sagres.jpg

Às 16h30, Lula visita, no porto da capital baiana, o navio-escola Sagres, o principal da Marinha portuguesa e que funciona como instrumento de treino dos alunos da Escola Naval do país. O Sagres foi construído em 1937 nos estaleiros de Hamburgo, como navio-escola da Marinha Alemã.

Fonte: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo_Araujo

Nossa!! Um navio construido nos estaleiros de Hitler ainda em operação!!! Afundem esse nazista safado!!!!

Viram de onde vem a nossa mania de ter velharias!!

Marcelo Brandão

Sagres é um navio veleiro… como o nosso Cisne Branco(maior). Pertencia a alemanhã e no espólio da segunda guerra ficou com o Brasil… depois foi vendido para Portugal… amigos do blog confere???

André de POA

que beleza.

AJS

Por aqui era o Guanabara.

paulo

muito bom esse comentario

Nunão

Marcelo Brandão, vc está correto. Mais detalhes nos dois links abaixo, do NGB:

http://www.naval.com.br/NGB/G/G063/G063.htm

http://www.naval.com.br/NGB/G/G063/G063-A520.htm

Luciano Baqueiro

Marcelo Brandão, não sabia dessa história fui confirir e confirmei :

http://www.av.it.pt/aveirocidade/pt/barcos/barcos17.16.htm

Marcelo Ostra

Nossa que coisa

O Alfredo, meu, isso que vc falou é sério ????

Se for, meu toma um anti acido, isso deve ser azia …

ai ai
MO

Iuri Korolev

Feito na Alemanha …
É impressionante como Portugal sempre teve dificuldade em desenvolver suas indústrias.
Infelizmente a colonização por este país, que era a monarquia mais atrasada da Europa, prejudicou radicalmente o desenvolvimento do Brasil.
Espero que algum este karma acabe …
Xô !!!
Sds
iuri

joao

E,rapaziada…essa e a nova adicao a Marinha do brasil. Esta chegando para continuar o programa de modernizacao da frota…os marinheiros portugueses chegam como parte do retrofit tecnologico…rsrsrs.

joao

Esta voltando ao Brasil para assim concluir a modernizacao da MB. Os marinheiros portugueses vao ficar a cargo do programa ASW…rsrsrs.

Alexandre F.

Como o colega citou: que beleza de navio.

Lindao, parabens a Portugal por ter um joia dessa.

Quanto ao Brasil, temos o nosso Cisne Branco lindao tb.

Confere que os 2 sao da mesma epoca? e fabricante?

Marcelo R

magnifica embarcação, que continue a navegar por muitos anos em mar de almirante!!!

Nunão

Alexandre F, o Cisne Branco é bem mais novo…

Basta dar uma procurada no site NGB, hospedado no portal aqui do PN Online.

Corsario-DF

Apesar da idade, e procedência Nazista, o navio é muito lindo. Impressionante como Portugal, uma potência marítima há séculos, não consegue nem produzir um veleiro escola para sua marinha… Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama devem se contorcer nos seu túmulos. Sds.

Marcelo Brandão

O Cisne Branco é muito mais novo… e foi adquirido novo pela MB construido na Holanda… é um veleiro mas tem toda a moderna tecnologia de navegação e comunicação embarcada. Se não estiver errado é de 2000/2001, algo assim.

GustavoB

Que beleza de navio

Henrique Sousa

Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.

http://www.revista.agulha.nom.br/fpesso03.html

Tradição marítima é o que não falta a Portugal. Mas se um quer ver tradição em comprar coisa velha, que fique ele com sua visão obtusa.

Henrique Sousa

Lamentável o ensino em nossas escolas sobre a colonização portuguesa. Monarquia mais atrasada da Europa, prejudicou o desenvolvimento do pais, entre outros desabonos.

Não culpo totalmente quem escreve isto, pq provavelmente foi assim que aprendeu. Mas passar um pouco além no conhecimento ajuda muito a entender os motivos de nossa situação.

O que gerou o atraso em Portugal, assim como no Brasil, foi a influência da religião, aquela que em nenhum lugar no globo gerou uma nação moderna desenvolvida, excetuando-se (e olha lá) a sua matriz. Mas isto nunca vão ensinar em uma escola.

Iuri Korolev

Caro Henrique de Souza

Minha afirmação é baseada em leituras dos livros de Jorge Caldeira
(Mauá,o Empresário do Império, entre outros) para mim um dos maiores historiadores do Brasil.
Mas não discordo da opinião do colega quanto à religião católica : outra herança dos portugueses. O protestantismo é mais condizente com o progresso.
Mas não é só religião não. Teve a escravidão e outras coisas.
Este assunto é longo…
Espero não ter ofendido o colega que deve ser descendente dos portugueses, aliás um povo que gosto muito, pois tem outras qualidades que muito aprecio.
Sds
Iuri

JSilva

A contrucao de veleiros desse porte nao é simples nem barata e pior ainda sao poucos estaleiros que ainda tem o conhecimento. O nosso novo Cisne Branco nao custou barato não. O Sagres nao deve muito ao Cisne Branco, é mais antigo e com certeza nao tem o conforto do nosso, mas em termos de equipamento e desempenho, naquilo que se propoem a fazer, nao deve muito. Tem dois irmaos dessa “porcaria” como estao dizendo navegando, sendo um deles na “porcaria” da Guarda Costeira do EUA. E tem mais o atual Gorch Fock da “porcaria” da Marinha Alema segue o… Read more »

João-Curitiba

Prezado Henrique Sousa Além da religião com o seu “jus solis” (lucro justo), a mentalidade tacanha dos nossos proprietários de terras, bem lembrado pelo Iuri Korolev, citando o livro sobre o Mauá, e a escravidão, outro fator que nos condenou ao atraso foi a Inglaterra, que manipulava para que fossemos compradores dos seus produtos industrializados. Já no início do século XX era proibido universidades no Brasil, por imposição dos mesmos proprietários de terras, que podiam mandar seus filhos para a Europa. Para eles a plebe não precisava de estudo. O melhor exemplo foi Santos Dumont, que precisou sair daqui para… Read more »

Henrique Sousa

Por mim tranquilo pessoal.

E claro que a colonização portuguesa teve pontos negativos, talvez a escravidão o pior de todos. Mas vários pontos positivos, que para mim suplantam muito os negativos. Talvez o maior seja a tolerância racial, que permite a convivência pacífica entre as mais variadas culturas. E isto não e nada desprezível.

Como herança da monarquia portuguesa tivemos Dom Pedro II, um dos maiores governantes do Brasil.

Levo com muito orgulho ser cidadão nestes dois paises.

Callia

Esse navio tem historia..se não me engano participou da famosa retirada da Prussia , a ultima operação da Kreigsmarine…linda historia

VILELA SILVA1891/80

Depois da minha recruta (6meses em Vila-Franca de Xira) efectuei o meu estágio de Mar No NAVIO ESCOLA SAGRES co APENAS 17anos de idade após o referido estágio nas várias escolas do Nosso Grupo2 de Escolas da Armada em Alfeite Embarcamos NO ESTIMADO NAVIO ESCOLA SAGRES COM O MAIOR ORGULHO levamos 5dias para aportarmos ao Porto do FUNCHAL primeiro avistamos a Ilha de Porto Santo debaixo de uma nevua INESQUESSIVÊL Era o 1ºgrumete1891/80 faziamos vigia,leme,colhiamos pano,e partecipavamos na faina geral;depois do Funchal onde tivemos durante 6dias efectuamos a viagem de regresso para Lagos 5dias em stand.bay regressamos a LISBOA(Alfeite) Nota:… Read more »

[…] Sagres é Portugal em vários lugares do mundo. Ano passado, por exemplo, estivemos em Salvador, no Brasil, onde o presidente Luís Inácio Lula da Silva, embarcou para assinar o tratado do novo acordo […]

Leonardo Sousa

É impressionante o complexo de inferioridade que alguns irmãos brasileiros. Divirtam-se a escrever mal de portugal, enquanto no vosso país, pessoas nem dinheiro para comer têm e compram sapatinhas as prestações. Mas lembres-se que escrevem em português e não em “brasileiro”.

Flávio Carvalho

Leonardo Sousa em 14 jan, 2010 às 21:06 É impressionante o complexo de inferioridade que alguns irmãos brasileiros. Divirtam-se a escrever mal de portugal, enquanto no vosso país, pessoas nem dinheiro para comer têm e compram sapatinhas as prestações. Mas lembres-se que escrevem em português e não em “brasileiro”. bem visto sim senhor!!!! Andam aí a criticar a Pátria PORTUGUESA mas todos os brasileiros tentam arranjar nacionalidade PORTUGUESA para fugir á fome e á miséria que o Brasil têm. Lembrem-se que se não fosse Portugal ainda andavam feitos índios a comer bananas no meio da amazónia. Só mais uma coisa… Read more »

João

Iuri Korolev, respeitinho por PORTUGAL!!!
Esqeuce-se que na altura da colonização eramos dos paises mais importantes do mundo
Nessa altura tinhamos a melhor marinha do mundo, o mar era nosso
O que nos afundou, além dos reis foi a tentativa de ajudar esse país chamado brasil e os restantes
Pensam que brasil é grande, mas é pena esquecerem-se que quem fez o que é, foi um país que pela vossa boca nao vale nada..
Portugal Amo-te

Alexandre Santos

Caro Iuri Korolev, o senhor certamente já ouvi falar da Armada Espanhola, uma das maiores de todos os tempos, afundada nas costas da Inglaterra (devido às condições atmosféricas muito complicadas). Fica o senhor a saber que os maiores e melhores navios dessa ARMADA eram Portugueses e comandados por portugueses. Portugal estava nessa altura sobre alçada dos Filipes de Espanha. Por isso, parece-me absurdo que falem de uma Nação mais antiga que a vossa e com um historial que foi deveras importante para o descobrimento do mundo, inventores de instrumentos e navios de navegação, etc. Fomos o primeiro povo a chegar… Read more »

Raul Americano

Amigos, Nascido em Portugal e morando no Brasil a 58 anos (Tenho 66) ufano-me das duas patrias igualmente. Trabalhei 44 anos nesta nova patria e tive até o prazer de fazer serviços tecnicos no navio veleiro Cisne Branco pois fui funcionario do Arsenal da marinha do Brasil. Amo o Navio Escola Sagres tambem por que é uma belonave e serve a minha patria legitima, não me interessase se o navio já foi nazista. Nesta história toda queria dizer que cmentários indesejaveis e descabidos é próprio de pessoas inescrupulosas que talvez não tiveram a sorte de estudar numa escola. gente deste… Read more »

Marcio A.Garrido

Portugal e Brasil,irmanados,quer queiram ou não.