Flotilha do Mato Grosso

De 10 a 16 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) e a Armada Boliviana (ARBOL) realizaram a Operação BRASBOL com o propósito de incrementar o grau de adestramento, estreitar os laços de amizade e cooperação, de modo a aumentar a interoperabilidade entre as Forças.

A Operação foi realizada no Rio Paraguai, em um trecho compreendido entre Ladário (MS) e Puerto Bush, na Bolívia, somando mais de 460 km navegados.

Monitor Parnaíba e lanchas de desembarque em operação - foto 6DN

Participaram da Operação cerca de 400 militares brasileiros e 70 bolivianos. Destes, três Oficiais bolivianos compuseram o Estado-Maior da Força Tarefa (FT) Ribeirinha (FT Combinada), embarcados no Navio Transporte Fluvial “Paraguassu”, capitânia da Operação Combinada.

Durante a estadia em “Puerto Bush”, a FT Combinada  prestou apoio logístico à ARBOL, reparando o tubo de sustentação do cais flutuante daquele porto e uma avaria no motor de uma de suas embarcações.

A FT Combinada, comandada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Silvino Costa Nogueira, Comandante da Flotilha de Mato Grosso, empregou os seguintes meios:

– Marinha: 06 navios (NTrFlu “Paraguassu” – G15, M “Parnaíba” – U17, NAsH “Tenente Maximiano” – U28, NPa “Penedo – P14”, NApLogFlu “Potengi – G17” e o AvTrFlu “Piraim” – U29, como Figurativo Inimigo), uma aeronave UH-12 do HU-4 e uma Companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário.

– ARBOL: 03 Lanchas Patrulhas (LP501 “Santa Cruz”, LP503 “General Manzana” e LP503 “Mariscal Bilbao”), um “Catamarã” (TM529 Del Plata), um pelotão de “Infantes de Marina” e 02 Aerodeslizadores (no Figurativo Inimigo).

No Teatro de Operações, próximo a Área de Adestramento do Rabicho, a FT Combinada recebeu a visita do Adido Naval do Brasil na Bolívia Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Luiz Carlos Brito Cunha.

2

FONTE: Nomar – FOTOS: Comunicação Social do 6ºDN

Tags: , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

3 Comentários para “Comando do 6° Distrito Naval realiza Operação BRASBOL 2013”

  1. Alfredo Araujo 19 de outubro de 2013 at 13:23 #

    Bela nave esse Parnaiba…

  2. edurval 23 de outubro de 2013 at 7:49 #

    Alfredo Araujo

    Tem uma reportagem excepcional, imperdível, etc., etc. com a historia do Parnaíba na ultima edição da Revista Forças de Defesa, recomendo fortemente a leitura.

    Vida longa e prospera.

  3. Fernando "Nunão" De Martini 24 de outubro de 2013 at 15:49 #

    Edurval

    Paz e vida longa!

    Que bom que gostou da reportagem do Parnaíba. Fizemos com muito gosto e foi um prazer conhecer o navio e sua tripulação em Ladário, assim como o pessoal do 6ºDN e da Flotilha de Mato Grosso.

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Cortes adiam término do Estaleiro de Construção de submarinos e a reforma do A12

O primeiro submarino S-BR em construção em Itaguaí-RJ - Foto Ricardo Pereira

  Roberto Lopes Enviado Especial ao Rio A eliminação de 24,8% do orçamento do Ministério da Defesa previsto para o […]

Orçamento 2015: corte na Defesa foi de 5,6 bi

Cortes 2015 no Ministério da Defesa - foto Nunão - Poder Aéreo

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou nesta sexta-feira, 22 de maio, os números do contingenciamento orçamentário deste ano […]

FREMM Aquitaine realiza com sucesso seu primeiro disparo de Míssil de Cruzeiro Naval

FREMM Aquitaine dispara Míssil de Cruzeiro Naval - foto Marinha Francesa

Além do MdCN, também chamado de ‘Scalp Naval’, a fragata francesa também disparou pela primeira vez o míssil antinavio MM40 […]

Empresa Chinesa CEIEC vence licitação para reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

Estação Antártica Comandante Ferraz

SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR RESULTADO DE JULGAMENTO CONCORRÊNCIA Nº 2/2014 Processo nº 61165.000287/2014-93 Espécie: Reconstrução […]

BAE Systems vai fornecer cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para a Marinha do Brasil

BAE_Bofors_40_Mk_4_Naval_Gun_System

Karlskoga, Suécia – A BAE Systems fechou um contrato para produzir e entregar cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para […]