sothoc.jpg

A Raytheon e o Naval Undersea Warfare Center da Marinha dos EUA, demonstraram a capacidade de uso de UAV (ou VANT – veículo aéreo não-tripulado) para submarinos, no dia 10 de setembro.
O Programa, chamado SOTHOC – Submarine Over the Horizon Organic Capabilities, simulou o lançamento de UAV especializado na coleta de informações, esclarecimento marítimo e reconhecimento, em missões litorâneas.
O SOTHOC dará aos comandantes de submarinos a habilidade de usar UAVs para obter uma melhor consciência situacional e maior clareza do campo de batalha litorâneo.
Durante a demostração, dois veículos de lançamento foram desdobrados ao lado do submarino. Os veículos mergulharam a 80 pés, adquiriram flutuabilidade positiva, emergiram, alinharam com o vento e lançaram UAVs inertes.
Os UAVs usados pelo sistema são descartáveis e são lançados pelo sistema de ejeção de lixo do submarino.
Nos próximos testes, estão previstos lançamentos dos UAVs com o submarino em imersão, numa missão de interdição marítima.
A conceito da Raytheon é muito mais simples do que o Cormorant da Lockheed Martin, que previa o uso de UCAVs (unmanned combat air vehicle), lançados de tubos de mísseis de submarinos classe “Ohio”.
O Skunk Works demonstrou a amerissagem e a recuperação do Cormorant ao DARPA, mas o programa foi encerrado, infelizmente. Abaixo, o vídeo do Cormorant:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Pessoal, não tem nada mais sem sentido que UAV disparado de submarino. Pior, só um sistema de rearmamento em vôo que ví no site da revista S&D. Parece coisa do carnaval carioca inventada pelo Joãozinho 30. Não dava pra estes UAVs serem descartáveis ou então terem longo alcance para que possam ser recuperados por navios de superfície longe do submarino lançador? Pelo que já vi estes sistemas de recuperação devem ser muito aperfeiçoados até estarem viáveis, se é que um dia estarão. O subvoador do Viagem ao Fundo do Mar ainda é ficção científica. Um submarino que for recuperar um… Read more »

JSilva

Putz,

Recuperavel.

Como diria do LCPL Cutty “Ostrinha” Lopes: “Xi Tio F@#%@%@$#¨”

Giovani Modjewski

Se formos analisar o uso de um UAV em guerra ou em missões de reconhecimento em ambientes hostis, portanto podemos admitir de imediato que existem 50% de chances deste retornar ou permanecer intacto ou operacional, e outros 50% de chance dele ser alvejado, destruído ou capturado pelo inimigo. Aliando a isso o fato de que, com o advento de famílias inteiras de UAV padronizados e a exemplo de artigos de fabricação seriada, serem economicamente descartáveis, seria até um erro pensar em lançar um UAV de um submarino e depois resgatá-lo. Não que não se possa fazer ou se possa pensar… Read more »

Bosco

Este é o único meio comprovado de um submarino recuperar uma aeronave:
https://www.vttbots.com/Graphics/wingle_Seaview_2bresized.jpg

Vassily Zaitsev

Bosco,

parece uma cena qualquer de ” Guerra dos Mundos”.

Mahan

Porta-UCAV submarinos. Como aquele para-brisa do subvoador não se espatifava naqueles mergulhos??

Paulo Taubaté

A idéia parece até boa, mas se o UAV for notado, toda a capacidade de surpreender o inimigo pelo submarino foi pras cucuias.

Talvez o Global Hawk ou um satélite cumpram melhor a missão.

Bosco

Mahan,
o para-brisa é feito de uma liga de “adamantiun” transparente, assim como o resto do subvoador. Além do mais existe um campo anti-inercial que absorve as forças da desaceleração no momento do impacto contra o mar impedindo que os tripulantes sejam espatifados contra o para-brisa.
E para que o subvoador entre dentro do compartimento do submarino é simples. Um raio trator atrai o bichão para dentro. Mole! Mole!
Cara! Você realmente ta desatualizado, ehm?

Igor

Raio trator lol. Tipo star wars…

[…] e são lançados pelo sistema de ejeção de lixo do submarino. … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]