vinheta-clipping-naval Israel afirmou nesta segunda-feira (31) na ONU que “não há crise humanitária em Gaza” e acusou a frota de ativistas que tentou entregar víveres aos palestinos de ter outros objetivos.

“Apesar de os meios de comunicação terem apresentado a frota como uma missão humanitária para entregar ajuda a Gaza, ela não tinha nada de humanitária”, disse o representante israelense na ONU, Daniel Carmon.

“Não eram ativistas pacíficos nem mensageiros da boa vontade. Utilizaram cinicamente uma plataforma humanitária para enviar uma mensagem de ódio e implementar a violência”.

O embaixador israelense, cujo país não integra atualmente o Conselho de Segurança da ONU, foi autorizado a falar na reunião de emergência convocada depois do ataque de seu país contra a frota de ativistas.

Segundo Carmon, “não há crise humanitária em Gaza”. Completou que esse território “é ocupado por terroristas que expulsaram a Autoridade Palestina mediante um violento golpe e que introduzem armas, incluindo por via marítima”.

“Os resultados dos eventos da noite são trágicos e desafortunados, e Israel lamenta a perda de vidas inocentes”, disse o embaixador. “Mas (o país) não pode passar por cima de sua própria segurança”.

FONTE: AFP

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bustani

Mas convenhamos que lá na Palestina tem uma minoria que não prega a paz. Como eles conseguem tantas armas??

Fuzila

Mesmo que estivessem alguns terroristas a bordo do Navio com 700 passageiros (o que é provável), NADA justifica a abordagem do navio em águas internacionais e invasão da embarcação. Se a operação israelense tivesse boas intenções não desembarcaria de helicóptero carregando munição letal. A maioria dos passageiros eram ativistas com intenções humanitárias. Inclusive um ex-embaixador e antigo funcionário do Departamento de Estado americano estava a bordo … Declaração infeliz e tentativa de justicar o injustificável. Infelizmente a ação de hoje reflete bem o estilo israelense de interceptação. Ataques sem precisão com alto índice de vítimas inocentes. Tática do explode quarteirão… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
Fuzila

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse:
31 de maio de 2010 às 18:42

Interessante o vídeo.

Os “terroristas” se defenderam durante a invasão com estilingues, bolinhas de gude e pedaço de metal.

Onde estão as AK que seriam desembarcas em Gaza? rs.

Fuzila

Correção: desembarcadas

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Quem falou em AK? Não pode ser Qassam? rsrs

Se não havia nada ilegal por que não responderam aos chamados no radio e atacaram a equipe de abordagem?

Fuzila

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse: 31 de maio de 2010 às 19:06 Baseado nos vídeos divulgados pelo governo israelense, aparentemente um grupo de passageiros atacou os soldados assim que desembarcaram. Entretanto, no vídeo divulgado pela CNN pode-se ver soldados israelenses atirando ao desembarcar, no que parece ser um outro navio. Vídeos sozinhos não esclarecem os fatos. Temos que levar em consideração que eram seis navios. O vídeo divulgado por Israel poderia ser após a interceptação do primeiro navio e confusão com morte de pessoas, logo os passageiros atacaram os soldados temendo disparos … Foram 10 soldados israelenses feridos, enquanto que 10… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Fuzila, alguma coisa não faz sentido, primeiro atiraram, aí em outra abordagem posterior apanharam feito cachorro… O que aconteceu, acabou a munição?

amplexos

muscimol

Se o barco estava em aguas internacionais é um crime gravissimo…se estavam em aguas de Israel …bom…tem que se engolir em seco.
Nos EUA a policia na fronteira teria feito o mesmo ou pior!!
vamos aguardar os investigacoes….uma coisa e certa ..isso so serviu para recrutar mais terroristas contra Israel!

Fuzila

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse: 31 de maio de 2010 às 19:23 No hipotético evento citado acima eu tentei explicar e não ficou muito claro. O desembarque dos soldados israelenses em um primeiro navio acabou em uma confusão generalizada desencadeando os tiros disparados pelos israelenses. Na abordagem do segundo navio (vídeo divulgado por Israel) os ativistas já receberam com violência … Claro que levantei essa hipótese baseado em que eu não posso acreditar, que os soldados israelenses entraram nos navios disparando. Seria muito amadorismo e selvageria … Claro que tudo que eu disse é achismo. O caso precisa ser investigado. Provas… Read more »

Raul

Primeiro que Gaza sofre um bloqueio naval ilegal e segundo que, ao contrário do que diz o texto, o Hamas foi eleito democraticamente…

sette

Lamentavel “parabens” as Forças armadas de israel pela espetacular ação….

Imagina se um pais nao alinhado aos EUA fizesse isso que Israel fez?

tio

Precisamos analisar com cautela o ocorrido, primeiro…. as rotas marítimas estavam bloqueadas, com certeza a marinha Israelense deu um aviso para os navios não prosseguirem o curso até a faixa de gaza, muitas armas são entregues aos terroristas por via marítima, então há uma possíbilidade destas chamandas ‘ONGS humanitárias’ estarem levando armamento para os terroristas… mas esta discussão não vem ao caso pois já entramos em assuntos ideológicos, o que é muito complexo. Estou com o pé atrás e antes de julgar quem estava certo ou errado tentarei e farei minha investigação para descobrir o que realmente aconteceu. Estamos de… Read more »