Marinha do Brasil realiza resgate de tripulante do navio ‘Ever Shining’

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Na noite de 06/07/11, o Navio Cargueiro “EVER SHINING” de bandeira PANAMENHA informou ao Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR BRASIL) a necessidade de Evacuação Médica (EVAM) para um tripulante de 32 anos, com suspeita de hemorragia interna, quando o navio se encontrava a aproximadamente 1.000 km da costa.

A partir desse momento a Marinha do Brasil assumiu o socorro solicitado, abrindo o que se denomina Incidente SAR, designado SSE 019/2011. Em face da distância do navio, a Esquadra foi acionada, e designou seu Navio de Serviço, a Fragata Bosísio, com uma aeronave Super Lynx (AH-11A) embarcada, a fim de efetuar o resgate do tripulante.

A Fragata Bosísio partiu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no início da manhã do dia 07/07 para prestar o socorro, estando o retorno do Navio previsto para a noite do dia 08/07, no mesmo local. De acordo com o estado de saúde do tripulante, este poderá ser transferido ainda no dia 08 para um hospital, pelo helicóptero do Navio.

Os órgãos da mídia interessados em cobrir o evento poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1984 ou (21) 7699-7644 (Tenente Ivone) ou pelo e-mail: ivone@forper.mar.mil.br.

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GUPPY

Mais uma vez envia-se uma fragata quando, economicamente, deveria ser um navio bem menor.

Joker

Guppy,

acho o vetor a essa situação seria os tão falados NaPaOc1800…

abrçs

GUPPY

Sim, Joker.
Mas poderia ser até outros navios de menor porte ainda. O que não dar é deslocar uma Fragata para essa missão. Se ela já estivesse no mar, numa rota não tão diferente de onde estava o Navio Cargueiro…, aí sim. Do contrário, é disperdício de dinheiro.

Abraços

Antonio M

E usar o Linx também para SAR, missão que poderia ser feita com a desativação dos SH3 das missões ASW, convertendo-os/modernizando-os para operar exclusivamente como SAR……

daltonl

Se fosse nos EUA, eles enviariam um cutter com helicoptero a bordo, mas, como não temos guarda-costeira, a marinha é que tem essa obrigação e a missão necessitava de uma aeronave embarcada e a Bosisio só opera com Lynx, não havia escolha.

Futuramente, como o Joker lembrou, uma situação semelhante será resolvida pelos NaPaOc de 1800 toneladas.

abs

Joker

Exatamente Guppy e Daltonl, fiz questão de citar a classe em questão, pois algumas pessoas questionam a necessidade de um navio do porte(tonelagem) dos NaPaOc 1800, mas esquecem o tamanho da area de responsabilidade SAR da MB. Apenas uma das areas do Salvamar chega a ter a extensão de toda Europa continental, e as distancias superam em muito as 200 milhas nauticas “propaladas” por ocasião da exploração da ZEE. Com o crescente numero de cruzeiros na costa brasileira e o incremento ocorrido no comercio exterior meios mais capazes, com mais dias de mar e de melhor relação custo-beneficio devem ser… Read more »

MO

quando vcs entenderem que baseado no mesmo conceito do joker luis precisamos de mais navios com pacidade de reboque/sar levemene armdodos do que um navio de combate em miniatura começaremos a partir para uma verdadeira proteção e cobertura maritima de nossa costa

caso contrario tereos tipos 22 destacadas para o salvamar …