Arsenal de Marinha ainda polui a Baía de Guanabara

10

AMRJ

AMRJ

Devido a atraso em obra, 500 mil litros de esgoto por dia vão parar em área onde haverá Olimpíada

Por Emanuel Alencar

ClippingNEWS-PARIO – O Arsenal de Marinha, que funciona na Ilha das Cobras, no Centro do Rio, não cumpriu a promessa de ligar sua rede de esgoto a da Cedae até dezembro de 2014 e, com isso, ainda contribui com a poluição da Baía de Guanabara. O órgão alega que encontrou problemas na estabilidade do solo onde foram assentados os dutos que chegarão ao sistema formal da companhia, e agora planeja terminar as intervenções no mês que vem.

Em nota, o comando do Arsenal informou que, para estabilizar o terreno, foram utilizadas estacas com o objetivo de “conter as subpressões no fundo da elevatória e aumentar a resistência das laterais, impedindo, desta forma, desmoronamentos dos prédios adjacentes”. As dez mil pessoas que circulam pela Ilha das Cobras produzem aproximadamente 500 mil litros de esgoto por dia.

Em julho de 2014, a Marinha havia informado que a ligação com a Cedae seria concluída em dezembro passado. O atraso faz com que apenas dois imóveis na ilha permaneçam com estações de tratamento de esgoto próprias: o Hospital do Arsenal e o Edifício Almirante Gastão Mota, que abriga o gabinete do secretário-geral da Marinha no Rio. Todo o esgoto produzido por outras quatro unidades vai para fossas sépticas, ajudando a poluir a baía, palco de competições de vela nos Jogos Olímpicos.

A Comissão da Baía de Guanabara da Assembleia Legislativa está elaborando um relatório com ações imediatas para melhorar a qualidade da baía.

– É inaceitável que um órgão público continue a despejar esgoto sem tratamento – criticou Flávio Serafini (PSOL), presidente da comissão.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno

Caro Senhor Deputado Serafini!

Vai se… digamos assim “tomar banho na soda” meu chapa! Dê teu gordo salário para um bem maior à nação e ao RJ e cale a boca!

Claudio Moreno

kfir

é triste saber que no Brasil, ainda se permite partidos marxistas, isso deveria ser crime.

Alfredo Araujo

O deputado está errado ??

Não interessa quem esteja falando, se é o Fernandinho Beira-Mar ou se é Jesus Cristo ! É inaceitável de qualaquer forma !!

Gabriel

Isso precisa ser resolvido, não importa se quem denunciou é comunista , monarquista ou o escambau

Mauricio R.

Como se a MB não estivesse tomando as devidas providências.
Leiam o texto:

“O órgão alega que encontrou problemas na estabilidade do solo onde foram assentados os dutos que chegarão ao sistema formal da companhia, e agora planeja terminar as intervenções no mês que vem.”

“…para estabilizar o terreno, foram utilizadas estacas com o objetivo de “conter as subpressões no fundo da elevatória e aumentar a resistência das laterais, impedindo, desta forma, desmoronamentos dos prédios adjacentes”.”

Flávio

Duas verdades: É preciso resolver independente de quem denunciou.

Tem que ser dado o crédito se o denunciado busca resolver o problema.

Agora quero saber se as emissões das residências de “ocupações desordenadas” estão ligadas a rede da CEDAE?
Ocupações essas , “comunidades” que crescem a olhos vistos.
Ocupações essas , que avançam cada vez mais na orla da da floresta da tijuca, pra onde vai o esgoto dessas casas?

Não dá voto denunciar irregularidades das “comunidades”.

john paul jones

Pessoal, o problema do Arsenal é maor e requer uma reflexão mais profunda da MB. De longa data que o AMRJ é saco de pancada da Midia que expõe desde o “coc… naval” até as ramonagens do São Paulo (quando estava andando …). Além disto a maioria dos nossos Navios de Guerra não tem sistemas de tratamento de efluentes por serem antigos, ou seja o “coc… naval” se esvai da ilha e dos Tanques sanitarios em manobras noturnas, como a baia da Guanabara é um lixão desde a baixada fluminense isto é uma gota em relação ao total lançado. Mas… Read more »

Rafael Oliveira

Interessantes as colocações do John Paul Jones. Agora não é o momento econômico, ainda mais para negociar com empreiteiras, mas acredito que seria viável a MB fazer uma permuta dos seus imóveis na área do Arsenal em troca de uma nova base naval, moderna e em cidades litorâneas mais baratas, no Espírito Santo ou na Bahia, e ainda receberia um bom dinheiro. Ou, se for melhor, vender a área e com o dinheiro reformar a Base de Aratu, transformando-a numa base naval de verdade. E ainda sobraria dinheiro para comprar alguns navios novos. Mas acho muito improvável que a MB… Read more »

Terra Brasilis

Quando por meio de qualquer vazamento de óleo, uma empresa privada causar contaminação no mar, seja de 100 litros, a MB por meio da CP vem fiscalizar e autuar, o que está correto, mesmo que seja sem dolo e acidental, este é o procedimento. Não existe desculpas, mas o cumpra-se. Portanto ela deveria ser a primeira a solucionar e não apenas tentar explicar as razões para permanecer nas mesmas condições inapropriadas e principalmente,sem sanções. Claro que particulos como o PSOL aproveitam desta inconsistência para vomitar o óbvio, mas quando existe dois pesos e duas medidas fica cada vez mais difícil… Read more »

Aureo Andrade de Lima

Desejo citar que o correto é: ATRACOU AS 6 HORAS DA MANHÃ / Escrito na linha numero # 9 de cima para baixo.

Outrosim: Eu Escritor Aureo Lima informo que o nome correto é COSTA COUTO escrito na linha # 15 contando de baixo para cima,

ET-LIMA.