Scorpene - foto 2 DCNS

A Marinha do Brasil afirma que documentos vazados sobre o submarino “Scorpène” não afetam projeto brasileiro. “A Força afirmou e reitera que a partir das notícias divulgadas, o possível vazamento não está relacionado ao programa de obtenção dos submarinos da classe “Scorpène” em construção no Brasil (S-BR), em parceria com a DCNS. Os submarinos brasileiros foram projetados atendendo a especificações estabelecidas pela Marinha do Brasil, o que indica haver diferenças entre nosso submarino e os de outros países”, esclarece o contra-almirante Flávio Augusto Rocha.

De acordo com o contra-almirante, “a Marinha do Brasil, em princípio, não vislumbra impacto no programa de construção dos S-BR em andamento no Brasil e acompanha, atenta, os desdobramentos do fato ocorrido”.

Em nota enviada ao site Indústria de Defesa & Segurança, o contra-almirante afirma que a força está atenta às investigações sobre os documentos do submarino. “A Marinha do Brasil esclarece que, em momento algum, afirmou estar despreocupada com o suposto vazamento de informações relacionadas aos submarinos da classe ‘Scorpène’”.

O submarino “Scorpène” faz parte do PROSUB da Marinha do Brasil. Mais de 22 mil páginas do documento sobre o submarino vazaram no estaleiro da francesa DCNS, responsável pelo projeto. O temor é que essas páginas contenham detalhes sobre a capacidade de combate do submarino. Além do Brasil, Índia, Malásia, Austrália e Chile compraram o submarino da DCNS e investigam o vazamento.

LEIA NA ÍNTEGRA A RESPOSTA DA MARINHA
Senhora jornalista,
Em relação à matéria publicada ontem (25) no site Defesa e Segurança, intitulada “Brasil desconsidera vazamento do ‘Scorpène’, Austrália e Índia investigam”, a Marinha do Brasil esclarece que, em momento algum, afirmou estar despreocupada com o suposto vazamento de informações relacionadas aos submarinos da classe “Scorpène”.

A Força afirmou e reitera que a partir das notícias divulgadas, o possível vazamento não está relacionado ao programa de obtenção dos submarinos da classe “Scorpène” em construção no Brasil (S-BR), em parceria com a DCNS. Os submarinos brasileiros foram projetados atendendo a especificações estabelecidas pela Marinha do Brasil, o que indica haver diferenças entre nosso submarino e os de outros países.

Portanto, a Marinha do Brasil, em princípio, não vislumbra impacto no programa de construção dos S-BR em andamento no Brasil e acompanha, atenta, os desdobramentos do fato ocorrido.

Atenciosamente,
FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA
Contra-Almirante
Diretor

FONTEIndústria de Defesa & Segurança

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kfir

Ninguém é doido de parar o contrato assinado, e em andamento no meio da maior crise econômica que a nação vive desde o descobrimento do Brasil. A Marinha esta mais que certa, segue o jogo, mesmo pq todo mundo já tinha estes dados antes ;)…
.
Vale a ressalva, que deveriam ter pensando mais antes de soltar a nota, ou seja, a DCN projetou um navio diferente só pro Brasil? Alguém na comunicação da Marinha tinha o dever, de escrever algo melhor!
.
simples assim

Jr

Alguém sabe dizer se o leme do nosso S-BR vai ser em formato de cruz como os outros da classe scorpene ou vai ser em formato de X como chegaram a anunciar? Lembrando que o nosso S-BR também é maior comparado com os outros scorpenes

Lucas Lima

Mesmo que tenha configurações diferentes para atender o projeto Brasileiro….
MB deve ficar atenta aos documentos vazados, pois qualquer dados é de vital importância!

wwolf22

Nos nao temos AIP nos subs…
quem fornece o aco do sub ??? empresa nacional ??? temos essa tecnologia do aco para sub ??

Celso

Ate q este sub seja lancado ao mar, nao faltarao notas e outras cositas mas……..mas so nao sabemos eh qdo o primeiro sub da MB estara mesmo na agua, isso sim eh fator de exclarecimeto e de gde preocupacao qto aos custos envolvidos. O q a MB tem q parar de fazer nestas notas , eh deixar certos assuntos no limbo…….gostariamos muito mais q a tal transparencia tbm fosse o dia a dia da corporacao e seus comandantes. O cidadao contribuinte brasileiro agradece antecipadamente.

moises

A Marinha nunca poderia dizer “sim, esses dados são reais e iguais ao do nosso sub”, a única resposta lógica que podem dar é essa, negar qualquer problema ou similaridade negando qualquer vulnerabilidade, então fica difícil julgar a resposta. Imagino, e alguém com maior conhecimento pode melhor esclarecer, que as partes mais sensíveis aos dados acústicos vazados, como sonares, hélices, tratamento de superfície, hidrodinâmica e etc, tem um fornecedor único para toda a família Scorpene, e logo, são iguais para todos os submarinos ou bem parecidos. Talvez o jeito de saber se o vazamento afetou só os indianos ou outros… Read more »

Jr

Obrigado Galante, tinha essa duvida pois há várias matérias na internet, incluindo em sites franceses, dizendo que a MB tinha escolhido um leme em formato de X ao invés do formato em cruz. No site da DCNS todas as notícias relacionadas ao scorpene aparecem uma ilustração do submarino com um leme em formato de X

Auditor

Os dados que supostamente vazaram são de informações técnicas dos submarinos.
E não dos contratos.
Ufa!

Matheus

Pelo que sei, não é a primeira vez que a India deixa vazar algo tão delicado como isso.

Madmax

Bem, se França, índia, chile, Malásia, etc, etc, etc já sabiam os dados, um a + um a – dá nada não.
Segue o enterro.

Lemes

O estranho seria a MB soltar uma nota passando recibo da ca#@da. Se já não bastassem as inúmeras suspeitas sobre o contrato e a contratação Odebrecht, a última coisa que a MB precisa, é que apareçam notícias mostrando vulnerabilidades dessa trolha francesa. O negócio agora é rilhar os dentes e fazer cara de paisagem. Vai que cola?

Nonato

Isso pode acontecer com qualquer armamento.
Aí vai fazer o quê? Parar a construção e comprar outro?
Mas qual o impacto dessas informações?
Em tese, todos os submarinos são “iguais”.
Muitas informações são divulgadas pela imprensa, outras são de conhecimento de vários países a quem foi oferecido ou que compraram…
A preocupação agora é que a Rússia, Coréia do Norte e EUA tenham essas informações?
Como se, de certo modo, eles já não monitorassem os submarinos uns dos outros…

Iväny Junior

O troço tinha como uma das vantagens a diferenciação acústica proporcionada pelo leme em X. Aí fazem em cruz. Sem AIP. Um bilhão de euros cada.

Delícia.

Nonato

Mas para que em cruz ou x? Tá igual ao visor do gripen? Só para dizer que fizeram diferente e gerou nova tecnologia?

David Soares

Do projeto base é que se derivou o nosso SBR, logo é sim preocupante esse vazamento.
Quanto ao formato do leme até hoje eu acreditava piamente que seria em X devido a possíveis restrições de contrato com os espanhóis que detinham 50% do projeto (ou da sociedade???).

Nonato

O vazamento é preocupante? E vai fazer o que agora? Ficar sem submarinos?
Que países ainda não haviam tido acesso ao projeto?
Será que para os EUA isso faz diferença?
Com esse vazamento agora conseguem controlar o sub remotamente?

Gerson Carvalho

Senhores,

É bom lembrar que nossos submarinos apesar da mesma classe, se diferem dos demais no projeto especifico para o Brasil, inclusive no tamanho, sendo o maior de sua classe! Claro que algumas partes são comuns e deve-se ter o devido cuidado.

Jr

David Soares, até me informarem aqui que seria em formato de cruz eu também imaginava que o leme fosse em formato de X justamente por isso, o contrato brasileiro foi o primeiro feito sem a parceria DCNS/NAVANTIA e se for verificar no site da DCNS todos as ilustrações que mostram o scorpene o leme aparece com o formato em X

David Soares

Jr 28 de agosto de 2016 at 21:34 Pois é Jr, achava que o SBR seria a nova “versão” conhecida como Marlin (acho que é esse o nome). Quanto ao vazamento… Vejam a lista do que foi vazado publicada aqui no site e tirem suas conclusões: * As capacidades furtivas dos seis novos submarinos Scorpene indianos * As frequências em que os submarinos coletam dados de inteligência * Os níveis de ruído dos submarinos em várias velocidades * Profundidades de mergulho, alcance e autonomia * Dados magnéticos, eletromagnéticos e infra-vermelho * Especificações do sistema de lançamento de torpedos do submarino… Read more »

Jakson de Almeida

Esses scorpenes não passam da versão submersa do Opalão!!!!!!!!!!!!Braziuuuuuuuuuuuuuuu…

Marcel Danton Silva

Gente! Estamos na época dos DRONES! Tudo isso é tecnologia velha (blindados, jatos, barcos). Já eram. Foco na capacidade de danos das armas, foco na capacidade do soldado (explosivos eficientes) e capacidade de permanecer ativo drones (bateria/combustivel)

jORGE KNOLL

ALÉM PODE ME INFORMAR SE NOSSOS SCORPENE, E NOSSO SUBMARINO NUCLEAR PREVEEM LANÇAMENTO DE MÍSSEIS.
CASO CONTRÁRIO, É UM DESPERDÍCIO.

jORGE KNOLL

Alexandre Galante.
Obrigado pela dica.
– Ademais ninguém me respondeu se algum dos submarinos S|corpene ou nullear prevê lançamento de mísseis, ou apenas torpedos.
Podes me informar

bosco123

Jorge,
Mísseis também podem ser lançados dos tubos de torpedos. Mesmo que o submarino “Baleia Branca” não tenha lançadores verticais de mísseis não quer dizer que ele não possa lançá-los já que poderia fazê-lo dos tubos de torpedos.

Iväny Junior

Jorge

Como o Bosco falou, existem planos para que eles lancem exocet pelos tubos dos torpedos, e a suposta modernização/PMG do Tikuna também deve deixá-lo apto para tal.

MO

Apenas acrescentando que falta apenas uma ideia (plano)de quanto este submarino um dia será construído … tipo eventualmente o Exocet poderá ser o SSN-2 Styx de hoje …

MO

Apenas acrescentando que falta apenas uma ideia (plano)de quando este submarino um dia será construído …

jORGE KNOLL

Obrigado a todos que me responderam a minha indagação.

Vlad

Nao sei porque preocupar com essa materia! Ja que o Brasil e um pais pacifico, sem dominio do seu proprio espaco aereo e espacial e nem naval, que e o mais importante em caso de um conflito moderno! Escorpene ou qualquer outro submarino brasileiro, quando em atividade, ja estarao obsoletos! Porque enquanto tecnologia avanca, o Brasil regressa! Gastar dinheiro com equipamento e tecnologia de outros, nao da em nada! O que o Brasil necesita e educacao, tecnicos especializados, inventores, inovadores, cientistas…..porque materia prima tem! O que falta e educacao especializada!

helio henrique silva pereira

o nosso sub,e maior porque nao fazer um gerador de energia infinita[imas] no lugar do AIP.

helio henrique silva pereira

.tem tambem a usina flutuante que e uma caixa lacrada com agua e uma sequencia de cilindros que geram energia permanente

helio henrique silva pereira

me corrigam se eu estiver enganado,mas o leme em x faz curva mais acentuada que a cruz,numa fuga de navio ou uma briga com outro sub isso e fudamental,ja a cruz e melhor na superficie,porque nao fazer uma mistura dos does igual fez USA e Isrrael.

helio henrique silva pereira

esse papo infantiu que o brasil e um pais pacifico e pura bravata. na segunda guerra o brasil foi atacado e precisou pegar armamento emprestado dos americanos precisamos sim de educacao,mas precisamos tambem nos proteger,se nao tivessem roubado tanto teria dinheiro pra tudo.