Marinha do Brasil lança RFP do Programa Estratégico Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz)

53

Diretoria-Geral do Material da Marinha – Nota à Imprensa

Rio de Janeiro – RJ. Em 19 de julho de 2023.

A Marinha do Brasil publicou o Aviso de Chamamento Público, no Diário Oficial da União (DOU) de 18 de julho de 2023, para o lançamento de uma solicitação de proposta (Request for Proposal – RFP) do Programa Estratégico Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), Fase Rio de Janeiro, visando à construção de Unidades de Vigilância Costeira no Brasil.

O SisGAAz é um programa estratégico previsto no Plano Estratégico da Marinha 2040, destinado a monitorar e proteger continuamente as Águas Interiores, Águas Jurisdicionais Brasileiras e as áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento, seus recursos vivos e não vivos, portos, embarcações e infraestruturas, em face de ameaças, emergências, desastres ambientais, hostilidades ou ilegalidades. Assim, visa contribuir para a segurança e a defesa da Amazônia Azul e para o desenvolvimento nacional.

Segundo o publicado no DOU, as comunicações oficiais serão realizadas pelo e-mail dgepm.uv@marinha.mil.br e, após a habilitação dos representantes legais das empresas interessadas, será agendada a entrega da RFP.

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Comunicação Social – Diretoria-Geral do Material da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Clicando no link SisGAAZ, tem duas matérias de 2014 e 2015 com aberturas de licitações pro mesmo programa.
O que aconteceu com essas licitações?

Fernando "Nunão" De Martini

Suspensão e depois cancelamento por falta de condições financeiras (crise de 2015-16).

LucianoSR71

Nunão, a aquisição do radar OTH 0100 da Iacit poderia ser incluída nesse RFP?
Eu e muita gente não consegue entender porque até hoje a MB não comprou nem mesmo a unidade que está em funcionamento há uns 5 anos no RS, tudo que nos chega pela mídia especializada relata sua excelente qualidade e seu preço não é tão alto assim, então quando vejo uma notícia dessa sempre tenho esperança que finalmente essa compra saia. Abraço.

adriano Madureira

Nossa defesa gosta de dar preferência a produtos importados !

Dá mais status…

Um nome tipo Saab,Thales ou hensoldt  fica mais bonito na fita !

comment image

Por isso não adianta se investir na BID, se os seus produtos sequer tem alguma chance com os tradicionais fornecedores…

LucianoSR71

Esse radar OTH, além do horizonte, é bem diferente desse tipo e pelo que eu sabia nenhum fabricante estrangeiro ofereceu ao Brasil.

Fernando "Nunão" De Martini

Só lendo o RFP.

Sobre compra do radar, o que está sendo discutido é um contrato para uso do mesmo:

https://www.iacit.com.br/n/111/iacit-assina-carta-de-intencao-com-dgmm-para-uso-do-radar-oth-0100-e-plataforma-vimtrah

LucianoSR71

Obrigado pela atenção.

Allan Lemos

Navio que é bom nada.

Elintoor-_-_-

Allan, repito o que afirmei para nosso amigo JPonte aqui no fórum:
Relaxa e não gaste suas energias…
Isso aqui é que nem o Rio de Janeiro.
Não tem mais solução…
Por exemplo, nosso desenvolvimento de um submarino nuclear
se arrasta a quase 50 anos !!!
Eu disse: 50 anos, amigo !!!
E com certeza ainda será adiado por várias e várias vezes !!!
Esquece cara…

JPonte

Não saíra do papel mais uma vez …… se sair e se sair faltarão os meios de coibir o ilícito dentro das águas territoriais interiores , tendo meios duvido que falte determinação de lutar ….
Olhe por obra e graça do Espírito Santo ainda não nos tomaram territórios …. Mas não se pode contar com a sorte a vida toda …

Elintoor-_-_-

JPonte, relaxa e desencana.
Não gaste mais suas energias…
Isso aqui é que nem o Rio de Janeiro.
Não tem mais solução…
Qualquer criança sabe que vai ficar tudo pronto em 2080.
Quiçá 2100…

Gabriel BR

TOP
Depois é só criar um policia hidroviária federal para operacionalizar

Foxtrot

Kkkkk não tem navios, submarinos suficientes etc.
Como vão o interceptar ou mesmo abordar as possíveis ameaças?
Só no Brasil mesmo.

Augusto José de Souza

Se vierem mais lotes de submarinos e fragatas a MB já vai estar apta para essa função,tem a proposta francesa também de construir fragatas Belharra,corvetas e navios varredores aproveitando a mão de obra de Itaguaí nos submarinos Riachuelo. A MB deveria aceitar para reforçar os meios navais.

MMerlin

Meia dúzia de submarinos e fragatas para fazer o serviço de navios de patrulha, rs?

Last edited 9 meses atrás by MMerlin
Augusto José de Souza

Já existe o projeto de navios patrulha 500TN e também a MB pode adquirir mais navios classe Amazonas para todos os grupamentos de patrulha regionais. Fragatas,corvetas e submarinos são essenciais para vigiar a costa mais longa e rápida e como eu disse anteriormente basta vir mais lotes e a MB vai estar apta para essa função junto a navios patrulha e varredores.

Foxtrot

Amigo, propostas não é coisa concreta.
Aí a MB resolver torrar grana nesse atraso denominado SISGAAZ.
Deviria investir esses bilhões (sim, esse treco está orçado em bilhões, no último levantamento de custos), em navios, modernização de meios etc.
Olha o contra senso, desativam os Tupis, por falta de verbas para modernizar e manter na ativa, mas agora querem um sistema que nem ao menos tem pessoal capacitado para operar.

Bardini

Pelo amor de Deus! O SisGAAz é EXTREMAMENTE importante para o Brasil. É com ele que vão gerar consciência situacional sobre nossas águas, agregando capacidades que nem em sonhos temos hoje, para explorar a pequena frota de navios de forma muito mais eficiênte.

Foxtrot

“Pelo amor de Deus! O SisGAAz é EXTREMAMENTE importante para o Brasil. É com ele que vão gerar consciência situacional sobre nossas águas.”
Ué mudou de palanque?
Até pouco tempo atrás, você dizia que o SISGAAZ era ultrapassado etc etc.
___________?

COMENTÁRIO EDITADO POR ATAQUE PESSOAL A OUTRO COMENTARISTA.

LEIA E RESPEITE AS REGRAS DO BLOG, VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES E JÁ RECEBEU INÚMERAS OPORTUNIDADES DE APRENDER AS REGRAS:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bardini

Tu simplesmente não consegue entender coisas básicas e eu não sei pq ainda perco tempo com isso. . Devem ter se passado uns bons 3 anos desde que tu falou o costumeiro monte de besteiras com relação a este assundo, esbravejando sem fundamento algum, sendo contra a aquisição de satélites de monitoramento e querendo o emprego de satélites que não servem para monitoramento do nosso mar, até chegar nessa questão esdruxula de pegar o dinheiro do SisGAAz (que simplesmente nunca existiu) para comprar navio… . Reafirmo o que eu disse naquela época: o SisGAAz é um projeto que tem praticamente… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Bardini
Foxtrot

_______

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA.

POR DECISÃO DOS EDITORES, DEVIDO À REINCIDÊNCIA O COMENTARISTA “FOXTROT” ESTÁ AGORA SUSPENSO DO ESPAÇO DOS COMENTÁRIOS, CONFORME AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Foxtrot

Os: nem Lim o resto de sua ___________, para não ir para esse ________________ que você habita rsrs.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS.

RESPEITE OS OUTROS PARA SER RESPEITADO.

VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO DIVERSAS VEZES. POR REINCIDÊNCIA, ESTÁ AGORA SUSPENSO POR DECISÃO DOS EDITORES DO SITE, CONFORME AS REGRAS:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Foxtrot

E do que adianta saber onde está e o que é se não houver meios para abordar, atacar, interceptar ?
Ou vão usar canoas com fuzileiros armados para isso ?

BVR

Lembrei do Fox Mulder :”I want to believe” porque temos empresas que poderiam formar um consórcio e lascar esse contrato. But…o passado condena.

However,…o passado também depõe à favor; é só lembrarmos que o sivam/sipam parecia irrealizável na época e olhe hoje o alerta aereo e o sensoriamento remoto voando.

Aliás, Nunão tenho uma dúvida.

Ambas foram modernizadas nao é ? Saberia informar qual o upgrade no sensoriamento remoto ?

Fernando "Nunão" De Martini

BVR,

Desconheço modernização dos três R-99, só sei do programa de modernização dos cinco E-99.

No relatório de gestão da FAB, no anexo dos principais projetos, só tem o E-99.

https://www.fab.mil.br/Download/arquivos/sic/relatoriodegestao2022/Principais_projetos.pdf

tango-echo

Os equipamentos do P-3 têm algo em comum com os R e E-99? Ou são suítes completamente diferentes? Pergunto porque imagino que as funções da patrulha marítima e do AEWC tenham sistemas/sensores/radares em comum (descontando as funções de combate antinavio e antisub que também são atribuídas a MP)

Fernando "Nunão" De Martini

Tango-echo, Até onde sei, são bem diferentes quanto aos consoles, sistemas, fornecedores dos equipamentos de sensoriamento, mesmo porque cerca de 10 anos separam a incorporação dos dois tipos na FAB (o R-99 no início dos anos 2000, o P-3AM no início dos anos 2010), mas têm características em boa parte semelhantes. Os radares de ambos operam no modo de abertura sintética, por exemplo, mas são modelos diferentes. O do P-3AM é um IAI Elta EL/M-2200 e o do R-99 é, até onde sei, do fabricante McDonald-Dettwiller. E por aí vai. Quem pode responder a essas perguntas em detalhes é o… Read more »

tango-echo

Agora, faz sentido esse sistema satelital (não só esse, mas outros sistemas satelitais como o do SIVAM) estar na mão da marinha, ou do exército? Isso não deveria ser incumbência da FAB? Ou de um outro braço específico a ser designado pelo MD? Essa divisão em três serviços faz sentido hoje em dia? Me dá a impressão que, com a emergência da aeronáutica no início do século passado, e mais recentemente a integração de equipamentos digitais e satelitais essa divisão pelo prisma terra-mar (e posteriormente ar) parece ser cada vez mais restrita em termos da sua utilidade, fazendo mais sentido… Read more »

BVR

Valeu !! 👍🏽✌🏾🤜🏾🤛🏾

Rinaldo Nery

A Albatros vai modernizar os R-99. Algumas melhorias já foram feitas. E o SIVAM é muito mais que os oito aviões. Temos o CINDACTA 4.

Fernando "Nunão" De Martini

Complementando o Rinaldo, de fato, houve algumas atualizações pontuais, de um programa chamado gerenciamento de obsolescência. Por exemplo, foi trocado o sensor óptico por outro que permite manter o voo em maior altitude que o sensoe óptico anterior.

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/37717/OPERAÇÃO%20SAMAÚMA%20-%20R-99%20utiliza%20sensor%20modernizado%20em%20Operação%20no%20norte%20do%20Pa%C3%ADs

Rinaldo Nery

E outras no radar SAR.

adriano Madureira

Esses programas da MB,FAB e EB são como novelas mexicanas…

Marcelo Andrade

É mesmo né? Deixa eu ver…. KC-390, só desenho, F-39, só imagem, Submarinos Classe Riachuelo, tem algum entregue? Guarani, nunca vi nenhum, Centauro II, será que sai a compra?, ops, desculpe a ironia, foi mais forte do que eu!!!

EduardoSP

Entre os programas de sucesso estão o bloqueio da reforma da previdência dos militares em 2019 e a implantação das novas remunerações, também ocorrida naquele ano.

Augusto José de Souza

Se a MB começar a pensar em adquirir mais lotes de submarinos e fragatas e basear no Nordeste já vai ser um reforço e tanto na vigilância do que podemos dizer que é a porta de entrada do Brasil pelo mar.

Felipe

Sequer temos garantidas 12 escoltas novas para esquadra do RJ , e tem gente sonhando com esquadra no nordeste? Num país sério o primeiro lote já seria de 12 fragatas Tamandaré e não 4…

Fernando Botelho

Se a MB começar a fazer vigilância com fragata e submarino, é porque está com muito dinheiro para gastar.

Quem tem que fazer vigilância são os outros meios mais leves, como Navios Patrulhas (estilo as classes Macaé) e sistemas como o SisGAAz da matéria.

Esses dois que você mencionou são demasiadamente caros para ter isso como função primária.

tango-echo

E os voos de P-3? estão na alçada das fragatas ou das patrulhas?

Last edited 9 meses atrás by tango-echo
Fernando Botelho

Acredito que das fragatas, mas não tenho certeza.

Não creio que os Orions tenham missões de patrulha constantes. Devem ser chamados para situações onde não existe nenhum navio da MB na área por seu deslocamento ser bem mais rápido.

Talvez os Bandeirulhas sejam mais perto da alçada das patrulhas?

tango-echo

Aliás, espero que um dia se consiga padronizar plataformas pra esse tipo de operação, de preferência vindo de fabricação doméstica Hoje por exemplo as forças brasileiras já podem ter da embraer a plataforma do 390, do E-Jet e os jatos baseados no ERJ. O C-105 é uma aquisição recente, mas os Bandeirante e Brasília já têm idade e estão fora de linha há tempos, assim como os Learjet foram recentemente embora. O que será posto no lugar? A Embraer tem algo que permita substituir os bandeirulhas e brasílias? Americanos fazem N limonadas de uma mesma plataforma, como se vê com… Read more »

Fernando XO

A concepção do SisGAAz indica ser este um sistema de sistemas, algo bem complexo… espero que esse RFP tenha uma abordagem “bottom-up” para uma implementação faseada, “cobrindo” a costa paulatinamente, com especial atenção às infraestruturas críticas… na verdade, o IPqM já desenvolveu ferramentas bem interessantes, inclusive empregadas na Rio 2016… espero que o projeto como um todo ande dessa vez… abraço a todos…

Marcelo Baptista

Fernando, pelo que lembro o SIVAM também foi implementado em fases. Correto?
Em uma fronteira enorme que possuímos, tanto em terra quanto em mar, acho que é melhor uma implantação por fases. Só estou desenvolvendo a ideia. Incluindo nisto o apredizado sobre os equipamentos e suas capacidades. Entendo que na fase seguinte se implanta alguns melhoramentos, e assim por diante, quando chegamos na fase final temos um bom conhecimento das capacidades e o melhor equipamento possivel. Deste ponto voltamos para os equipamentos da Fase 1 e atualizamos, equiparando com os da ultima fase. Faz sentido?

Fernando XO

Prezado Marcelo, essa é a dinâmica que entendo como adequada… abraço…

Alex Barreto Cypriano

What if nobody answer to the request for proposals?
O quê acontece pra que Marinhas anunciem o que não vai se concretizar? É vontade de mostrar serviço ainda que no reino dos ‘não-acontecimentos’? Elas não percebem que isso lhes tira credibilidade?

Last edited 9 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Carlos Campos

Bom não entendo do pq isso tá sendo feito, A FAB tem satélites com radares SAR, 2, a Atech tem um trabalho parecido, em breve vai lançar ou já lançou seu satélite SAR, pq não comprar direto da Akaer? e usa os dados dos da FAB também, tem o radar da IACIT, deveria comprar direto deles, sem fazer RFP, já tem no Brasil, dá ódio de almirante.

Fernando XO

Sem RFP ? Sem dar ampla divulgação e chances para N concorrentes ? Com o custo que o sistema vai ter, pode ser diferente ?

Carlos Campos

sim, prefiro que seja brasileiro e não estrangeiro.

Fernando XO

Prezado Carlos, mas a questão não é ser ou não brasileiro… trata-se de como deve ser conduzido o processo… dispensa de licitação nesse caso não caberia, smj… a MB não poderia contratar por bel-prazer no contexto de um projeto tão grande… abraço…

Rinaldo Nery

Manda um exemplar da lei 8666 pra ele…

Carlos Campos

Conheço a Lei 8666. Vejo a possibilidade do art 25. A não ser q o TCU queira encher o saco. É possível comprar se. Licitação

Carlos Campos

Além de que a 8666 ou a nova são leis ordinárias pelo q lembro. Uma MP resolveria rápido isso. Basta vontade.

Bardini

Eu tinha escrito um longo comentário, mas, que saber!? É mais fácil recomendar uma leitura completa, já que tu simplesmente não compreendeu o básico do SisGAAz. O texto vai te dar uma luz desde a questão dos satélites, comando e controle, integração com FAB, EB e demais instituições, até o fato que apontei, sobre a questão de estar ultrapassado em deconrrência da passagem do templo: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_2452.pdf
.
Boa leitura!