Águia 84 logo após o pouso no pátio do hangar da “Guardia Nacional Bolivariana”.

Na manhã do dia 03 de dezembro, a aeronave “Águia 84” (UH-12 Esquilo), pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), decolou do NDCC Mattoso Maia, que se encontrava a 50 milhas náuticas da Isla Margarita – Venezuela, a fim de efetuar a evacuação aeromédica (EVAM) de um militar do navio que apresentava hipóteses diagnósticas de Ataque Isquêmico Transitório, Síndrome Conversiva ou Acidente Vascular Cerebral em evolução.

No final da manhã, a aeronave pousou no pátio do hangar da “Guardia Nacional Bolivariana”, localizado no Aeroporto Internacional do Caribe – General Santiago Mariño, onde uma ambulância já o aguardava para o encaminhamento para o Hospital Militar Coronel Nelson Sayago Mora, a fim de submeter-se a exames mais minuciosos.

Após a internação do militar naquele hospital, o “Águia 84” decolou da Isla Margarita de regresso ao navio-mãe.

Os resultados de exames detalhados que foram realizados, revelaram que a presteza do atendimento médico prestado a bordo, bem como a agilidade da EVAM, contribuíram de forma decisiva para que o quadro do militar não evoluísse para uma Isquemia Irreversível.

A aeronave “Águia 84” está embarcada no NDCC Mattoso Maia desde o dia 07/11/2008, para cumprimento da Operação Haiti-VI, que leva ajuda humanitária a Jamaica, Cuba e Haiti.

Fonte e fotos: ComForAerNav

Nota do Blog: A utilização dos meios aéreos para as marinhas modernas, muitas vezes são vistos como vetores de armas. Os DAE’s são de fundamental importância e a sua disponibilidade para embarque, pode as vezes determinar a vida ou a morte de um tripulante. No caso acima, a vida do nosso marinheiro foi salva, primeiramente pela atuação competente da equipe médica de bordo, seguida pelo eficiente cumprimento da EVAM pela aeronave UH-12 N-7084, demonstrando o preparo de seus tripulantes e do HU-1, que mais uma vez, fez juz ao seu título: “O Faz Tudo”.

BRAVO ZULU NDCC Matoso Maia e HU-1!

Fotomontagem da EVAM.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alan

São notícias como essas que me enche de orgulho, saber que temos forças militares e competentes.

RL

Putz, tem gente que vai me chamar de o CHATÃO pq todas as vezes que leio noticias como estas me da uma sensação de orgulho do C$#%#$%….

E sempre digo..

Me orgulho do profissionalismo desses caras.

Realmente a visão mecionada pelo Galante, a de que é tida por muitos em relação utilização de meios aéreos armados em marinhas modernas acaba ofuscando um pouco uma realidade muito atuante e primordial para muitas tripulações.
Como o exemplo do post ai.

Alte Doenitz

E tem gente que defende uma marinha só de submarinos nucleares e navios patrulha.

Alexandre Galante

RL, desta vez a nota foi do Wiltgen.

callia

Bravo Zulu ao HU1 e à tripulação da aeronave!è assim que se faz!

Jorhys

Bravo Zulu, para o profissionalismo do da tripulação do Matosso Maia e da Aeronave do HU-1, parabéns!

Castro Jr

Isso faz parte da rotina do melhor esquadrão de helicópteros do mundo!
Fazer a diferença………. ESSA É A QUESTÃO
Parabéns ao nosso TUDÃO!!!!!!

Casaes

Estes Aviadores Navais diariamente exibem provas reais e indiscutíveis de elevado grau de profissionalismo, mostrando sempre com muito trabalho e esforço, o verdadeiro significado do que é executar com brilhantismo tarefas de Emprego Geral.

Quadros

Parabéns ao DAE do HU-1 e a tripulação do “Rhino da Esquadra” por mais esta demonstração de profissionalismo e operacionalidade da Marinha do Brasil.
“Não nos pergunte do que somos capazes, dê-nos a missão” – TUDÃO!!!

[…] Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral,  uma missão muito especial, a de salvar vidas.  Seja de um dos tripulantes do NDCC Mattoso Maia ou da população atingida pelos furacões no […]