De ‘atingida’ a ‘capitânia’: a fragata russa Admiral Makarov na guerra de informações

171

Agência russa TASS foi informada que o navio será a nova capitânia da Frota do Mar Negro

A fragata russa Admiral Makarov, da classe “Grigorovich”, está voltando ao noticiário sobre a guerra na Ucrânia. Na quarta-feira, 18 de maio, a agência oficial russa TASS informou que o navio deverá se tornar capitânia da Frota Russa do Mar Negro. A TASS acrescentou, porém, que a informação foi obtida por uma fonte próxima às agências de segurança da Crimeia, e que não foi possível confirmar oficialmente  até o momento da publicação.

A fragata esteve nas primeiras páginas do noticiário da guerra há cerca de duas semanas, devido à alegação de autoridades ucranianas de que teria sido atingida por mísseis antinavio Neptune no dia 5 e seriamente danificada. Os mesmos mísseis ucranianos que, também conforme alegações de autoridades da Ucrânia (a qual foi informada como “certamente plausível” pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que disse ter havido uma “explosão bem considerável“), atingiram o cruzador de mísseis guiados Moskva, levando ao seu incêndio e afundamento – a Rússia admitiu apenas estes dois últimos fatos, não confirmando os mísseis. Ainda sobre a Admiral Makarov, no início do mês o deputado ucraniano  Alexei Goncharenko chegou a dizer que a fragata foi “punida” pelo “deus do mar” (referindo-se ao nome do míssil Neptune) perto da Ilha das Serpentes. De acordo com a mídia na Ucrânia, na ocasião, a Rússia teria enviado navios de resgate para a tripulação. As alegações ucranianas foram negadas pelo Kremlin e nos dias seguintes circularam na Internet imagens do navio na base naval de Sebastopol, sem danos.

Voltando à nota de ontem da TASS, a fonte na Crimeia informou à agência: “Após a perda do Moskva, uma das três fragatas Project 11356 (classe “Grigorovich”) pode se tornar a capitânia da Frota Russa do Mar Negro. Até o momento, a Admiral Makarov foi a escolhida.”

A nota da TASS acrescentou que a Admiral Makarov é um navio cuja quilha foi batida no estaleiro Yantar em 29 de fevereiro de 2012, com lançamento em 2 de setembro de 2015 entrega à Marinha Russa em 25 de dezembro de 2017, sendo o terceiro navio da classe construído pelo Yantar para o Ministério da Defesa da Rússia.

Imagens: TASS (anteriores à guerra na Ucrânia)

As outras duas fragatas são a Admiral Grigorovich (que dá nome à classe) e Admiral Essen, entregues em 2016, e todas as três estão operacionais na Frota do Mar Negro. Os navios deslocam 4.000 toneladas, atingem a velocidade de 30 nós e são armadas com canhão de 100mm, armas antisubmarino, antiaéreas, torpedos e mísseis de cruzeiro Kalibr, operando também helicópteros Ka-27 ou Ka-31.

Clique nos links no texto para a fonte original e matérias anteriores.

Subscribe
Notify of
guest

171 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marlos

Quando falaram que ela foi atingida tentei confirmar, mas não consegui nenhuma confirmação, acredito que ela não foi atingida mesmo.

Luppos Furius

E tipico , derrubando um Helicoptero ali ,e um aviao aqui ,destruindo alguns tanks ali
vendo

que nao da para esconder a perda da fatia do Territorio  Nacional

Apela para mentira como esta para motivar o pobre cidadao Ucraniano se mata pelo

interesse da OTAN & USA

CNN,BBC,e as afiliadas nao fazem nada diferente do que os contos de fada

Making the ghost of kiev proud LOL 😉

Fernando

Kings?

Sensato

Acho que dessa vez não. Kings apresenta traços de distúrbios sérios mas pelo menos sabe escrever.

O Chato

Ia comentar a mesma coisa. Escreve besteira, mas sabe escrever. Mas, não podemos ignorar a possibilidade de estar tentando mudar o jeito de escrever para sua identidade não ficar tão óbvia quando comenta sob outros nomes.

Heinz Guderian

Kings, não precisa se esconder nos outros perfis.
Eu sei que o afundamento do Moskva foi um baque tremendo pra você, deve ter levado uma mijada dos seus amigos russos, mas já pode voltar para seu nick original, NÃO SE ENVERGONHE.

sergio

Afunda, afundou, mais se foi obra dos Ucranianos ai eu já tenho minhas duvidas né.
Aguardemos !!!

Henrique

Outro?

Rafael Pinheiro Machado

Acho que foram os extraterrestres que o afundaram. KKKKK

Henrique

Jesus… mais um Nick?

Rafael Pinheiro Machado

Sonho de esquerdoso desinformado. “Claro, os ucranianos são uns covardes e nem pensam em defender o território deles, só estam lutando porque os EUA mandaram”.

Salim

Sera muito dificil saber verdade, russia apagou o numeral de toda sua frota nesta regiao, me parece que tem outros dois navios iguais operando, portanto ou aparece a foto dos 3 atuais ou nunca saberemos. Americanos confirmaram navio em chamas na epoca e varios outros indo ao socorro, porem nao cravou na destruicao ou tipo avaria.

Slow

Como assim ? Essa ai é um clone sem dúvidas, os ucranianos não afundaram ela ? 🤡🤡🤡

Slow

Eu falei pelos comentaristas aqui que falaram que o navio tinha virado coral …

Steeling

não é? o Nunão acabou se doendo pelos comentários dos outros, já que ele mesmo não disse.

Slow

Pois é pra você ver como está o negócio 🤣🤣

Steeling

tem o ditado da carapuça

Slow

“ Tem ucraniano comentando aqui? “

Oque isso tem a ver ? Eu falei que comentarista aqui falaram que tinha sido afundado por ucranianos ..

Slow

Mas aonde eu disse que foi a Ucrânia que falou que afundou ?

Burgos

Liga não Nunão !!!
Tem um Velho ditado pra esse tipo de pensamento e opinião.👍
“A língua é o chicote do corpo, o calado sempre vence”

Burgos

Boa !!!🤣

Sensato

Aí encalha

Curiango

Boa!! Essa foi rasa

Slow

Exatamente eu fiz uma pergunta e não afirmei que a Ucrânia falou que afundou ..

“ Como já disse, eu uso o espaço dos comentários para brigar contra a desinformação, e você para brigar com os outros.”

Debater é brigar ? Que eu me lembro nunca ofendi ninguém … se eu te ofendo qnd falo dos EUA peço desculpa kkkkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by Slow
Curiango

Nunao arrumou um fã. Certtesa já deve ter colado seu pôster na porta do roupeiro

Steeling

Prezado Nunão, Slow estava se referindo, obviamente, aos torcedores dos ucranianos aqui da trilogia que vivem falando coisas como : Putin está escondido em um bunker, a comida das tropas russas e a gasolina acabou no segundo dia, Azov são bonzinhos e várias coisas neste sentino, não ele se referindo à qualquer fala sua.

aladaf

Nao. Os torcedores do pais que foi invadido apenas assinalam que a Russia eh um pais de economia pequena. Nao tem como sustentar guerra nenhuma por muito tempo. Vai pedir pra entrar na EU logo logo e fazer par com a Grecia.

Steeling

o q tem haver com o assunto.. plmds

Nei

Outro chato.

Curiango

Eita lobinho esse de cabelinho azul! Chega a
Espora nesse povo Nunão!

Glasquis 7

Isso foi um cigarro que provocou um incêndio.

sergio

Sim mais pelo que foi visto, nem atingida ela foi, os ucranianos todos os dias dizem que afundaram.

Marcos10

O Moskva também não afundou por conta de ataque ucraniano, foi por conta de um marinheiro que foi fumar e provocou um incêndio no navio. E só não salvaram o Moskva devido a um furacão, com ondas de 20 metros.

Luis

Você não dá uma dentro, heim!
Te orienta rapaz!

Heinz Guderian

Os Ucranianos afundaram o Moskva, bem maior que essa fragata.
Moskva virou submarino, e essa fragata ninguém disse que ela foi afundada e sim danificada, mas é bom ela ficar de olhos abertos, vai que ocorre outro incêndio por coincidência né.

Slow

“ Os ucranianos afundaram “

Com ajuda dos EUA e amigos .. afinal só oque já doaram e mais os 40 bi de dólares já passou orçamento militar de vários países …. Se bobear já esta no top 5

Augusto

E só não deixar marinheiros fumantes trabalharem no navio.

Andre

Todo mundo disse que foi atingida, mas como a realidade é dura, você precisa inventar a todo momento. Mostre onde foi dito que ela teria sido afundada.

Marcos10

Vai? Pq simplesmente não o transformam em navio capitãnia?
Tá fazendo reparinho?
E cadê os submarinos russos lançadores de mísseis fantásticos?

Felipe
Flanker

Tua tática de deixar de usar o nick antoniokings e passar a usar os nicks firmino, luis carlos, felipe, casemiro, entre outros, demonstra desespero, visto que o primeiro ficou mais sujo que pau de galinheiro e, com esse monte de nicks, tenta aumentar, artificialmente, o número de torcedores russos que comentam aqui.

Augusto

Eu avisei em outro post pra vocês deixarem ele quieto, agora vão ter que engolir vários deles.

E que nem uma hidra, você corta a cabeça de um nick com argumentos ai aparece mais uns 3 no lugar.

Marcos10

Os russos não tem domínio aéreo, tampouco naval. E estão levando paulada em terra.
Mariupol?
Grande vitória em Mariupol! 60% da cidade foi destruída. As plantas das siderúrgicas, responsáveis por 40% da riqueza da cidade e geração de 10 mil empregos diretos, foram totalmente destruídas.
Tá parecendo Napoleão, que tomou Moscou, mas não tinha ninguém na cidade.

Luís Henrique

A Ucrânia praticamente não tem uma marinha, zero fragatas, zero corvetas e zero submarinos. O domínio naval russo é óbvio. Os ucranianos surpreenderam com uma bateria costeira de mísseis antinavio Neptune e afundaram o Moskva, mas os russos continuam dominando os mares no TO. Os céus os russos possuem superioridade, mas é contestado por baterias antiaéreas dos ucranianos, que possuem em boa quantidade, manpads fornecidos em grande quantidade pelos países ocidentais e pouquíssimos caças Su-27 e MiG-29 que a Ucrânia continua operando, de forma limitada. Segundo os russos foram cerca de 1.700 soldados ucranianos que se renderam na conquista de… Read more »

Marcos10

Qual domínio naval?
Perdeu seu navio capitania, um Cruzador de Mísseis, perdeu vários navios de desembarque, teve uma de suas Fragatas atingidas, os ucranianos fizeram vários disparos de mísseis contra posição de onde um dos submarinos russo estava disparando mísseis de longo alcance.
Qual domínio aéreo se os céus estão sendo contestadas?
1700 soldados ucranianos se renderam? Quantos soldados russos já morreram?
Se não, vejamos. Os russos estão convocando jovens de 16 anos das regiões anexadas para lutar contra a Ucrânia.
Primeiro mandaram conscritos, depois chechenos, depois sírios e agora isso.

Felipe

perdeu vários navios de desembarque, teve uma de suas Fragatas atingidas, os ucranianos fizeram vários disparos de mísseis contra posição de onde um dos submarinos russo estava disparando mísseis de longo alcance.” Fonte?

Nei

Qual a sua de não ter ocorrido isso?

Leandro Costa

Eu não estou duvidando das informações que você postou, Luís, porém mesmo com domínio dos mares e com clara superioridade no ar, mesmo que ainda contestado, os Russos não conseguiram utilizar meios aéreos ou navais que garantissem qualquer tipo de grande vantagem em suas operações desde o início da Guerra. A muito se esperava um desembarque para a tentativa de captura de Odessa, mas nada veio disso. A muito se espera uma maior coordenação entre as forças aéreas Russas para apoiarem avanços em terra, mesmo no leste, e ainda não se conseguiu verificar qualquer tipo de coordenação mais acertada nesse… Read more »

Cristiano de Aquino Camposim

Justamente por se esperar o desembarque e que ele ainda não aconteceu. Seria muita burrice desembarcar num lugar onde se espera.

Felipe

Quero entender este pau que estão tomando, se quem perdeu 1/3 do território foi a Ucrânia…

Renato de Mello Machado

Guerras são assim mesmo.Li agora que O Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse hoje que as forças russas falharam.E eles falaram isso hehehehehe de uma cidade em escombros.Imagina se os russos fossem bons? hahahahahaha

pangloss

Se os russos (rectius: Putin e sua quadrilha) fossem bons, não estaria ocorrendo esse conflito desnecessário e criminoso.

Renato de Mello Machado

Se o pessoal da Otan fossem bons e você sabe disso não estariam se chegando para as fronteiras da Rússia,Manter navios,munições, blindados,aviões,muitas tropas tudo é muito caro então ninguém quer a paz.

pangloss

Por que será que o Pacto de Varsóvia foi dissolvido com o desaparecimento da URSS, não é mesmo?
Era um clube formado por laços de amizade tão fraternos…

Renato de Mello Machado

Lembrou bem.Nessa mesma época a Otan deveria de ser dissolvida também.Aí nós vemos que é venda de segurança.Pior venda de coisa que não pode se garantir a ninguém.Mas para invadir Iraque,Síria,Líbia entre outros serve.

Henrique

“Lembrou bem. Nessa mesma época a Otan deveria de ser dissolvida também.” pois é né… Otan deveria ter sido dissolvida ou deveria ta morredo agora, mas quem vivou do lado dos Russos por mais de 100 anos sabe que sempre bom ter um seguro só pra garantir. . E graças a alguém agora a gente sabe que o seguro está valendo cada centavo gasto nele e graças a essa pessoa o seguro vai durar por mais tempo e ela vai ter aprender a viver com 1300km de fronteira . vc saberia disso se tive ido nas aulas de historia e… Read more »

Slow

“ E graças a alguém agora a gente sabe que o seguro está valendo cada centavo gasto nele “

Vc ja viu agenda pra 2030 da OTAN ?

Ja viu que todos os que fazem parte dela falam da Amazônia ?

É o famoso capachismo deve usar cueca dos EUA ..

Henrique

ahh mano… não venha com a fanfic da OTAN na Amazônia…
.
só vou fala: Malária, metade da Europa e umidade… é o suficiente pra refutar esse “terraplanismo” maluco que vc inventaram de oTaN Na aMzOnIa

outra, tu apoia a Rússia invadir soberania dos outros então vc é a última pessoa do planeta que pode vir falar de Amazônia… fica quieto no teu canto.

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Nei

ótimo comentário.

SLOW APÓIA A RÚSSIA A INVADIR UKRÂNIA e preocupa-se com a Amazônia kkkkkkkkkk

Marcelo

Estamos cercados pelo Estados unidos e a OTAN para nosso próprio bem,somos parceiro extra OTAN !!!kkkk
Imagina se não fossem !!!kkkk

Hellen

E desse jeito que os americanos e europeus fazem com paises que tem capacidade de competir contra suas empresas e atrapalhar suas hegemonia !!!!
Cercam militarmente e com sanções ate o país se curva a sua vontade !!!
O Brasil é o próximo da vez !

Slow

Sim eu já cansei de falar isso mas os capacho aqui adora a bandeira dos EUA ..

Nei

Slow, pela última vez, saia daqui e vá comentar em sites russos, ou de apoio a russos, você é tão chato, 10 vezes pior que o Kings. Vai para a mãe rússia e fique lá.

#vaquinaparavazar

pangloss

Não é porque o Pacto de Varsóvia se desintegrou que a OTAN teria que seguir o mesmo destino.
Talvez você não tenha vivido essa época, mas havia muita incerteza sobre o futuro do arsenal nuclear soviético, espalhado por algumas das repúblicas que compunham a URSS, e mesmo sobre a sucessão do poder na Rússia.
O Yeltsin é um retrato do caos que se instalou na Rússia.
A OTAN era necessária. Deixou de ser mais recentemente, mas a nostalgia do Putin reavivou-a, de fevereiro para cá.

Renato de Mello Machado

Otan é venda de segurança falsa,compra de armamento deles,doutrinas entre outras coisas.Mas os caras acham isso bom fazer o que? Só sei que vai ser tiro nuclear trocado entre nações e de nada vai ser adiantar ser Nato.

Hcosta

A OTAN não invadiu o Iraque, nem a Síria e nem sei se considero que houve uma invasão na Líbia. Houve um bloqueio naval e no-fly zone de acordo com a ONU.

Renato de Mello Machado

Mas tem sempre um instrutor,oficial de não sei o que por lá passando o olho nas coisas.Igual aos Otan que estão na siderúrgica escondidos.

Hcosta

Então deve ser o capitão America ou outro para ser equivalente a uma invasão.
Ou deve ser uma nova definição de invasão que, na minha ignorância, não conhecia.

Slow

Verdade só bombardeio a embaixada da China ..

Flanker

Por que a OTAN deveria ter sido dissolvida? Quem se desmanchou foi a URSS e o Pacto de Varsóvia foi de arrasto. A OTAN não tinha nada a ver com a desgraça dos soviéticos. Pergunta para os antigos membros do falecido Pacto se era bom naquela época. Opa, peraí…vários hoje fazem parte da OTAN….hehehehe…..
Vocês defendem um fantasma, uma ideia mofada, podre….uma ideia e um sistema, que não deram certo e que só os “inteligentes”, aqui de longe, teimam em defender.

Nei

Olha como é fácil resolver: Pegue suas coisa e vá ajudar Putin, você é “E S P E SSS I A L I S T A”.

Henrique

Se o pessoal da Otan fossem bons e você sabe disso não estariam se chegando para as fronteiras da Rússia

opa, opa, opa kkkkkkkkkkkkk parece que alguém ta dormindo nas aulas de historia

Renato de Mello Machado

E você faltou as de geografia.

Nei

Suas respostas são da 5ª série kkk. Ficou bravo, problema seu.

Nei

kkkkk

Ronald Reagan

Guerra por encomenda made in USA/UK. A desestabilização da Ucrania, culminada no euromaidan e a deposição do presidente, além da guerra civil que matou, segundo a ONU, cerca de 14 mil russos/ucranianos por milícias xenófobas que são reconhecidas pelo governo local não são motivos para uma intervenção pelos russos ? Se prefere ignorar os fatos, fique à vontade, continue batendo palma para os esforços de se manter essa guerra perdida para os ucranianos. A conta econômica cairá no colo da Europa e dos EUA, que já não estão vivendo exatamente um bom momento.

pangloss

Ronald Reagan, sua retórica apenas repete os argumentos absurdamente falsos que o Kremlin propala aos quatro ventos.
Você está pregando para convertidos, porque ninguém, fora dos círculos russófilos, engole uma narrativa tão canhestra, tão parecida com aquela que Hitler usou para invadir a Polônia em 1939.

Last edited 1 ano atrás by pangloss
Ronald Reagan

Basta você se afastar um pouco das pataquadas alardeadas pela imprensa ocidental. Respire fundo, conte até 10 e aprenda que não estamos discutindo uma dicotomia onde há o “bem” contra o ‘mal”. Recomendo que assista a documentários como “Máscaras da Revolução” ( disponível no Youtube). A Rússia tem motivos para sua ação militar. Podemos discordar delas, mas fazer de conta que elas não existem beira a irracionalidade.

pangloss

Claro que a Rússia tem motivos para fazer o que está fazendo.
Mas nenhum deles é idôneo, porque não servem à Rússia, mas apenas ao delírio de poder do czar.

mac

Perfeito.

mac

Ronnie, cuidado que o teu “ídolo” era dado a profecias: “Como você diz que é um comunista? Bem, é alguém que lê Marx e Lênin. E como você diz um anti-comunista? É alguém que entende Marx e Lênin.” “Mr.Gorbachev, derrube esse muro!” “O socialismo é um sistema que só funciona no Céu, onde não precisam dele, e no Inferno, onde ele já existe.” “Nenhuma mãe jamais iria sacrificar voluntariamente seus filhos para o ganho territorial, para obter vantagem econômica, para a ideologia.” “Acima de tudo, devemos perceber que nenhum arsenal, ou nenhuma arma nos arsenais do mundo, é tão formidável… Read more »

Hcosta

Como? A guerra civil foi iniciada pelos Russos. E os 14 mil são os números totais dessa guerra, não são os que foram mortos por “milícias xenófobas”.

E há quem acredite nestas idiotices…

Ronald Reagan

Absolute nonsense. De que forma a minoria de origem russa promoveu conflitos armados contra a maioria dos ucranianos ? Vai negar que existem grupos armados paramilitares e que a língua russa, até então uma das línguas oficiais, foi banida do país ? Idiotice é negar fatos, mesmo que não gostemos deles.

Hcosta

Se gosta tanto de fatos porque mudou de opinião?
Agora a razão passou a ser a existência de paramilitares e da proibição da língua Russa. Muito diferente de haverem 14 mil mortes de Russos étnicos por parte destas milícias, algo que é mentira.
E não foi a minoria Russa que promoveu os conflitos armados, foi a própria Rússia que enviou mercenários para começar a guerra. Chegou ao ponto de os “separatistas” estarem melhor armados do que os Ucranianos, algo que só alguém muito distraído achará normal…

Ronald Reagan

O governo americano tem papel preponderante na desestabilização do país, assim como fazem em diversos outros exemplos. É fato notório e reconhecido ( pelo próprio governo Biden) que os EUA estão fornecendo armas para a Ucrania desde o começo dos anos 2010. Aí podemos discutir, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha ? Mas não dá prá esconder que os EUA estão agindo há tempos no país, que nem democrático é (qualquer parlamentar que tenha se manifestado contrariamente ao golpe de 2014 foi expurgado do parlamento). Por que não se discute a ocupação dos EUA no leste da Síria… Read more »

Hcosta

Sim e as alterações climáticas?
Quer também discutir isso?

Mais uma vez não sei se os seus comentários servem para expor os factos ou para desviar o assunto…
E não foram os EUA que invadiram a Ucrânia…

Slow

E não foram os EUA que invadiram a Ucrânia ”

Verdade, os EUA invadiu Iraque , Afeganistão , Vietnã , Síria , Coréia, Iêmen, Somália , Líbia e Níger ..
E nem citei todos …

Hcosta

Sim e a França, Áustria, Bélgica, Países Baixos, Itália, Tunísia, Marrocos e muitos outros. Foram invadidos pelos EUA mas com circunstâncias muito diferentes entre si.
Até a Sibéria foi invadida pela Rússia e Portugal que invadiu em 3 continentes…

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Slow

Sim , mas a questão da Rússia é diferente todo mundo sabe que OTAN só existe pra combater a Rússia e ainda fica cercando ela, qualquer presidente que pensa no seu país faria o mesmo .. ( mesmo se isso for errado ) e eu também acho errado mas pensando pelo outro lado ..

Igual foi caso dos mísseis em Cuba era uma ameaça para os EUA não era ? Então ..

Hcosta

Quem está a expandir-se militarmente é a Rússia. A OTAN/UE está proteger quem não quer aliar-se à Rússia. Podem sair a qualquer momento mas se alguém quiser sair do domínio Russo, aí já é muito mais complicado…

Em relação a Cuba, deve saber muito bem que as circunstâncias eram outras…

Slow

Aquilo foi avisado que era linha vermelha, continuaram esticando a corda até que arrebentou no lado mais fraco que é a Ucrânia ..

Esses diversos países que os EUA e amigos invadiram ngm fez oque é estão fazendo com a Rússia, aí você vai me falar que isso não é perseguição ? Kk

E a parte dos mísseis em Cuba é um exemplo sim os EUA se sentiu ameaçado e quase deu merda ..

Nei

Então que a RÚSSIA enfrente o EUA, não Otan, não a Ucrânia não é? Cachorro fraco, só morde o rabo dos mais fracos, pois não dura 2 semanas contra um país bem armado e treinado.Fato é que deve-se pensar em soberania. A Rússia está roubando terras, de outro país soberano, invasão do EUA nos outros países, n]ao foi roubar territórios. Mas não defendo as invasões do EUA, mas não consigo entender você defendendo essa carnificina ai.

Flanker

“…os EUA invadiu…”

O correto é “os EUA invadiram”. O verbo “invadir” concorda com Estados (plural), entende?

Slow

“ Esses diversos países que os EUA e amigos invadiram “

Eu sei disso porem como estou pelo celular as vezes o corretor corrige sozinho ..

“ O correto é “os EUA invadiram”. O verbo “invadir” concorda com Estados (plural), entende? “

Obrigado professor já pode sair do blog e ir dar aula particular ..

Flanker

Hehehe….não reclama! É só escrever direito e não vai ser corrigido….

Ronald Reagan

Vc sofre de alguma limitação cognitiva quando se trata de críticas pontuais à política externa dos EUA.

Hcosta

Tenho em relação à OTAN. É o meu ponto fraco.
Muitos podem não perceber isto mas há uma grande diferença entre OTAN e os EUA…

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Jacinto

Não foi a minoria de origem russa que começou o conflito. Foram os russos infiltrados na Ucrânia, entre eles o Igor Girkin e Igor Bezler, agentes da GRU russa com o apoio do políticos locais como Pavel Gubarev (que recebeu treinamento paramilitar de um grupo neonazista russo).

Ronald Reagan

Podemos discordar ( até onde sei), mas pelo menos vc sabe dialogar e não ofender como alguns comentaristas melindrados aqui.

Ronald Reagan

Obrigado pelas informações, estou pesquisando sobre os caras que vc elencou. Não sou tiete de russo nem do USA, o que me interessa são fatos.

Fernando

É impressionante a montanha de tietes americanas que tem nesse fórum. Chega a dar nojo. Não sou pró Rússia nem pró a ninguém. O fato é que tudo o que os outros países fazem é questionado e colocado como errado por muitos aqui. Porém, se os EUA soltarem uma bomba nuclear na cabeça de quem seja, terá dezenas aqui achando motivos para justificar essa ação e irão comemorar como um gol. Desculpa a franqueza e nem vou responder entrando em discussões inúteis, mas se são fãs assim, pq não se mudam ou no mínimo parem de criticar outros países que,… Read more »

Ronald Reagan

Esses beócios lambem as bolas dos EUA em qualquer circunstância. Se o Trump adota uma política não belicista, está certo. Se o governo Biden investe em conflito armado, está certo também.

mac

Um nick russófilo usando o nome de Ronald Reagan, o grande vencedor da Guerra Fria? “Me bate, mas me chama de meu amor”…

Last edited 1 ano atrás by mac
Ronald Reagan

Reagan foi infinitamente mais hábil do que a turminha carniceira do Biden, Victoria Nulan & Associados.

mac

No verão de 1997, um imigrante ucraniano que passeava com seu neto num parque perto de onde o ex-presidente americano Ronald Reagan morava encontrou o ex-líder do Mundo Livre caminhando, e pediu para tirar uma foto com o menino. Reagan já sofria de Alzheimer em estágio avançado. O imigrante judeu ucraniano, refugiado da União Soviética, Yakob Ravin, se aproximou timidamente do ex-presidente e de seus seguranças e, ao pedir, a foto, agradeceu: “Sr. Presidente, obrigado por tudo que o senhor fez pelo povo judeu, pelo povo soviético, por destruir o império comunista”. Ao que, aparentemente recobrando temporariamente sua lucidez, os… Read more »

mac

Recordando quem foi Ronald Reagan ao nick russófilo: No verão de 1997, um IMIGRANTE UCRANIANO que passeava com seu neto num parque perto de onde o ex-presidente americano Ronald Reagan morava encontrou o ex-líder do Mundo Livre caminhando, e pediu para tirar uma foto com o menino. Reagan já sofria de Alzheimer em estágio avançado. O imigrante judeu ucraniano, refugiado da União Soviética, Yakob Ravin, se aproximou timidamente do ex-presidente e de seus seguranças e, ao pedir, a foto, agradeceu: “Sr. Presidente, obrigado por tudo que o senhor fez pelo povo judeu, pelo povo soviético, por destruir o império comunista”.… Read more »

Ronald Reagan

Na sua forma rasteira de ver o mundo, tudo se resume a torcidas, visões dicotômicas. Típico de gente limitada, que certamente se enquadra em seu perfil.

Dalton

A classe “Almirante Grigorovich” tornou-se um exemplo do que pode ocorrer quando se depende de equipamento fornecido por outra nação, no caso, a Ucrânia, responsável pela planta propulsora que a forneceu para as 3 primeiras fragatas e negou-se a fornecer para as 3 últimas por conta do início da guerra em 2014. . A Rússia tinha condições de substituir a propulsão mas isso custaria muito e tomaria tempo então a Índia que já opera fragatas similares comprou duas das 3 com planta propulsora fornecida pela Ucrânia enquanto a sexta e última deverá ser vendida para outra nação. . As 6… Read more »

Ronald Reagan

Detalhe, a Ucrania só tem essa tecnologia porque fazia parte da URSS, assim como a usina nuclear de Chernobil.

Jacinto

O esquisito é a Rússia, nos 30 anos que se passaram desde o fim da URSS, não ter desenvolvido tecnologia própria e depender do fornecimento de outros países.

Hcosta

Desenvolver, eles desenvolvem. Estão é 30 anos atrasados.
Mas não se preocupe. Eles chegam lá daqui a 40 anos devido a esta guerra.

sub urbano

Comentario esclarecedor, Dalton. É uma guerra que a russia só entrou por ter sido obrigada. A Ucrania ter saído da esfera russa foi uma grande perda. Ucranianos eram os maiores fornecedores de componentes da industria russa, não apenas naval. Tomar um pedaço da ucrania e destruí-la é apenas um prêmio de consolação. isso do ponto de vista russo, do ponto de vista da ucrania foi muito pior, se tornarão a periferia e bucha de canhão da União Europeia e Estados Unidos.

Ronald Reagan

Tem a questão dos recursos naturais, da produção de alimentos e de energia. A maioria dos comentaristas enxergam apenas um palmo à frente do nariz.

Burgos

Boa noite Dalton;
E diga-se de passagem que para uma Fragata, esse projeto apresentou-se bem “Parrudo” para sua classe👍

MIGUEL

Isso mais uma vez mostra que essa Guerra não faz o menor sentido, Russos e Ucranianos são quase que parentes, todos foram Soviéticos por quase 74 anos, Não faz o menor sentido esses dois povos estarem em Guerra, os Ucranianos quando vão ao exterior são confundidos com os Russos, das as suas profundas origens e semelhanças, são povos Eslavos, Deveria haver consenso e não esse nacionalismo desenfreado, Todo Mundo quer a PAZ imediata e o Fim dessa loucura insana que só ceifa a vida de milhares de vidas de forma imoral e desumana.

Sensato

Todo mundo não, infelizmente

mac

“São quase que parentes”…
Então algum motivo deve haver para os ucranianos não aceitarem a “fraternidade” da Federação Russa…
Irmãos do tipo Caim e Abel – Caim foi quem atacou e matou o irmão, já dá pra entender a partir daí.

Renato de Mello Machado

Agora mesmo cheio de Kaô o Governador da mini Ucrânia Volodomyr von dem Bach-Zelenskyy disse outras mentiras sobre a rendição em Azovstal de seus soldados.tipo assim A expectativa do pinóquio é uma coisa.A realidade é outra.

Lana alves

Vai dormir, Antônio Kings.

Ronald Reagan

Não fala mal do Zé Lensky…ele é um ótimo ator. Tão realista sua atuação que tem gente que acredita que ele tem poder decisório em seu país.

Felipe

Não é a toa que a Otan recorreu a um ator profissional de verdade para ser tornar presidente fake do pais.

Renato de Mello Machado

Mentiroso o Zé.Agora mesmo Reagan tão querendo processar a Rússia em fóruns internacionais por destruir eco sistemas centenários.Tão centenários que os Nazistas cansaram de passar por lá.E depois os Soviéticos retomando tudo a caminho de Berlim

mac

Eu adorava Reagan; lembro-me dele dizendo “Como posso fazer algum tipo de acordo com os líderes soviéticos se eles morrem todo o tempo?”

Ronald Reagan

Reagan foi o último grande presidente americano.

PACRF

Afundado um cruzador de mísseis guiados, entra “apenas” uma fragata para substituí-lo como capitânea da frota do Mar Negro. Considero “pouco” para o alardeado poderio bélico convencional da Rússia. Apenas uma conjectura: as forças convencionais da Rússia não são páreo para as forças convencionais da OTAN. Pior, com o aumento dos orçamentos militares desses países em função da invasão da Ucrânia, bem como com a entrada da Suécia e da Finlândia, a tendência é que fique cada vez mais desequilibrada a balança a favor da OTAN.

Pablo Maroka

Pensei o mesmo, daqui a pouco vai ter navio escola como nau capitania kkk

Felipe

Envie esta alegação sua para a Otan, quem sabe eles não criem coragem e não invadam logo a Russia ou entrem na Ucrania para expulsar os Russos.

Ronald Reagan

A questão não é numérica, mas de capacidade de dissuasão nuclear. Ninguém quer invadir ninguém, a dinâmica do conflito diz respeito a interesses geopolíticos da Rússia com o país vizinho na qual 1/4 da população é russa. Claro que o que tem por trás mesmo, é uma briga por fontes energéticas importantes que a Rússia não quis entregar para as oligarquias ocidentais.

Hcosta

100% da população legal Ucraniana e 20% de etnia Russa.

Paulo

Exato.

Prefere entregar para as oligarquias da própria Rússia.

Aos que não morreram de forma ‘abrupta’, é claro.

mac

Gosto muito desta sua frase, Ronnie:
“Acima de tudo, devemos perceber que nenhum arsenal, ou nenhuma arma nos arsenais do mundo, é tão formidável como a vontade e coragem moral dos homens e mulheres livres. Esta é uma arma que nossos adversários no mundo de hoje não têm.”

Que aconteceu com você agora?

Ronald Reagan

Esclareça aqui, quem é livre ? Os políticos aliciados pela quadrilha representada pela Nulan ?

Henrique

Quando o Neptune descobre que tem outra flagship andando por ai

Lana alves

Olha a decadência da marinha russa no mar negro.
Do moskva que era gigantesco e imponente para um Marakov de 4 mil toneladas (fragata média bem armada).
Esse será o grande navio russo no mar negro, não estamos falando de um navio de 10 mil toneladas.
Muito interessante ver essa lacuna que existia entre o moskva até chegar o marakov.

André Luís

Chora Lanaleta! E nada da OTAN intervir na Ucrânia e sentar o pau nos Russos, e acabar de vez com essa invasão! Vai lá OTANzinha, tem muito civil ucraniano morrendo. Acabe com o sofrimento desse povo. Vcs têm culpa nisso, pois titio Putin alegou q vcs estariam cooptando a SlaviaCatervina a se juntar a vcs. Vaí lá OTANzinha! Sob o comando da Lanaletameucorpominhasregras…. Slavia Catervina! ….rs!

Henrique

kkkkkkkkkkkkkkkkkk silencio a russeti fico loucona agora

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Luis

Minha nossa!!!
O que foi isso!? Parece que surtou.

André Luís

Não é? A Ucrânia sendo DEVASTADA pelos tanques voadores russos e NADA da OTAN intervir e acabar de vez por todas com a farra dos Russos “covardões”. O que a OTAN está esperando? Esperando a Europa Acidental ficar ENTUPIDA de Ucranianos pedindo esmola nas ruas e guetos? Vamos lá, cara: por MUITO MENOS a OTAN sentou o pau na Sérvia!! Sim, por muito menos, a OTAN sentou o pau na Sérvia nos anos 90!!! Cadê a OTAN agora pra entrar na Ucrânia e devolver os russos à bala para as suas fronteiras? Cadê? Dói né otanzete…rs! Ficou loucona agora né,… Read more »

Henrique

amiguinho… vai dormir…
.
tá passado mais vergonha que a RFA naquela campanha ridícula

André Luís

Henrique otanzete, vergonha é a covardia da OTAN em não intervir neste conflito e acabar de uma vez por todas com o sofrimento do povo ucraniano!!!

Volto a repetir: por muito menos, a Sérvia foi massacrada nos anos 90! Vai lá OTANzinha! O ursinho desdentado está te esperando…rs!

Felipe

Pois é, cadê a toda poderosa Otan? Quando o Iraque invadiu um país democrático (Kwait), correram lá invadir e destruir o Iraque. Agora a falida e fraca Russia (como os especialistas alegam aqui) invadiram um pais democratico e soberano, cheio de loiro/as de olhos azuis europeus e a Otan não foi lá proteger eles e expulsar a Russia? Que medinho é esse?

Ronald Reagan

Que falta faz o senso de realidade de certos militares americanos em relação à Ucrania e a esse conflito. https://www.businessinsider.com/former-trump-official-called-ukrainian-president-zelensky-a-puppet-2022-3

Jacinto

Porque o Putin foi realista quando acreditou que podia ocupar Kiev em duas semanas?

Slow

Da onde tirou isso manda aqui pra gente ver ?

Jacinto

Tem o link no “duas semanas”, mas para resumir, é do Forte.

Felipe

As fontes ucranianas e inglesas sobre a guerra são tão confiáveis quanto a Minalba e Arial

Jacinto

E os russos estavam dizendo a verdade quando diziam que não invadiriam a Ucrânia e que suas tropas estavam na Bielorrússia apenas para treinamentos?

Ronald Reagan

A invasão foi anunciada. Ou a Ucrania cumpria o Acordo de Minsk ou seria invadida.

E. Marinho

É impressão minha ou o Jack de proa é a bandeira do Reino Unido. Se eu estiver certo, então esse navio é britânico e não Russo.

mac

Nunão, essa eu posso ajudar a completar: a Union Jack é a sobreposição das bandeiras que representam Inglaterra, Escócia e Irlanda, a cruz de Santo André, a de são Jorge e a de são Patrício, respectivamente. Já essa russa, eu já tinha visto em fotos de navios da frota deles, mas nunca pesquisei sobre ela.

Last edited 1 ano atrás by mac
Henrique

É uma bandeira russa… passa bem longe da UK

Hcosta

Eram todos primos no tempo dos Impérios…

Henrique

Tudo poderia ter sido evitado se um bando de desocupados não tivessem matado um cara qualquer nos Bálcãs

kkkkkk

Jacinto

Ou se o primo do cara qualquer nos Balcãs não fosse um doido que se matou junto com amante em um pacto de suicídio por amor…

MIGUEL

Historicamente a Rússia nunca teve uma grande Marinha, o ponto forte dos Russos nunca foi a Marinha, sempre foram as forças terrestres, em termos de Exercito, a Rússia herdou o poderio a União Soviética, Eles ainda tem aquele rolo compressor em forças terrestres, agora em termos Aero-Navais os países da OTAN têm uma superioridade avassaladora, se juntarmos aos países da OTAN a Austrália, o Japão e a Coreia do Sul, esse poder se torna ainda maior, mas mesmo esses países em termos de forças terrestres não têm as capacidades da Rússia… Dai que a Rússia não se importa em ficar… Read more »

Ronald Reagan

Na parte de submarinos eles são muito bons.

MIGUEL

Brincadeiras a parte a Rússia tem 7000 bombas nucleares, basta apenas uma para todo o armamento convencional evaporar , inclusive esses navios , todo o poderio convencional evapora em minutos… A Rússia é uma nação de esta em Guerra constante desde os tempos do Napoleão, é uma nação astuta e madura em termos de Guerras… Basta uma bomba nuclear para evaporar tudo… Espero que a humanidade nunca chegue a esse ponto… Esse bla bla de superioridade militar convencional é balela , basta uma bomba, vimos isso na Coreia do Norte, bastou os caras terem uma bomba, levaram os EUA a… Read more »

Kelson

Acho que vai ser como os Argentinos quando “alegadamente” afundaram o Invincible. Muitos diziam que os ingleses construiram um Porta-aviões extra para camuflar a perda do navio. Os Ucranianos também vão dizer que os Russos “secretamente” construiram um navio novo a correr para esconder esta perda depois do Moskva. Só rindo

Gilmar Leal

“…com lançamento em 2 de setembro de 2015 entrega à Marinha Russa em 25 de dezembro de 2027, sendo…” Acho que o texto precisa de uma pequena correção quanto a data da entrega.