seria o “Minas sem Mar” hahahaha

Marcos Cooper

Marinha de Terra Brasileira! kkkkkk

Kemen

https://www.marinha.mil.br/meios-navais

E esses ai encima, operam por contrôle remoto ?

Allan Lemos

Kkkkk metade desses meios nem mesmo estão operacionais e os que estão estão claramente obsoletos. Mas a verdade doi, né?

carvalho2008

rzrzrzrz

Dilbert_SC

Kkkkkkkkk
Perfeito Allan…
????????

Willber Rodrigues

Inveja e despeito numa pessoa “supostamente” adulta é uma coisa lamentável…

Alexandre Cardoso

jkljkljkj

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Cardoso
Michel

Quanto a sua afirmação nada tenho a dizer. Mas tenho algo a perguntar.
Quais são as inovações militares brasileiras (mesmo que “copiadas”) que estão sendo planejadas ou produzidas, em diversidade, quantidade e qualidade, para lidar com os complexos cenários conjunturais geopolíticos do séc. XXI?

Gil A. Fer

Verdade, o Brasil ainda não tem tecnologia de ponta para competir com um país milenar como a China, e além do mais, fica difícil ccom políticos que pensam em seus bolsos e não investem
No ser humano, como na educação por exemplo.

fewoz

Comentário desnecessário. Achei que já não escreviam coisas assim por aqui. Algumas pessoas não entendem que mesmo para simplesmente “copiar”, é necessário um alto nível de pesquisa e desenvolvimento. Não é como dar Ctrl+C Ctrl+V no teclado. E é um caminho muito mais rápido do que desenvolver do zero.

Já diz o velho ditado: quem desdenha, quer comprar. Dos países maiores, o Brasil é o menos indicado para criticar qualquer outro, muito menos a enorme Marinha Chinesa.

Claudio Moreno

Fewoz,

Falou e disse tudo. Por isso que desanima realizar comentários por aqui. Na verdade passo mesmo é para ler as matérias, que em sua maioria são boas.

CM

fewoz

Claudio, desanima comentar em qualquer lado hoje em dia, especialmente em sites não especializados como o YouTube ou Facebook. 99% dos comentários são compostos de ataques pessoais; arrogância; fanatismo, ignorância política; intolerância e especialmente, ausência de diálogo. Ninguém parece estar disposto a ter um debate racional mais. A única conclusão que chego é que isto é resultado do elevado analfabetismo funcional do nosso país. O nível cultural geral da grande maioria é terrivelmente baixo. Enquanto não tivermos uma educação básica de qualidade, o Brasil não vai melhorar.

Claudio Moreno

Bom dia camarada Fewoz,

Tens toda razão, desde que cortaram da grade curricular das escolas a disciplina Educação Moral e Cívica as gerações de aí em diante perderam completamente o norte.

CM

fewoz

Bom dia, Claudio. Não conheço essa matéria, pois não é da minha geração (tenho só uma ideia vaga do que seja…). Acredito que não seja bem isso a razão (há diversos currículos escolares mundo afora, indo dos mais “disciplinados” na Ásia até os métodos mais “tranquilos” europeus, e todos funcionam), mas apenas investimento insuficiente mesmo, pois vai muito para o ensino superior. É preciso um pacto nacional a longo prazo neste assunto. Acho que uma casa não se constrói a partir do telhado, não é mesmo? O mesmo vale para os investimentos militares. Ao invés da MB, por exemplo, investir… Read more »

Claudio Moreno

Caro Fewoz,

Ainda complementando sua abordagem, vale lembrar que o o senado americano, diferente do SmokingSnake, vê a China como uma nação rival, perigosa, competitiva e muito mais que uma copiadora, pois aprovou investimentos em pesquisa na ordem de $250 bilhões, para contrapor a ameaça chinesa.
A ação ocorre depois que executivos de tecnologia dos EUA alertam repetidamente os legisladores sobre a crescente ameaça competitiva da China e pedem um maior investimento federal na pesquisa de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.

CM

carvalho2008

O problema é que o moto estatal chines, mesmo tendo agora muitos engravatados, não tem bonus de remuneração como nos EUA, Nem carrão pago pela empresa, nem as convenções milionarias, almoços, jantares….noves fora, alem de tudo o que já sabemos, o custo é muito mais barato…. Isto faz com que cada dolar investido pela China, vale muito mais do que o investido pelos EUA….não bastasse isto, a propria economia como um todo está superando a americana, ou seja, alem de logo logo a economia ser mais forte, ainda tem a produtividade e rentabilidade de cada dolar investido….isto complica muito… Todos… Read more »

fewoz

$250 bi ainda é muito pouco para competir com a China. Esse investimento só dará frutos a longo prazo, e até lá, a China terá possivelmente evoluído ainda mais… Não gosto dos comentários tendenciosos do “Kings”, mas nessa parte ele teria razão.

Willber Rodrigues

As pessoas se esquecem de que, até pra copiar e fazer engenharia reversa, precisa ter competência. Caso contrário, qualquer país faria sua turbina copiada da P&W.

Salomon

Falou e disse. Ô povinho prá repetir frases feitas…

JORGE

Prezado senhor;
Embora eu concorde com o seu comentário e também com os comentários em cima da sua postagem, eu acredito que o caso em questão seja outro. Não acredito simplesmente na ignorância/desconhecimento de quem faz um comentário desse (des)nível por aqui… tem intenção. A intenção do ‘esperto’ é fazer propaganda, milícia digital contra! Formar /alimentar uma “base”… tinha muita gente ativa por aqui fazendo exatamente a mesma coisa já desde vários anos atrás. O submarino inglês foi a pique mas deixou seus drones/discípulos…

SmokingSnake ?

É fácil sim, o Brasil já conseguiu copiar um computador (Unitron Mac 512) antes da China. O problema maior são as retaliações, mas misteriosamente a China foi copiando e violando patentes e não sofria nada então passaram a copiar tudo.

Last edited 2 anos atrás by SmokingSnake ?
Willber Rodrigues

Então…pela sua lógica´´…
O Brasil teve capacidade de fazer engenharia reversa num computador, mas não teve culhões de dar prosseguimento. Enquanto a China faz reengenharia reversa, e faz na cara dura.
Então…quer dizer que os chineses tem culhões, e nós, não?

Termo1

Foi justamente dessa forma que os EUA se desenvolveu, primeiro copiando dos britânicos e depois dos nazistas, segue o jogo…

Gil A. Fer

Não tem mistério no seu comentário, a China sempre violou todas as leis internacionais, e agora que é uma superpotência, não dá nem bolas para ninguém no mundo e tentar fazer do mundo uma grande massa humana de
Subalternos.

Last edited 2 anos atrás by Gil A. Fer
fewoz

Prezado Gil, Qualquer potência vai sempre tentar impôr sua visão de mundo. Isso acontece há milênios e sempre será assim. Seja EUA, China, Índia, Japão ou Brasil. Você acha mesmo que as 800 bases americanas mundo afora são feitas apenas para “levar democracia” e “garantir o livre comércio marítimo internacional”? Eles também violaram leis internacionais. Deixe que resolvam os problemas entre eles. Os brasileiros deveriam aproveitar essa confusão para focar nas suas áreas de influência, que são América Latina e parte da África. Mês passado eu perguntei numa live para o ex-chanceler Celso Amorim se estas regiões não representavam uma… Read more »

Last edited 2 anos atrás by fewoz
SmokingSnake ?

Celso Amorim? kkkk

Nao vamos ficar ricos vendendo para países quebrados que ainda dão calote como já aconteceu várias vezes. A China enriquece vendendo para os EUA e Europa, não para países da África…

paulino

Kkk, é apenas uma cópia simples? Por exemplo, o caça stealth F-3 japonês falhou. O Japão não pode fabricar os materiais necessários para caças stealth. É uma potência industrial que não pode fabricar jatos de combate de quinta geração. O Japão só pode comprar F-35s dos Estados Unidos. O Japão não tem a capacidade de replicar caças stealth. Portanto, a capacidade da China de fabricar caças stealth não é uma cópia simples.

paulino

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Os Estados Unidos sequestraram 1500 importantes cientistas alemães nazistas. Por exemplo, o famoso engenheiro de foguetes e mísseis alemão von Braun. Os Estados Unidos copiaram devidamente a tecnologia alemã. Nenhum engenheiro na China é alemão ou americano. Portanto, a China não está simplesmente copiando os Estados Unidos. Todas as aeronaves são semelhantes em aparência. Qualquer lutador precisa testar seu layout aerodinâmico inúmeras vezes.

Matheus S

Não foi apenas o “sequestro” dos engenheiros alemães não, os EUA confiscaram mais de US$100 bi em valores atuais em patentes alemãs.

Quanto a China, após a queda da URSS, muitos engenheiros russos competentes foram para a China e com os chineses pagando altos bônus para permanecerem no país e essa prática permanece até hoje, se você pesquisar na internet sobre isso verá matérias que não faz muito tempo que foram postadas.

paulino

Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética também sequestrou 400 dos melhores cientistas da Alemanha. Em 1960, a China e a União Soviética tornaram-se inimigas uma da outra. Depois disso, a União Soviética não ajudou mais a indústria chinesa. A União Soviética não ajudará a China a desenvolver armas. Após o colapso da União Soviética. A Rússia herdou a maioria dos engenheiros. Engenheiros ucranianos não ajudarão a China. A China não precisa da ajuda de engenheiros estrangeiros. Em 1964, os chineses fizeram uma bomba atômica sem computador. A bomba de hidrogênio foi fabricada com sucesso em 1967. Em 1971,… Read more »

Mgtow

E dái? Quem dera o teu país chegasse a esse patamar né filho?
Só não vale se doer pelos EUA

pgusmao

Seria uma grande aquisição para nossa marinha terrestre, um porta-aviões terrestre, com sede no RJ!!! Assim, ninguém precisaria se afastar das “águas” cariocas.

Kemen

Caraca, aquele porta aviões terrestre usado para testes de aviões e treinamento esta muito próximo à construções e algumas um pouco mais distantes parecem ser construções civis. Os equipamentos militares da China vem se aproximando de seus equivalentes ocidentais, geralmente seus preços são bem convidativos.

Kemen

Amigo, caças não tem sexo. rsrsrsrs

Wagner

O loco, meu, sério?

Michel

Foi uma expressão metafórica.

Kemen

Não vejo sentido, é o mesmo que dizer que o Gripen é filho do F-16, e o Eurofigther é filho do Rafale ou todos os caças a jato são filhos do Me 262. rsrsrsrs

Kemen

Pois é amigo, logo tem quem vai dizer metaforicamente que o Tempest sera o neto do F-35 e o FCAS o bisneto. kkkkkkk

Michel

Não, não escreverei isso. Aliás, devido ao teor do fórum, a linguagem adequada é a formal.
No entanto, as figuras de linguagem não fazem parte dos tópicos de gramática normativa?
Apenas abri uma exceção para tentar entender o que o colega havia escrito em relação a uma caça ter “filhos”.
Sendo assim, eu entendi como metáfora o que havia sido escrito.

Michel

Justamente. Mas como máquinas não dão a luz, e devido a semelhança entre os caças, o colega encontrou no mundo natural uma explicação surreal para essa semelhança.

Salomon

Gente do céu…está aí a solução para nossa falta de PA. Construímos uns 3 desses, de Belém a Rio Grande. Os Traders e Hawks já teriam onde operar! E ainda faturaria uma graninha em turismo.

carvalho2008

provavelmente, o FC-31 venha operar alem do Catobar, tambem o Stobar…..

J-20

Basicamente é o lançamento de aeronaves através de uma rampa, como acontece com a classe Kuznetsov e Queen Elizabeth.

Claudio QUADROS

Será no combate aerio sobrevive algum caça chines

Luciano do Prado

Não, todos vão explodir no ar devido a soltar pecinhas, seu animal

Claudio QUADROS

Na Venezuela e Bolivia avioes estão caindo chineses .

fewoz

Se isso for argumento válido, então nenhuma Força Aérea vai operar avião mais, afinal todos os modelos caem…

Nelson

No meu ponto de vista a China está certa e o Brasil devia seguir o exemplo, gasta-se muita grana e perde-se muito tempo num projeto novo, a China sempre usou a engenharia reversa e a grande vantagem é que as cópias são de projetos já testados e aprovados, faz pequenas alterações mantendo a funcionalidade.

Foxtrot

Os cálculos estruturais, de vôo, aerodinâmica etc são conhecidos há anos por todo mundo.
Quem faz o primeiro e aprende, sabe fazer sempre.
E os chineses sabem disso.
Aqui vivemos reaprendendo e comprando para nós ensinar o que nunca aprendemos antes.
O Brasil é o único país do mundo que se soma 1+2 e dá 4, e continuamos insistindo na mesma fórmula, só mudando os números de lugar.
Parabéns China!

Carlos Campos

Esse caça é muito legal, vaeria a pena ter ele no Brasil recheado com partes do Gripen.

Andre

Parabéns para a China, que se solidifica na posição de segunda potência global e segue firme nos seus planos de ser a primeira em 2050.

Seu segundo avião furtivo e seu terceiro porta-avioes mostram que os baba ovos de russos, que diziam que são duas tecnologias ultrapassadas, não poderiam estar mais errados.

Luís Henrique

Offtopic: a Indonesia acabou de comprar 6 FREMM novas e 2 Maestrale que serão modernizadas. 8 Fragatas em uma tacada só.
A Indonésia parece estar “despertando” para se tornar uma potência militar. Possuem a 4a maior população do mundo. Nós que somos a 5a, seguiremos o mesmo caminho?

Leandro Costa

Não… não seguiremos.

Foxtrot

Vamos sim.
A MB vai comprar 8 contra toroedeoros da classe Allen Summer para adquirir tecnologias via T.O.T aos mesmos moldes do projeto Meko/CCT gambiarra kkkkkkjkk.

Thiago A.

Luis, estavo com o dedo no gatilho para digitar e percebi que você me antecipou…
Que contrato ! Muito importante para a Fincantieri se inserir naquela região que vêm aumentando consideravelmente os próprios gastos no setor de defesa . Isso sim dá inveja ! Logo 6 FREMM e mais duas Maestrale Marina Militare .
Claramente o índice de nacionalização será muito baixo ,mas alí eles precisam disso pra ontem. E eu que juravo que os indonesios iriam fechar com os japoneses.

Thiago A.

Dia de boas notícias para a Fincantieri, que acabou de assinar um contrato com a Daewoo para fornecer assistência técnica em previsão da concorrência para o NAe coreano.

Thiago A.

Verdade MK48! Grande empresa, não é fácil competir com os gigantes asiáticos e no obstante a concorrência a Fincantieri se posiciona em pole position.

Thiago A.

“inclusive na china, ensinando aos chineses a construir navios de cruzeiro (sua especialidade”
Um risco muito alto mas infelizmente toda empresa tem que lidar com os chineses.

Thiago A.

Eu, no máximo das aspirações para MB sonhavo com as 2 FREMM que o Egito levou. Rs Bem melhor que as Tamandaré e ainda sobraria um trocado para um programa brasileiro de NaPaOc.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Willber Rodrigues

Nós que somos a 5a, seguiremos o mesmo caminho?´´
Se daqui a 15 anos ( coloquei 15, porquê vocês sabem que prazos no Brasil só servem pra serem postergados… ) tivermos 4 Tamandarés e 4 Riachuelos na água, dê graças a Deus.

Janivaldo

Tem maluco aqui dizendo que a tecnologia chinesa é roubada. Oras, e a americana? (os caras roubam tudo, e acabaram de roubar até nosso petróleo! Há maluco que diz que eles roubam até os alienígenas…kkkk). Esses americanófilos pseudeoéticos e “seu” – tão em aí pra vcs – timinho preferido: nossos ladrões favoritos! Pelo menos a China paga pelas privatizações, não roubam subornando ex-presidentes que moram em solo francês. E tem mais, que desenvolvam (ou roubem), eles (ou estadunidenses… para não roubarem a nomenclatra que a todos nós pertence), a cibertecnologia doutros então, esses tão elevados puritanos. Se investissem e inovassem… Read more »

Mgtow

Perfeito.
Obrigado por escrever aquilo que eu iria escrever…kkkk

Antonio calos zamith junior

Espero que quando esteja em alto mar no final do ano alguns dos FC-31 caiam no mar.
Pilotos de caças indianos disseram que esse “FC-31” não é stealth quando voava no Tibete ocupado perto da fronteira com a Índia. 

Last edited 2 anos atrás by Antonio calos zamith junior