Corvetas da classe ‘Pohang’

pohang-class-corvette-1.jpg

Segundo uma fonte, representantes da Coréia do Sul teriam visitado o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e proposto a modernização do mesmo, para a construção de seis destróieres KDX-II para a MB. Como contrapartida, a Coréia do Sul também teria oferecido a transferência para o Brasil, de um grande número de suas corvetas da classe “Pohang”, de 1.350 toneladas.

A Marinha Sul-Coreana construiu 24 corvetas “Pohang” (ver fotos), que se fossem transferidas para a MB, ocupariam o lugar dos planejados NaPaOc de 1.200 toneladas.
As “Pohang” são corvetas de patrulha, fortemente armadas, em três diferentes configurações (ver fotos). A mais capaz possui 2 canhões automáticos Oto Melara de 76mm, dois reparos duplos automáticos de canhões Breda Bofors de 40mm/70, mísseis anti-navio Harpoon (4 navios têm o MM38) e dois lançadores triplos de torpedos anti-submarino Mk.46. Os navios possuem um sonar holandês Signall PHS-32, radares de busca e direção de tiro.

A propulsão dos navios é CODOG, similar à usada nas nossas “Inhaúma” (facilitando a manutenção), com dois motores diesel MTU e uma turbina LM2500. A velocidade máxima é de 32 nós e a autonomia é de 4.000 milhas a 15 nós.

NOTA DO BLOG: Se a proposta for mesmo verdadeira, seria uma oportunidade de ouro para a MB matar dois coelhos com uma só cajadada: construir modernas escoltas no país e resolver o problema da carência de meios para patrulha marítima, em pouco tempo.

pohang-class-corvette-2.jpg

pohang-class-corvette-3.jpg

pohang-class-corvette-5.jpg pohang-class-corvette-6.jpg

Forças de Defesa agora também é Defense Forces

Defense Forces Logo - 580px

Os sites e a revista Forças de Defesa agora são globais. A partir de hoje você também pode ler as […]

F-35B: o futuro chegou à aviação embarcada

fig 7 - 11P00529_096_LoRes

No dia 31 de julho de 2015 o U.S. Marine Corps fez a decisão de tornar o F-35B pronto para […]

Incêndio no Navio de Desembarque-Doca ‘Ceará’

IMG-20150731-WA0034

Um incêndio atingiu o Navio de Desembarque-Doca “Ceará” atracado na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém, no Estado do Pará. […]

F-35B é declarado operacional pelo US Marine Corps

F-35B 2

O U.S. Marine Corps declarou hoje a initial operational capability – IOC dos seus caças F-35B Lightning II, com um […]

Novas ideias para a Marinha do Brasil

Esquadra A12

Diante da crise política e econômica no Brasil e as perspectivas sombrias para os próximos anos em termos de orçamento, […]