ccsp-em-santos-torreta-5-pol-atras-do-muro-foto-nunao-julho-08

A construção da nova sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), em Santos, será retomada nesta semana. A continuação da obra, que está 80% concluída, ficará a cargo da Ibeg Engenharia e Construções Ltda., classificada em segundo lugar no processo licitatório realizado em 2007. O contrato com a firma Norenge Engenharia, que vinha tocando o serviço, foi rescindido, segundo o capitão dos portos, capitão de mar e guerra Afrânio de Paiva Moreira Júnior.

“A segunda colocada aceitou o serviço e deve retomá-lo na primeira semana de junho. Pediram quatro meses para terminar a construção. Então, creio que, se tudo correr bem, no começode outubro vamosinaugurar a nova sede, digna do Porto. O maior porto da América Latina tem que ter uma Capitania com instalações à altura”, completou.

A obra é administrada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), ligada à Marinha, que, conforme apurou A Tribuna, ainda não assinou o contrato com a Ibeg.

O trabalho havia sido interrompido no início do ano, devido a problemas entre a corporação e a Norenge. Na época, o capitão dos portos preferiu não comentar o ocorrido.

A inauguração dos dois prédios da nova sede vem sendo adiada desde abril de 2008, primeiro prazo dado pela Norenge para a entrega. O projeto está orçado em R$ 4,2 milhões.

O primeiro prédio abrigará a administração e o comando do órgão militar, em dois pavimentos. O segundo, com a mesma configuração, concentrará as ações de apoio, o refeitório e os alojamentos. A sede ainda terá um heliponto e uma nova sala de Estado, para o atendimento do público.

FONTE: Jornal A Tribuna, Santos-SP/SAMUEL RODRIGUES

FOTO: Nunão – aspecto das obras da Capitania, no ano passado, com torreta de canhão de 5 polegadas atrás de muro construído posteriormente.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Dunga

Este canhao é a peça de popa do Ex contratorpedeiro D29 “Parana” Ex U S NAVY fragata A/S classe Garcia FF 1048 ( 1965 1986), que existiu na nossa marinha entre 1988 e 2002, o casco do Ex Ct já foi demolido em Alang.