Marinha da Índia afunda navio pirata na costa da Somália

54

A Marinha da Índia disse ter afundado um navio pirata no norte da costa da Somália. Embarcações militares da Índia estão patrulhando as águas do Golfo de Áden como parte de um esforço internacional para impedir ataques de piratas contra navios mercantes.

Segundo militares indianos, o navio INS Tabar, da Marinha do país, estava em patrulha na noite de terça-feira, quando se deparou com um navio pirata que rebocava dois botes.

Os oficiais do INS Tabar exigiram que o navio se submetesse a uma inspeção. Segundo relatos dos militares, os homens a bordo da embarcação estavam armados com lançadores de granada. Eles dispararam tiros contra o navio indiano e ameaçaram explodi-lo.

Os indianos responderam ao ataque disparando contra o navio pirata, que afundou.

Alguns piratas teriam escapado nos dois botes e foram perseguidos. Os indianos acharam apenas um dos botes, que estava abandonado.

Muitos navios piratas da Somália operam no Oceano Índico roubando cargas e seqüestrando as tripulações.

Nesta semana, piratas seqüestraram o Sirius Star, um navio com 2 milhões de barris de petróleo, avaliados em US$ 100 milhões.

O navio estaria ancorado na costa da Somália. A Vela International, que opera o navio, disse à BBC que nenhum contato foi feito pelos piratas ainda, mas a empresa acredita que os 25 tripulantes estão bem.

BBC

tabar-somalia1.jpg

Foto: Luis Padilha

tabar-somalia2.jpg

Foto: Shipspotting

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario-DF

Já postei na notícia anterior, mas valeu pelas fotos da fragata indiana. Sds.

Invincible

Bonita a Fragata!!!

Podiam começar com pirataria na nossa costa. Pelo menos assim o governo se obrigaria a investir na MB

Edilson

louvável e acho que a tônica tem que ser essa… na conta do papa.
parabéns a marinha indiana…

pablo

pessoal, a noticia nao tem nada a ver com o post, MAS EH MUITO IMPORTANTE. O presidente da República da Coréia, Lee Myung-bak, chega ao Brasil trazendo na bagagem uma oferta para a Marinha. A Hyundai, que além de montar carros é um dos cinco maiores construtores mundiais de navios, quer construir no Rio de Janeiro quatro destróieres da classe KDX2 — embarcações extremamente bem armadas e equipadas, que deslocam 5.200t — ao custo unitário de US$ 420 milhões. Como atrativo extra, ofereceram a doação de 10 pequenas corvetas da classe Pohang, de 1.200t. São barcos empregados em missões de… Read more »

André de POA

Apesar das fotos que chegam até nós serem de botes com alguns mal armados piratas, a notícia dá conta de que navios maiores fazem a cobertura e/ou logística para estes bandidos. Mesmo porque raptar um super petroleiro a centenas de milhas de distancia só com este tipo de suporte de maior capacidade. Os amigos da marinha devem saber melhor que eu mas localizar nos “portos” do chifre africano navios de maior porte (que dariam este apoio) não deve ser tão dificil, então vai lá apreende uns 3 ou 4 navios e se os proprietários não provarem o uso honesto dos… Read more »

Medeiros

Se não houver uma resposta imediata e rigorosa, a coisa vai ficar de mal a pior. O Grumec dava conta disso.
Estranho a RN, MNF, Russian Navy e a USN não fazerem nada.
Queria só ver!

Jessé

parabéns a india pelo menos alguem ta caçando a turma do Capt. Jack Sparrow, rsrsrsrs.
não agora sério pelo menos alguem vez algo sério valeu

André de POA

Para agitar a discussão um pequeno video do youtube de como devem ser recebidos os piratas.

Ricardo

Salute a todos !

Puts até que enfim alguem tomou a iniciativa, como um antigo Almirante da MB ja tinha dito na “Guerra da Lagosta” 🙂 ” Atirem na quilha que é para afundar !

Acho que a reação a este tipo de ação deve ser rapida e energica, para coibir novos ataques… Enquanto estes caras não forem “peitados” a altura, vão fazer o que quiserem…

Agora quanto ao Navio Indiano, tinha lido a algum tempo uma materia sobre a sua visita ao Brasil, se me permitirem compartilho o link

http://www.alide.com.br/Artigo/Tabar/tabar.htm

Boa leitura !

[ ]´s

RL

Mexeram com quem tava quieto…

Ai..o resultado..

Fogo neles.!!!

Ozawa

Observando a foto superior afigurou-se-me ao fundo a ponte Rio-Niterói e aquelas águas plácidas da baía de Guanabara !? E uma “F44” em relevo… Piratearam nosso navio e nossa paisagem ! E ainda dizem que afundaram os “piratas” ! Chamem o ladrão ! rsrs…

Beto

As fragatas FREEM custam 600 milhões cada e 420 milhões os destróieres da classe KDX2 e + 10 NaPaOc?? Não tem o q discutir!!!!! MB está com a faca e o queijo na mão!!!

Invincible

Esse navio pode ser qualquer coisa menos Indiano…

Da para ver a Bandeira nele!

Beto

A bandeira parece ser Britânica..

Ozawa

Senhores, é a bandeira da India clássica, triplo horizontal, no canto superior direito formado pela cruz de São Jorge.

cesar

beto/invincible,

é indiana. fragata classe krivak III construída na rússia. F-44 Tabar.

Sds.

cesar

Ozawa,

Amigo,tá querendo substituir a nossa F-44 pela deles? RS.

Sds.

Ozawa

A índia ainda possue laços culturais e políticos com o Reino Unido, sendo membro da Commonwealth, daí porque adotar um símbolo clássico do patrono daquela nação.

Ozawa

César, não seria má idéia…

Invincible

Realmente parece a bandeira de algum membro da comunidade británica

cesar

Ozawa,

Não brinque com isso! Vc tá vendo a discussão c/ as viúvas do Flanker… Daqui a pouco começam a aparecer as viúvas das Krivak, Sovremeny, Amur etc. Rs.

Ozawa

César, se é pra bricar, imagine a cena: Nosso comandante da MB, numa cabine hermeticamente fechada, com fones nos ouvidos tocando “Cisne Branco” num volume de “n” decibéis, e o Sílvio Santos dizendo: Al, Al, Al, (gagueja mais um pouco) Almiraaaaaanteeee !!! O senhor quer trocar um Opalão…, eu disse, um Opalão…, por 20 Krivak’s novinhaaaas !!! E o nosso almirante, rosto assustado, suando, responde: simmmmmmmmm ! rsrs

cesar

Aí Ozawa, essa foi boa. Hehehehe.

Marcelo R

Acredito que chegou a hora de “alugar” o nosso historico AMRJ, as propostas do governo da Coreia são boas!!! As justificativas para isto: 1 – O AMRJ está precisando de uma reformulação total para os padrões comerciais internacionais; 2 – O custo de se fabricar um navio de guerra ou mercante com a estrutura que existe lá é muito está alto hoje para os padroes comerciais internacionais inviabilizando isto; 3 – Não há mais condição econômica para a Marinha fabricar os seus navios com o atual padrao econômico ditado pelo governo federal hoje; 4 – O AMRJ já está ocioso… Read more »

Dunga, o estrategista naval

Acredito que chegou a hora de “alugar” o nosso historico AMRJ, as propostas do governo da Coreia são boas!!! As justificativas para isto: 1 – O AMRJ está precisando de uma reformulação total para os padrões comerciais internacionais; 2 – O custo de se fabricar um navio de guerra ou mercante com a estrutura que existe lá é muito está alto hoje para os padroes comerciais internacionais inviabilizando isto; 3 – Não há mais condição econômica para a Marinha fabricar os seus navios com o atual padrao econômico ditado pelo governo federal hoje; 4 – O AMRJ já está ocioso… Read more »

Corsario-DF

Galera mudando um pouco de assunto, hoje 19/11/08 por volta do 12:20hr, presenciei o molusco barbudo em reunião com representantes (acho que é o chefe de estado e respectivos adidos militares) da Coréia do Sul, no Palácio do Itamarati. Será que foi para tratar assuntos de defesa??? KDX-II, KDXIII e NaP??? Sonhar ainda não está sendo cobrado imposto…

Sds.

Alexandre F.

amem!

Beto

será

Callia

Senhor Invencible.

Não temos piratas na nossa costa mas já os temos em nossos rios , na região do Estreito de Breves , no lado ocidental da ilha de marajo e no Rio jari. Estupros e esquartejamentos estão entre suas especialidades.Faz uns cinco anos assassinaram um velejador noroegues.Nosso governo não está nem aí se são os ribeirinhos que morrem….

Beto

Dunga
No seu texto vc diz: quando chegarem as “novas” fragatas tipo 23, as fragatas tipo 22 bath 3 e os tipo 42 “c” (from U K). Já está confirmado a compra por opotunidades?? ou é só um pensamento seu??Eu creio que as compras de prateleiras já foram encerradas!!

johansen

estando fora da legalidade, não se tem o que reclamar se os navios piratas somalis ou qualquer outro, servirem de alvos para exercícios navais das marinhas dos países prejudicados.

FOGO!

AJS

Caros Dunga/Marcelo R
Não ficou claro para mim, qual das forças atuará na defesa do Rio de Janeiro e São Paulo.

Acredito que o AMRJ, só subsista por ser o que é.
Nosso país, na década de 70, construiu um número muito grande de mercantes, depois, por diversos motivos, nossos estaleiros ficaram inativos, acredito, que se o AMRJ for para mãos privadas, na 1ª crise, terá seu pessoal dispensado, como ocorre na iniciativa privada,
Como ficaria a MB nessa situação?
A tecnologia de corte de casco de subs. iria de mão beijada p/os coreanos?
Abraços.

Marcelo Ostra

Nossa Beto, vc é o maior Joselito sem noção que existe no blog naval, cara, meu vc esta sempre perdido aqui, nao conclui um raciocinio, so faz perguntas estranhas e pelo ue jeiito o funto não sabe nada de bandeiras e geografia o Navio é o INS Tabar, quee o Fundo do Balde teve a bordo, é um Krivak III, que os indienses tem e a bandeira esta mais que clara que é a Indian white ensign meu vc faz perguntas que nós (editores0 ficames pensando se vc esta em duvida ou pergunta de sacanagem Meu, vc já tem um… Read more »

Baschera

Fogo neles….. e peguem como souvenir uns tapa-olhos…..
Sds.

Vassily Zaitsev

O loco meu, que comida de toco. Se fosse eu que levasse uma dessas, colocaria meu “rabinho” entre as pernas e saia à toda.

Vassily Zaitsev

Marcelo Ostra,

Aquela informação que fala do “catéter”, é de verdade????????????

Se for, meus votos de melhoras.

abraços.

LeoPaiva

Que tal colocar um petroleiro desses lotado com SEALs, SPETSNAZs, GRUMECs, Cap. Nascimento, força DELTA, até o colega Marine podia ajudar com os fuzileiros, só esperando os bandidos, que surpresa para os piratas, hein? Mas, falando sério, esse problema só aumenta de proporções, na Somália essa pirataria virou uma indústria altamente lucrativa, um pirata capturado falou o seguinte : “Acredite, muito de nosso dinheiro vai diretamente para os bolsos do governo, 20% para os chefes, 20% para missões futuras (para cobrir os essenciais, como armas, combustível e cigarros), 30% para os homens armados no navio e 30% para funcionários do… Read more »

Marine

Andre de POA,

Que bando de imcompetentes nesse video hein! rsrsrsrs

Sds!

LeoPaiva,

Tava ate pensando em voluntariar pra ir la com a Blackwater! rsrsrs…

Marcelo Ostra

Oi Vassily, infelizmente é sim, estou internado na Santa Casa de Santos, quarto 415 desde segunda feira, aguardando meu sangue entrar na condição/grau de coagulaçã0, para evitar sangramento excessivo devido a estado “aqoso” do sangue dado aos rins terem dado fora ha um bom tempo, agora que consegui um lap topa

Por isso que estava fora um tempão

Tamos ai Vassily, Espaciba !
MO

Ozawa

MO, estimo melhoras e brevíssimo retorno não somente virtual.

Beto

Marcelo Ostra Como vc fala estranho!! é muita gíria !! Bem, eu só fiz um comentário ao Invincible e disse que se PARECE com a Bandeira Britânica, EU NÃO DISSE q era a bandeira Britânica… Agora vc precisa prestar mais atenção no q vc lê, Marcelo. Fica muito chato a forma de vc escreveu em seu comentário diante dos leitores. O seu vocabulário é MUITO VULGAR. agora mesmo Marcelo, o Vassily escreveu coisas (“O loco meu”, “que comida de toco”). Se fosse eu que levasse uma dessas, colocaria meu “rabinho” entre as pernas e saia à toda)estamos no site p… Read more »

Marcelo Ostra

beto, infelizmente para vc EU adoro falar assim, tipo a gente foi, os cara é e afins ai vc pode falar assim, o cara ta falando isso so pq eu falei, nao, basta acompanhar os 10 anos de PN, mais 25 de amizade com os editores (amigos de infancia) Sinceramente estaria preucupado se nao soubessse o que é um phalanx, ou ler afinal quando chega os garcia d´avila da vida, que vc tanto solta, e ai nos perguntamos: pra que ?, mais uma vez te falo nós temos uma opinião sobre isso, mas como o porra louca sou eu, fui… Read more »

Marcelo Ostra

Oh soh Beto, com te comprovo que nao sou um primor em inteligencia, quando citei alguns nomes, esquecida citar os almtes Japooneses da Lista, o Yamamoto, o Ozawa e o Kurita, entreo utros claro, como te falei inteligencia não é meu frte e não sendo no trabalho, não tenho tanta preucupação assim

quando a giria, quem é maloquero é dificil faalr com o Rui barbosa né …

MO

Alexandre F.

Amigo Marcelo Ostra, estimo melhoras, e um retorno Breve ao cotidiano “mundal”.

Hornet

Marcelo Ostra, maloqueiro e viciado em todinho…hehe Poxa! só agora entrei neste post e fiquei sabendo que vc está aí no hospital…estimo as melhoras para o mais breve possível, afinal, já chega o Opalão que não sai nunca da retífica…não vá fazer igual!!! e gostei muito do que vc escreveu acima, nem tanto pela “discussão” com o Beto, mas mais por sua integridade e honestidade. Isso vale mais que qualquer Phalanx ou qualquer “vinda” de Garcia D´avilas da vida…acredite. te cuida aí, e vê se não enche muito a cara com todinho, isso faz um mal terrível…é um alucinógeno potente,… Read more »

Alexandre F.

Marcelo Ostra, nao queria comentar, mas vou: Minha sogra sofre de diabetes emocional, é aquela que lea nao pode nem se stressar, que o açucar vae nas nuvens, e minha esposa (Carina) tambem tem problemas con os Rin, e já extirpou um (junto com toda a via urinaria), e se quedou com um só, que tambem tem problemas, e ela procurar tratar muito bem do mesmo, e por isso hoje vivemos na España, em Madrid, poís aqui o tratamento é bom e de graça, apesar do sufoco de viver sem papeis, e sendo mas um mero imigrante e sua familia… Read more »

Marcelo Ostra

Hornet e Alexandre F. Realmente é horrivel a perda da visão com o diabetes, hoje não estou dirigindo mais para pegar onibus, pois hoje mesmo a cerca de 10 m não consigo ler Linha fulano de tal no letreiro dos onibus ou o numero tal do Circular . minha filha tem feito função de labrador, pois até para atravessar a rua, necessito de um escolta e nem enchergar mais o seu nome, besides um mes extremamente azarado, pois perdi me queridissimo cachorro São Bernardo, por morte idiota, descobrie que sou reanl cronico, que com a dialise nao poderei entrar em… Read more »

Beto

Realmente 10 anos de PN, mais 25 de amizade com os editores (amigos de infancia)é muito tempo!! eu infelizmente não tenho essa bagagem toda Marcelo, só(meses) no Blog! Marcelo, lamento… eu só discordei de vc da forma q vc falou comigo, eu acho q ninguém tem o direito de humilhar as pessoas ou ser colocado p trás por não seber tanto das coisas ou por ter se expressado errado!! a minha vida é muito corrida e as vezes eu pego o Barco andando na conversa de vcs. A minha esposa reclama de mim e diz q isso não leva em… Read more »

LeoPaiva

Eu não tenho conhecimentos nem inteligência para ser moderador/editor de lugar algum, nem no blog do gibi da Mônica, sou leitor deste blog ha muito mais tempo do que participante, sempre fui apenas um leitor e só isso, até que um dia o Marine colocou um post sobre determinado assunto e eu não agüentei e comecei a debater, ou seja, o meu primeiro post foi dando porrada no Marine (nas idéias dele), ele revidou, e aí começamos a” trocar tapas”, ele com a razão dele e eu com a minha, ambos sempre com respeito pessoal recíproco e também aos outros… Read more »

LeoPaiva

O comentário acima foi para o Colega Marcelo Ostra.

Abraços.