Fonte: BBC Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que quer explicações dos Estados Unidos sobre a Quarta Frota da marinha americana, que reapareceu nas águas da América Latina quase 60 anos após ter sido desativada.

“Pedi ao ministro (das Relações Exteriores) Celso Amorim que pedisse à secretária de Estado americana (Condoleezza Rice) informações sobre os objetivos desta Quarta Frota”, disse Lula, em entrevista coletiva no encerramento da 35ª Reunião de Cúpula do Mercosul, na cidade argentina de San Miguel de Tucumán.

A Quarta Frota da marinha dos Estados Unidos, criada em 1943 diante da ameaça nazista, havia sido desativada em 1950. A partir desta terça-feira, a unidade voltou a realizar operações nos mares da América Latina.

“Nós agora descobrimos petróleo em toda a costa marítima brasileira, a 300 quilômetros da nossa costa, e nós, obviamente, queremos que os Estados Unidos nos expliquem qual é a lógica desta Quarta Frota”, afirmou Lula.

“Nós vivemos numa região totalmente pacífica”, disse o presidente, ao afirmar que a única guerra na região é contra a pobreza e a fome.

“Se fosse frota de navios de alimentos, de navios de sementes, seria até razoável. Mas eu penso que isso o ministro Celso Amorim haverá de ter uma resposta da Condoleezza”, disse.

Críticas

A reativação da Quarta Frota provocou críticas de líderes latino-americanos, como o cubano Fidel Castro e o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Lula falou sobre o tema ao ser questionado sobre declarações feitas durante a reunião de cúpula pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que condenou essa presença da marinha americana na região.

Alguns analistas afirmam que o objetivo da medida seria controlar países da região com governos considerados “incômodos” por Washington, especialmente a Venezuela.

Porta-vozes militares americanos afirmam que a reativação da Quarta Frota não significa uma mudança de estratégia do país.

Segundo os Estados Unidos, trata-se de um ajuste operacional sem intenções agressivas, para melhorar a capacidade operativa no combate ao narcotráfico, manejo de desastres naturais e trabalhos de cooperação.

Pré-sal

Na entrevista ao final da reunião, o presidente Lula disse também que o Brasil vai começar a tirar os primeiros barris de petróleo da camada pré-sal no Estado do Espírito Santa em setembro.

“Em setembro deste ano vamos começar a fazer exploração experimental no Espírito Santo, numa área que foi descoberta recentemente pela Petrobras”, afirmou Lula.

“E também vamos começar a fazer exploração experimental, com 20 mil barris, em Tupi, em março do ano que vem”, disse.

Segundo o presidente, energia e alimentos foram os principais assuntos tratados nas reuniões bilaterais que teve nesta terca-feira com Chávez e com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

“O Brasil tem um potencial energético razoável e ainda não temos o petróleo da Venezuela, mas já encontramos a quantidade suficiente para nos dar tranqüilidade”, disse Lula.

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto

os americanos vão falar que é pra proteger a AL de nós mesmos, e o sapo barbudo vai acreditar…

Norberto Pontes

Acho engraçado os EUA, dizer que a finalidade é controlar países que “incomodam” Washington. Veja você, os americanos se sentem incomodados, fomentam guerras pra vender armamentos, fazem espionagem, fazem bombas nucleares, fazem tudo que não presta, e depois se sentem no direito de controlar um país, seja qual for. Ninguém pode nada, apenas eles. Parece aquela história do riquinho que se não jogar, leva a bola. Porém, o negócio é bem mais sério. Estão de olho nas riquezas marítimas petrolíferas da América do Sul, nas florestas. Parece um cachorro bravo esperando a hora de ser provocado pra mostrar o poder… Read more »

Logos

O perigo não são os EUA mas a União Européia. A história já foi escrita e acredite quem quiser. Eu acredito.
Veja e comprove o perigo da UE.
http://paginas.terra.com.br/religiao/jezaga/O%20Apocalipse.htm

Excel

Pessoalmente não acho que o interesse norte-americano na região seja as riquezas naturais, pois nestes casos o uso a força econômica deles seria muito mais eficiente e menos “invasiva”.

Penso que o motivo seja o medo do crescimento do populismo na região, e principalmente o alinhamento destes governos populistas com regimes considerados nocivos pelos EUA.

Negodrama

O nosso presidente e sua equipe são mesmo comediantes! É claro que os EUA querem alguma coisa, ou até como um colega ai escreveu, eles querem ser provocados para mostrar força e tomar pra eles como foi no Iraque, Se não dispusermos de capacidade militar não teremos poder de veto nenhum !
Abraço a todos!

Pedro Rocha

Olá senhores! Espero colocar um pouco de água fria numa provável fervura (risos)! Vamos por partes, os estadunidenses têm todo o direito de constituir, distribuir e manter Frotas Navais de Guerra. Pelo que já li à sede da IV Frota é no estado Americano da Florida, dentro do território deles, e não nas águas territoriais do caribe e principalmente do atlântico sul, mesmo se navegar em águas internacionais dessas regiões não estão fazendo ameaça a ninguém. Senhores os Estados Unidos da América nunca fizeram nada de doloso contra o Brasil, vejam um pouco de toda a historia do relacionamento entre… Read more »

Logos

O perigo não são os EUA mas a União Européia ou será tudo uma coincidência?
Quem mais implica com nossa floresta amazônica?
Quem mais dá palpite sobre como proteger os índios, florestas e outros?
http://paginas.terra.com.br/religiao/jezaga/O%20Apocalipse.htm

Massa

Partindo de um analfabeto como o Lula fica difícil entender…
Os EUA tem todo direito de criar a 4a frota, pois a sua Base vai ficar no seu território, além do quê, o fato de criar uma frota não significa que eles pretende invadir o Brasil…
Assim fica difícil pedir pros americanos não se meterem nos nossos assuntos, se o próprio Molusco tbém se mete nos assuntos dos EUA.
Se o Lula tem medo dessa “Frota”, cabe o seu governo armar nossas forças armadas de forma eficaz e não falando besteira…

Douglas

concordo com vcs, 4ª frota?? e daí? o anti americanismo é tal, que quando os EUA criam uma base na Flórida, o cara lá do cone sul, começa a gritar, é brincadeira.!!! A MB não tem, ainda, esse anti americanismo não, e só não compra hoje produto americano em face do preço. então fechamos com a RN. OK. e OHP? só se for em quantidade elevada, pegar uma ou duas, vai transformar o arsenal de marinha em um inferno logistico, com niteroi, inhauma, type 22 e OHP pra conservar. Cada navio tem um programa de manutenção que exige especializaçaõ .… Read more »

Roberto

concordo que devamos ser “neutros” na análise para não tendermos a nenhum dos lados. não acredito na ingenuidade americana de que vão “apenas” patrulhar águas internacionais, sabemos que isso é mentira, ainda mais quando esta reativação acontece quando o Brasil descobre enormes reservas petrolíferas na sua costa, quando temos 1/3 da água potável do mundo (onde 80% esta na região amazônica) e nossas reservas minerais estão sendo entregues as índios em formas de reservas indígenas. somando-se tudo isso vemos que não é apenas para patrulhar os mares, é para “bisbilhotar” por aqui. concordo que este governo é relapso e omisso… Read more »

Nunão

Bravatas, bravatas, bravatas. São as deliciosas bravatas de Piracicaba. Bravatas fresquinhas, bravatas caseiras. Vamos chegando, vamos levando, temos bravatas e pamonhas.

Roberto

eles só estão reativando a 4ª frota porque sabem que nós não temos o dominio de nossos mares… se tivéssemos uma frota nem tão forte, mas de porte médio, com certeza a 4ª frota não seria reativada…

marcelo

esse lula é um ridículo, esse crápula deveria abrir os livros de história,coisa que nunca fez, e ver que a quarta frota salvou a vida de centenas de seres humanos,inclusive brasileiros, da sanha assassina de uma ideologia gêmea àquela que ele abraça. Esse vagabundo, que se mutilou para encostar no Estado e tornar-se agitador em tempo integral,deveria se preocupar com sua marinha, que p´ra não morrer obriga-se a comprar sucatas. Pode ter certeza,bandido, se a sua “trupe” vem conseguindo neutralizar algumas Forças Armadas (??),o mesmo não se dará com a US NAVY,que está alerta e pronta para barrar (com todo… Read more »

Douglas

Prezados, eu estou de saco cheio desse anti americanismo. As vezes observo o que aconteceu no Japão, até hoje regulado por uma constituição norte-amerciana que permitiu à nação se reerguer tornando-se uma potencia economica e social, apsar do territorio minusculo e pobre. A força expedicionaria da US Navy nunca saiu de lá, o Kitty Hawk era o nulceo da frota. Nem por isso foi impedido à marinha do Jãpão de se reequipar. A sociedade japonesa, deixou os rancores de lado, e reconstruiu o país. O comando da US Navy tem frotas designadas pelo mundo afora. Bastou criarem, ou reativarem um… Read more »

Douglas

concordo Marcelo, no cenário político, o que nos faz ter maior vulnerabilidade, além de FA’s fracas, é esse alinhamento com ditaduras marrons do cone sul. Patético. Dá nojo.

GustavoB

Só poderia esperar esses comentários mesmo. Se o Lula diz alguma coisa é “ignorante” porque não deve provocar, se não diz nada é “ignorante” porque é omisso, não dá pra entender.. Melhor, dá sim, é só ver que todos precisam de um bode expiatório para as suas vontades. Acho que deveriam ter mais respeito com o presidente, afinal, ele é o presidente de todos os brasileiros. Aos que o chamam de analfabeto, como nascemos todos, é bom ver o quanto de ranço e preconceito tem uma afirmação dessas… Tenham coragem de dizer AQUELE NORDESTINO POBRE E ANALFABETO, sejam homens e… Read more »

GustavoB

Ora bolas

Douglas

Os ladroes do erario formam um grupo bem heterogeneo, tem pobre, analfabeto e rico e culto, todos sem caráter. É a cultura de um povo, e a nossa, neste aspecto é pessima. Vejam o exemplo do severino cavalcanti, nordestino pobre e analfabeto metido em esquemas, vejam os PHD’s petistas.. vejam o maluf, rico e culto (fala árabe e alemão) metido em roubalheira…. Falta de carater não tem ideologia, raça, credo, cor ou posição social… (apesar do PT ter criado o conceito de que só os ricos são desonestos…)

König

Douglas bom pro japão…
Fomos lutar ao lado dos EUA naquela guerra e não ganhamos nem 20% da ajuda dada ao japão ou alemanha…

Penso que se Lula desconfia da 4º Frota deve armar a MB com navios o bastante pra por correr até 2 Frotas…

Mas a palhaçada que é ,so ficam falando e nada de agir…

Douglas

O Celso amorim deveria “cobrar” do Chaves a continuidade de compras de armamaento da Russia, formando a principal F. Aérea do continente latino.

GustavoB

Tudo bem Douglas, é que muitos entram no blog buscando informação, aprender alguma coisa, e o que se vê muitas vezes é gente se ofendendo, comprando briga por nada, termos chulos e etc. Isso tudo é perda de tempo pra mim, não vai ser assim que vão mudar minha maneira de pensar, e muito menos é essa minha pretensão com outrem. Acredito que muita gente boa não participe por não querer fazer parte disso tudo, por outro lado sei como é difícil para a moderação e tal.. Bueno Abraço a todos PS: Fred2: alguém sabe afinal quais navios compõem a… Read more »

Pedro Rocha

As noticias que acompanhei até o momento, levam a crer que serão meios oriundos da VI Frota. Ainda não foi confirmado nada, inclusive se será capitaneada por um porta-aviões. Eu particularmente acredito que serão em sua grande maioria meios de guerra anfíbia (AGS). Uma curiosidade o comandante da IV Frota é um ex SEAL. No meu ponto de vista será realmente uma força de ações contra guerra assimétrica, vindo a demonstrar que não é uma provocação aos estados democráticos e soberanos da região. Agora desafio alguém com bom senso ser contrario a uma preparação para guerras assimétricas na região. Saudações… Read more »

Douglas

marcelo mariano, a melhor forma de enfrentar a “OTAN” não é a militar. é o Brasil adotar uma postura madura no cenário político internacional, faznrdo a economia crescer, aumentando as trocas, expandindo mercado, recebendo investimentos deles. Agora se for pra abraçar o mundinho Chavista de obscurantismo político, fica difícil.

Igor

ZZZZZZZZZZZ… quanta bobagem!

Pedro Rocha

“Aquele nordestino chegou à presidência do Brasil”… Humberto Castelo Branco, só que este nordestino sempre foi exemplo de dedicação aos estudos, aos interesses do Brasil e (principalmente) ao zelo pela coisa publica. Acho um bom complemento para a frase do Amigo, os senhores também não acham (risos). Fiz uma pesquisa e notei que nunca ninguém questionou a existência da VI Frota. Senhores a região agora atendida pela IV Frota é uma divisão da área que antes era responsabilidade da VI Frota, essa estava sobrecarregada. Também pesquisei sobre o nome da fobia de alguns políticos espertalhões e alguns brasileiros alienados… Xenofobia.… Read more »

Douglas

Pedro Rocha, prezado amigo, seu comentário fecha essa questão. fico imaginando a resposta da Rice………… enquanto isso, sobre a Venezuela, Huguinho vai de novo a Russia. correm boatos de que comprará 2 duzias de SU 35….. que se somarão aos 24 SU 30…. Mas ai, não caberia perguntar ao Huguinho, pra que tanto poder aéreo???? Que ofensa!!! Deixa o Huguinho em paz…ele é um amigo.

Marcelo Mariano

Caro Pedro Rocha, Nem tanto ao mar, nem tanto à terra! É óbvio que os USA têm o direito de desdobrar e/ou redistribuir o seu poder naval em águas internacionais como bem entender, mas você tem que admitir que é uma coincidência danada isto acontecer durante a maior crise de petróleo da história, que é muito mais séria do que muita gente pensa e justamente quando o Brasil descobre reservas enormes em suas águas. Águas essas cuja soberania já começou a ser constestada (por enquanto só por baixo dos panos, assim como quem não quer nada) pelos lobbies das quadrilhas… Read more »

Nelson Lima

Douglas,seu comentário foi racista

Nelson Lima

Gustavo também foi racista

Nelson Lima

e muitos aqui são racistas

Eduardo

Certos eles! Os Estados Unidos são uma nação como qualquer outra no mundo: possui seus cidadãos e zela por eles assim como qualquer outro Estado sério o faria. Na verdade, eles estão na posicão hegemônica em que se encontram hoje graças à seriedade com que levaram suas políticas (sejam políticas externas, econômicas, de segurança etc) durante décadas, e de maneira idependente de quem estivesse no poder. Oras, certos estão é eles em procurar manter essa hegemonia. Se eles possuem a capacidade de olharem para a frente e fazerem algo a respeito, por que nao? Senhores, não se enganem. A culpa… Read more »

Ozawa

Eis como será a resposta da Condolleza, após vazamento de dentro da Casa Branca: Caro embaixador, segundo informações de suas recentes aquisições, segundo li em meu gabinete no blog “poder naval” aí do Brazil (com z mesmo)…, com belonaves de 20, 30, 40 anos, temos por certo que sua única frota restará tecnicamente desativada num futuro próximo. Assim, como decisões estratégicas se tomam diante do cenário tático atual, e como aliados de seu belo e imenso país, deitado, como sempre, em berço esplêndido, ao som do mar e a luz de um céu profundo, mas sem marinha e força aeronaval… Read more »

Ozawa

P.S. Recebi o último parágrafo da mensagem da Condolleza (problemas no envio via-fax da minha fonte…)

“A propósito, pelos comentários lidos, eu e meu país gostaríamos de morrer aliados daqueles blogueiros”

CR

Igor

Avisa ao Douglas que a Venezuela é um país soberano…
Sua paranóia anti-chávez tem o mesmo sentido de quando vc fala dos tais “anti-americanos”. Ja percebeu?

André

De fato, Igor, a Venezuela é tão soberana quanto os EUA. Portanto, essas declarações do Lula são, na essência, meras bravatas.

Douglas

Chegaram os petistas pra dfenderem as ditadurazinhas do cone sul. Sem comentários. sobre racismo.. Nelson, qual comentário meu foi racista?

Wagner_ASW

Meus parabéns as palavras dos senhores, Douglas, Pedro Rocha e Marcelo. No meu ponto de vista, realmente o presidente é um belo de um “palanqueiro”, um ótimo homem para discursos, grande pessoa para falar em público. Pena que infelizmente fique só nas suas palavras. Apesar de a economia do país estar indo muito bem, pode ter certeza que não é só por causa do senhor presidente “não”, ele não trabalha sozinho e o Brasil por si só, chegaria um dia à um equilibrio “financeiro”, não tão bem equilibrado como estamos hoje, mas com certeza chegaria. A economia de um país… Read more »

Douglas

Igor ofendi quem? ja me chamaram de racista… agora de ofensor. Ofendi quem?

Fred

Alguem sabe quais os navios que compoem esta tão famigerada 4 frota?

Douglas

Acho que 7 destroyers e 13 fragatas. Um numero nao revelado de subs e um porta-avioes a conferir.

molleri

“Jobim disse aos deputados que está em contato com a Petrobras para fortalecer o patrulhamento das unidades de exploração da empresa na costa brasileira, onde se encontra a camada pré-sal. O objetivo do ministro é construir 45 navios-patrulha e instalar radares nas plataformas. O submarino nuclear que o governo pretende construir também poderia ser usado nesse esforço. O ministério e a Petrobras conversam sobre a ajuda financeira da empresa para estes equipamentos.Em outro front, o Brasil tenta junto a ONU aumentar o limite de suas águas territoriais.”A importância disso é o pré-sal. O que queremos é uma estrutura de segurança”,… Read more »

GustavoB

Eu não fui racista, quem não conseguiu acompanhar o raciocínio me perdoe.

GustavoB

Vão acabar com esse blog

Douglas

Vejam os senhores, eu não elogiei a criação da 4ª frota, só não acho o fim do mundo, nem ataque a soberania do Brasil. fiz comentários sobre o carater dos homens publicos no brasil (calhordice não tem raça, credo, posição social) e sobre a história recente dos povos. Já aparece alguem e me acusa de racista!!!! É impressionante!!! Agora se o nosso vizinho ditador Chavez vai para uma nova rodada de compras, e considerando o que o amiguinho da Bolivia já fez com a Petrobras, se eu critico a dupla, ai aparecem as viuvas de Stalin pra dizer que eu… Read more »

Douglas

GustavoB esse blog é maravilhoso. Aqui não tem censura. Graças a Deus. e o moderador quando lança temas como acima, é porque quer provocar debate. Abraço.

konner

A Quarta Frota: É evidente que a decisão não foi apresentada à opinião pública nacional e internacional com os seus fundamentos reais, como geralmente ocorre nas relações internacionais, mas sim como uma medida para o “combate ao terrorismo” e às “atividades ilícitas”, dentre as quais o tráfico de drogas. Mais ainda, segundo o comunicado oficial do Pentágono, a Quarta Frota “servirá para demonstrar o compromisso dos EUA para com seus sócios regionais”. É um exercício de imaginação desafiador até para especialistas da área conceber como um porta-aviões nuclear e uma poderosa esquadra poderão ser empregados em ações “contra terrorismo” aqui… Read more »

Douglas

Nos últimos 20 anos o Brasil foi “servil” em que??????? se a 4ª frota for um recado pro Huguinho e amigos, o que o Brasil tem com isso? Não vejo como o Brasil possa se alinhar a Bolivia e venezuela!! Semana passada a MB comprou 4/6 Seahawks. se pudesse comprar 50 o faria. Não entendo a preocupação com a 4ª frota. Agora, se quisermos partir pra defesa da ditadura chavista e de seus amigos castristas……….. Deus me livre disso.

Marcelo Ostra

Ixpricassaum sobre a 4a Frota

” My dear, this is not yr business”

Truly Yours
George W. Bussh
or well know as Mr. President
Washingnton – DC
CEP 1234-567
United States of America

A meu, ou isso esta divulgado de maneira exagerada ” Cobrarei explicação sobre a IV Frota” ou o cara é o maior Joselito (SN) da paroquia

….

MO

Marcelo Ostra

Ahhh na resposta acima do Mr. President faltou

Never in this country´s history hear a bull shit like that”

Isso lembra alguem, né .. quem ? J. Cristo, James T. Kirk, Arnaldo Cesar coelho, puts, me lembra alguem ….

Douglas

Marcelo Ostra, essa foi ótima. Never before in this country….. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs