Vale a pena ver de novo: Poder Naval já visitou navio russo da mesma classe do que foi atacado por drone da Ucrânia

14

Por Franz A. Neeracher

Em Kiel é realizada todos os anos a “Kieler Woche” (em alemão); é um evento em que a base naval, a segunda maior da Alemanha depois de Wilhelmshafen, é aberta para o público em geral.

Além de navios do país anfitrião, muitos países amigos também enviam pelo menos um representante. Em 2011, o “Poder Naval” esteve presente pela segunda vez ao evento; a primeira vez foi em 2006.

Dentre os navios presentes, pudemos visitar o navio de desembarque Minsk, da classe “Ropucha”, construída na Polônia.

O Minsk é da mesma classe do Olenegorsky Gornyak da Marinha Russa, que foi seriamente danificado hoje na base naval de Novorossiysk no Mar Negro, ao ser atingido por um drone marítimo ucraniano carregando 450 kg de TNT.

Para ver a matéria original de 2011, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Munhoz

Uma coisa interessante nessa guerra foi os russos usando drones iranianos, antes disso que eu me lembro os russos tentaram comprar navios franceses, agora o que realmente poderia incomodar o ocidente seria os russos comprarem navios de guerra chineses .

Alex Barreto Cypriano

A classe Ropucha (um Landing Ship Tank, um NDCC, construído em Gdansk na Polônia pra URSS, sendo que a palavra polonesa ropucha significa toad, sapo, um anfíbio…) tem três variantes: projeto 775, 775II e 775III. Entre elas há diferenças de sensores, armamentos e arranjo da superestrutura. O Minsk (BDK 43, comissionado em 1983) é um 775II ao passo que o Olenegorsky Gornyak (SDK/BDK 91, comissionado em 1976) é um 775. Aqui: https://russianships.info/eng/warships/project_775.htm

Dalton

Só complementando Alex o “Gornyak” foi atualizado para a variante II entre 2014 e 2019
um período relativamente longo pelo tamanho do navio, mas, isso tem sido a norma mais que exceção, quando então foi reintegrado à Frota do Norte.
.
Contando esses 5 anos de indisponibilidade, a idade dele é de 47 anos agora e havia/há planos para ele e outros similarmente antigos de terem a vida estendida para uns bons 60 anos quem sabe mais.

Alex Barreto Cypriano

Grato, mestre Dalton.

Amade

Ucrania vai se dar muito mal com a Russia, ucrania vai se suicidar, cuidado com silencio da Russia.

Underground

É! Os russos vão invadir a Ucrânia. Ou atacar civis. Ou tentar fechar suas fronteiras. Ou destruir a infraestrutura ucraniana.

Marcos

Ou resolvem usar a quente opção de forma fálica…

Underground

Ainda bem que os turcos fecharam a entrada de navios de guerra no Mar Negro, se não a Rússia já teria perdido todos os seus navios.

Rui Chapéu

afundaram mais um navio russo… agora foi um navio tanque

Carlos Eduardo Oliveira

Defesa contra drone de superfície é quase impossível.
A assinatura radar dele é baixa.
Se for usado durante a noite é ainda mais mortal.
Pelo visto, já era o conceito de guerra assimétrica usado por lancha.

Bruno Vinícius

Os melhores sensores para detectar este tipo de drone são os IRST, uma área que – sabidamente – os russos estão bem atrasados. Logo, é difícil tentar extrapolar a efetividade dos drones marítimos neste conflito para um confronto com outras marinhas mais capazes e modernas.

Marcos

Um enxame ou “cardume” desses bichos deve ser uma forma muito eficaz de obliterar qualquer força de superfície atacante.

Gilson Elano

Vendo essas imagens, fico a imaginar uma força balcão atacante, com 100 drones navais, poria a MB no fundo do mar, de forma tranquila e segura.
Coitada da nossa marinha!

Gilson Elano

Força naval atacante.