salto_livre-mb-1

salto_livre2O Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Paulo Cesar Stingelim Guimaraes (FN), presidiu na última quinta-feira (12), a cerimônia de encerramento do Curso Expedito de Salto Livre/2009 (C-Exp-SaL), realizado no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão “Tonelero”). Com duração de cinco semanas, o curso tem como objetivo suplementar a habilitação técnico-profissional de militares pára-quedistas.
Com administração pedagógica do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), o curso é dividido em três fases: a primeira teórica, conduzida no Batalhão; a segunda, utilizando o Simulador de Queda Livre “Túnel de Vento”- recurso instrucional que facilita o treino dos iniciantes -, realizada na Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro em Goiânia (GO); e a terceira, com práticas de saltos em Corumbá (MS).
salto_livre3Dos 30 alunos matriculados, 29 concluíram o curso com aproveitamento. Foram quatro militares do Exército Brasileiro, seis do Grupamento de Mergulhadores de Combate e os demais do Batalhão Tonelero. Na operação, foram utilizadas as aeronaves: UH-14 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e o C-105 – Amazonas, da FAB.
Foi realizado com sucesso o primeiro salto livre levando passageiro para a atividade militar na Marinha do Brasil (MB). A operação ocorreu na Zona de Lançamento de Corumbá (MS) à 12.000 pés (4.000 m de altitude). O salto duplo, é um meio de infiltrar militares com especialidades específicas, mas sem qualificação de pára-quedista, para o emprego futuro em missões de apoio aos Comandos Anfíbios.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments