bedivere.jpg

Nossos colegas da ALIDE enviaram a seguinte nota:

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Processo: N.º 63007.000007/2008-47;

Objeto: Aquisição do navio Royal Fleet Auxiliary (RFA) “Sir Bedivere“, treinamento de operações e manutenção, fornecimento de suprimentos e sobressalentes e serviços relacionados ao gerenciamento da reativação do navio, preparação e entrega à MB; Valor: R$ 31.536.800,00;

Enquadramento: caput do Art. 25, da Lei n.º 8.666/93. Processo Autorizado por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de Despesa;

Ratificação: CA(EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA, em 26/06/2008, nos termos do art. 26 da Lei.8.666/93.

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Nunão

Agora parece que o bravo Ary Parreiras conseguirá sua merecida aposentadoria. Ou não?

Como já disse na lista, melhor um Bedivere na mão que dois Newport voando, quer dizer, navegando pro Peru, como já me corrigiram.

Taer

Afinal, foi uma boa compra? Ou não?

moyses

sim nunão, mais vale um bedivere na mão. mas numa pesquisa rápida, esse navio estava para dar baixa em definitivo da royal navy no ano de 2011. pergunto para os especialistas do blog naval: esse tempo pode ser estendido na marinha do brasil? é pq eu fiquei pensando se esse valor não poderia ser utilizado de outra forma na marinha. são 32 milhões. que não dão pra muita coisa, mas na época de dureza em que estamos para as FFAA… não questiono a necessidade ok? por mim, já teria comprado um dos wasps que estão encostados, pra começar…eheheh….. até mesmo… Read more »

Ozawa

Uma embarcação de 1967, ainda que descomissionada recentemente, acredito já ter sido extraída ao máximo em sua capacidade operativa. 30 anos são 30 anos, para qualquer embarcação…, e 30 milhões de reais, bem, são 30 milhões de reais… Um projeto nacional não seria viável com esse valor ? Afinal não estamos falando de uma belonave de combate propriamente dita, mas um navio auxiliar.

omar fernandes

O RFA Sir Bedivere é da mesma classe do Sir Galahad?

Ozawa

A propósito sua baixa do serviço operativo estava realmente prevista para 2011, mas foi adiantada para fevereiro deste ano.

Ozawa

São os “Sir” anfíbios da Royal Navy: O Sir Galahad, Sir Tristan e Sir Bedivere. Na verdade são os “Landing Ship Logistics (LSL)”.

José da Silva

Sobre a classe do Bediveri.

Não!

Não desse sir Galahad, mas sim da do Sir Galahad perdido nas Malvinas/Falkland em 1982.

A proposito tanto o Sir Galahad (Garcia D´Avila) como o Sir Bedivere (por favor coloquem ou nome e outro indicativo que não G 26 Duque de Caxias), tem um capacidade de carga maior que o Matosso Maia (classe Newport) e podem receber duas aeronaves simultaneamente. Em compensacao nao abicar, sendo totalmente dependentes dos pontoes para o desembarque em praia, mas cada caso é um caso e as caracteristicas de um nao diminuem as qualidades do outro.

Ozawa

Correção quanto ao lapso de tempo referido anteriormente, são 40 anos…, e 40 anos são 40 anos…

omar fernandes

Alguém tem alguma foto desse “BICHO”?

moyses
direto do fundo do mar

Velho, mas não tão velho. Irá trabalhar muito por aqui e sua idade segundo os conceituados orgãos fiscalizadores é de 1998, após sua reforma geral. Alias, mudou até o shape do navio. Alguns podem não concordar e eu até entendo, mas este navio está melhor do que o Garcia D’Avila. In 1994, the ship was modernised in a SLEP program to give it 15 more years of service life. The ship was lengthened by 12 metres, and a totally new superstructure added. The engine room was totally replaced along with nearly all ships equipment. The SLEP of RFA Sir Bedivere… Read more »

Meirelles

Não querendo criticar mas,não há um certo exagero em elogiar uma compra de um navio de 1967, quase no fim de sua vida útil? Melhor para os ingleses,que se livraram do BO.

omar fernandes

Ao companheiro Moyses e demais participantes, um muito obigado pelo esclarecimento. Um forte abraço!

Baschera

Não sei não, até porque criticar por criticar não leva à nada.
Mas não é navio LSL demais para nossa bola… ?
Esta compra me pegou de surpresa, mas o valor…, bom podia-se dar a entrada para a modernização dos A-4. Mas fazer o que, agora vamos embalar a criança.
Sds.

Marcelo Ostra

Acho eu que se deveria pensar em um ro/Ro-Lo/Lo mais barato, util/espaço/carga/rampa angulada/facilidades, etc … e moderno construimos um Global Africa, teriamos o projeto, acho que dava por pouco mais que 30 milhoes

Seria na pratica um navio bem maior, novo e mais cvapacitaod que o Sir Duque de Caxias (argh to até vendo pela tremenda critivdade de nomear navios da MB … )

Mas claro no cado a MB deve ter suas razões que desconheçamos especificas para adquirir ele

MO

marujo

Qual é o perfil do Sir Bedivery? Tem o mesmo comprimento e tonelagem do Sir galahad? Por que o brasil desistiu de um segundo Nerwport? Um segundo, o Peoria, não chegou a interessar?

Alberto

Bem, não se podia esperar a MB jogando por alto. Para o pouco ou nada que somos, este navio velho está ótimo. Enquanto Marinhas de primeira grandeza ( não necessariamente de primeiro mundo) estão construindo ou adquirindo navios modernos e bem dotados, a MB está se dando a pobreza de trocar navios velhos por outros um pouco menos velhos. Talvez achem que o pobre “opalão” está sozinho, solitário, tadinho, aí vamos embarcando de “DKWvemagão”, impalão, “dodjão”, ou seja, festival de m#@&8!!! Tem muita gente no exterior rindo dessa condição, ms eu nem vou por aqui um link com colocações vexatórias,… Read more »

KURITA

Poxa , em vez de se comprar mas escoltas , mas tdo bem , mrlhjor que nada, qual navio esse ai vai substitiuir e por onde anda a Barroso?

direto do fundo do mar

A Barroso continua navegando dentro da Baia realizando testes. O Radar principal ainda não foi instalado.

Nimitz

Continuamos comprando sucatas. Um navio com 30 anos não pode ser chamado de outra coisa.
Engana-se quem acha que o preço é baixo. O gasto com manutenção de equipamentos que já saíram de linha será muito maior que o preço de aquisição.

McNamara

Ninguém segura o Museu Naval da Baía de Guanabara, agora com mais essa aquisição. Bom como curiosidade mecânica e bom para as cracas da baía, que a cada dia ampliam o seu habitat.

konner

Posso até estar engando, mas, creio que esta compra específica, atende mais a outros [não que, não exista a necessidade deste meio na MB hoje] interesses da MB com relação a Royal Navy com vista no futuro.
Ou seja, foi uma aquisição estratégica mas, não com relação a este navio propriamente.

Alte. Doenitz

Quer dizer que agora os órgãos fiscalizadores podem mudar a idade de um navio com bem entendem? Ou seja, eles adquiriram o dom de resssuscitar um navio fabricado em 1967. Aliás, deve ser o mesmo órgão que ressuscitou aquele outro navio que a Marinha brasileira comprou recentemente (como era mesmo o nome?).

Muito interessante isso. Nunca tinha ouvido falar. Será que algum entendido no assunto pode opinar mais sobre isso!

marcelo

um navio de 1967? brincadeira…não tinha opção melhor??

paulo

Mais uma compra de ocasião…pra quem gosta de museu está bom.
Daqui a pouco traremos uns spittfires para aviação embarcada e quiçá aguns shermans para nosso exército

diretodofundodomar

Quando o navio é praticamente reconstruído, sim, as agências tem este poder.

Pedro Rocha

Olá senhores! Acho muito oportuno esse tópico para expor algumas considerações, ora como entusiasta ora como cidadão. Senhores, eu não vou falar nada sobre planejamento dentro da Força Naval, haja vista ser uma “casa de maribondos”, mas quero descrever um ciclo vicioso que está se constituindo. A engenharia naval da MB já projeta, com muita proficiência, esse tipo de navio. Nossos projetos são melhores (sistemas, maquinaria, casco, etc.). Melhores, inclusive quanto a impacto ambiental. Meu primeiro questionamento: Por que comprar sucata se poderíamos desenvolver e construir aqui? Os senhores poderiam dizer que o preço seria superior aos US$ 30 milhões,… Read more »

tomas

É verdade o comentário de que a MB está de olho nas 4 fragatas Type 22
Batch 3 da RN ???

marujo

Há rumores de que virão também caça-minas ingleses para a Marinha do Brasil? Segundo post do colega LM neste blog,entre as compras de oportunidades vislumbradas pela MB, estão quatro navios deste tipo, o mesmo número de unidades de navios do gênero retiradas de serviço pela Royal Navy.Não me lembro de ter visto, em tudo que tenho lido, menção à aquisição de escoltas usadas. O que acho uma pena, pois as poucas que temos não aguentam até meados da próxima década. Ou seja, quando nem todas oito escoltas de 6 mil toneladas tiverem sido incorporadas.

GHz_Brasil

Tanto as Type 22 Batch 3 como as Type 23 remanescentes do saldo de balanço para o Chile foram modernizadas e devem permanecer na ativa na RN por uns bons anos até que um novo projeto de escolta multifuncional as substitua.
Aliás, os ingleses consideram as Type 22B3 melhores que as Type 23, apesar de mais velhas (melhor projeto).
As Type 45 vão dar baixa em todas Type 42 restantes, e é aí que a imaginação cria asas…

Douglas

Prezado Pedro Rocha, seu tópico vai de encontro ao que tenho dito por aqui. vejam o tópico do “direto do fundo do mar”. Ali está, em ingles, que o navio passou por uma reforma terminando-se esses trabalhos em 1998, com vida util acrescida de 15 anos. Estamos em 2008. Façam as contas. A turma dos adoradores, diz que é uma aquisição “estratégica” ?!?!?!?, que não é pelo navio em si. é igual ao SP. Os “fiscais” diziam que teria tantos anos de vida útil. Ta sucateado. Essa é a questão. Nesse ai foram mais 30 milhoes… em tres anos estará… Read more »

Douglas

Sobre os Helos. Deu no DEFESANET. O comando da Aeronautica v~e com cautela a tal montadora de Super cougars, pois o Jobim pode mandar cancelar a aquisição de helo de ataque, em prol de um modelo Helibras………. Eta complexo de vira latas.

Douglas

coitadinha da FAB……….

André

alguém do blog poderia me dizer qual deverá ser a função desse navio? será um navio transporte de tropas?

Igor

Espero que não cancelem a licitação do Helicóptero de ataque da FAB.
Mais uma sucata para MB. Até quando?

Marcelo Ostra

Andre

aAnalizando a MB na praatica (pelo menos pelo que esta realizando ultimammente) = creio ser na pratica um Ap Log, que eventualmente transportará tropas e equipamentos anfibios

MO

Salomon Weetabix

Senhores, Um navio desses, aqui construído sairia por mais do que 30 milhões. Talvez 45 milhões. Mas as vantagens seriam inúmeras, a saber: -Geraria empregos aqui. Um navio desses garante 2000 empregos diretos por 3 anos. Não sei os indiretos. -Os impostos pagos, fariam cair o aporte total. -Geraria mais um produto de exportação. Lembro que, em 1973, os maiores produtores de navios, em tonelagem, foram Japão e Brasil, acredite se quiser. -Seria pago em reais, economizando divisas. -Serviria de laboratório para, pelo menos, duas gerações de ENs. -SERIA NOVO! Podem falar o que quiserem, que foi reformado e tal,… Read more »

Mauricio R.

Se era p/ adquirir um casco de 1967, deveriamos haver ido atrás de um classe “Austin”, que alem de ser um casco bem mais versátil, já proporcionariamos a substituição dos NDD “Rio de Janeiro” e “Ceará”. Qnto mais consolidarmos as capacidades da MB em menos tipos cascos, melhor p/ o erário. Essa insistência do Executivo em privilegiar a Helibrás na aquisição de helicópteros p/ as ofrças armadas tb não cheira bem. Os franceses já estão por aqui tem 30 anos e ainda importamos kits CKD de qq modelo da linha Eurocopter, a tão comentada “exigencia” de “transferência de tecnologia” foi… Read more »

Marcelo Ostra

Bem Mauro Como falei, Prinncipalmente para operar como um Ap Log e/ou um transporte em apoio a uuniodades anfibias, um ro/Ro-Lo/Lo seria bem melhor como o citado Global Africa de construção nacional http://www.naval.com.br/NMB/nm-g-africa/nm_global_africa.htm acho que seria um envestimento melhor no dinheiro SE, repito SE os estaleiros funcionassem (ou funcionarem) como se esepra Pois segundo consta (salvo engano) as porta de proa do Sir Duque de Caxias foram lacradas, nao abrem, então o colocaria em igualdade de condições com ele, com a vantagem de ser um casco novo, motor diesel/oleo pesado com muitas peaças no mercado, casco novo, maior capacidade de… Read more »

McNamara

Chamar isso de aquisição estratégica… Complicado hein !

Pedro Rocha

Senhores, eu coloco mais uma vez sobre a questão da transparência… Realmente estamos precisando dessas aquisições de oportunidade? Lembro que nossa engenharia naval militar já projeta caça-minas, navios de apoio hidrográfico, polar e etc. Não é necessário laços de amizade quando se tem dinheiro para comprar… Com dinheiro se compra até os poderosos “Arleigh Burke” zero do estaleiro. Por sinal a indústria estadunidense adoraria vender algo que traria dependência de suprimentos. Acho que hoje a indústria naval inglesa deve está subsidiando essas vendas de oportunidade (risos). Sei que não faz parte do tópico, porém a Sikosky, a Bell, a Boeing… Read more »

Marcelo Ostra

Pedro, nao querendo sero xato da historia naum, mas que caca minas, apoio hidrografico e polar entre outros foram ou sao projetados aqui ?

O ApHi seria os NB´s classe C. Varella ?

André

Valeu pela informação, prezado marcelo ostra.

Pedro Rocha

Em tempo, quando o Exercito adquiriu os Super Pumas, os mesmos foram montados na Helibrás, ou seja, a EADS não vai investir um centavo no Brasil se não houver a encomenda das 50 unidades. Aquisições de palanque (risos) serão montadas com índice zero de nacionalização.

Pedro Rocha

Estou pesquisando vou nomear todos os projetos, os senhores se surpreenderam como estamos subestimando e subutilizando a engenharia naval brasileira.

Douglas

Primeiro, quando disse estratégico, quem aventou isso foi o konner dizendo que “atende mais a outros [não que, não exista a necessidade deste meio na MB hoje] interesses da MB com relação a Royal Navy com vista no futuro”, ou seja, compra estratégica, não é pelo navio. Segundo, tá la do DEFESA NET o seguinte: “As forças olham de forma reservada o presente memo a ser assinado hoje. A FAB mantém no forno a licitação dos helicópteros de ataque e de transporte. As duas foram colocadas na espera aguardando o encaminhamento das negociações do acordo com a EUROCOPTER. A licitação… Read more »

Douglas

O último tópico do amigo Mauro, demonstra sua total subserviencia aos ditames do atual governo. Tudo é “plausível” ou justificável. E eu é que sou chamado de vira-lata. Sem mais comentários.

marujo

Alianças políticas, comerciais, operacionais são rotina na vida dos povos e nações.Logo, manter laços estreitos com a RN pode trazer benefícios que ultrapassem a simples questão de compras futuras de equipamentos mais novos e tecnologicamente mais atualizados. Se nós não comprássemos o Bedivere, a RN venderia para outro, com certeza. Esta não á compra eletiva de nenhum dos frequebntadores deste blog:todos queremos o melhor e o mais novo. Mas, pode ser uma das poucas opções possíveis na atual conjuntura, por limitação extrema de recursos aliada à necessidade de ter uma escala de prioridadses de aquisição de materiais mais novos para… Read more »

Douglas

vc Mauro, subserviente ao governo, personaliza as discussões pois alega uma ofensa ou desqualificação por ter a opinião como alvo de críticas. O artigo da DEFESANET é muito claro sobre o assunto ali exposto. É flagrante quem é o vira lata aqui Mauro. Vc. Que vê tudo no atual governo como “plausível”. è lamentável essa subserviencia ao lulismo.