Participação do Brasil na UNIFIL pode ficar sem navios

41

O jornal Folha de São Paulo informou que o governo do Brasil estuda participar da UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon). No entanto, a ONU pede que o Brasil envie ao menos um navio para integrar a MTF (Maritime Task Force). Atualmente a MTF é composta por 12 navios de diferentes nações europeias.

Segundo informações do próprio jornal, a Ministério da Defesa reluta em enviar um navio, alegando que isso prejudicaria a depauperada estrutura da Marinha.

FONTE: Folha de São Paulo

Leia mais sobre o assunto no blog das Forças Terrestres

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinícius D. Cavalcante

Um país como o nosso, com extensa área litorânea, muitíssimo dependente de volume de riquezas que advém do mar territorial ou do comércio marítimo; quer ser respeitado como Potência no cenário mundial; que busca influenciar em crises e decisões importantes e ainda postula um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem de possuir condições de bancar um dispositivo militar naval muitíssimo mais robusto do que aquele do qual dispomos hoje. Triste de nós que a nossa Marinha de Guerra não tenha a condição de projetar seu poder naval por causa das enormes restrições de caráter orçamentário que… Read more »

Edu Nicácio

Defesa não dá voto… Agora, viaduto ligando nada a lugar nenhum, ou túnel que alaga 3 dias após a inauguração, é o que há…

O brasileiro merece os políticos que tem!

PS – Alguma novidade sobre as novas escoltas, navios de patrulha e de apoio logístico? Estou achando que a MB demora demais nesse ponto…

Andre Luis

E não foi o GF que fez beicinho pra entrar no Conselho de Segurnaça da ONU?
Tem que tomar um banho de realidade pra sair dos devaneios.
Tai a prova cabal que não temos condição nenhuma de nos impor frente às ameaças nem temos meios para operar num esforço conjunto.
Sonhos de uma noite de verão, apenas isso.

Galileu

Manda o caixão A12, serve pra nada mesmo! lol ahah
Ironia a parte, Se for pra fazer feio, melhor nem sair da toca!!

Fabio ASC

Ai que VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

e AINDA QUER A”SS”ENTO?!?!?!?!?!

Ricardo_Mga

Pra que que o Brasil pede pra fazer parte de uma forçar tarefa Naval se não tem meio naval disponivel pra mandar?

pra não fazer feio só se mandar o Tikuna ou a Barroso

grifo

Senhores, uma pausa para contemplarmos a realidade.

Obrigado. Podemos agora voltar a falar de PEAMB, segunda esquadra, 6 submarinos nucleares e outros sonhos maravilhosos.

Ozawa

Vergonhoso ! Conquanto, real.

Repise-se, o que aqui já foi dito, o Sr. Presidente da República espera(va) que o Brasil fosse guindado ao Conselho de Segurança da ONU apenas para servir de palco mundial para reverberar suas construções retóricas pueris, rasteiras, popularescas, mesmo medíocres, com enfadonhas, gastas e repisadas analogias futebolísticas…

Uma única belonave, para participar de força internacional naval numa missão real e não temos condições para tanto, francamente, se isso não é o fim, é bem perto…

Por isso disse em linhas atrás minha perplexidade com sucessivos eventos aparatosos da MB para o recebimento de “avisos-instrução”…

Raptor

Agora da para perceber a falta que um navio tipo Ocean ou Mistral faz… Não dá para fazer uma missão desta com submarinos… Quem sabe não se muda de idéia e agita o Opalão…

Biel

Será que não poderíamos mandar a Barroso ou senão um de nossos navios de patrulha oceânica , tendo em vista que aquela área não é tão extensa e se trataria de uma participação simbólica.

CS nem pensar

Raptor

Aliás, seria um ótimo tira-zica e como forma de se justificar sua aquisição e manutenção… Prefiro o Opalão em missões reais de paz do que ele docado… O problema é o GF assumir a conta…

Fabio ASC

Grifo, sei disto tbem, mas a vergonha é do atual momento / situação.

BeyondVisualRange

Meio cotraditória a postura do Ministério, canta de galo e na hora que é chamado para a alvorada quer mandar um despertador ? Mas pode ser que, aí tô fazendo uma conjectura, não seja Tão Interessante assim enviar uma representação naval. Talvez a contribuição possa ser feita em outra área, porque realmente ninguém deixaria seu quintal em descoberto para proteger o do vizinho à pedido da associação de moradores local. Salvo quando seus interesses convergirem com o propósito posto (exemplo, ação no Haiti). Mandar efetivo para fazer número e depois não ter representação na mesa de negociação é ser peão,… Read more »

Fábio Mayer

Este é o país que pretende um assento permanente no Conselho de Segurança?

A marinha brasileira não atende as necessidades de patrulhamento de nossa costa oceânica atualmente. Portanto, é fato que enviar um navio para esta missão causa problemas aqui, onde o contingenciamento orçamentário é anual e a aquisição de novos meios, uma novela.

Galileu

grifo disse:
“Senhores, uma pausa para contemplarmos a realidade.

Obrigado. Podemos agora voltar a falar de PEAMB, segunda esquadra, 6 submarinos nucleares e outros sonhos maravilhosos.”

hahaahahhahhaahaahahahahahahahahahahahahahah
BOA!!

Gabriel from reu

manda a barroso ou um Sub pra lá…
depois cobra a conta da ONU…

celsors

Prezados, Antes de mais nada, lembro-me de ja ter postado por aqui q eu nao acredito em papai noel, fada madrinha e por ai vai……entao Srs., podem ficar sentados e tranquilos pqe nem daqui a 20 anos teremos uma Marinha digna de nome ou de poder…..duvidam ?????? se eu estiver vivo daqui a 20 anos por favor me cobrem e fiquem a vontade pra sentar o pau rrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsr VERGONHA NACIONAL…………………….e querem assento onde mesmo ??? so se for na p…..a…..rsrsrsrsrsrsr PS; qdo tinha 10 anos lembro-me de meu pai comentar sobre a marinha que tinhamos onde so desfilavam garbosos uniformes… Read more »

Mauricio R.

Manda o “cartão de visitas da Engepron”…
Só tem ela mesmo, então não vai fazer tanta falta assim.
Vai que alguém na região se interessa e compra algumas.

celsors

Ahhh

Qdo digo q tinha 10 anos ja se vao mais de 50 anos hemmmmmm rrsrrsrsrrs to esperando pra ver a marinha do Brasil desde entao.

Sds

Seal

Se a MB não tem 01 navio pra enviar;

Vão fazer o que lá então???

M1

olha o “assento” do Lula: ‘ ou ^,
o último é melhor, pois é o chapeuzinho do vovô!

Dalton

Atualmente apenas 4 paises estão com unidades navais na Força Tarefa Martima da UNIFIL, embora 13 países diferentes já tenham contribuido com navios no passado. Os 4 países são: Alemanha (3 navios) Grécia (1 navio) Itália (1 navio) Turquia (1 navio). A Força Tarefa Maritima está sob comando italiano desde dezembro do ano passado e a Alemanha continua sendo, desde 2006, a maior contribuidora com navios, hoje 3, mas já teve 4. Muitos outros países estão contribuindo de outras formas, com helicopteros, equipes médicas, unidades de infantaria, engenheiros, etc, mas no momento precisam de mais navios, então, pensaram que o… Read more »

Paulo

O navio que eles querem é pra que propósito? Sem saber a finalidade, fica difícil indicar algum.

Dalton

Paulo…

basicamente os navios são necessários para:

auxiliar a marinha libanesa no monitoramento de suas aguas territoriais e impedir a entrada não autorizada de armas em território libanes através do mar.

Há fragatas e navios de patrulha entre outros executando esta missão e como esta força maritima existe desde 2006 a pedido do governo libanes
com certeza nossos almirantes sabem os tipos de navios que poderiam ser enviados.

Ou não temos condições mesmo de enviar uma corveta para lá, ou é o tipo de ajuda humanitária que não interessa a nós.

abs

gerson carvalho

Caros amigos, seria uma otima oportunidade para mandar o Pa São Paulo e uma Fragata e assumir o comando da missão! ‘sonha alice’ isso é Brasil!!!!!

Luiz Padilha

Gerson, nenhum dos paises que há anos estão lá, fizeram isso. Pq nós, com nosso PA precisando adestrar sua tripulação para voltar a operar com a Esquadra, iria até lá?

Dalton

Gerson…

o São Paulo não se presta a esta missão, que necessita navios para
abordar e inspecionar cargas, e isto é feito enviando-se uma equipe através de botes ou baleeiras do navio.

Uma de nossas corvetas seria ideal, ainda mais que contam com um helicoptero organico.

abs

Biel

Dizem que daqui a uns 20 anos teremos novas escoltas , detalhe
estarão todas obsoletas se sairem do papel .

Meus netos terão sorte se verem o sonhado sub nuclear sendo testado
pela MB pela primeira vez , detalhe nem me casei ainda .

MVMB

Depois dizem que eu sou do contra……..

Barroso? sem chance !!!!!!!

A verdade é que os poucos navios de nossa marinha só servem para representação, ou seja, quando precisar de combate ou defesa ” a vera”. Já era meu amigo.

O “Boneco de Olinda” não é o chefe supremo? manda ele resolver !!!!!!

eduardo

Manda o Ceará ou o São Paulo. Um tem 54 anos de idade e o outro 47. Ou ainda a mais nova aquisição da Armada, o Almirante Sabóia, com 43 anos de idade.

A MB me lembra a música que tinha o refrão “panela velha é que faz comida boa…”
Mas panela velha não garante assento no CS.

mario blaya

como duvido muito do que sai na folha, eu não acredito que o MoD tenha dito isso!

José Bonifácio

É lógico que a Folha de SP divulgaria uma notícia desse tipo nessas alturas, o inacreditável é ter gente especializada para reproduzir esse tipo de asneira. Não é possível acreditar que o Itamarati iria pleitear algo sem o aval do MD. Também não é crível o fato da MB não ter condições de enviar um návio para o Mediterrâneo (recebendo subsídio da ONU) para operar por uns 6 a 12 meses (até porque já estivemos em locais mais distantes), também é difícil acreditar que nossos almirantes perderiam uma oportunidade de ouro dessas. Qual o problema em mandar uma Fragata ou… Read more »

Fabio

Excelente oportunidade para as Macaés serem testadas sob fogo?

MVMB

Nobre José Bonifácio. Mandar um navio não significa que ele esteja apto a operar em condições de conflito e/ou com possibilidades de real emprego. Cite uma situação similar que a Marinha tenha participado nos ultimos 40-50 anos. Navegar muito e ficar lá não é o problema ( até mesmo pq uns tais de colombo, fernão de magalhães, cabral e etc) já o fizeram a cerca de uns 5 séculos atrás. O problema é adestramento da tripulação e material em condições de ser empregado. No caso do Brasil acrescento o custo disso tudo – pq a ONU paga uma pequena parte… Read more »

José Bonifácio

Caro MVMB, então esta aí uma boa oportunidade para começar a se qualificar, caso cotrário quando realmente precisarmos continuaremos não tendo uma MB capaz de cumprir a sua missão (que no caso deveria ser custeada inteiramente por nós).
Agora, se não existe essa condição, então melhor começarmos em criar uma guarda costeira e extinguir a esquadra, pois estará comprovada sua inviabilidade. Desculpe-me mas não acredito que a capacidade da nossa Marinha resuma-se a realização de desfilies.

eduardo

José Bonifácio disse: 7 de outubro de 2010 às 13:48 Você conhece a história do Cel. Moreira César, comandante da 3ª expedição militar contra Canudos, em 1897? Ele também achou que bastava ir lá para resolver o problema. Não se preparou para o ambiente da caatinga, não levou suprimentos nem cuidou da logística para a manutenção da sua tropa. Resultado. a expedição foi derrotada e o Cel foi morto. Mandar um navio, sem preparação prévia, para ficar seis meses em operação real a milhares de quilômetros de sua base não é coisa trivial não. Poucas marinhas tem essa capacidade e… Read more »

mauro dias

Pessoal, vamos com calma.Chequem a fonte. Isso é a Fossa de São Paulo , ops , desculpem-me , Folha de São Paulo, que diz.

goviana

Acho que o melhor navio atualmente é o NDCC Garcia D’Avila pois tem inúmeras funções e uma tripulaçào conprovadamente capaz de executar esta missão satisfatoriamente sem fazer feio, servindo de orgulho para nossa nação.

O pior brasileiro é aquele que não ama nem defende seu país.

MVMB

José bonifácio. Concordo inteiramente com suas palavras. Mas, não é a mim q vc tem que tentar convence. Infelizmente nossa classe politica ( e amilitar também) veem as forças armadas como despesa/emprego publico e não como investimento em soberania.

Quanto a guarda costeira, TAMO JUNTO !!!!!! Já devia ter sido criada há muito tempo.

José Bonifácio

Oras, logicamente que essas informações a cerca da capacidade da MB não porcedem. Então vejamos: Recentemente foi amplamente noticiada nos meios especializados a viagem da CV Barroso por diversos países da costa africana, cumprindo com pleno exito a missão e superando em muito as expectativas em relação ao seu desempenho inclusive em termos de autonomia. Logo após essa missão a mesma CV partiu para o Chile a fim de representar o país no bicentenário da independência daquele país, ou seja isso da provas tanto da capacitação do navio como de sua tripulação em operar por um longo tempo longe da… Read more »

Alberto

Manda o São Paulo. Ele pode esconder nossos fuzileiros atrás de uma nuvem de fumaça 🙂

Ta bom! Eu sei! A fumaça é normal. As caldeiras estão sendo novamente usadas após anos paradas mas é rir para nao chorar.